Log In

Reviews

Review: Roma – Passover

Pin it

Cena de Passover
Série: Roma
Episódio: Passover
Temporada:
Número do Episódio: 13
Data de Exibição nos EUA: 14/1/2007
Data de Exibição no Brasil: 15/4/2007
Emissora no Brasil: HBO

De volta a Roma. Qual delas?

A de Shakespeare, é claro. O telespectador que se prepare. Com uma marcação bem shakespeariana, a Roma que retorna em sua 2ª temporada pela HBO é inteiramente teatral. Não bastasse o acento britânico, as posturas, os gestos e as expressões faciais dos atores, temos aí uma combinação do melhor teatro elizabetano com uma direção contemporânea e intimista.

Deliberadamente. A intenção é marcar as devidas distâncias entre “nós” e “eles”, modernos e antigos. Mas é preciso não nos iludirmos quanto a este “nós”. Fundamentalmente são anglos saxões falando do mundo romano, da civilização latina. Há distanciamento e isso fica evidente na decisão de não se procurar nenhuma fidelidade até mesmo ao tipo físico romano, apesar da direção e pesquisa de arte estarem primorosas. Que sentido isso pode ter?

Não sabemos ao certo, mas convidamos o público a vir procurá-lo conosco. O episódio tem início logo após o assassinato de Julio César (retomando a cena final do último episódio da 1ª temporada). Enquanto o corpo permanece caído no chão, Brutus retorna a sua casa onde é recebido pela mãe que o felicita pelo assassinato. Enquanto isso, Marco Antonio consegue escapar dos guardas de Brutus e chega à casa de Atia onde é recebido pelo jovem Otávio.

Temos então uma bela seqüência onde o jovem futuro imperador já nos surpreende com sua inteligência, cálculo político, maturidade e equilíbrio. O telespectador tem assim um primeiro lampejo do diálogo que ocorrerá mais à frente na casa de César, durante a leitura de seu testamento, quando Otávio é nomeado seu herdeiro político: ele pode vislumbrar nas palavras do jovem Otávio e nas expressões dos presentes que, a despeito da afirmação feita pela mãe de Brutus – A República foi salva! – a velha Roma republicana está se despedindo de vez. Temos delineado assim o plano geral da obra, ou melhor, da temporada, que é anunciar e preparar o telespectador para a subida triunfal de Otávio (Augusto) ao poder, sem o que esse turbulento pedaço da história de Roma carece de todo o sentido. Evidentemente que até chegar lá, os percalços ainda serão muitos, especialmente com a entrada em cena do casal 20 da história, Marco Antônio e Cleópatra.

Paralelamente, através dos infortúnios pessoais, domésticos e familiares do centurião Vorenus (o suicídio de sua esposa, a maldição e desaparecimento de suas filhas) somos apresentados ao modo como a plebe está exposta e enfrenta as turbulências que marcam definitivamente o fim da República. A esse respeito é bastante esclarecedora a atitude de Erastes para com os empregados, exigindo deles o respeito e a compostura devidas durante o funeral de César. Também não é por acaso que pouco antes de Vorenus chegar para matá-lo, ele, Erastes esteja ainda esbravejando com seu escravo contra a presença dos estrangeiros em Roma. Como já foi dito, esses personagens são os fios condutores que situam o telespectador diante do grande painel das transformações sociais e políticas deste período. No caso de Roma, elas servem ainda para introduzir a necessidade crescente de um poder imperativo: Otávio Augusto.

Cena de PassoverCoincidência ou não, a moral da história não poderia ser mais instrutiva e sugestiva. Como disse, a série não pretende ser apenas uma abordagem da história de Roma. Ela deve ser vista também como um comentário contemporâneo a respeito do passado, tendo em vista as vicissitudes republicanas do presente. Mirem-se no exemplo de …Roma!

Séries citadas:

13 Comments

  1. Thais Afonso

    Laurinha, é um prazer imenso tê-la por aqui. Seja muito bem-vinda. Muito sucesso aqui no TeleSéries. Eu tive o privilégio de ler a review antes de todo mundo, e acho que já comentei tudo que tinha pra comentar, mas novamente, Parabéns.

  2. digo

    nossa, adorei seu review laurinha.

    ficou excelente.
    bem vinda a equipe.

  3. digo

    ih, dois comentários iguais ;S

    ah, num interessa. adorei mesmo essa review ;D

  4. Mica

    Eu tenho a tendência de esquecer de ler o nome de quem faz o review…só descubro quando alguém felicita a pessoa…e só então é que fui me dar conta que neste caso (e no de Gilmore Girls, que eu também não sabia) a crítica é uma mulher! Não que isso faça qualquer diferença, mas eu é que sou desatenta mesmo.

    Perdi a metade para o final da primeira temporada de ROMA. Tenho os episódios, mas não deu tempo ainda de assistir. Então assisti o iníco da segunda (e por acaso, pq o sinal da HBO estava aberto, pq de agora em diante neca de pitibiribas) totalmente no espaço. Mas gostei mesmo assim. E gostei ainda mais do seu review. Parabéns.

  5. Laura Gomes

    Gente, muito obrigado! Fico contente por participar e colaborar com o site.

  6. Lucas Leal

    Laura eu sou o ultimo que tinha entrado pro Teleséries agora passo esse cargo a vc hehehe…parabens pela review ficou mto boa (bem melhor que a minha primeira) e a tendencia é sempre ir melhorando então com ctz vem coisa boa por ae!
    e poh Roma é MTOOO boa…apesar de eu já ter visto a tempos eu vou acompanhar o seu review pra ir comentado sempre que possivel!!!
    esse primeiro episódio foi resolver os ganchos deixados pela ultima temporada…então parecia um 13 episódio da primeira temporada mesmo…mas aos poucos a segunda temporada vai aparecendo e a primeira vai sendo esquecida…gostei desse episódio principalmente pelas filhas do Lucius terem sumido…isso vai dar muito pano pra manga!ainda mais pelo filho que não é dele e ele tem a obrigação de mata-lo…mto legal
    e Eric realmente aos poucos vai se formando o Clube da Luluzinha!hehehe
    enfim Laura parabéns seja bem-vinda
    ps no começo eu não fazia isso, demorei a fazer então vou dar um palpite…quando vc for postar coloca em website (aonde vc poem o nome e o e-mail) a pagina do TeleSéries com o seu nome…assim sempre que vc postar aqui quem clicar no teu nome vai pros seus reviews ;)

  7. Lucas Leal

    ah e esqueci de fazer o meu comentário inutil…
    Laura Gomes eu tenho Gomes no meu nome tb (Lucas Barreto Gomes Leal) hehehe ¬¬

  8. Cristiano Vieira

    Que review consistente!!!

    Parabéns Laura!

    E O ROMA de ontem?
    Barbaridade. Se não é a melhor série da atualidade eu não sei mais o que é seriado dramático.

  9. Darth Cesar

    Excelente rewiew Laura, gostei do seu comentario s/ a visão inglesa de Roma.
    O episodio de ontem foi sensacional!

  10. jose maria

    Exelente. Otimo como eu gosto de filme epicos esse roma 1º temporada foi otimo depois que eu vi o filme na HBO eu comprei dou nota 10 para o filme ROMA>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account