Log In

Reviews

Review: Smallville – Conspiracy

Pin it

Smallville - Conspiracy

Série: Smallville
Episódio: Conspiracy
Temporada:
Número do Episódio: 189 (9×15)
Data de Exibição nos EUA: 26/2/2010
Data de Exibição no Brasil: 14/4/2010
Emissora no Brasil: Warner

Por essa eu não estava esperando. Essa frase resume bem Conspiracy, e posso apostar que em algum momento da trama você a disse, baixinho ou em voz alta. Um roteiro cheio de reviravoltas é o que se pode aguardar quando a dupla dinâmica Al Septien e Turi Meyer assinam um episódio da série – os dois escreveram 13 episódios juntos, inclusive o último da nona temporada. E mesmo quando você não espera muito, especialmente de uma história que não parece significar muito para a temporada, você pode tirar várias lições.

E é assim que Conspiracy ganhou o título de ponto de catarse da temporada, que pensei ser de Persuasion. Porque não importa se você tem um inimigo, seu mundo cai se o inimigo vem dotado de superpoderes.

Enquanto alguns Kandorians (Zod) maldizem Clark pelas esquinas tortuosas de Metrópolis, outros tentam levar uma vida normal de imigrante na América. Feliz da vida estava a irmã de Faora, e por mais que eu queira fazer um trocadilho infame, Vala não se deu bem; foi abduzida. Por essa eu não esperava.

E lá no Planeta Diário, Lois e Clark tentam não se pegar na sala da copiadora. Adoro quando alguém interrompe os dois em um momento de luxúria, ainda mais quando eu sinto que aquela pequena cena é a única dose de romance icônico que tomarei por toda a noite. E por mais que eu não esperasse aquele “oi” safado do senhor Kent, eu já aguardava a interrupção da cena. Clark ao resgate.

Mas antes disso, adoro quanto a CW faz sua jogada de marketing ambiental e insere onde consegue alguma frase do tipo “go green” e etc. Se ao menos eles tivessem a Cassidy como garota propaganda, ou o tórax do Justin Hartley… De qualquer modo, não escutei uma palavra que os dois atores pronunciaram na cena, é impossível prestar atenção.

Quanto Clark e Zod, é impossível não cair no sono. Alguém pode dizer “chato”? Nossa, não aguento, quanto desperdício de cena. Clark sendo culpado de algo em Smallville? Coloca na lista de coisas previsíveis. O que não é tão óbvio são os “vilões da semana”. De onde saiu esse, meu Deus? Por que os Kandorians estão sequestrando pessoas? Por que as pessoas estão sequestrando os kandorians?

E por que eles insistem em Chloe e Oliver? Vou me abster desse comentário, em respeito aos fãs do casal, que são muitos. Mas infelizmente, o que tinha de tudo para ser uma cena bonita acabou em uma acusação embaraçosa. Ladra, Chloe? Mesmo? Por essa eu não esperava.

Chloe e um suprimento de kriptonitas? Por essa eu não esperava! Oliver roubando isso dela? Virada!

Já Lois Lane em perigo? Óbvio! Por isso amamos ela!

Mas o que foi interessante em Conspiracy é que os aliens tiveram sua parcela de estrelato na série. De mocinha indefesa ao major descompensado, os kandorians representaram seu povo nessa noite dramática.

E o prêmio de ator do ano vai para Zod. Não é que ele daria um belo Clark Kent? Ha ha. Isso foi uma piada Al e Turi? Era para ser engraçado, Al e Turi? Hein? Por que Clark não usa óculos? Por quê? O que vai ser em seguida? Zod voa e Clark não? Por essa eu realmente não esperava.

Mas não foi tão surpreendente e talvez um pouco angustiante ver a Lois tentando salvar o Zod e depois a Vala, até que… bam! Mais um número na estatística. Quantas vezes Lois Lane pode desmaiar em uma temporada? Continuem contando, amigos!

Óbvio também era que Clark salvaria o dia. Não tão óbvio é que para isso, ele tirasse primeiro Lois da cena. Ah, foi engraçado. Mas não era isso que eu ia dizer, o que eu achei de cair o queixo é que o Borrão não precisou dar uma pincelada no vilão, ele morreu sozinho!

Passado isso, vamos ao que interessa. Clark deu seu sangue pro Zod e ele ficou com a força e invencível, mas longe disto que juntos os dois irão combater a corrente do mal. Simplesmente é isso. O cenário perfeito para o fim trágico.

Falando em cenário, que venha Escape.

Para o Alto e Avante

O poster do Planeta Diário, com a manchete sobre a queda das Torres estampada foi um belo toque de continuidade.

Lois no café sozinha, lendo um jornal. Tão Lois, tão jornalista, e ainda com um casaquinho militar. Ah, Clark! Onde está você?

Zod investigando no Planeta. Morri de ri.

Cassidy Freeman.

Para minha supresa, teve mais uma cena entre Lois e Clark. E apesar de toda a mentirada na qual os dois estão envolvidos até o pescoço, eu adoro vê a Lois sendo repórter. Mesmo quando ela está dando informação para a Amanda Waller e colocando Clark na jaula do leão.

Coquetel de Kryptonita

Zod voa.

Smallville - Conspiracy

Para um episódio que usou como história de fundo uma mistura de Frankenstein e Jogos Mortais, até que Conspiracy me surpreendeu. Agora o relógio da bomba está fazendo tic-tac.

Conspiracy abduziu 8 vaquinhas (de 0 a 10).

Escrito por Al Septien e Turi Meyer.

Dirigido por Tury Meyer.

Séries citadas:

30 anos, é formada em jornalismo pela Unesp e em Letras Inglês e Literaturas pela UFRN. No "TeleSéries", já foi colaboradora e editora de Notícias, agora é Editora de Conteúdo e escreve a coluna mensal "Sintonia". Já passou pelo Vírgula e pela Rede BomDia, do DIário de S. Paulo. No tempo livre, vê Bones, Hot in Cleveland, It's Always Sunny in Philadelphia, entre muitas outras séries. Fã do Clark Kent e música country.

Website: http://naliteral.blogspot.com.br/

10 Comments

  1. João da Silva

    Gosto da Faora (Sharon Taylor), mas infelizmente a personagem é subaproveitada.

    Agora que o Zod conseguiu recuperar os poderes, ele deve se tornar mais interessante.

  2. Rodrigo Rabello

    O curioso é o fato de darem tanta importância aos Kandorianos,já que são apenas clones…Clark chorou a morte do pai e ainda quis vingança!A gente até esquece que exite um Zod preso na zona fantasma,aquele que tomou conta do corpo do Lex.
    Claro que a série não segue a mitologia dos quadrinhos e nem deveria,mas até quando vão recrutar personagens da DC?Saudades da fazenda…
    Pela internet,vejo muita gente reclamar de esticarem Smallville até a décima temporada,mas se os fãs(os verdadeiros) e a CW estão satisfeitos,qual o problema?
    Eu,particurlamente,só não gosto daquele sobretudo preto.O cara não sente frio!

  3. lane

    olha maria clara eu tmb adoro quando alguem interrompe os dois(lois e clark)fica mais interresante,por causa que agente fica na esperança de vermos quando acontecerá a cena mais picante!
    escape é mas um dois episodios comédia.

  4. João da Silva

    Eu acho uma boa ideia trazer personagens da DC, gostaria que a personagem Lori Lemaris aparecesse em Smallville.

  5. Cristiane Martins

    Maria Clara passei aqui só para falar como eu admiro o seu trabalho em fazer review de Smallville, já que muitos amigos meus me questionam quando falo que vejo essa série.
    Sua paixão pelas aventuras de Clark, é contagiante, só uma pessoa com paixão conseguiria falar dessa série analisando os episódios de forma crítica, com uma dose de humor.
    Esse episódio particularmente eu não vi fiquei esperando a reprise de madrugada, mas não passou, em compensação ví Escape e adorei, aguardo o review dele para comentar mais.
    Beijos e parabéns pelo seu trabalho.

  6. vinicius

    “Já Lois Lane em perigo? Óbvio! Por isso amamos ela!”
    Amamos ela?
    Algum fã de Smalville ama Lois? Pelo amor de Deus…
    A série só tem episódios bons quando a Lois não aparece.
    Clark and Lois foi outra série.
    Jogar a Cloe para segundo plano foi um erro.
    Por isso acredito que Smalville esteja chegando ao fim. Um boa série que esta caindo para o dramalhão amoroso. Chato.
    Quando era a a gatinha da Lana até dava pra aguentar, mas a chata da Lois, fica difícil. Até no gibi a Lois é chata.

  7. Sara P.G.

    AMAMOS ELA SIM!
    Sou fã de Smallville e amo Lois, aliás, só assisti até agora por conta dela. Sem ela eu já teria parado de ver lá na sexta ou sétima temporada. Fiquei aguardando e tem valido a pena agora.
    Acho que, ao contrário, a série saiu do dramalhão desde que Lana partiu. Aquilo sim parecia novela mexicana.
    Lois pode até ser chata (na SUA opinião Vinicius, respeito). Mas Lois e Clark estão juntos há 70 anos, simplesmente não dá pra mudar isso. Eles têm que ficar juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account