Log In

Reviews

Review: Lost – The Man Behind the Curtain

Pin it

Cena The Man Behind the CurtainSérie: Lost
Episódio: The Man Behind the Curtain
Flashback: Ben
Temporada:
Número do Episódio: 68
Data de Exibição nos EUA: 9/5/2007
Data de Exibição no Brasil: 16/7/2007
Emissora no Brasil: AXN

Esse foi ou não um dos melhores episódios da serie? Mistérios, respostas, intrigas resolvidas, revelações, varias perguntas, e de quebra o flashback mais esperado de toda a serie até agora: o do Ben.

O líder dos outros teve muita coisa pra contar. Parabéns pros roteiristas desse episódio, porque ele foi sensacional e conseguiu subir o ritmo da serie que já vinha alucinante. Vamos a ele.

Um homem ajuda sua mulher a dar a luz. Logo ele percebe que ela está com problemas, ele a carrega e vai procurar ajuda. Um casal para e a ajuda, mas a mulher está fraca de mais e antes de morrer ela pede para o marido colocar o nome do filho deles de Benjamim.

Ben está com 11 anos de idade, chegando à ilha e sendo recebidos por membros da Dharma. Ele e o pai assistem a um vídeo boas-vindas apresentado pelo Dr. Marvin Candle, o mesmo dos vídeos das estações Perolas e Flame. Roger conhece seu trabalho na ilha e não gosta, mas é sua única opção.

O jovem Ben vai à escola Dharma. Sua professora está dando aula quando todos ouvem uma explosão distante. Sirenes disparam e a professora diz para todos ficarem em suas posições. Ben está com medo, mas sua amiga, Annie, diz que são os hostis e que eles ficarão bem. Nessa noite, Ben ouve seu pai discutindo com Horace sobre o ataque.

Um tempo depois Annie dá um boneco pro Ben, o mesmo que eles estavam olhando no começo do episódio. Chegando em casa, ele vai ajudar o pai, que está bêbado e que esqueceu, de novo, de seu aniversário. Ele ainda fala que a culpa da morte da mulher dele foi de Ben. Eu não confio no Ben atual, mas fiquei com muita pena dele nessa parte, porque eu sei como é difícil escutar umas coisas dessas. Depois que o pai dele fala aquelas coisas ele sai correndo e encontra com a mãe na cerca eletrônica.

Ele volta outro dia com a senha da cerca. Ele digita o código e desarma a cerca. Ben corre em direção à selva, em busca de sua mãe, mas acaba encontrando Richard Alpert. Ben diz a Alpert que ela está morta, mas está na ilha e falou com ele. Alpert acredita em Ben e pergunta o que ela disse. Ben responde que ela lhe disse que ele não poderia ir com ela. Ainda não estava na hora. Isso parece ter um significado importante para Alpert. Ben quer ir com ele, mas ele nega. Alpert pede que ele volte para o seu grupo. Ben diz que não quer voltar, que odeia ficar lá. Alpert diz que se é isso o que ele realmente quer, ele deve voltar, refletir e ser paciente.

Flashback de Ben, já adulto, pronto para o trabalho. Ele é um operário, assim como seu pai. Roger e Ben embarcam em uma kombi azul da Dharma (a mesma kombi do Hurley) e vão dar uma volta. Ben menciona que é seu aniversário. Roger sugere irem até o topo de uma montanha, beber umas cervejas e terem uma conversa de pai e filho. Ben pergunta se ele realmente o culpa pela morte de sua mãe. E ele apenas encolhe os ombros. Ben fica olhando para o relógio e Roger quer saber a razão. Ben diz que sente a falta de sua mãe tanto quanto ele, que a única diferença é que ele precisou agüentar o pai e que isso exigiu muita paciência. Ben se despede, pega uma máscara anti-gás e uma lata. Ele coloca a máscara e abre a lata. Rapidamente, ele vê sangue escorrendo pelo nariz de Roger, que se debate. Ben, calmamente, assiste a seu pai estremecer até a morte. Ok eu tinha dado razão para o Ben no começo, mas matar o pai assim, a sangue frio, é demais. Pelo menos já descobrimos como o Ben passou a ser esse homem frio e calculista que ele é agora.

Ben sai da Kombi e volta ao acampamento. Quando chega vê todos os membros da Dharma mortos. Ben vê Alpert chegando junto com o resto dos “Outros”. Alpert faz um gesto com as mãos e eles começam a recolher os corpos.

* * *

No acampamento, Sawyer volta mudado. Ele encontra Sayid, que pergunta o que aconteceu. Ele diz que não importa e entrega a Sayid a gravação que prova que Juliet é uma espiã. De imediato, eles vão até a tenda de Juliet, mas ela não está lá. Kate lhes diz que ela saiu com Jack logo depois que ela contou a eles sobre Naomi. Sayid não gosta de saber que Kate contou isso a Jack, e eles mostram a gravação a ela.

Sayid, Sawyer, Sun e Kate discutem se Jack está ou não junto com os outros. Jack e Juliet chegam na hora. Ela pede pro Sawyer colocar a fita do outro lado, e eles escutam o plano do Ben. Viu viu viu? Eu disse que a Juliet era uma pessoa boa.

* * *

Na ilha, Ben está olhando para um boneco, Richard aparece e eles conversam sobre aniversário, já que hoje é o do Ben. Locke aparece carregando o corpo do pai – deixando Ben com um olhar de ódio bem aparente. Mais uma vez Michael Emerson se mostra um ator em outro nível.

Ben diz a Locke que não é o líder da comunidade. Todos são subordinados a alguém, e Ben é subordinado a Jacob. Locke quer ser levado até Jacob, mas Ben diz que não pode fazer isso pois Jacob fala apenas com ele.

Ben diz que nasceu na ilha e todos os outros foram levados para lá. Jacob confia em Ben e lhe diz o que fazer. Ninguém mais o viu. Locke fala que Ben está mentindo por causa de sua mão, que treme. Ótima cena. Ótimas atuações, muita química entre eles.

Mikhail chega correndo e conta tudo sobre a Naomi. Locke avisa que esse problema vai ter que esperar, pois eles vão ver Jacob. Mikhail não gosta e pressiona Ben, John se revolta e parte pra cima do russo. Ben cede e sai para encontrar o seu chefe, mas antes Alex aparece e dá uma arma para Locke.

Chegam a uma clareira. No solo, uma linha de pó cinza circunda a área em frente a eles, e no centro, uma cabana.

Ben pede que Locke desligue sua lanterna. Assim como Locke, Jacob não gosta de tecnologia. Ben acende um lampião. Ele anuncia, em voz alta, que está com Locke e que vão entrar na cabana. É escura. Dentro, um pequeno fogão, uma mesa e uma cadeira. Mas não tem ninguém ali. Ben conversa com a cadeira e apresenta Locke, que está confuso. Com quem Ben está falando? Ben diz que Jacob está sentado naquela cadeira. Por que Locke não consegue vê-lo? Ben diz que sabe que tem alguém ali, e que Locke é muito limitado para ver. Quando Locke está saindo da cabana ouve uma voz que diz:

Me ajude.

Locke pergunta o que Ben disse, mas Ben não disse nada. Locke liga sua lanterna e tudo vira uma loucura! A cabana começa a tremer, uma janela se quebra, o lampião cai e inicia um pequeno incêndio.

Locke se abaixa e deixa cair sua lanterna. Com iluminação confusa, Locke vê o que parece ser Ben discutindo com alguém. Eu vi que tinha alguém, mas não deu pra ver quem é, nem parando a cena. Quem será o Jacob? O bom de termos visto é que mostra que o Ben não é louco, que tinha alguém ali mesmo. Locke sai correndo da cabana. Logo depois, Ben também sai. Locke pergunta o que foi aquilo. Ben diz que foi Jacob.

Ben e Locke retornam. Locke insiste que não existe um Jacob, que Ben é uma fraude e está na hora de todos saberem a verdade. Ben diz que algumas coisas que ele disse não eram verdadeiras. Por exemplo, ele ter nascido na ilha. Locke quer saber, então, de onde Ben veio.

Ben leva Locke até uma grande cova, onde os Outros jogaram os corpos do pessoal do Projeto Dharma. Ben diz a Locke que aqueles eram o seu grupo. Eles chegaram em busca de harmonia, mas sequer conseguiram coexistir com os habitantes nativos da ilha. Ben diz que, quando ficou claro que um dos dois grupos deveria ser eliminado, ele fez o que precisava fazer para sobreviver. Ele foi inteligente o suficiente para não parar naquele buraco e isso o faz consideravelmente mais inteligente do que Locke. Então, Ben atira em Locke que cai na cova. Ben pergunta o que Jacob disse a ele. Locke responde. Ben vira e vai embora.

Desculpem se ficou grande de mais, é por que esse episodio merece ser contado nos mínimos detalhes. Tantas revelações que eu fiquei de boca aberta o episódio inteiro.

Cena de The Man Behind the CurtainE vocês o que acharam? A atuação do Michael Emerson foi digna de um Emmy. Ele foi muito bom. Um exemplo? A cara de inveja com ódio que ele olhou quando viu que o Jacob falou com o Locke. Por falar nisso, será que o Locke morreu mesmo? Fala sério, deixar um dos meus personagens preferidos assim no limbo é sacanagem.

Easter eggs:
* Olhem que aparece alguém mesmo na cabana, não sabemos ainda quem é Jacob, mas podemos ter certeza de que ele existe.
* O pessoal de um site especializado em Lost fez as contas da idade no Ben baseado no carro dos pais dele. Eles viram quando o carro foi lançado e, pela conta, o líder dos outros teria 44 anos.
* Jacob tem um quadro de cachorro na cabana dele, será que o Vincent vai ter alguma coisa de importante mais pra frente? Como é Lost, nada pode ser descartado.
* Uma das meninas que recepcionaram o Ben e o pai dele quando eles chegaram, estuda pedras preciosas, será que tem muitas lá na ilha? E será que vai ter algum efeito mais pra frente? Será ela um dos corpos achados dentro da caverna na primeira temporada, aqueles que tinham uma pedra preta e outra branca?

Séries citadas:

20 Comments

  1. bianca cavani

    Eugifran: sua rewiew está ótima; foi como assistir novamente ao episódio, curtindo, em câmara lenta, cada detalhe eletrizante. Faltou você mencionar que, aparentemente, Richard Alpert não envelhece: o que será que isso significa?

  2. Gilberto

    Excelente episódio, Lost já passou 24h e é minha série favorita atualmente.

  3. Vanessa Brdo

    Bianca, eu estava pensando a mesma coisa. Além de Jacob, o que mais me intrigou foi Richard Alpert não envelhecer. E até agora não li nenhuma teoria sobre isso.

    Tb espero que Locke não morra, é um dos meus personagens favoritos, sem contar que é um tremendo ator. E adorei o Ben qdo criança. É engraçado, mas torço para o Ben de vez em quando. O Michael Emerson é tão bom que eu não quero que a participação dele acabe ou diminue. É um dos melhores personagens da série, sem dúvida. Melhor do que o Jack que está me dando nos nervos…

  4. George

    Vanessa no blog “Lost in Lost” existe uma teoria sobre Richard Alpert.

  5. bianca cavani

    Vanessa: não acho que John vá morrer; se fosse, o tiro seria na cabeça, em um lugar mais mais letal.
    Quando ao Ben, eu também morri de pena dele. Mesmo ele sendo aquele fdp que matou o pai sem pestanejar, e atirando traiçoeiramente no John, mesmo assim eu continuo morrendo de pena dele.

  6. Mica

    O Ben quando criança era tão fofo ^_^.
    Não posso por enquanto julgar o que ele fez quando adulto. Não sei o que ele vivenciou naqueles anos todos com o povo da Dharma (se bem que matar não apenas o pai, mas a todos da forma que matou é cruel), e que tipo de trauma ele pode trazer consigo.
    Vc disse que o Jacob realmente existe. Isso me deixa um tanto quanto aliviada. Não queria que o Ben fosse louco. Eu simpatizo com ele desde sua primeira aparição. É sem dúvida um dos melhores personagens da série desde que entrou.

    Mas…os Outros são originários da ilha? Quero dizer, eles já estavam ali antes da Dharma chegar? O que eles realmente pretendem? E como se infiltraram no ‘mundo real’ a ponto de recrutarem a Juliet?

    Fiquei feliz com o review, pq eu havia perdido umas partezinhas (estava fazendo a janta, como já mencionei no outro review) e agora pude encaixar tudo direitinho ^_^.

  7. Carol S.

    Quanto à teoria de que Dr. Richard Alpert não envelhece e qualquer outra, sugiro o wikipedia: http://www.lostpedia.com. Só cuidado para não se empolgar procurando coisas! Não esqueçam que no resto do mundo já passou a Season Finale!
    Excelente episódio! O melhor da terceira temp na minha opinião (já ouvi que o final é ainda melhor, mas ainda não vi…) Podia colocar a resenha de Greatest Hits na seqüência, né?! É melhor de comentar logo que assistimos…

  8. WampaOne

    Eu nao entro em alguns sites tipo lostpedia justamente porque o season finale jah rolou por lah. Mas, tem uma hora nesse episodio, quando o Ben fala de aniversario, ele fala claramente para o Richard (em som original, nao foxiano :-) – you do remember birthdays, do you?, mais ou menos algo assim: – vc se lembra de aniversarios, nao?

  9. Thiago Sampaio

    Acompanhando essa reta final, fico pensando constantemente: “coitado de quem resolveu abandonar lost… tá perdendo sua melhor fase”

  10. bianca cavani

    Thiago: concordo plenamente com você. Até porque nenhuma série consegue ter episódios perfeitos a temporada toda.Além do que, é muito relativo: eu, por exemplo, adorei aquele episódio em que Hugo pôs a Kombi para andar e saiu em uma corrida louca. Muitos acharam que foi encheção de linguiça…
    Mas eu penso que a grande crítica que se faz a Lost é que os mistérios não são desvendados e cada vez vão aparecendo mais mistérios. Esses críticos não percebem que este é justamente o grande ingrediente de Lost: o mistério crescente, as conexões inesperadas, os detalhes intrigantes… Sem contar que os mistérios vão sim sendo revelados, mas isso aos poucos. Se não fosse assim, a série acabaria em um piscar de olhos – seria um filme.
    Quando aos flashbacks, é uma estratégia para mostrar, também aos poucos, o íntimo dos personagens – porque a série é também sobre a vida daquelas pessoas, quem são, porque agem de certa maneira, etc.
    De fato é uma pena: perderam uma das melhores séries de todos os tempos.

  11. Mica

    Cheguei a conclusao de que o maior problema de LOST, talvez não seja nem da série, seja meu. Cansa. Quero dizer, ficar 04 anos seguindo vendo a mesma coisa cansa. Por isso fiquei feliz que só terá mais dois anos de menos episódios.
    Eu não estou dizendo que não goste da série, muito pelo contrário, eu gosto e sou adepta dos mistérios. Não acho que faltam explicações nem quero soluções imediatas.
    O grande problema é que vai virando rotina e então cansa. Continuo gostando, mas sem o furor inicial, entendem?
    O que é um contra senso, pq quando acabar, tenho certeza que sentirei a maior falta, como a maioria das séries que e assisto fazem falta para mim quando acabam.

  12. Carlos Critico

    Não reclamo dos mistérios, meu receio é que os roteiristas criem tantos que se esqueçam de explica-los …

  13. Mica

    É, tenho medo disso também, Carlos. E meu medo ainda maior, é que eles expliquem e eu não perceba pq não lembre mais deles…(aconteceu algumas vezes com pequenos detalhes que já foram explicados e eu não me dei conta até que alguém mencionou).

  14. lucas

    sobre o episodio:
    – por que ninguem reagiu quando Locke surrou o russo, mesmo Ben pedindo ajuda?
    – Por que Ben virou lider dos nativos?
    – Qual a relação dos mortos com a ilha e os nativos, por acaso os outros não são humanos?
    – E a mãe de Ben, ele a reencontrou?
    – Jacob se comunica com Ben? então por que só o Locke o houviu? Por que ele pediu ajuda?

  15. eugifran

    lucas:
    acho que essas suas perguntas vão ser respondidas com o proximo Flashback do Ben
    e mais adiante na serie

  16. Carol S.

    O que acho um pouco complicado em uma série como Lost é que não tem como perder um episódio porque sempre acontecem milhões de coisas extremamente importantes em cada episódio… Por um ano, tudo bem, mas a medida que a série vai ficando longa, é complicado ter aquele compromisso toda segunda-feira… De resto, adoro!!!! Mesmo com todos os mistérios! Acho bacana que seja uma série que te absorve mais do que aquela horinha… procuro teorias, leio reviews sobre os epis, troco idéia com meus amigos, enfim! Acho muito inteligente e alucinante!

  17. Cyssa

    Realmente aparece mais alguém na cena da confusão da cabana além de Ben e Locke.
    Se for o Jacob, deu para notar (parando a cena), que ele tem barba.
    Puxa… será que o Ben não poupou do gás nem a garota (Annie) que lhe deu o boneco no dia do seu aniversário?
    Ótima avaliação do episódio.

  18. Silvia

    Sobre esse episódio, só posso dizer uma coisa : me borrei toda!!!

  19. Silvia

    Se o Michael Emerson não ganhar “alguma coisa” esse ano, eu largo de vez esse negócio de premiação. Aqui em casa, se tiver votação prá síndico, eu voto nele!!!

  20. jussara

    eu achei que esse episódio fo bom mais se vcs prestarem bem atençaõ na cena vai ter muitas revelações sobre a ilha e sobre o quadro na cabana eu acho sim que o Vincent vai ser citado na quarta temporada ou mais para a frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account