Log In

Reviews

Review: Lost – The Cost Of Living

Pin it

Cena de The Cost Of LivingSérie: Lost
Episódio: The Cost Of Living
Flashback: Mr. Eko
Temporada:
Número do Episódio: 53
Data de Exibição nos EUA: 1/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 2/4/2007
Emissora no Brasil: AXN

Quando The Cost Of Living foi a ar nos EUA no ano passado, ele foi o penúltimo episódio antes da pausa de três meses que a série deu por lá. Os produtores queriam prender ao máximo de atenção dos tele espectadores, mas tenho certeza que eles acabaram espantando muitos com aquele lance da fumaça. No geral eu considero esse episódio um típico episódio antes de algo grande. Aqui no Brasil ninguém vai ter que esperar três meses depois do episódio da semana que vem e por isto o episódio tem menos impacto. Nesse review eu coloquei os acontecimentos na ilha de Alcatraz primeiro porque achei menos importante do que os acontecimentos do Eko.

Na ilha dos Outros, Ben leva Jack pra ver o enterro de Colleen e Jack o confronta sobre o tumor na coluna dele, que desvia da pergunta. Depois do funeral, Juliet leva um chesseburger na cela de Jack e os dois tem uma conversa bastante descontraída, parece que o doutor está ficando amigo dela. Ben chega e atrapalha o momento dos dois. Ele conta então seu plano, que por sinal não deu certo, para convencer Jack de fazer a cirurgia nele e pede pro médico pensar.

Ben pra mim foi a sorte que os produtores de Lost tiraram – depois de sua entrada a série ganhou um novo fôlego e quase todas as cenas em que ele aparece são tensas e cheias de emoção. Não sei se sou o único, mas eu nunca consigo distinguir se ele está falando a verdade ou se ele está mentindo – mérito pra Michael Emerson, que é um ótimo ator.

Juliet leva um filme para Jack assistir, mas na verdade é um vídeo dela afirmando que Ben é perigoso e mentiroso. E que alguns dos Outros querem mudanças e para isso Jack tem que fazer parecer que Ben morreu por causa da cirurgia. Os outros também têm problemas, e parece que Ben é um deles. Juliet está traindo seu grupo, mas por quê? Mais mistérios.

Eko ainda está desmaiado e sonha com o seu passado e acorda vendo o seu irmão. Sua cabana começa a pegar fogo e ele é salvo por Charlie e Hurley. Locke vai ver como ele está, mas ele sumiu.

Locke descobre um jeito de achar os Losties que estão com os outros e marca uma reunião com Sayid e Desmond.

Desmond fala que tem quase certeza que o computador serve para se comunicar com as outras estações, o que parece ser bem estranho ele falar isso, pois até agora não vimos nada parecido. E pra quem passou três anos dentro da escotilha, um achar parece meio forçado não? É então que Locke tem a idéia de se comunicar com os Outros e para isso ele inicia uma jornada para a Pearl Station, junto com Nikki, Paulo, Desmond e Sayid.

Eko, que está indo em direção da Pearl Station, atrás do avião onde está seu irmão, se vê cercado por alucinações das pessoas que ele matou. Quando ele pára pra beber água recebe uma visita de nada mais, nada menos que a fumacinha preta (ou Sistema de Segurança da ilha), que vai embora.

Quando chegam na escotilha/avião, Locke pergunta o que Eko viu, afirmando que viu uma luz forte, exatamente o oposto dele. Não sei se as pessoas perceberam, ou se perceberam não ligaram porque já perderam o interesse, mas um mistério foi resolvido aqui. Descobrimos o que John viu no começo da série foi uma luz forte.

Cena de The Cost Of LivingNa Escotilha. Nikki assiste ao filme orientation e percebe que essa estação está ligada a mais de uma escotilha. Quando eles conseguem uma imagem, aparece na tela uma pessoa com um tapa-olho. Esse é o bom de Lost, quando um mistério é resolvido aparecem mais outros para ocupar nossas mentes.

Yemi aparece mais uma vez pra Eko e sai, mas Eko o segue e vai parar em um campo com flores vermelhas. Durante sua confissão Yemi o interrompe e fala que ele continua a falar com ele como se ele fosse seu irmão, vira as costas e sai. Eko mais uma vez o segue e encontra com o monstro da ilha que o pega e o joga contra árvores (me desculpa a analogia, mas essa cena pareceu bastante com um episódio de Cavaleiros do Zodíaco), Locke chega e no seu último suspiro Eko fala pra ele

Vocês são os próximos.

E assim o episódio acaba, deixando 1000 perguntas.

No flachback do Eko podemos ver mais um pouco de sua infância, como ele sendo obrigado a se confessar por ter roubado um biscoito pro seu irmão. Vemos também ele assumindo a posição de padre logo após seu irmão ser baleado e os problemas que ele teve que enfrentar, como os ladrões de vacina e também sua própria natureza.

Nunca gostei do personagem, sempre achei ele água com açúcar, mas na hora que ele falou “você não sabe quem eu sou”, eu senti simpatia por ele.

E assim termina participação do ultimo personagem que entrou na temporada passada – já que Ana-Lucia e Libby faleceram antes da finale e o Michael Emerson só virou um personagem regular essa temporada. Umas das coisas que eu reclamei desse episódio é que Eko sempre foi corajoso e forte e nesse episódio ele estava com medo e assustado, nem parecia o mesmo personagem. O flashback dele foi legal, mas tive a mesma sensação que tive quando a Shannon morreu, de que eles fizeram de tudo pras pessoas gostarem dele no ultimo momento.

E essa fumacinha, hein? Alguém ai achou forçado? Alguns arriscam que Lost pulou o tubarão com isso? Eu só sei que cada vez mais que essa fumaça aparece eu tenho a sensação de que os produtores não sabem o que eles vão fazer pra explicar tudo isso que ela faz, e eles têm que ter bastante cuidado, porque esse é um dos poucos mistérios que a maioria ainda se liga.

Séries citadas:

20 Comments

  1. Luciano Bruce

    Além da fumacinha muito forçada, ela tmb é muito mal feita….tmb parece q ela queria que Mr. Eko pedisse perdão pelos seus pecados, mas ela num teve muito sucesso heheheheh

    Ahhhh e q o “próximo” a morrer seja o Jack, ohhh prontagonista chato!

  2. Paulo Antunes

    Acho que este foi talvez o pior episódio da história da série e pra mim ele explica muito bem o motivo da audiência ter esvaziado.

    Percebam que quando a série rumava para um explicação racional dos acontecimentos (Dharma), episódios como este e o do Locke dão um giro de 180º graus em direção as respostas sobrenaturais. E o dilema do terceiro ano de Lost é este, que os produtores queriam continuar brincando de mistério, mas o telespectador já não quer mais.

    Sobre a morte do Eko, ela me pareceu tão desnecessária. Desde o início sempre achei esta história de flashback da semana uma camisa-de-força. Nitidamente a gente vê que eles descartam os personagens que não tem mais “história para contar”. Quer dizer, se não fosse pela necessidade de ter que narrar alguma história em paralelo a trama da ilha, não precisaríamos ter perdido o Eko, a Shannon, a Ana-Lucia. Vai dizer que não é um critério estranho para descarte de personagens…

  3. Rafael Kalebe

    Eu sempre adorei lost e ficava fascinado com os mistérios , mas eu fico com a impressão deles estarem querendo esticar algumas coisas , essa história de propor novos mistérios e não esclarecer nada ja começa a ficar um pouco desagradavel … ultimamente se eles não tem nada a falar , acabam matando algum personagem interessante como o próprio Mr. Eko ( de quem eu gostava muito ) e a Libby …
    Essa 3ª temporada ainda não teve nem um episódio daqueles q deixam a gente empolgado … com um gostinho de quero mais … acho q as coisas vão ter q melhorar muito , para ser digna de LOST q a gente conhece !!!

  4. Andre Nery

    assisti este episódio ontem, tive a impressão que ele durou 05 horas de tão empolgante rs
    ou foi só impressão???? rs

  5. Luciano Bruce

    Pelo q me parece, a piada de q os roteristas logo irão mostrar um flasback do cão Vicent, não parece distante assim…

    :-P

  6. Leon

    gostei muito do epi e muito do review também, principalmente da parte do vídeo da Juliet, pelo motivo que o eugifran citou : nunca dá pra saber quem está falando e quando está falando a verdade sobre as coisas dos outros. só vejo criticas a essa terceira temporada, mas para mim, parece que os epi tão passando em 10 minutos. Muito bom mesmo.

  7. eugifran

    concordo com vc paulo, acho é por causa de episodios assim que lost tava perdendo audiencia…
    eu sempre esperei de lost uma explicação cientifica pras coisas…
    mas depois dessa smokezilla, não sei não, acho que eles tentaram prender a audiencia a força e acabaram espantando muita gente.
    eu mesmo falei “Que p…. é essa”???
    deu vontade de desligar o pc!!!
    mas eu só perdoo pq as coisas tão melhorando, principalmente depois do episodio do sayid!
    então quem não ta gostando, aguenta só mais um pouco, depois desse episodio 6 tudo melhora

  8. WampaOne

    Para a fumaça parecer com Cavaleiros do Zodíaco ela tinha que ameaçãr 15 vezes o Eko antes de tentar qualquer golpe: Prepare-se para morrer, Mister Eko :-)

    Na primeira temporada, eu tinha dúvida se as coisas que aconteciam eram racionais ou sobrenaturais, a segunda temporada foi levando o seriado para um lado mas científico e racional, mas agora, o lado sobrenatural está sobressaindo de novo na minha opinião. Ter essa dúvida para mim é um bom aspecto do seriado.

    Quanto aos flashbacks, estão cada vez menos interessantes e originais. No entanto, eu ainda estou completamente ligado nos acontecimentos da ilha. Quanto a fumaça, tenho certeza que qualquer explicação vai decepcionar.

  9. Pedro

    Lost se perdeu – com trocadilho, please. Produtores e roteiristas me parecem sem saber que direção dar à serie.
    Pra mim, teria sido preferivel responder os misterios e acabar na segunda temporada, mas de forma digna.

    Não entendo privilegiar o trio Kate, Jack e Sawyer. Mto mais interessante quando varios personagens interagiam e de forma significativa.

    Sayd, Locke, Charlie..cade? Otimos personagens, relegados a aparições esporadicas (mesmo com o epi onde Locke aparece plantando maconha, alias que flashback tolo)

    E esses Outros…que m…se eles são tão fodões por que se preocupar com uns assustados e praticamente desarmados sobreviventes de um avião, que ainda por cima caiu em outra ilha?

    Dizem que vai melhorar, espero….mas tanta embromação e diluição de bons personagens está tendo o seu preço.

  10. Daniel Augusto

    Nossa acho q vou ser o unico a descorda com o pessoal e o reviw
    pra min lost so melhora a kada episodio
    e lost pela pocuas vezes esta respondendo kkkkk poucos coisas mas pra min tah otimo!
    E eu nao me importo com a audiencia nos EUA desde q tnha uma audiencia assim de 13 milhoes constantemente pra min tah otimo!
    abraço

  11. Darth Cesar

    Não da pra reclamar de historias boas como as de Lost, mas concordo que a coisa ta começando a enjoar, pra cada mistério respondido, aparece mais mil, O QUE ACONTECEU COM AQUELES PORTUGUESES DO FINAL DA 2 TEMPORADA, CACILDA!!! o cara vai assistir cada episodio ja sabendo que vai ver pouquissimas respostas e o flashback da semana.

  12. Aline

    achei a parte do eko chata, mas aconversa eentre jack e ben, já valeu o episódio.

  13. Gabriel

    Eu acho que fui um dos únicos que gostei desse episódio… gostei não, adorei!!! Esse episódio foi simplesmente D+++++++++++++… depois de 4 episódios chatíssimos, finalmente um episódio emocionante e com um dos finais mais surpreendentes da série… Meu coração quase veio na garganta naquela cena… Simplesmente o melhor episódio até agora!

  14. eugifran

    death ceasar, essa duvida deve ser respondida ainda essa temporada…
    não quero soltar spoilers, mas essa estoria vai ser retomada ainda nessa temporada!!!

  15. Mauricio

    Pra mim foi muito fácil entender porque a série caiu de audiência. Os seis primeiros episódios foram muito ruins, o gancho que deixaram no sexto, terrível, e depois um hiato de 3 meses! Depois disso, quando re-estreou, ninguém mais queria saber da série, e com razão! Eu mesmo só comecei a assistir na semana passada e, tendo visto todos os episódios de uma vez, posso dizer que a série só empolga mesmo a partir do episódio 11! Muito tempo pra quem assiste um episódio por semana… Vamos ver se a audiência retorna no ano que vem, ou se a quarta temporada será a última!

  16. Lucas Barreto Gomes Leal

    não gostei desse episódio…e menos ainda da morte do Eko que era meu personagem predileto
    o “padre”/traficante!
    =/

  17. Taciana

    Quando vi na propaganda que Sayid e Locke iriam procurar Jack, Kate e Sawyer, achei que o episódio seria empolgante, mas acabou sendo o mais chato, só gostei da conversa entre Juliet e Jack(qual Juliet está falando a verdade?).
    Esses Outros são ridículos, precisava de tudo isso pra convencer o Jack a fazer a cirurgia? Custava simplesmente usar um “por favor”? O que tá me cansando não é nem a falta de respostas, é essa pose de bonzinhos dos “Outros”, quando todo mundo já viu que de bonzinhos eles não têm nada.
    Quanto ao MR. Eko, no começo eu gostava dele, mas desde que ele foi pedir desculpas ao Ben que eu o achava insuportável.

  18. Jorge

    Enquanto a fumaça era mais um artifício para que os personagens não esquececem seus passados, ok… mas, jogar o cara nas àrvores…. nada haver, seria melhor ter sido comido pelo urso!
    Eu via Lost como rico entreterimento enquanto várias histórias corriam paralelas e entrelaçadas, agora, os Outros são belos FDP’s torturadores…. Jack é chato pencas…. Ainda assisto, mas, tenho mesmo é saudade de X-files (menos a última temporada).

  19. lu

    Gostei muito da conversa do jack e da juliet. tô doida pra ver algum flashback dela! achei legal a parte do Eko morrendo, afinal, o que é essa bendita fumaça???

  20. Mica

    Eu estou gostando muito de LOST nesta terceira temporada. Minha maior reclamação é justamente a forma como o Mr. Eko se descaracterizou. Tudo bem que ele se sentia meio culpado por tudo o que aconteceu com o irmão e tal, mas…aquela obsessão dele pelo botão foi o começo do fim do personagem. Ele nunca mais se recuperou, infelizmente.
    De resto, acho que os personagens estão encontrando seu rumo (se bem que concordo com quem disse que o próximo a morrer deveria ser o chato do Jack) e estou gostando bastante. Só que também atesto embaixo da opinião que os flashbacks deveriam acabar e só aparecerem quando tiver algo realmente útil para dizerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account