Log In

Reviews

Review: Smallville – Bloodline

Pin it

Smallville - BloodlineSérie: Smallville
Episódio: Bloodline
Temporada:
Número do Episódio: 160 (8×08)
Data de Exibição nos EUA: 6/11/2008
Data de Exibição no Brasil: 3/2/2009
Emissora no Brasil: Warner

A primeira metade de Bloodline foi um pouco preocupante e tinha tudo para dar errado, afinal tanto Kara, quanto a Zona Fantasma foram (ab)usadas insatisfatoriamente durante as temporadas passadas e eu não esperava (e nem queria) revê-las tão cedo. Felizmente, o restante do episódio é bem melhor e continua o desenvolvimento de várias tramas importantes deste oitavo ano de Smallville.

O episódio tem início quando o Lois, que estava se mudando para a casa de Clark (para alegria dos fãs do casal), encontra o cristal kryptoniano azul e os dois são transportados para a Zona Fantasma. Após algum tempo eles se deparam com Kara (que estava presa ali desde meados da temporada passada) e juntos eles tentam sair daquela prisão. Dos três, somente a repórter consegue escapar, sem saber que um Fantasma a seguiu.

Os personagens de Smallville sempre tiveram dificuldade em perceber o óbvio, mesmo assim foi um pouco decepcionante ver Lois não estranhar a calma de Clark naquele lugar alienígena ou o fato de que eles encontraram a prima do rapaz também vagando por lá. Outro aspecto recorrente em Smallville é a facilidade com que Clark convence as pessoas de que tudo não passou de uma alucinação ou de um delírio, mas pelo menos Lois não teve a memória apagada mais uma vez.

Fora da Zona Fantasma, Faora toma posse do corpo de Lois e sai à procura de seu filho, que momentos mais tarde descobrimos ser Davis Bloome. Espantada pelos atos altruístas do rapaz, que segundo ela deveria se dedicar a promover a “carnificina humana”, a kryptoniana diz que ele ainda não está evoluído o bastante e empala o próprio filho com um tubo de metal.

Smallville - BloodlineA atriz Erica Durance pareceu estar pouco confortável ao interpretar uma personagem tão diferente de Lois, mas não desapontou. Nas HQs, Faora nunca foi a esposa de Zod, mas na trama da série esta mudança funcionou muito bem. Outra diferença em relação aos quadrinhos é a origem do Apocalipse. Ele pode até não ter sido criado por Zod, nem ter um alter-ego humano, mas a idéia básica por trás do personagem é a mesma. Nas HQs ele fica imune aquilo que o matou anteriormente, o que o torna invulnerável a praticamente qualquer ataque. Aqui vemos que após Davis ser mortalmente ferido por um pedaço de metal, seu corpo se adapta e ele fica completamente protegido de ataques similares.

O retorno de Kara foi uma surpresa (pelo menos para mim) e como ocorreu na temporada passada, ela não foi bem aproveitada. A cena em que Clark está sendo resgatado da Zona Fantasma enquanto sua prima aparentemente irá morrer foi uma ridícula tentativa de suspense barato. Todos nós sabíamos que Kara iria sobreviver, afinal ela é a Supermoça e não um freak da semana.

A meu ver, a decisão de mandá-la em busca da cidade perdida de Kandor foi acertada. A série já tem personagens regulares o suficiente e foco da temporada será no desenvolvimento de Davis Bloome e o eventual confronto entre Apocalipse e Clark (assim espero). Além do mais, a trama da busca por Kandor pode facilmente permitir que Kara volte para mais um episódio antes do fim da temporada.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

13 Comments

  1. Cesar Adriano

    Um dos melhores episódios de Smallville(será que exagerei?) acho que não…fora as mancadas normais, como citou o Hélcio, e o Clark se engasgar daquele jeito frente a uma mulher, tudo correu dentro de uma coerencia.

    Adorei a cena em que ficamos sabendo da malicia da Lois no momento do ziper, aliás, pra mim esse episódio é dela, os poucos momentos como vilã foram sensacionais, segura, forte, determinada, a Erica Durance nunca esteve tão interessante, sem contar aquele time pro humor, como no momento em que relata ao Clark a surpresa do seu aumento de salário e por falar na patroa, ela também esteve ótima, ela está meio ambigua… e aquela prensa no Clark foi um dos pontos altos do episódio.

    Poucas vezes tivemos, que eu me lembre, um trabalho de evolução de um vilão, e isso está acontecendo com o apocalipse, e sua origem e motivações estão bacanas, o crashdown está fazendo um bom trabalho, e também espero um confronto como talvez nunca visto em Smallville, esse final de temporada tem tudo pra ser um dos melhores.

  2. Victor Hugo

    Cesar, assino embaixo tudo que voce disso pois esse episodio de Smallville foi sensacional algo que há tempos não se via e isso mostra que a série esta agora nos trilhos certo e se for mesmo esta a ultima temporada pelo menos se despidirá de forma digna.

  3. Aline

    Pois eu já achei o episódio péssimo, o pior da temporada, sem dúvida. Cheio de clichés e cenas completamente óbvias. Estava comentado com um amigo meu que essa temporada de Smallville estava muito boa e ele foi parar logo pra ver ESSE episódio e nós concordamos que foi pífio.

    O da semana que vem parece ser melhor pelo menos.

  4. Andrew Maxwel

    Também gostei do episódio, mas ainda não consigo aguentar essa história de Lois, ou quem quer que seja que não sabe do segredo de Clark, sempre desmaiar em um momento importante no qual Clark não pode esconder seus poderes. Esse recurso é sempre tão conveniente e tão usado e abusado em temporadas anteriores, que não entendo como continuam a fazê-lo. Apesar disso, Durance estava ótima como a fantasma Faora e Davis Bloome e Tess Mercer estão sendo muito bem aproveitados na série.

  5. Eudes Junior

    Achei o episódio razoável. Saber mais um pouco da história do Davis (Apocalipse)foi interessante. Acho q a história da Kara q não foi legal.

  6. Patrícia

    alguém sabe quando reprisa? eu tava achando que era sábado às 16:00, mas tinha esquecido que a Warner agora só passa filme…

  7. Sara P. G.

    Reprise: acho que é sábado ou domingo às 20 horas.
    Adorei saber a origem do Apocalipse e a Erica fez um ótimo trabalho de interpretação.Achei legal, eles estão no caminho certo (embora saibamos que quando se trata de Smallville, o que é bom pode durar pouco). Quem já baixou outros episódios ou leu spoillers por aí, deve saber do que estou falando. Apesar disso a 8ª temporada está sendo uma das melhores na minha opinião.

  8. João da Silva

    Bom episódio, que explorou bem a mitologia da série. Espero ver a Laura Vandervoort de novo.

  9. Fernando Amorin

    O saldo do episódio foi positivo. Não foi o melhor da temporada, mas foi bem melhor que o segundo e o terceiro, por exeplo.
    Concordo com o Hélcio, aquele suspense pra saber se a Kara iria morrer ou não foi rídiculo. Mas gostei muito da história do Apocalipse e da Chloe usar os poderes do Brainiac outra vez.

  10. alex

    amei o epi,a cena final quando a lois fala que ganho um aumento e de raxar de rir,hahahah nota 9,e que venha o 8.09 agora.

  11. alberto ferreira monteiro

    Olha Só eu perdi o episodio desta ultima terça-feira e eu gostaria de saber se é possivel ver ainda não domino bem a internet se alguem puder me ajudar me instruir como eu agradeço

  12. Sara P.G.

    Acho que o site islifecorp disponibiliza episódios, mas a Warner reprisa no final de semana (sábado às 16 ou 20 horas, não lembro) e no domingo às 20h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account