Log In

Reviews

Review: Smallville – Cure

Pin it

Smallville - Cure
Série: Smallville
Episódio: Cure
Temporada:
Número do Episódio: 136 (7×04)
Data de Exibição nos EUA: 18/10/2007
Data de Exibição no Brasil: 27/11/2007
Emissora no Brasil: Warner

Smallville teve, ao longo dos anos, um grupo muito heterogêneo de vilões. Alguns muito bons e tirados diretamente das páginas dos quadrinhos da DC, e outros – uma grande parte vamos ser sinceros – que deixaram a desejar. Curtis Knox não cai nessa segunda categoria, elevando o nível da temporada sendo um personagem bem desenvolvido e com objetivos claros, ao contrario dos vários Freaks of The Week – uma real ameaça a Clark Kent.

Para quem curte os quadrinhos, a referência à Vandal Savage é óbvia. Knox é um imortal que se vê só, observando o desfile de pessoas amadas virarem poeira. Nos quadrinhos, Savage vive desde a pré-história, e clamava ser figuras importantes desde Júlio Cesar à Gnnghis Khan. Dr. Knox é aqui posto como Napoleão e clama ter sido Jack, o estripador.

Nesses tempos, o Dr. planeja tornar sua amada em imortal com ajuda de partes dos corpos de meteor-freaks. O personagem se torna palpável e profundo quando se repara em pequenos detalhes, como a máquina que usa para manter sua amada viva: uma mistureba de engenhos criados ao longo dos anos. Aqui, o conhecimento milenar de Knox não foi ignorado, tornando uma exceção a série. E é uma pena que é possível que não vejamos mais este personagem, que seria uma fonte soberba de inspiração para novas histórias para a série.

Mas vamos ao que todos estavam esperando, Dean Cain em Smallville! Concordemos que o cara não é um Christopher Reeve da vida, mas porque bagulhos me arrumaram um papel desses para ele?! Não estou sendo incoerente, ouçam, eu verdadeiramente amei o personagem de Curis Knox, mas, tivemos ao longo das temporadas de Smallville, participações como Christopher Reeve e até Margot Kidder em papéis mais nobres e, excluindo um bom episódio, nada mais foi deixado pelo personagem de Cain. Se o escalassem outro papel, em outro episódio, seria tão melhor! E deixariam a vaga de Curtis Knox para outro ator, que possibilitaria a volta do personagem a serie com mais frequëncia e traria mais sangue novo a Small. Espero que tenham captado o meu ponto de vista…

Durante os últimos episódios, vimos o mundo de Chloe estremecendo a volta dela. Com a descoberta de ser infectada por meteoros, sua relação tumultuosa com Jimmy Olsen, e agora com Lois sendo alvo dos holofotes no Daily Planet, não pensávamos que era possível as coisas ficarem piores para ela. Bem, elas acabaram de ficar. A normalmente tão cabeça-feita Chloe fica desesperada para se livrar de sua habilidade de cura que confia sua vida nas mão do Dr. Knox. Chloe pela primeira vez se sente como uma pária na série, e Allison Mack fez um excelente trabalho, conseguindo mostrar a angústia e confusão de sua personagem.

Smallville - CureA relação de Jimmy e Chloe tem estado estremecida já faz algum tempo e a avalanche de eventos que acontecem errado neste episódio finalmente culmina em seu final, em uma cena linda, sentimental e especial que os roteristas de Smallville souberam escrever tão bem. Apesar de sabermos que isso ia acabar no que acabou, foi a reação exagerada de Jimmy, que leva a relação para o caixão. De primeira, muita gente vai pensar que pareceu forçado o diálogo entre os dois, que a decisão pareceu adiantada e às pressas, mas se lembrarmos que Jimmy teve uma reação muito similar à amizade de Clark e Chloe na temporada passada, veremos que é algo natural do personagem do jovem fotógrafo. Esse episódio trabalhou os limites nos dois, tanto o de Jimmy – meio apagado até então – quanto a de Chloe, com a atitude de não ajudar Clark quando ele precisa.

A presença de Lana nesse episódio foi reduzida ao máximo essa semana, mas seus momentos em tela não foram desperdiçados. Apesar da cena a la Martha Stewart no começo, Lana tinha um propósito ao parecer tão passiva diante do impasse interplanetário rolando em sua cozinha, uma vez que ela própria tinha sua trama secreta a esconder, com sua operação usando os dez milhões roubados de Lex. Não temos idéia do que ela esta aprontando dando uma de Big Brother na mansão Luthor, mas sem dúvida esse foi um excelente toque e parece que os roteiristas sabem (ou sabiam, até antes da greve hehehe…) aonde estão indo.

O Caçador Marciano retorna para reforçar o aviso de Jor-El sobre Kara. Como esperado, Kara nega tudo e o Caçador se mantém insistente, ameaçando Kara no meio da cozinha de Clark. Agora é sentar e assistir a corrida de quem consegue o cristal primeiro, Kara ou Clark… e, como uma amiga minha comentou ao assistir o episódio, fica difícil saber em quem confiar, no Caçador que não fez nada se não ajudar Clark todo esse tempo, ou na sua prima revoltada. É bom ver que mesmo com o episódio ter uma trama fechada, a história central da temporada também deu alguns passos.

Cure é um episódio com um bom ritmo, que não somente passa um bom tempo desenvolvendo personagens e a trama em si mas também nos introduz um novo vilão que não será esquecido tão cedo – assim espero!

Music From Smallville: Where I Stood (On A Clear Night) de Missy Higgins

Séries citadas:

23 Comments

  1. Fernanda

    já eu achei o desenvolvimento do knox ridículo. o que começou como um ótimo vilão virou uma cópia de quinta do mr. freeze. aquela ceninha de choro do dean cain deve ter sido a coisa mais ridícula que eu vi na vida. não culpa do ator, mas do roteiro “vamos fazer o vilão imortal ter uma amada e choramingar por ela”. lixo.

    mas convenhamos que o episódio foi bem acima da média mesmo, lana bem mais suportável (vamos ver até quando isso dura), cameo da garota-abelha, chloe finalmente livre do idiota do jimmy… coadjuvantes demais dá nisso. sinceramente, não sei o que essa droga de personagem ainda está fazendo aí, quero lois e lionel de volta!

    a chloe agora vai ter mais liberdade pra ser ela mesma em ver de ficar atrelada a esse namorinho estúpido. rivalidade entre primas parece ser interessante. até a kara está ficando legal com essa nova história com o martian manhunter. a ver.

  2. Victor Hugo

    Gostei do episodio e sempre que Chloe fica em evidencia em um episodio o torna ainda melhor…. a participação de Dean Cain, foi boa mas acho que ele deve retornar futuramente a série. O mais bacana é reaparecer os Freaks de temporada passadas nem que sejam curados como a pequena participação daquela garota que controlava as abelhas. Essa temporada sem duvida esta superior ao anterior…

  3. ri

    tenho que colocar na minha cabeça que assistir Smaville só por puro entretenimento porque este episódio vamos combinar foi tudo muito forçado ,quanto a participação de DeenCain,foi uma homenagem legal pra ele já que ele tambem por um tempo foi até um Super Man passável .Quanto a Chloe até que enfim ela não saiu correndo mais uma vez atras do Clark cada vez que ele precisa de ajuda ,afinal de contas quem mais parece ser a Super Girl é Ela.tava na hora dela pensar um pouquinho nela mesma.

  4. Paulo

    Achei o Knox bem desenvolvido sim, mais mto pouco aproveitado, graças á ele, o Clark tocou num ponto crucial, se é imortal ou não, se vai viver mais que os outros ou não, e ele comenta isso como quem comenta, “porra, hoje eu nem assisti Greys Anatomy”, numa normalidade sem prescedentes, ou seja, em uma hora ele fica todo preocupado pq sua amada estava com o Lex e quando á tem, nem se preocupa com esse detalhe que sempre assombrou a mitologia do Super e rendeu uma puta historia chamada O Reino Do Amanhã, se nao me engano é claro, mais enfim, o episódio foi bom o Knox é um vilão melhor do que os vilões fuleros que a série mostra, mais o episódio tinha potencial pra ser beeem melhor, a série se acomodou, ja tem 6 temporadas na bagagem, uma 7° e uma 8° quase garantidas, enfim, eles nao se preocupam mais em agradar, só querem manter a modesta audiencia fiel e esticar a série o maximo possivel..isso é uma pena! ;/

  5. Mancini

    O melhor episódio da temporada até agora e espero que o Dean Cain volte futuramente,porque inclusive o Knox parece muito com vilão/anti-heroi dos quadrinhos/séries animadas da DC Vandall Savage,e ele sempre reaparece.

  6. Bernardo

    O tema da imortalidade do Superman já foi abordado em temporadas passadas de Smallville (em especial, no eps c/ a Cassandra, a cega que via o futuro – e viu o Clark sobreviver aos seus entes queridos e amigos -, e c/ o Jordan, o que via o momento da morte das pessoas – e ele ñ viu a morte do Clark) e certamente é algo que fica na cabeça do Clark, mas vira e mexe ele tem coisas mais urgentes p/ lidar. Aliado a isso, o tema da solidão do Super acaba sendo mais recorrente ainda, então não são coisas que ele acaba esquecendo, mas como eu disse, o presente é mais urgente que o futuro (como o próprio embate interplanetário ocorrendo na cozinha dos Kents).

    O Knox vive um “estágio avançado” desse problema do Clark (e por isso trouxe o tema à tona): o fato de ter vivido tanto e visto todos que amam morrerem que vc tenta alguma forma de imortalizar alguém p/ ñ ficar sozinho. De que vale a vida cheia de amores sem aquela certeza de que um dia a sua vida acabará e vc vai se juntar a essas pessoas. O interessante é ver que o Knox, mesmo assim, ñ se absteve de amar alguém, o que se mostrou bem perigoso p/ outras pessoas.

    Engraçado como esses temas (imortalidade e solidão) são tão recorrentes na série que o comercial do próximo eps já mostra uma frase do Lex que puxará todo o debate de novo.

    Quanto ao eps, eu tb gostei e estou de acordo c/ os comentários do Diego. É possível que o Knox volte sim, mas aí teríamos que ver um novo propósito, já que dessa vez ele estava sendo mais um apaixonado inconseqüente do que um cara c/ uma lista maior de possibilidades.

    A Chloe sempre tem essa “aura de morte” pairando sobre ela e sempre acaba surgindo alguma situação no qual as pessoas vão tendo que aprender a viver s/ ela desde a morte no fim da terceira temporada: a Lois agora tá mais independente, o Jimmy babando pela Kara, a Lana ñ a procura mais tanto como antes (agora elas têm poucas cenas juntas, apesar de ficar subentendido que elas ainda mantêm contato), a Kara simplesmente ñ precisa da Chloe (nem o Lex e nem o Lionel, que já tiveram interações c/ ela no passado). Quem está mantendo a Chloe na história é o Clark e isso ñ é garantia de futuro … espero, ao menos, que mantenham a qualidade da personagem e, numa eventual saída da mesma, que a coisa seja feita com o devido cuidado merecido.

    Semana que vem tem um dos meus eps favoritos dessa temporada, metalinguagem pouca é bobagem … esperem p/ ver! :)

  7. Thiago

    achei uma porcaria esse episódio assim como todos dessa temporada e a grande marioria dos da 6ª.

    R.I.P.
    Smallville
    (september 2001 – may 2006)

  8. Mônica

    Eu gostei do episódio e mais ainda da paticipação do Dean Cain. Sei que vai ser difícil, mas espero que ele volte em novos episódios.

    Cadê a Lois? Não gosto quando ela fica muito tempo sem aparecer.

  9. Fernanda C.

    “Semana que vem tem um dos meus eps favoritos dessa temporada, metalinguagem pouca é bobagem … esperem p/ ver!”

    Bernardo, só em uma frase esse episódio já diz tudo o que penso.

    Achei um belo desperdício de Dean Cain, concordo com a minha xará. Tb sinto falta da Lois e do Lionel. Taí personagens mal aproveitados… Mas eu gosto do Jimmy.

  10. Rafaelly

    Só sei que estou bolada com o que estão fazendo com a Chloe!!!Essa Kara é ridícula e só chegou pra ferrar mais ainda com ela, além da atriz ser bem ruinzinha…
    Quero mais Lex, mais Chloe e um Clark menos banana!!!
    Smallville tá me deixando sem paciência…hehehe

  11. Tiago Santos

    Diego M.

    Concordo com o que você falou a respeito da participação de Dean Cain na série. Foi ruim para o ator e foi ruim para o personagem.

    Para o ator porque seria mais adequado a um ex-superman um papel mais digno, talvez um professor universitário para o Clark que o motivasse a ser jornalista ou o redator chefe do Planeta que fizesse a mesma coisa por ele e pela Lois.

    Para o personagem porque esse personagem imortal é muito bacana e poderia criar “n” situações ao longo da temporada.

    Uma pena…..

    Mas esse tema da imortalidade é recorrente na vida do homen de aço. Na série como já foi postado isso foi mostrado em outras oportunidades e nos gibis já foi bem explorado. Já teve uma série chamada Gerações em que se explorou isso. Nessa série o Super-Homem ultrapassava séculos e século. Viu a Lois morrer, filhos e netos morrerem sem que ele se fosse. Na trama ele chegou a abandonar o Planeta Terra para explorar o universo e acabou indo morar no planeta de uma raça de semi-deuses também dotados de imortalidade. Lá conheceu uma mulher e teve um novo filho com ela. Historinha bem bacana, muita ficção e fantasia.

    Mas não acho um erro da série o Clark se recusar a pensar no assunto: Ninguém gosta de pensar na morte de entes amados, ainda mais sendo que isso lhe pareça tão distante e ele tem muita coisa urgente para pensar.

    A Chloe….coitada! Gosto tanto dela. Mas atriz representou muito bem a confusão que a vida dela virou. A raiva e o medo de ser uma freak. O medo de contar isso para o Jimmy e perdê-lo mas acaba perdendo do mesmo jeito. A sua vida profissional se apagando. Lamentável.

    Quanto a Kara. Que posso dizer?????

    Gosto dela. Um colírio para os olhos e trouxe vitalidade, juventude e inocência a série, pois os personagens ao longo de sete temporadas parecem estar velhos e cansados. Sem aquele pique do começo.

    Não acho que ela esteja mentindo ou que seja uma vilã. O pai dela pode ter sido mas acho que ela realmente acredita que seu pai estava do lado do bem e que esse Caçador de Marte que seja o “bad guy”. Tanto é que pelo que ela falou ela se dava super bem com a família de Kal-el. Ela disse que sempre se consultava com a mãe dele e que quando os visitava ele era um bebê lindo que ela fazia cócegas.

    O vilão do episódio é o melhor que surgiu na série em tempos. Com profundidade e sem poder ser olhado de forma maniqueista. Não é um simplesmente um frek que ganha poderes e por nada começa a querer matar e torturar todo mundo.

    Não sei se estou gostando dessa trama da Lana fazendo Big Brother na vida do Lex. Acho meio forçado. Mas vamos ver no que vai dar….

    Ali eles já jogaram a semente das futuras relações de Lex com o governo na produção de armas meta-humanas. E como Lex xonvencerá o governo da necessidade de se controlar essa onda crescente de seres super-poderosos. O que convenhamos….daria medo mesmo.

    Obrigado pela atenção e desculpem me alongar demais.

  12. Tiago Santos

    Esqueci de falar…..

    Um bom episódio.

    Essa temporada está melhor que as 2 ou três anteriores.

    Obrigado.

  13. Bernardo

    Essa temporada tá, de longe (e até o momento, considerando o último eps exibido nos EUA), melhor que a 6ª com uma ressalva do tamanho de um elefante branco numa loja de cristais: o arco da Lana (ponto, ñ tecerei mais comentários sobre isso). A quinta tava legal tb, mas desandou c/ o fatídico 100º eps.

    Ainda bem que existem os DVDs …

  14. Darth Cesar

    Ja estava meio sonolento quando vem o Clark….e Bam!!! no antigo Super, unico momento bom.
    O tema do sofrimento de um imortal é legal, mas se tratado com mais seriedade, de novo o kisuco verde na parada?! Tanto potencial disperdiçado.

  15. Cris

    Essa história da Chloe freak é ridicula. Odiei a lágrima pokemon dela. O Dean Cain podia ter sido mais aproveitado, assim como muitas coisas em smallville. A série parece subestimar a audiência com a forma que eles desenvolvem as trama. É tudo muito superficial, sem explicações suficientes.. É como se houvesse um abismo total, que eu não sei se é proposital ou se é incompetência dos produtores mesmo. Enfim, a maioria das vezes eu tenho que imaginar como as coisas são do que ver a resposta para essas coisas em cena. Tipo, quando foi que lana e chloe se reencontraram? Até a semana passada chloe não sabia que lana tava viva e derepente somos pegos de surpresa com lana falando de chloe como se nada tivesse acontecido. Quando foi que chloe soube que lana tava viva? Bom, o reencontro delas teve que sair da minha própria imaginação mesmo. Eu me pergunto, as vezes pq eu ainda insisto em assistir smallville?

  16. Taise

    A cena da Chloe com o Jimmy foi a melhor parte do episódio, com certeza! Estava esperando algo assim, marcante, vindo da Chloe… Foi linda a cena, perfeita.
    E engraçado também é ve-la recusando-se a ajudar o Clark e confiar cegamente em um doutor que ela mal conhece, sabendo que muitos conhecidos dela já cairam em tramas muito parecidas e correndo risco de vida. Nem ao menos para ela pedir para o Clark verificar se ele era de confiança mesmo? Ou fazer aquelas pesquisas no computador que ela encontra de tudo? É difícil ver Chloe tão mal informada assim…

    Episódio bom, legal, mas não muito empolgante. Ganha na cena da Chloe com o Jimmy e só.

  17. Alessandra

    O episódio foi bom, mas não o melhor, discordo um pouco da melhor cena: pra mim, foi a parte que Clark tenta impedir que a Chloe vá fazer a cirurgia, e ele fica em choque quando vê a possibilidade de ela não se lembrar dela…Na serie, por mais que o Clark diz amar Lana, dá para ver que ele só confia em uma pessoa mesmo. E se o intuito da serie é mostrar a construção do superman, quando dependendo do que acontecer com a Chloe ficaria ainda mais evidente pq ele demora tanto para ter um relacionamento com a Lois, mesmo como Clark, e demora tanto para contar a verdadeira identidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account