Log In

Reviews

Review: Smallville – Abyss

Pin it

Smallville - AbyssSérie: Smallville
Episódio: Abyss
Temporada:
Número do Episódio: 161 (8×09)
Data de Exibição nos EUA: 13/11/2008
Data de Exibição no Brasil: 10/2/2009
Emissora no Brasil: Warner

Finalmente um episódio centrado em Chloe, uma das melhores personagens de Smallville, que quase sempre é deixada de lado e nunca tem seu potencial aproveitado. Nesse ponto, Abyss é do início ao fim um presente para os fãs da loirinha.

Chloe, que foi infectada por Brainiac na última temporada, está aos poucos sendo tomada pelo vilão kryptoniano. E uma semana antes de seu casamento com Jimmy ela começa a perder todas as suas lembranças de seu noivo e de seus amigos, o que faz com que Clark reative a Fortaleza da Solidão para tentar salvar a amiga.

À medida que suas memórias são violentamente apagadas (ao estilo de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças), revemos diversas cenas marcantes da série. O seu noivado com Jimmy em Committed, o momento em que ela descobre o segredo de Clark em Pariah e a quinta-feira negra em Vessel, a finale do quinto ano. No entanto, o flashback mais tocante (e meu favorito) nunca foi visto anteriormente (apesar de já ter sido mencionado no episódio Obscura, da primeira temporada) e mostra o dia em que Chloe e Clark, ainda crianças, se conheceram e trocaram seu primeiro beijo.

Alisson Mack sempre foi uma atriz competente e mais uma vez apresenta um magnífico trabalho. A atriz convence o telespectador que Chloe está realmente confusa e desorientada, e no final do episódio, quando a loira se lembra só de um personagem, seu medo é genuíno.

Como mencionado anteriormente, para salvar a amiga, Clark reconstrói a Fortaleza e pede ajuda a Jor-El. Agora que o Homem de Aço está aceitando seu destino de herói, pai e filho parecem finalmente terem se entendido e Jor-El concorda em retirar Brainiac de Chloe e restaurar suas memórias. Clark aproveita o momento e pede ao pai para deixar suas origens fora das lembranças da amiga. Jor-El consegue salvar Chloe, mas a Fortaleza é infectada por Brainiac no processo.

Smallville - AbyssA princípio, fiquei desapontado com o fato de Chloe esquecer sobre os poderes de Clark, mas depois percebi que foi a coisa certa a fazer. Os desafios de Clark são maiores agora e, em seu lugar, eu também não iria querer colocar a vida de meus amigos em risco. Além do mais, em Smallville nada é definitivo. Acredito que em pouco tempo Chloe irá recuperar essas lembranças ou redescobrir o segredo de seu amigo.

Toda vez que Chloe perdia parte da memória um símbolo kryptoniano para o Apocalipse aparecia em seu lugar e a única pessoa de quem ela se lembrava era Davis Bloome. Descobrimos que Brainiac está ligado a Apocalipse, o que pode explicar porque o paramédico se sentiu atraído tão repentinamente por Chloe. Ele e Brainiac podem dividir um tipo de conexão alienígena que pode ter causado a paixão de Davis pela loirinha.

É no mínimo estranho Lois não ter aparecido no episódio em que sua prima se esquece de todo mundo e quase enlouquece, mas mesmo assim Abyss foi excelente. E o melhor é que tudo não passou de uma preparação para Bride, episódio da próxima semana.

Texto publicado originalmente no weblog TV em Série.

Séries citadas:

8 Comments

  1. Sidney

    Espero que Chloe recupere a memória nos próximos episódios. Adoro a interação entre ela e Clark. Se ela não se lembrar do segredo de seu amigo logo, não tenho um interesse em assistir uma série com um retrocesso destes no desenvolvimento da trama. Voltamos à primeira temporada?

  2. alex

    depois de 1 ano a review do epi aqui…

    bem pra mim o melhor epi da 8 tempo de sv,um epi focalizado na amizade dos 2,clark abrindo mao de tudo pela,chloe,ele chamando jor-el de pai,pela 1 vez,e o bjo na testa cenas emocionantes,nota 10000000000000000

  3. Clara Lima

    A Chloe quase sempre é deixada de lado??? Smallville deveria se chamar Chloeville.

    Eu achei o epi meio fraquinho, mas a atuação estava boa.

  4. Aline

    ¬¬

    Não consegui assistir, mas a review me fez ficar decepcionada com a trama. Um retrocesso estúpido a Chloe perder as memórias sobre o Clark ter superpoderes. Sem falar que é totalmente sem lógica e mal planejado, nos últimos anos, Clark e Chloe falaram sobre algo relacionado aos poderes dele em todos os episódios, então acontece o quê? Ela perde a memória de todos esses anos? Ou foram colocadas no cérebro dela “memórias falsas” sobre os últimos anos?

    Aff, isso que dá elogiar…

  5. Mônica Monte de Souza

    Eu vou ser honeste, depois daquela medonha 7ª temporada, tinha desistido de Smallville, mas tenho algumas amigas que me fizeram começar a ver a 8ª temporada e apesar de alguma irregularidade como toda série de televisão Smallville está demais, parecendo com as primeiras temporadas qdo virei fã da série. Uma coisa que sempre me incomodou na série foi a amnésia constante dos personagens, qdo alguém importante da série saía, ninguém comentava mais nada, como se o personagem não tivesse existido. Parece que eles resolveram mudar isso. A cena da Chloe e do Clark qdo crianças no celeiro recordando uma fala da 1ª temporada foi muito linda. Estou muito feliz da série ter tomado o rumo e isso me dá esperança com relação a outra série que também sou fã: House. Quem sabe no ano que vem a série volta ao rumo também né?

  6. Fernando Ricca

    Eu amei esse episodio cloe, tb sou meio suspeito amo a cloe smallville é muito bom ainda sem a lois no episodio muito bom mesmo, só fiquei triste com a memoria da cloe, vamos ver o q acontece mais pra frente

  7. junia helena de oliveira

    A série Samllville, é bastante envolvente desde o início, lógico que com alguns episódios fracos, mas no geral é ótima. Sinto realmente a perda da memória da Clhoe. A ligação entre os dois era essencial para o desenrolar dos episódios, acho que ela deveria recuper a memória. A amizade entre os dois é muito bonita, os dois são cumplices. Acho também que a Lana não deveria aparecer mais. Os episódios ficam melhores sem ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account