Log In

Reviews

Review: Smallville – Arrow (episódio 114)

Pin it

Cena de Arrow
Série: Smallville
Episódio: Arrow
Temporada:
Número do Episódio: 114
Data de Exibição nos EUA: 19/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 28/11/2006
Emissora no Brasil: Warner

Olá, pessoal. Depois de duas semanas de ausência, estou de volta para os reviews de Smallville. Não comentei a introdução de Oliver Quenn (Arqueiro Verde) na trama. Ele é interpretado por Justin Hartley, da abortada série Aquaman. Considero a presença dele uma ótima adição à trama, embora o personagem traga uma dinâmica meio estranha para a série (leia-se perda de neurônios). Mas vamos ao episódio.

Uma festa de arrecadação de fundos está acontecendo na Luthorcorp. Martha está acompanhada de Lionel e Lois chega com Oliver. Em determinado momento, o Arqueiro chega e rouba o colar usado por Martha (uma jóia caríssima que ela havia tomado emprestado de Lionel) e foge em disparada. Srta. Lane o persegue, mas não consegue impedi-lo. Vou me abster de qualquer comentários sobre a cegueira dela em não reconhecer seu quase-namorado em um traje que mal cobre seu rosto. A burrice crônica da moça será recorrente nessa temporada. Aspirantes à jornalistas não deveriam ter mais que dois neurônios em funcionamento?

Durante uma conversa no apartamento de Queen, onde ele entrega praticamente todo o plano de seu alter-ego para Lois e Clark (…), ele solta a seguinte pérola sobre o relacionamento dos dois:

Se eu vivesse sob o mesmo teto com uma mulher dessas, eu também esconderia meus sentimentos com sarcasmo.

Reconheço que a reação do futuro casal foi engraçadinha.

O episódio tem toda uma subtrama envolvendo um dos pedaços do medalhão de Zod e o fato de que Lana está realmente disposta a sujar as mãos para proteger seu novo namorado. Embora eu esteja longe de ser um entusiasta dessa nova faceta da personagem, devo reconhecer que essa mudança de ares trouxe uma renovação para a personagem. Ela definitivamente não é mais aquela menininha que suspirava por Clark nas primeiras temporadas. Lionel faz parte disso também, o homem é uma completa interrogação (no bom sentido).

O Arqueiro invade mais uma propriedade para surrupiar outra jóia valiosa (a seqüência é muito bem filmada), mas Clark aparece para estragar a festa. Em um lance de sorte, o novo anti-herói do pedaço consegue fugir cumprindo seu objetivo.

Lois é seqüestrada. O que é normal, já que faz muito tempo que isso aconteceu com um dos personagens – duas semanas, pra ser mais exato. O responsável é a última vítima do Arqueiro (que é uma versão moderna de Robin Hood, como vocês já devem ter deduzido). Ele e Clark decidem ir resgatá-la por conta própria.

Cena de ArrowLois sofre a tortura clássica que consiste em ser mergulhada repetidas vezes em um tonel cheio de água. A parte boa é que ela está usando camiseta branca, o que permite vislumbrar os atributos (e que atributos!) da moça. Infelizmente, logo após ser salva, ela aparece com sua roupa imaculadamente seca (tsc, tsc).

A boa nova é que ela é salva não por Clark, e sim por Queen/Arqueiro. Enquanto isso, Kent-boy descobre que Queen e o Arqueiro são a mesma pessoa. Pois de personagens ignorantes, só a peituda já basta.

Mais eis que de repente, Lois toma a arma do Arqueiro e vai pra cima dele, a fim de descobrir quem ele é de verdade (ela deve ser descendente de São Tomé, só pode). Mas a atenção dela é desviada por uma série de “explosões”, fazendo com que Oliver pique a mula do local.

Descobrimos que foi Clark quem provocou o incidente. Vejam só, os super-heróis também são corporativistas.

Conversa final no celeiro foi interessante. Queen afirmando que, dependendo da situação, os fins justificam os meios. Mais uma dica vinda de outro futuro integrante da Liga da Justiça.

E não percam, semana que vem temos um episódio quase ótimo. Cortesia da previsibilidade crônica que está tomando conta dos roteiros dessa temporada. Até lá.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

43 Comments

  1. Paulo Antunes

    Ae Juliano, senti falta das tuas reviews.
    Esta semana eu não vi o episódio. Quando li a sinopse e vi que o Arqueiro ia roubar a Martha desisti na hora. Que falta de criatividade tem estes roteiristas – pra quem não lembra foi exatamente assim que introduziram o Flash na série, ele batia a carteira do Johnatan Kent.

  2. Cristiano Vieira

    Pois então.
    Eu gostei é da parceria inusitada dos Luthors para “emgamelar” a aspirante a vilãnzinha da Lana.

    Lex junto com a Chloe, seguido da Lois são os melhores atores da série.

    A Lois não descobriu que seu pretenso namorado era o Arqueiro só com um capuz?
    Hummmmm….pois é. O engraçado é que no futuro ela também não vai descobrir a diferença de uma cara com óculos e outro sem óculos.

    O final foi uma cara do Liga da Justiça sem limites (excelente animação por sinal)que deixa claro as diferenças mas a semelhanças de ideais de cada personagem.

    Smallville está regular.

  3. Juliano Cavalca

    Diz a lenda que quando uma série começa a se repetir, está na hora de acabar. Vou falar mais disso nos próximos reviews.

    Como eu escrevi o texto antes do episódio ir ao ar, não cheguei a comentar as patacoadas da legenda da Warner. FLECHA VERDE? Pô, os legenders da internet fazem um trabalho muito superior, em muito menos tempo e sem receber nada.

  4. Juliano Cavalca

    E sobre a Lois também não saber a diferença entre Superman/Clark:

    Isso vem das HQs, onde o traçado de uma pessoa com e sem óculos tem uma diferença grande. MAs mesmo nas versões live-action, dá pra acreditar tranquilo. Peguem o Chris Reeve, por exemplo, o Clark Kent e o Superman dele são completamente diferentes! Na postura corporal, na entonação, na atitude…

    Mas em SV fica mais difícil de aturar…

  5. Marcio

    Pô, deixar de assistir um episódio só porque a forma como o personagem foi introduzido é meio que um repeteco de outro? Cara, que desperdício. :D

  6. sandra

    Concordo com quase tudo que vcs disseram, mas lembrem que o não reconhecimento do Arqueiro Verde pela Lois considero uma piada dos roteiristas talvez para justificar o porque dela, no futuro, não reconher Clark/Superman (cegueira cronica?). Quem assiste House MD, sabe que existe uma doença que faz com que a pessoa veja mas não enxergue… vai ver é isso (rsrs).

  7. Cristiano (Highlander_Master)

    Concordo com o Cristiano, Michael Rosembaum, Alisson Mack e Erica Durance, no momento são os melhores atores da série.

    Tem um detalhe, sobre o nome do destemido heroi, teve um monte de piadinha sobre esse nome “flecha verde”, talvez seja por isso que mantiveram a tradução ao pé da letra, e não me surpreenderia em nada, que nas próximas semanas traduzam como arqueiro verde…

  8. Victor Hugo

    Eu gostei do episodio…mas tambem eu achei um absurfdo ela não ter reconhecido quem era o Arqueiro Verde…..
    Lana com Lex perdeu a graça….

  9. Cristiano (Highlander_Master)

    Vcs acharam absurdo ela não reconhecer quem era o Arqueiro? Vcs então não acompanham superman direito… A Lois Lane nunca reconhece o Clark, só pq ele tira o oculos e coloca a cueca por cima da calça!! Fala sério!! hehe

  10. Rodrigo

    Eu achei o episódio muito bom, apesar de algumas coisas. Não gostei do Review. Não disse á que veio. Só descreveu o episódio e acabou por ai. Melhoras da próxima vez

  11. Juliano Cavalca

    Rodrigo,

    O review da próxima semana tende a ser maior, principalmente pq mexe com uma parte importante do desenvolvimento de um dos principais personagens. Mas eu só fiz uma descrição? Então tá.

    Cristiano,

    Já expliquei acima.

  12. Neto Paes

    KKKKKKKKKKKKKKKK…de tudo isso achei engraçado o comentário dela, tipo: Ninguém está interessado nesse bumbunzinho de couro. E o Arqueiro, bumbunzinho?! Sabia que eu tô malhando os glúteos!!! KKKKKKK…e a Lois, vc comprou o senso de humor com o uniforme?!!

  13. Alessandro

    Juliano, eu concordo com o Rodrigo… Apenas acho que vc simplesmente conta o que aconteceu no episódio e não comenta sobre ele. Review pra mim é um texto fazendo comentários sobre determinado assunto. Eu já assisti ao episodio e, portanto, não faz diferença nenhuma ler o que vc contou pois vc apenas descreve tudo que aconteceu…

    Mas mesmo assim parabens e saiba que é apenas uma crítica construtiva, ok?

    abraços

  14. Maurício

    Não considero que tenha havido um repeteco na introdução do personagem.

    Ele já vinha aparecendo desde o início, sequestrando o Luthor e disparando suas flechas. Além disso ele rouba as peças como parte de um plano idealista. Não como o Bart que roubava qualquer coisa simplesmente para lucrar!!! É bem diferente!

    Não critiquem tanto o fato de a chata e preconceituosa da Lois não reconhecer o cara!!! Nunca leram gibis? viram desenhos ou filmes do Superman? Ou mesmo do Batman.

    Essa falta de inteligência ou de visão dos personagens faz parte do negócio….quando se assiste isso vc tem de abstrair certas lógicas. Nada é perfeito! O que vale nesse tipo de história é a diversão.

    Esses detalhes são perdoáveis….o que não é perdoável é história mal contada ou chata!

    Eu nunca concordei com a entrada da Lois Lane na série….acho que ela pertence (como nos quadrinhos) à vida adulta do personagem. Além disso essa Lois é uma CHATA. Vibrei quando o Oliver insinuou que ela era uma facista impulsiva.

    A única coisa que me irrita em Smallville assim como em Lost é essa falta de diálogos dos personagens….que preferem se xingar e espancar sem nunca dar o benefício da dúvida. Não que eu seja contra a ação….mas tem horas que uma conversa seria até mais divertido.

    Não acho que a serie esteje se repetindo…..é a primeira vez que aparece alguém de uniforme, com objetivos e estratégias já traçadas.

    Acho ridicula essa amizade colorida da Martha com o Lionel….DEPOIS DE TUDO QUE ELE FEZ CONTRA ELA, A FAMÍLIA DELA….ridiculo. Vc pode até perdoar uma pessoa. mas nunca esquecer.

    POrque que eles são tão rigorosos com o Lex e não são com o Lionel? Se ele foi a origem de todo o mal….não entendo. Falta coerência!

    Por último….claro….estamos falando de Smallville….mas não concordo que a serie esteje tão descerebrada assim. O debate filosófico entre Clark e Oliver foi bem interessante. Duas formas de ver a Justiça. Tomara que se aprofunde ao menos um pouco essa diferença de metodos. Mas sem tanto quebra pau e mais dialogo. Tb sem esquecer da ação. Lógico!

  15. Cristiano Vieira

    Essa Lois é chata????

    Queria trabalhar com essa chata, estudar com essa chata, morar com essa chata, casar com essa chata, envelhecer com essa chata, morrer com essa chata. Tá louco! Gata, divertida, tem humor e tira coma a cara de todos os bundões da série.

  16. Luciano Bruce

    Se vc acha a Lois Chata, então na escala a Lana seria uma Testemunha de Jeová?

    =D

  17. Aline

    Adorei a review. Muito bom todos os momentos sarcásticos. Ri bastante.

    Achei esse episódio bom, acho q qto ao q o Clark e o Ollie convrsaram, eu sou mais a favor de q os fins não justificam os meios… mas foi muito boa essa conversa final. O Tom Welling é um fofo, mas as caras dele de machão são muito cômicas, não passa muito a coisa.

    Quem rouba a cena, com certeza, é o Michael e o Glover, eles simplesmente arrasam. E é incrível como o Lionel é uma incógnita.

    Agora, o q ñ dá p/ acreditar é a Lana chantagista, querendo dar uma de vilão. Me poupe, né? Tudo bem q pode ter a desculpa dela estar passando muito tempo com o Lex, mas o máximo do máximo q ela faz é lutar umas artes marciais desde q o Lex a ensinou. Pensar é com o Chloe, a Lana só espera ser salva pelo Clark sem saber q é ele….

  18. Digo

    Pessoal, não vejo nenhum problema em traduzir Green Arrow como Flecha Verde. Flecha Verde e Arqueiro Verde é a mesma coisa, apenas que este é mais popular e aquele é uma tradução literal, mas não errada.

  19. Laís

    Sem noção do tanto q eles mudaram a Lana neh??
    Tipo.. esses dias eu tava vendo uns epis das temporadas passadas, totalmente diferente..
    quer dizer.. eu sei q todo mundo muda e tal.. mas acredito q a essencia continue a mesma..
    Mas enfim.. faze oq neh!
    Nhaaai.. eu amo o arqueiro verde.. sem mais palavras! hauahauha :P

    O epi foi legalz.. mas definitivamente.. tenho notado uma menor significancia do superman nos epis.. isso é só impressão minha!
    Ótima review..
    Bjuz

  20. Laís

    Ah sim..
    Cristiano.. sem noção não ver a diferença do Clark com o Superman!! hauahuaha
    :P

  21. Juliano Cavalca

    – Lois não é chata. É burra (ou pelo menos foi nesse episódio). E é gostosa. Então eu perdôo ela. Eles forçaram a barra legal sobre ela não sacar a diferença. Não há suspensão de discrença que aceite isso. Nos próximos episódios eles agravam ainda mais isso.

    – Glover é mestre. Embora eles estajam fazendo uma salada legal com o personagem dele, dá pra salvar bastante coisa (graças à interpretação dele). MAs sinto falta dos diálogos fodões dele com o Lex.

    – Atenção odiadores da Lana: vocês terão péssimas notícias nas próximas semanas.

  22. João da Silva

    Arqueiro Verde é o nome que os tradutores brasileiros inventaram. Logo, não reflete com exatidão a intenção dos criadores do personagem. Assim, o nome Flecha Verde (ou melhor, Green Arrow) é mais adequado.

  23. Eduardo Sales Filho

    Se for pra seguir essa lógica então o Noturno teria que se chamar Rastejador Noturno, Fera seria a Besta, Homem de Ferro seria apenas Homem Ferro, Demolidor seria Demônio Destemido, Vampira seria Ladra/Falsária entre outras coisas…
    Se os tradutores brasileiros de quadrinhos deram este nome, é por que eles fazem sentido no contexto do personagem.
    O nome do cara é Arqueiro Verde!
    Flecha Verde parece nome de boate gay ecológica!

  24. Vicente Filho

    O que mais tem chamado a minha atenção na atual temporada de Smallville é que o personagem do Clark parece estar diminuindo a cada episódio…
    Daqui a pouco vai virar um mero coadjuvante!

  25. paulo fiaes

    gostei do episodio
    e sinceramente, assisti superman o retorno hj e gosto mais de alguns eps de smallville do que esse filme q assisti e Lex de smallville dar um banho no lex do filme(por favor, nao estou comparando os atores, eu sei q kevin spacey eh um fodao,acompanho a carreira desde sevem ou os suspeitos, n sei qual veio primeiro)
    e como alguem disse ai em cima, esse tipo de seriado sobre herois em quadrinhos tem que ser relevado algumas coisas, por exemplo, hj assistindo superman returns, tem uma hora q ele entra no elevador e sai voando. FALANDO SERIO, um predio como aquele do planeta diario nao iria ter cameras nos elevadores??? entao, acho q tem q desencanar com esse lance de nem lois e nem clark terem reconhecido arqueiro verde na hora q ele tava com capuz.

  26. Rogério Correia

    Juliano, vc acredita que a temporada passará da sétima temporada?
    Pelo jeito como as coisas estão indo eu partucularmente não acredito que vá mais adiante.

  27. Maurício

    Gente!!!! Calma!

    Que a Lois é gostosa ninguém discute. Eu falei que achava desnecessária a entrada da personagem na serie. E que não gosto da maneira como ela age.

    Ela é CHATA SIM!!! O fato de uma pessoa ser bundão…como disse alguém, não quer dizer que ela tenha de ser humilhada. Além disso, ela enche o saco de todo mundo. Bundão ou não. É preconceituosa e facista.

    A Clhoe sim que é legal!!! É impetuosa, sarcástica, inteligente, tudo na medida certa.

    Quem gosta de pessoas como a Lois. ÓTIMO….encontre uma assim e faça bom proveito.

    A Lana perdeu a função na série. Assim como o Lionel. Os dois tão demais! Deveriam sair. Acho que ao invés de matar o Jonathan….deveriam ter matado a Lana mesmo. Daria até mais climax na rivalidade entre Clark e Lex….e este teria mais razões para se tornar frio e cruel.

    Lembrem-se….vcs estão assistindo uma serie baseada em histórias em quadrinhos. Se não conseguem passar por cima do fato de ninguém reconhecer os heróis, só por causa de uma mascara…CAPUZ…seja o que for. Não dveriam assistir.

  28. Maurício

    Uma coisa….sem alguém ler isso me tira uma dúvida.

    A Lana vive do que????

  29. Maurício

    Há…tb sou fã da atriz…da ERica Durance. Tb queria uma gata que nem ela. Só acho a personagem exagerada.

    Ultima pergunta: Quem é a mais gata??? Chloe? Lana? Lois. A Lois com certeza….Mas dentro da trama….em se tratando de personagem….gosto mais da Chloe.

  30. Marcio

    Esse povo que diz que Flecha Verde é certo só pode ser pessoas que nunca leram os quadrinhos, só pode ser. O lance não é se está com a TRADUÇÃO correta ou não. O lance é manter uma identificação com o personagem. Se uma pessoa que se interesse pelo FLECHA VERDE pelo seriado for a uma convenção de quadrinhos perguntando pelo FLECHA VERDE por lá, ou à alguma comunidade no orkut ou fórum sobre personagens da DC, vai ser muuuito, mas muuuuuuito esculachado.

  31. Laís

    Ahh… eu gosto da Lois exatamente por ela ser do jeito q é!! =)

    E Juliano.. é a segunda vez q eu vejo vc falando q vai acontecer algo com a Lana.. hmm hmm.. oq será heim?? =/
    Não não fale.. (logico).. hauhauhauh

    E outra.. logico q quem assiste series baseadas em quadrinhos deve reconsiderar mtas coisas.. como nao reconhecer o heroi!! Nhai.. puff puff!!

    Ahh lembrando só q eu amo a chloe.. a melhor ever!!! =)

    Então é isso.. ate o proximo epi! :P

  32. Rodrigo

    A única coisa que me incomoda em SV é o fato do Clark não apresenta nada que o diferencie do SH até, as cores das roupas são as mesmas. Nos filmes fica evidente a diferença.Pra falar a verdade, que pessoa iria imaginar que o poderoso e imponente SH é na realidade o bobalhão do Clark, só alguem de fora (nós telespectadores) que conhecemos percebemos.Alguém que o toma como um deus, como a Lois, jamais pensaria , ou melhor, se deixaria convencer.

  33. André Braga

    Eu não vi o episódio ainda, mas acho que talvez o fato da Lois não reconhecer o Oliver é uma referência ao futuro (como acontece sempre na série). E de chata ela não tem nada. Ela é muito engraçada, além de linda.

    Eu odeio a Lana. Die Lana.

  34. milton

    gostaria de saber se isso é verdade.
    assisto o smallville no sbt, tv aberta, dizem que o seriado estar avancado uns 6 episodios, isso é verdade?
    alguem pode me dizer isso.
    dizem que na tv acabo estar muito mais avncado
    meu nome é Milton

  35. victor rodrigues

    mILTON VC ESTÁ ASSISTINDO A QUARTA TEMPORADA, JÁ NA TEVE À CABO ESTÁ NA SEXTA TEMPORADA.

  36. victor rodrigues

    mILTON VC ESTÁ ASSISTINDO A QUARTA TEMPORADA, JÁ NA TEVE À CABO ESTÁ NA SEXTA TEMPORADA.

  37. maria

    adoro a lois lene de erica durance acho ela engraçada,linda enteligente, fantastica,e maravilhosa a melhor lois lene de todos os tempos espero que ela fique ate o final da serie, porquer se nao eu e varias amigas minhas nao vao mais assistir, quero vêr a lois e o clack juntos dandos altos beijos, eu ja assisti todos os filmes do super homen ja tenho 29 anos e minha mae que ja tem 67, ficou endignada, porquer o par do clark sempre foi a lois lene e isso nao pode mudar se nao ahistoria vai ser outra e nao a do clack que vira o super homen, eu sou fãn das histoias em quadrinho, desde pequena e lois sempre foi o par romantico do super homen .

  38. LANA LENG

    EU GOSTO MESMO É DO CLARK,A CHLOE TBM É MUTO LEGAL SAMALLVILLE É A MELHOR SERIE MAS A PRIMEIRA É A MELHOR DE TODOAS DEMAIS.LEGAL VER ELE DESCOBRINDO SEUS PODERES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account