Log In

Reviews

Review: Roma – Heroes of the Republic

Pin it

Cena de Heroes of the Republic
Série: Roma
Episódio: Heroes of the Republic
Temporada:
Número do Episódio: 17
Data de Exibição nos EUA: 11/2/2007
Data de Exibição no Brasil: 13/5/2007
Emissora no Brasil: HBO

Este foi um episódio muito especial. Muitas coisas acontecem, tanto no plano da ação quanto do discurso. Uma das qualidades raras de Roma são também os seus diálogos e o modo como eles são reproduzidos pelas personagens. Não temos apenas ações e peripécias. O mundo busca sentido na palavra e é por isso que a série nos encanta.

O episódio começa com Otávio acampado próximo de Roma, após a vitória sobre Marco Antônio. Cícero vai até ele homenageá-lo como um herói da República. Otávio solicita que lhe seja concedido um triunfo como legítimo herdeiro de César. Cícero cuidadosamente recusa a proposta, alegando que tal honra só será possível após a derrota final de Marco Antônio.

Otávio admite sua precipitação, mas, praticamente exige sua nomeação para cônsul de Roma, em substituição a Marco Antônio. Novamente surpreendido pela audácia do jovem, Cícero pondera com Otávio sobre sua inexperiência.

Agripa vem em socorro do amigo. Faz lembrar a Cícero que agora o “jovem Otávio” detém o poder das armas. Diante de tal argumento, Cícero concorda em nomear Otávio cônsul de Roma, mediante a promessa de que tornar-se-á seu principal conselheiro. Otávio parece aceitar de bom grado o acordo. Toda a conversação é conduzida de modo a preparar o público para a aula prática de política que virá mais adiante. E que aula!

Mas para esta aula ser mais perfeita ainda, temos de recapitular o reencontro de Otávio com sua família, começando por Otávia. É importante destacar como o clima inicialmente caloroso, descontraído, íntimo e afetuoso do encontro, dá lugar ao ressentimento, à desconfiança, frieza, culminando com a pura formalidade.

Temos aí uma mudança no relacionamento dos dois irmãos, motivada em parte pela incompreensão de Otávia quanto ao papel do irmão. Ela acha que ele brinca de soldado. Ele sabe que nunca brincou. Quando é informada sobre a nomeação dele para cônsul, Otávia reage perguntando-lhe:

Por que desejas tanto problema?

Ele sabe que não se trata de um desejo, baseado numa simples escolha, tudo isso faz parte de sua herança. Estão juntos, porém a léguas de distância um do outro.

Sem dúvida, esta é uma diferença crucial na série. Temos aqueles que sabem o que fazer, possuem consciência de seu papel na História e os que não possuem. Otávio está do lado dos que sabem o tempo todo o que é preciso ser feito. Embora sua vida não lhe pertença, sabe exatamente a que veio. Otávia não, eis a diferença.

Mas e Átia? Após o encontro mal sucedido dos irmãos, vemo-la chegar ao acampamento. Ela vem pedir o perdão do filho, ajoelha-se, chora. A cena é notável porque, mãe e filho, estão representando e sabem disso. Átia é outra personagem que sabe exatamente o que fazer.

E Marco Antônio? Vemo-lo em uma interessante conversação com Lepidus. O diálogo é cheio de sutilezas:

Então… O que fazer agora?

Pergunta irônico para Lepidus. Trata-se de uma situação estapafúrdia, pois como enviado de Cícero, Lepidus é praticamente um inimigo! Mas Marco Antônio sabe que não pode cair na armadilha de matá-lo ou deixá-lo ir embora. Como disse, todos esses acontecimentos são preparatórios para o grande momento que vem a seguir. A cena é magnífica e vale a pena saboreá-la por completo.

O Senado encontra-se na penumbra. No centro, como um palco, com iluminação indireta, Cícero inicia seu discurso. Após saudar todos os presentes aclama Gaius Octaviano Caesar como o cônsul mais jovem da história de Roma.

Otávio entra sob os aplausos da platéia, senta-se e inicia seu discurso:

Estimados senadores…

E de repente tudo muda. Numa mesma frase, temos o fim e o começo de uma nova era. Em um mesmo discurso, a República separa-se definitivamente de Roma.

Cena de Heroes of the RepublicCícero percebe o golpe iminente, mas é tarde demais. Mesmo assim insiste em invocar o acordo feito. A resposta de Otávio não deixa dúvidas de que não existem mais acordos e ordena que Cícero se afaste de sua cadeira. Em seguida, declara Brutus e Cassius responsáveis pelo assassinato de César.

Numa tentativa desesperada de impedir a ascensão definitiva de Otávio ao poder, Cícero reúne suas últimas forças convocando Brutus e Cassius, agora os verdadeiros Heróis da República, para retornarem imediatamente a Roma. Em seu íntimo sabe que nada ou muito pouco poderá ser feito, mas preso ao seu papel de líder do Senado, decide cumpri-lo até o fim.

Segue-se então um novo encontro entre Cícero e Otávio. O confronto entre ambos é inevitável, mas corajosamente o Senador ameaça Otávio com a volta de Brutus e Cassius no comando de 20 legiões. A cena é perfeita porque vemos claramente Cícero assinar perante Otávio sua própria sentença de morte.

Chegamos então ao final do episódio e de nossa aula prática de política. Otávio e seus amigos estão preocupados, sem saber o que fazer, às voltas com as ameaças de Cícero. Átia se aproxima dos jovens. Cumprimenta os rapazes e perguntar por que estão tristes. O filho lança-lhe um olhar suplicante. Saberá ela o que fazer?

Um pouco mais adiante, já no acampamento de Marco Antônio, vemos Átia, bela e imponente chegar, sentada sobre um cavalo, escoltada por escravos. Os soldados estão boquiabertos. Marco Antônio idem. Seus olhos brilham de desejo, mas também de admiração. O reencontro entre os dois é apaixonado. Finalmente, deitados na cama, ele pergunta o que poderia fazê-la vir de tão longe sozinha. Átia responde placidamente:

Não estou sozinha.

Quem disse que as mulheres não são poderosas ou não entendem de Política?

Não poderia finalizar sem mencionar Pullo e Vorenus. Ambos aparecem por todo o episódio, como contrapontos à ação principal. No momento encontram-se de volta ao Aventino, com suas mulheres e filhos retomando seus negócios como chefões locais. Também não poderíamos nos esquecer de Timon na Sinagoga orando ao seu Deus, em companhia do irmão. A vida continua. Como coadjuvantes da História, todos eles aguardam sua próxima entrada em cena.

Séries citadas:

5 Comments

  1. Thais Afonso

    Episódio memorável, ótima review. A Otávia realmente tem essa idéia de seguir o coração, e no final ela é quem está cada dia mais perdida. Átia e Otávio por outro lado, são políticos por natureza.

  2. Darth Cesar

    Episodio magnífico, e magnífico foi os centuriões puxarem as espadas, praticamente o inicio dos pretorianos.
    Todos subestimaram Otavio, principalmente o experiente senador, eu até estava gostando dele, mas fazer o que, o interessante é assistir a serie já sabendo o destino de cada personagem, por isso talvez consegui simpatizar com a Atia e não com a Servilia, pois ambas são farinha do mesmo saco.
    Otavia parece aquelas estatuas gregas, linda, a atriz ficou perfeita, principalmente quando toca aquela harpa.

  3. Cristiano Vieira

    Ainda estou com o episódio de ontem fresco na memória.

    Mas este citado aí em cima é mesmo dos melhores. O final é espetacular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account