Log In

Reviews

Review: Smallville – Blue

Pin it

Smallville - BlueSérie: Smallville
Episódio: Blue
Temporada:
Número do Episódio: 140 (7×08)
Data de Exibição nos EUA: 15/11/2007
Data de Exibição no Brasil: 19/2/2008
Emissora no Brasil: Warner

E a novelona kryptoniana continua…

Após o que pareceu ser uma eternidade de reprises, Smallville volta com inéditos na última terça-feira, com um episódio que não faz jus à espera que o precede. Todo ano, Small nos provoca com uma trama de grande potencial que termina sempre sendo jogada no lixo em algum ponto no meio da temporada. Bem, ainda nem é meio de temporada e Blue representa aquele episódio onde arcos perdem o interesse e a narrativa começa a se perder.

A introdução de Kara, o cristal e o aviso de Jor-El sobre a personalidade duvidosa de Zor-El serviram como combustível para uma storyline cheia de possibilidades, construídas em um bom e justo ritmo. Nada rápido demais, recebíamos pedacinhos de informação a cada semana, que prendiam nosso interesse. Após a revelação de que Clark mantinha o cristal de Kara para si mesmo, nos deu a impressão de que a história estava seguindo na direção certa.

Infelizmente, em apenas um episódio, todo o potencial acumulado chega a um ápice e a um fim apressado. Em alguns minutinhos Clark ressuscita sua mãe de forma artificialmente planejada, em uma das seqüências pré-abertura mais infames da história do seriado. Após seis anos de dúvidas de como sua mãe biológica seria e – completamente do nada – lá esta ela, e Tom Welling nos premia com mais uma de suas atuações dignas de um Prêmio Framboesa de Ouro. Ou talvez tenha sido o simples fato da química entre ele e Helen Slater não existir. O que importa é que o impacto emocional, que devia ser monstruoso, foi corrido, desastroso e desgostoso – Deus! Ele sofreu mais quando Alicia morreu na quarta temporada…

Clark ressuscitar sua mãe acarreta na volta de Zor-El que – convenientemente – aparece nas sombras. Zor-El rapidamente procura sua filha que assim como Clark e Lara, têm uma relação deficiente de química. Isso vindo desses dois personagens (Lara e Zor-El) que não vimos o suficiente para a importância que eles implicam neste “importante” episódio. O problema não é a falta de coisa acontecendo no episódio, é sim, a quantidade delas acontecendo ao mesmo tempo. Zor-El passou seu tempo na Terra voando pelos céus de Metropolis e se familiarizando com os nativos. Sua cena com Lionel pode ter sido o melhor que Blue tem a oferecer e termina com Clark salvando o dia, obviamente. O grande plano maligno de Zor-El destruir a humanidade foi apressado e sem inspiração ou noção. Sem inspiração também se aplica à Clark perder seus poderes… de novo. É profundamente deprimente imaginar que esse foi o melhor cenário que Smallville teve à oferecer para a conclusão de uma storyline intrigante que poderia ter se tornado uma das mais interessantes da série.

A trama do shipper Grant Gabriel e Lois Lane foi a que, na minha opinião, soprou ar fresco no conturbado Blue. Mas cá entre nós, Chloe Sullivan TEM que ganhar o prêmio de personagem coitada de todos os tempos. Suas tiradas, uma vez inteligentes e sádicas se tornaram em importunas e desnecessárias, simplesmente jogadas no roteiro, fazendo a coitada da Allison Mack ter que vomitá-las todas de forma descontrolada.

Agora nada, nada foi mais descontrolado do que a “grande revelação” de – acredito – toda a temporada: Julian Luthor esta vivo! TAN TAN TAN!

Smallville - BlueFoi tão do nada, tão mal preparado, tão telenovela, que fiquei esperando a hora em que Paola Brachio de A Usurpadora entraria pela porta. Só para se ter uma idéia do quão mal pensado foi esse twist na história: foi estabelecido em Memoria, epísódio da terceira temporada, que Julian nasceu em 1992… e não importa o esforço que The O.C. fez ao tentar nos fazer crer que Michael Cassidy tinha 16 na época em que ele estava na série, não é agora que eu vou começar a acreditar que ele tem quinze (contando que o episódio foi exibido ano passado nos EUA).

Na teoria, esse episódio traz conceitos excitantes que foram manuseados de forma pobre e fez parecer uma grande zona de idéias abstratas. Talvez se fosse um arco, ao invés de um episódio, não sei… poderia ser que a narrativa não tivesse sido tão apressada. Esse episódio faz até os fanáticos por Smallville duvidarem de como está sendo executada a série que uma vez foi tão amada por todos, e não por sobreviventes.

Séries citadas:

27 Comments

  1. Paulo Antunes

    Diego, pior do que o Gabriel/Julian ter 16 anos só o fato dele ter 16 anos, ser editor do Planeta Diário e ainda pegar Lois Lane!!!

  2. Rubens

    De tudo o que foi dito no review, eu ainda fui capaz de vislumbrar algo de bom em Smallville: nao perder tempo precioso com dramalhoes, como em “emocionantes reencontros de mãe e filho que nunca se viram desde que ele era bebê”. Isso sim, caso o seriado perdesse muito tempo com o assunto, seria um novelão mexicano.

    Xô dramalhão!…

  3. Darth Cesar

    Ja comentei, mas vai de novo, Smallville virou comédia, triste.

  4. Luly*

    Não foi lá um grande episódio mas bem que fiquei meio intrigada com essa história do Julian tá vivo! E a Kara sem memória? Eu hein

  5. Luiz Alexandre

    O pior que o Tom Welling está regredindo cada vez mais como ator. Suas caras e bocas estão cada vez piores. No episódio 9, então, ele está ridículo.

  6. Paulo

    Smallville perdeu o rumo, a impressão quu eu tenho é que hj em dia a série so é produzida por ser..

  7. Cláudio

    RIDÍCULO! SIMPLESMENTE RIDíCULO! Acabei de desistir dessa porcaria de série. Histórias esdrúxulas e atuações deploráveis! Credo! Não consegui nem dormir de nojo!

  8. Taise

    hahahahaha o comentáro do Paulo Antunes era exatamente o meu primeiro aqui mas já que já falaram…

    E está totalmente sem rumo Smallville. Era a minha série favorita, agora está perdendo espaço pra Supernatural, que está excepcional, e One Tree Hill, que é excelente.

    Quem sabe Kara agora perdida e sem memória possa render algooo pra Smallville, não? O problema é que somos fãs e esperamos muito dessa série, que não está nem perto da nossa expectativa, ainda mais pra uma série que está em sua última ou uma das últimas temporadas….

    E só pra constar aqui Diego… É Paola BRACHO, não Brachio.

  9. JUMA

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita azul não terá os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto a dourada que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  10. JUMA

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita AZUL não tira os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto da DOURADA que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  11. JUMA

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita AZUL não tira os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto da DOURADA que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  12. Thiago FLS

    Já faz tempo que os roteiristas perderam o fio da meada quanto à história de Krypton. De tanto bolarem inovações que não têm nada a ver com os quadrinhos, nada mais faz sentido. Nem consigo mais conciliar o Jor-El atual com o cara impiedoso das 5 primeiras temporadas, que queria que Clark governasse o mundo.

    Isso sem falar dos poderes inexplicáveis da tecnologia kryptoniana. Aqueles cristais têm milhões de utilidades, e agora podem até clonar kryptonianos com roupas, memórias e tudo a partir de uma simples amostra de DNA.

  13. sandra

    Até eu que sempre defendi Smallville fiquei “deprimida” rsrsrsrsrsrsrsrsr
    Sem comentários!

  14. Rubens

    Gente, sobre o Julian, calma que vem uma explicacao pela frente…

  15. dani

    A da Paola Brachio foi a melhor! Estou rindo ate agora! Muito boa mesmo! So faltou a famosa frase: ” Ele nao e seu pai! ” Kakakakakakakakakakakakakakakaka………….

  16. Marcos Almeida

    “Foi tão do nada, tão mal preparado, tão telenovela, que fiquei esperando a hora em que Paola Brachio de A Usurpadora entraria pela porta.”

    Estou dando gargalhadas de madrugada com essa…muito boa!!! hauhauhauhauha

  17. Tirano

    Sou grande fã da série, mas esta temporada está deprimente… muito fraca e superficial, os caras perderam completamente o rumo.

  18. Rodrigo da Silva Rocha

    não sei o que é mais incrivel

    os niveis de mediocridade que essa serie consegue atingir, ou as pessoas ainda se suprenderem com o quão ela é ruim.

    Sim a trama do Julian vai ser explicada, e a explicação vai fazer as pessoas desejarem que ele de fato fosse o editor do Planeta com 15 anos de idade (é só prestar atenção na chamada do proximo episódio que vc mata a pseudo-charada).

  19. Paulo Fiaes

    Rodrigo

    achei o próximo episódio o melhor da temporada, e citando MIca, que anda mais sumida do que nunca, é universo DC, e algumas coisas precisam ser relevadas.

  20. Cyssa

    Concordo com os que dizem que é só entretenimento, mas que episódio fraco!
    Realmente, o Tom Welling tem seus altos e baixos, mas encontrar a mãe depois de tantos anos e reagir daquela forma? Foi mais frio (ou pior) do que quando ele descobriu que a Lana não estava morta nesta mesma temporada.
    Aliás, eita temporada cheia de “a volta dos que não foram”…
    Tem horas que parece que o pessoal realmente se perdeu. Não há boas surpresas na direção ou nos roteiros. É aguardar para ver no que vai dar.
    Ah! Diego, gosto muito dos seus reviews.

  21. kaique

    Eu não acho a serie tão ridiculo quanto os outros falão, Smallville é a minha serie favorita, mas concordo em que tinha que ter mais emoção nos reencontros de Lana e Lara.
    Não vejo a hora do proximo episodio, esto ancioso,
    e se não me engano o proximo episódio é de natal.

  22. eudes

    Realmente foi decadente! A melhor coisa foi a revelação de que o editor é filho do Lionel. Mas em termos cronologicos, como dito na rewiew, é impossivel o cara ter 16 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account