Log In

Reviews

Review: Lost – There’s No Place Like Home (1)

Pin it

Lost - There’s No Place Like Home (1)
Série: Lost
Episódio: There’s No Place Like Home – 1
Temporada:
Número do Episódio: 83 (4×12)
Data de Exibição nos EUA: 15/05/2008
Data de Exibição no Brasil: 23/06/2008
Emissora no Brasil: AXN

Às vezes é mais fácil olhar para o outro lado. Fingir que não está vendo. Assistir ao flashfoward de There’s No Place Like Home foi como assistir várias pessoas olhando para o outro lado. Foi querer gritar com eles, perguntar porquê Jack olhava para o outro lado, ignorando os demais sobreviventes, não contando ao mundo sobre eles. Foi não entender aquele contingente de jornalistas pactuando com aquela mentira óbvia, deixando-se ser enganados e ajudando os Oceanic 6 e seja lá quem está junto com eles nessa a espalhar àquela versão constrangedora da história para todo o mundo. Se qualquer miséria estiver acometendo qualquer um daqueles não foram resgatados, acho que é seguro dizer que é um pouco culpa de todo mundo. E o pior, grande parte da culpa parece ser daquele que meros sete dias antes agia como herói, como messias, Jack Shepard.

Só que se não sabemos ainda em quê condições os sobreviventes que ainda estão na Ilha estão vivendo, sabemos que aqueles que saíram estão condenados. Tirando Sun, que precisava sair da Ilha para dar alguma chance de vida á sua filha, ninguém ali tinha motivo para sair. Sabiam muito bem do quê os aguardava do lado de fora. Suas vidas jamais foram perfeitas. E com o tempo devido ficarão ainda piores. Isso porquê o lar mencionado no título sempre foi um lugar onde os protagonistas foram rejeitados, machucaram e foram machucados, muito mais do que na Ilha. Se não tiveram capacidade para ver a extensão do erro que cometiam, talvez estejam merecendo toda a dor que sabemos que passarão. Só falta determinar o quão ruim foi o erro dos Oceanic 6. São eles apenas reféns de uma situação imprevista ou há realmente uma problemática de fundo egoísta (o querer sair da Ilha a qualquer custo)?

Quando o episódio passado acabou, eu achei que havia uma certa probabilidade de que minhas especulações se confirmassem. Sayid tiraria um grupo chave da Ilha e os deixaria no cargueiro ajeitando as coisas para a chegada dos camisa vermelha e alguns principais, mas a Ilha seria movida e eles não conseguiriam encontrar os demais sobreviventes. Só faltava descobrir o quê aconteceria a Desmond e Michael. E porquê os Oceanic 6 contariam aquela mentira descarada (não falei que era uma especulação à prova de falhas).

Lost - There’s No Place Like Home (1)Mas esse episódio virou tudo do avesso. Eu sequer consigo imaginar como as coisas foram de onde estão agora para onde estão no futuro. De Jack teimosamente entrando na floresta para ir atrás do helicóptero, com seus pontos se abrindo, sua vida estando em risco, só para salvar os sobreviventes, para ele repassando a mentira com os outros resgatados de maneira quase didática e um tanto persuasiva. De Kate e Sayid nas mãos dos Outros, para eles saindo da Ilha. De Sun e Aaron no cargueiro cheio de explosivos acompanhados de Jin, Desmond e Michael, para um futuro onde uma Sun em choque termina retornando a Coréia sozinha. O episódio também trouxe algumas respostas. Já sabemos como Jack descobriu que Claire era sua irmã. Já sabemos como Sayid reencontrou Nadia. E mais algumas coisas. Mas no fim, deu para perceber que esse episódio, apesar de excelente, foi apenas uma preparação. Uma preparação para a finale, para a verdade finalmente, e para novas perguntas.

Este review foi publicado originalmente no weblog Séries Addict.

Séries citadas:

É estudante de comunicação. Não vive sem The Good Wife, Parks and Recreation e 30 Rock. Ah, e Gossip Girl, que apesar do bom senso, ainda nao conseguiu largar.

13 Comments

  1. Mica

    O pior, Thaís, é que eu não tenho a menor idéia do que comentar sobre o episódio. Todas as dúvidas que vc mencionou ficaram rondando a minha cabeça e no final das contas não sei o que dizer o.O. Por isso só repito uma pergunta sua: pq os seis queriam tanto sair da ilha se, fora Sun, quase nada os esperava lá fora?

    E só umas pequeninas coisas que lembrei agora: Por que Kate mentiu dizendo que o Aaron era seu filho? Por que não tentar encontrar algum familiar da Claire?

    Eu sempre tive a sensação que o Jack sabia que a Clair fosse sua irmã, mas agora que eu penso nisso…acho que eramos só nós que sabíamos, né?

    Queria muito saber porque Jin ficou para trás. E a forma como a Sun culpa o próprio pai pela perda do marido…muito forte a cena.

  2. leoff

    Mica, os O6 estão bastante empenhados em mentir. Se Kate contasse a verdade sobre Aaron para a família de Claire, outras coisas poderiam escapar e o segredo seria comprometido. Fora que a cena do desembarque deixou claro que Kate não tem ninguém esperando por ela, por isso se agarrou ainda mais ao Aaron.

  3. Alessandra

    Ano passado acabei lendo alguns spoilers e a finale perdeu metade da graça. Este ano estou totalmente no escuro e curtindo cada descoberta.
    Você descreveu muito bem a angústia deles com a situação e a nossa para entender porque eles fizeram isto. Excelente episódio e review.

  4. Rodrigo Eduardo

    Alguém poderia me dizer quando será a próxima maratona lost? Infelizmente perdi os primeiros eps após as “férias”

    Obrigado e abraços.

  5. Tina Lopes

    Só não cola a Kate dizer que o Aaron tem cinco semanas. Daquele tamanhão? (porquice deixar o bebê chupar o dedo)

  6. Giselle

    Este episódio só me deixou com mais dúvidas .
    Acho que todas elas só devem ser respondidas mesmo
    nos próximos episódios. Porque só saíram 6?
    E o que será que eles estão escondendo?
    E o Richard apareceu de novo.Este cara me deixa intrigada. Porque ele não envelhece?
    Alguém sabe se o AXN vai exibir o episódio duplo?
    ótimo review.

  7. Giselle

    Rodrigo Eduardo a maratona Lost vai ser no dia 28/06 a partir das 16hs.

  8. Daniel

    Acreditem semana q vem, o season finale na minha opniao, foi o q mais deu resposta! acreditem! mas as perguntas q vao vir…

  9. Alessandra

    Giselle, a AXN está anunciando um filme para segunda as 22 horas. Então parece que o episódio não vai ser duplo.

  10. Darth Cesar

    Fiquei tão perdido que nem sabia se era o ultimo episodio da temporada ou não… Eu acho que o desejo/desespero do Jack de sair da ilha é até compreensível, aquilo é um INFERNO, zumbi pra la e pra cá, monstro de fumaça, gente querendo te capturar, o maníaco do Ben como um Deus, fazendo o que bem entende e agora soldados??? Agora outros como a Kate, Sawer, Chewbacca, pra eles ali é o paraíso, pois o inferno era lá fora, onde não conseguiam levar uma vida no mínimo normal.
    Outra especulação, motivo da mentira só pode ser chantagem com as vidas de quem ficou, ou de quem eles tem no mundo normal.
    Participação de luxo da Almirante da Pegasus, aquela mulher é durona, mesmo dizendo palavras mansas.

  11. Giselle

    Alessandra também vi eles anunciando este filme ás 22 horas. Tava dando uma olhada na Monet e pela revista o horário do filme é 23 horas.
    Bem nos resta aguardar.

  12. Neto Paes

    Uai, como assim, os cinco aparecem vivinhos da silva no mundo exterior, sendo que o avião já havia sido encontrado com todo mundo dentro?!

  13. Rodrigo Eduardo

    Muito obrigado Giselle!

    Eu tive compromissos e não puder assistir eh eh!

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account