Log In

Reviews

Review: Smallville – Crossfire

Pin it

Smallville - Crossfire

Série: Smallville
Episódio: Crossfire
Temporada:
Número do Episódio: 180 (9×06)
Data de Exibição nos EUA: 30/10/2009
Data de Exibição no Brasil: 01/12/2009
Emissora no Brasil: Warner

Bom dia, Metropolis! Começaremos hoje com mais um ótimo episódio de Smallville. Nessa semana vamos ensinar aos fãs da série como soltar fogos de artifício em grande estilo, sem se queimar. Eu sou Maria Clara Lima, comandando a review de Crossfire. Fiquem ligados!

Primeiro, precisamos checar se todos estão com o material necessário.

– Televisão.

– Fósforo.

– Fogos de Artifício.

– Um(a) amigo(a).

Todos preparados? Então vamos lá. Liguem a TV, sintonizem em Smallville, relaxem. A garantia é de que tudo dará certo no final.

Vou abrir mão da sequência linear dessa review, e mergulhar bem fundo em uma história de amor que começou nos anos 30, para que todos possam entender melhor o motivo de tamanha euforia.

Era uma vez, em uma terra distante chamada DClândia, onde um casal de repórteres e um super-herói dividiam as atenções da população da charmosa Metrópolis. Lois, Clark e o Super-Homem ficaram conhecidos mundialmente não pelas várias mitologias criadas em torno do homem de Krypton. A fama se deu inicialmente pela desastrosa relação de amor entre esse triângulo inusitado, o resto foi apenas consequência.

Anos se passaram, mas o triângulo amoroso nunca foi esquecido. Ao contrário, após várias representações, esses personagens solidificaram um tipo moderno de amor idílico.

Até que um dia, DClândia foi invadida pelos terríveis irmãos Warner, que compraram os direitos do reino encantado dos quadrinhos e depois venderam a alma para o diabo! Tamanha tragédia refletiu-se anos mais tarde, quando um dragão de duas cabeças, Alfred Gough e Miles Millar, decidiu reescrever a história do ilustre morador alienígena, o mandando de volta a super valorizada Pequenópolis.

O impacto dessa ação foi sentido após alguns anos, quando desorientado e suplicando para ser salvo, Clark Kent foi reduzido a um monte de nada. Provavelmente, ele nunca chegaria a ser o grande homem que era destinado se tornar. Ainda mais, quando todos estavam cegos pela inocência mascarada da Deusa-anã que insistia em segurá-lo ao chão.

Vendo que o mundo estava condenado a escuridão, o monstro AlMiles resolveu resgatar a mocinha que estava presa no Calabouço das Restrições. O mundo viu de novo a famosa repórter Lois Lane. Mas nesse reino, ela não era famosa e nem repórter. Era apenas um monte de nada, assim como seu futuro amor. Tudo era um monte de nada, nada! Não fazia o menor sentido, a escuridão predominava, e o povo vivia das migalhas de um futuro que nunca aconteceria.

Mas o povo não era bobo, após o quinto ano desde o último crepúsculo, não havia como enganar a todos com aquela história medíocre. “Ou vai ou racha!”, gritavam nas ruas. Não se podia esconder a fúria, a revolta, a vergonha.

O reino foi aos poucos sendo invadido pelos velhos heróis que outrora fizeram parte de uma feliz história. O que era conhecido, foi aos poucos sendo reconhecido.

Ameaçados pela promessa de que a luz do sol voltaria a brilhar na terra, os irmãos Warner, tomados de poder e maldade, lançaram uma bomba catastrófica em meados de 2006, matando a si mesmos e o maligno dragão de duas cabeças.

Logo, DClândia poderia respirar novamente, e libertar Pequenópolis.

A situação atual dessa terra mágica ainda não é perfeita, mas nem de longe lembra aquele período negro em que a Deusa-anã era venerada.

Hoje, o sol brilha novamente. Os pássaros cantam. Os heróis tem parceiros. E o mocinho ficou com a mocinha.

E esse dia, precisa ser lembrado como o dia em que o mito voltou.

Crossfire foi simplesmente uma das melhores coisas que eu já vi nessa série, e olha que eu tenho altas expectativas para a 10ª temporada. Oliver e Mia? Chloe e Stuart? Tess e Zod? Lois e Clark? No meio desse fogo cruzado, a festa foi para todos. Ninguém pode dizer, que o não sol brilha em Metrópolis.

Entre as muitas coisas boas desse capítulo, conhecemos Speedy, a futura parceira do Arqueiro Verde. Minha total simpatia a mocinha conquistou. E na hora certa, será uma ótima adição para a série. Gostei muito do jeito que o encontro deles foi feito, bem realista no ponto de vista smallvilliano. Sem contar que é simplesmente reconfortante ver o Oliver sorrindo. E que sorriso. E sabe o que eu mais gosto nesse par de bons samaritanos? Os dois são humanos.

Bom, não me culpem por puxar sardinha para a minha espécie. Pois bem reconheço que a senhora malvadeza Tess Mercer e o general Zod formam uma bela dupla. E seguindo a máxima de que o sol nasce para todos, eles vão em breve provar que pode até nascer, mas ele dá força sobre-humana apenas para alguns. Tess e Zod tem uma interação atraente. Quase não podemos dizer quem manda em quem ou quem engana mais o outro, e nem quem vai ser o primeiro a cair do tapete. Por isso eu simplesmente adoro os dois.

Agora um par que não cai muito em minhas simpatias é a dupla de hacker. Chloe e Stuart, em minha concepção, são uma perda de tempo, mas até que surpreendentemente eu adorei os dois, e posso até dizer, depois daquela batalha de titãs, eu entendi o porque o título Crossfire.

Fale com a minha mão.

Com certeza.

Mas quem também estava em outro tipo de batalha, e essa bem menos sangrenta, era Lois & Clark (Se importam se eu escrever assim?). Tracy e Hepburn? Talvez não tanto, mas que a química entre Tom Welling e Erica Durance é explosiva, isso não se pode negar. Os dois estavam em perfeita sintonia durante todo o episódio, sem contar que eles ficam muito bem em cenas cômicas. Em Smallville, rir é raro. Ou era.

Ah! Vocês ainda querem saber como soltar fogos de artifício em grande estilo e sem se queimar? Bom, é simples.

Junte cinco anos de espera, um episódio maravilhoso, e uma cena final surpreendente. Pegue um fósforo. Aponte os fogos para o alto, e…

Smallville - Crossfire

Para o alto e avante

Ele a beijou! ELE! Ele virou homem, um super-homem! Ele puxou ela e beijou!

Ele não só a beijou, como tomou as rédeas da situação!

E ainda salvou o Oliver!

INCRÍVEL!

Cat Grant. Dispensa comentários, hein?

Mia Dearden. Two thumbs up, Speedy! Bem-vinda ao time!

Lois e Oliver. Já falei que adoro os dois juntos? Ou não juntos. Vocês entendem.

E para a galerinha que não gosta de referência, que tal a que foi feita a BOMBA? Clark destruindo as balas deve ter custado caro para a produção, mas ficou melhor do que Superman Returns.

Coquetel de Kryptonita

Do que você está falando? Nem teve Kryptonita nesse episódio!

Crossfire foi simplesmente uma recompensa do caramba!

Ah! E para que serve o(a) amigo(a)? Para você pular de mãos-dadas, abraçar, dançar um foxtrot ou simplesmente apontar o dedo em seu rosto e dizer: É disso que eu estou falando, babe! Smallville detona!

Crossfire disparou 10 balas perdidas (de 0 a 10).

Escrito por Holly Henderson & Don Whitehead.

Dirigido por Michael Rohl.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

24 Comments

  1. Eversmann

    Maria Clara Lima, fantástico o teu review, ri muito. “Deusa-anã que insistia em segurá-lo ao chão” heheheheh essa foi ótima. Já fui um cego e fiel seguidor….da Lana?! é ela né? heheheh

    Quando terminou o episódio, não estava acreditando no que tinha visto, pois quase deixei de assistir (Smallville não estava me empolgando), e tenho essa grata surpresa.

    Esse episódio levou Smalville a outro nível, totalmente diferente da fase inicial, parece outra série, o melhor exemplo é o empurrão da Chloe e a atitude do Clark, terminando com algo tão saudosista e clássico que é dificil de acreditar que agora é pra valer. Cacilda! a última vez que tivemos isso na tv foi em Lois&Clark, e já faz um tempão. Como será daqui pra frente?

    Adoro Superman o Retorno, mas também achei essa cena muito superior a do filme, e com muito mais sentido. Quanto ao humor, putz! eu ja vinha me acabando com as tiradas da Lois a muito tempo, e a Erica Durance está simplesmente genial como Lois Lane e de uma beleza absurda!!!! e falando em beleza, a Tess me parece aquelas personagens da saudosa Barbara Stanwick (linda e perigosa).

    “Mia Dearden. Two thumbs up, Speedy! Bem-vinda ao time!”

  2. Joelma

    eu não tinha ouvido nenhum spoiler, e foi incrivel, como uma fã do homem de aço antiga, sofri com aquela “paixão” adolescente, affe… durante anos queria gritar pra tv: ela não é o amor da vida dele! caramba! fora! cadê a Lois???? e quando ela finalmente apareceu foi uma decepção…quer dizer era pra ser amor a primeira vista, sei lá, tivemos que aguentar ainda uns anos de tortura…
    adorei seu review heheh, e sim a série melhorou muito, tá não sou louca por Smallville(???) mas estão gostando muito desta temporada

  3. Ma

    Adorei seu review assim como adorei o ep. realmente Tom e Eric tem uma enorme quimica e os dois em cena só engrandece o ep. Lois e Clark foram feitos um para o outro. Alias Lois e Oliver tab. tem uma quimica muito grande, mas ela tem que ser do Clark e foi muito fofo ver ele finalmente tomando as redeas da situação e calando a boca de Lois.
    Estou gostando de Zod tb ele tem potencial e se aliou, ou não a pessoa certa. Fazia tempos que eu não gostava tanto de um ep. de Smalville.
    Soltem os fogos.

  4. Bruno

    o final desse episodio com certeza foi epico, fazia tempo que eu ñ vibrava com Smallville

  5. Mônica A.

    Maria Clara, sua review está excelente, assim como o episódio.
    O episódio inteiro foi incrível, todos estavam ótimos – Tess, Zod, Oliver, Mia (que fofa), Chloe, Cat – mas o melhor de tudo foi justamente nossa dupla de reporteres preferida. Tom e Erica têm uma química incrível (bem melhor que Tom e a Deusa-Anã) e a cena final me fez pular da cadeira e dar gritinhos em frente ao computador. Maravilhosa! O Clark resolveu virar homem de um jeito muito fofo. Afinal, beijo roubado é tudo de bom!
    Delícia de episódio e de review!

  6. André Braga

    Esse episódio foi icônico!
    Hehehe, parabéns Clara, sua review ficou ótima, como sempre.

  7. George Dantas

    Apesar de no decorrer do episódio eu ter ficado com receio de Smallville descambar pra mais um daqueles seriados em que os protagonistas ficam se alternando em relacionamentos uns com os outros, beirando à promiscuidade, eu tenho que confessar: na cena final realmente deu vontade de pular e comemorar gritando: “Finalmente, finalmente!” E olhe que há muito tempo este seriado saiu da minha lista dos prediletos, assisto mais por hábito do que por prazer. Mas eu deixo uma perguntinha pra os dedicados fãs: foi só impressão minha ou a Erica Durance parecia que estava chupando o Tom Welling como um picolé? Ou ela é uma baita duma atriz ou ela estava realmente desfrutando cada segundo daquele beijo :)

  8. juninho

    belo texto maria,o epi foi sensacional msm mtas cenas de açao,romance o duelo entre os hackers rsrsrs mais nao gostei do bjo clois,afinal ainda tenho uma ponta de esperança de ver um fim clana em sv rsrsrs

  9. Vinícius

    Maria Clara, como eu perdi tds eps. da 9º devido a facu e a warner não reprisa, vc acha que vale a pena baixar? Zod de novo convence? O que que aconteceu em 2006 que vc se refere?
    Smallville foi d até o começo da terceira 3º, mal vi a 7º, achei ruim o final da 8º, frustrante.

  10. Luan

    O que que aconteceu em 2006 que vc se refere?

    Acho que é o FIASCO do Superman Returns

  11. Patrícia

    Muito boa a reveiw, Maria Clara, dei várias risadas… e esse episódio foi ótimo, o melhor dessa temporada até o momento…

  12. Aline

    Eu acho que sou uma das poucas Ollie/Lois shipper existente (pelo menos no mundo de Smallville) mas uma coisa não se pode negar:

    ÓTIMA REVIEW!

    Adorei. Muito bem escrita. E divertidíssima :D

  13. Mônica A.

    Vinicius, pode baixar. O nível da 9ª temporada está ótimo.

  14. Maria Clara Lima

    Vinícius,
    Como disse a Mônica, podebaixar sim. Sem medo, a nona pode ser um novo começo para a série.

    Obrigada pelos comentários!

  15. lu

    Esse review tá mt engraçado! Concordo em vários pontos:
    “Deusa-anã que insistia em segurá-lo ao chão” sempre odiei a Lana e akela cara de ‘vc não tá me contando td’ arght

    “Speedy, a futura parceira do Arqueiro Verde.” tava querendo saber quem ela era, bem legal. mas ñ me entusiasmo, viram o que fizeram com o jimmy que nem era o jimmy?!

    “Sem contar que é simplesmente reconfortante ver o Oliver sorrindo. E que sorriso.” oh yeah. que sorriso! fiquei morrendo de pena da lois dispensando ele… até desejei que mudassem a história

    “Tess e Zod tem uma interação atraente. ” zod ainda não me convenceu, mas os dois tem ‘algo’ mesmo / “Chloe e Stuart, em minha concepção, são uma perda de tempo, mas até que surpreendentemente eu adorei os dois” tbém achei bobagem, mas os dois juntos, ñ ficou fofo?!

    “Ele a beijou! ELE! Ele virou homem, um super-homem! Ele puxou ela e beijou!” foi essa a minha reação. depois de nove anos essa criatura finalmente tomou alguma atitude! eu tinha visto as fotos pensei ser sonho, mas dessa vez foi real e eu tenho até medo de ver o que a série vai fazer com isso. enrolar ou deixar eles juntos logo?

    apesar de tudo, achei o episódio legal, só. nada tão magnífico. acho que meu nível de empolgação com Smallville ja se esgotou demais ao longo dos anos.

  16. Glória

    Maria Clara;

    Parabéns.Fantástica a sua maneira de ver o episódio.

  17. Aline C.

    Queridaaaa, adorei o teu texto. E Lana era uma Deusa-anã mesmo…hahahaha
    Lois 4ever!!!

  18. Pingback: Tweets that mention Review: Smallville-Crossfire » TeleSéries -- Topsy.com

  19. cristiane martins

    Maria Clara!!!
    Parabéns por você manter nós os fãs de Smallville, com muitas esperanças, pois ao longo dos nove anos, lí sempre críticas negativas das temporadas, mas eu não conseguia abandonar a série.
    Gosto muito de Tom e adora Michael Rosebaum(Lex), e foi difícil assistir a oitava temporada sem ele, e acho que foi um período de transição muito chato e com poucos episódios interessantes, mas amo Homem de Aço, e via.
    Nessa temporada vejo que temos a redenção dos produtores, dos atores e roteiristas, e estou soltando fogos, pois essa série renasceu das cinza, e estou aguardando a décima temporada.
    Lindo texto e Para o Alto e Avante!!!!!

  20. maria do socorro de lima nascimento

    por favor coloca smallvill no horario nobre do sbt gostei muito dessa serie

  21. Cris

    Fiquei com vontade de contar o outro lado dessa história dps de ler essa review…
    Há quase dez anos estreou uma série de grande sucesso, que nunca mais fez com que lois e clark fossem vistos como o casal icone dos quadrinhos. Digo isso pq eu mesma era fã desse casal, pois só tinha conhecimento desse casal na grande midia, como na série de tv lois e clark, e o primeiro filme do superman. Não querendo desmerecer “os grandiosos 70 anos” de lois e superman, mas sempre me batia uma grande inquietação quanto a pessoa de lois lane, pois a achava tão insuportável em tantos, para não dizer em quase todos os momentos, em que a via. Mas, minha mente estava condicionada a aceitar esse casal, pois era o que me era imposto na história, fomos moldados a ver que lois era a pessoa certa para clark, mesmo que no fundo eu achasse que ele merecia coisa muito melhor, mas eu não tinha conhecimento de que essa pessoa poderia existir. E derepente eu vi a luz no fim do túnel, dps de inúmeras histórias repetitivas sobre o superman e “sua” lois lane, eu vi um trailer de uma série sobre a juventude de clark kent e resolvi conferir. E o que aconteceu? Me apaixonei por essa história! Nada mais fazia sentindo em lois e clark pra mim, pois eu conheci Lana Lang, o verdadeiro amor de Clark Kent. Apesar que os produtores, tanto da TV quanto dos quadrinhos, não quisessem investir na relação de clark e lana, mesmo assim smallville me fez ver o quanto esse casal tinha potencial pra estarem juntos. E eles conquistaram uma legião de fãns e tb uma legião de desafetos. Assim como as grandes histórias de amor, eles foram amados e odiados, lana se tornou o alvo dos anti-clanas, aqueles que não conseguiam aceitar lana e clark juntos. Digo que essas pessoas tem argumentos que as vezes eu me perguntava se estavamos assistindo a mesma série de tv? Ai eu me lembrava que estavamos, apesar que os anti-clanas tinha uma realidade que nem a fantasia conseguia explicar. Interessante! Mas isso não impediu que lana e clark fizessem de smallville um grande sucesso, mesmo com tantos obstáculos, afinal de contas uma verdadeira história de amor é assim. A quimica de Tom/Clark e Kristin/Lana é tão mágica que até gerou especulação sobre um suposto caso dos dois. O mais incrivel dessa relação é que chegou há um ponto em que os próprios produtres se empenharam em destruir esse casal, pois achavam que tinha que ser lois e clark pq sempre foi assim na história do superman. A verdade é que, tvz eles não esperassem que lana e clark fossem tão longe, que fosse fácil acabar com eles, pq todo mundo ia aceitar lois e clark pq sempre foi assim, mas a eles deram um tiro no próprio pé. Lana e Clark se tornaram maior que smallville, por mais que eles e os fãns de lois e clark quisessem negar. A verdade é uma só: Lois não é mais vista como o grande amor de clark, se eu fosse fã da lois, eu teria raiva de vê-la junto com clark dps de 8 anos de uma relação tão intensa como lana e clark tiveram. Lois em smallville é a 2 opção de Clark, ou seria a falta de opção mesmo, pois antes dela tivemos Chloe. Mas única foi somente Lana, por mais que lois esteja com clark nessa 9º. temporada, nunca será especial como clana foi. Alias, essa relação clois mostrou o desespero dos produtores para manter a série, mesmo com uma audiência fraca. O que importa agora é arrancar o último suspiro que resta dessa trama, pois o que eles querem mesmo é dinheiro, já que a CW é uma emissora que vai mal das pernas. Imagine como não vai ser a 10º….

  22. Israel

    olá sou uma grande fã de smallville e tbm de Erica Durance e Tom Welling, e acho que os dois deveriam ficar juntos na vida real.

  23. luciana

    fico indignada como tem gente que insiste dizer que o grande amor de clark foi lana
    é um absurdo isso
    lana era uma chata
    erraram dela ter ficado muito tempo em smallville
    o grande amor de clark é lois
    e isso e´fato
    quem nao aceita isso
    nao assistiu todas as temporadas
    ou nao sabe exatamente a historia do superman
    pronto falei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account