Log In

Reviews

Review: Lost – One Of Them (episódio 38)

Pin it

cena de One Of ThemSérie: Lost
Episódio: One Of Them
Flashback: Sayid
Temporada:
Número do Episódio: 38
Data de Exibição nos EUA: 15/2/2006
Data de Exibição no Brasil: 12/6/2006
Emissora no Brasil: AXN

O episódio abre com um flashback do Sayid no tempo em que ele estava na Guerra do Golfo. Ele é capturado pelos inimigos, que estão atrás de um piloto que teve seu avião abatido.

Na ilha, Ana Lucia chega correndo e perguntando a Sayid onde está Jack, que pergunta o porquê dela o estar procurando. Ela explica que viu alguém andando na Floresta, Sayid vai atrás até lá e vê Rousseau (\o/ depois de muito tempo sumida). Danielle pede que Sayid a siga, ele reluta e pergunta o porquê. Esse diálogo dos dois foi muito bom, adoro a química entre eles desde o episódio 1×9 (Solitary).

De volta ao flashback Sayid auxilia em um interrogatório, traduzindo o que o seu capitão diz para os militares americanos, mas não consegue descobrir onde está o piloto.

Na ilha, Sawyer está irritado com o barulho de um sapo (?) e pede a Jim que o ajude-o a encontrar, mas é ignorado, possivelmente por causa de todo o problema que causou no episódio passado. Sem ajuda, ele parte para selva e encontra Hurley comendo escondido. Nessa cena um dos mistérios da ilha é resolvido: Hurley não emagrece porque ele rouba comida! Sawyer mais uma vez com seus diálogos irônicos faz um trato com Hurley, prometendo que se ele o ajudar a achar o sapo não contará para ninguém sobre o furto.

Sayid e Rousseau chegam ao seu destino e escutam alguém gritando. Sayid logo vê uma pessoa pendurada em uma das armadilhas que Rousessau espalhou pela ilha. Ele tira o homem da armadilha e o ajuda a levantar, com medo o homem que se intitula Henry Galé corre e numa cena que lembra Buffy A Caça Vampiros, Rousseau atira nele com um arco e flecha com o pretexto de que ele é um dos outros.

Como o comandante de Sayid não quis falar aonde estava o piloto que os americanos estão procurando, o general americano tenta convencê-lo a usar outros métodos mais eficazes de interrogação. Ele mostra a fita de um atentado que o comandante participou, onde um gás foi liberado em um mercado, matando várias pessoas inocentes.

Sayid leva Henry Galé até a escotilha, para Locke vê-lo. Enquanto os dois tentam descobrir mais sobre o recém-chegado, Jack com seu jeito de médico de ser chega e vai tratar dos ferimentos dele, enquanto Sayid e Locke combinam trocar a senha do arsenal para que Sayid possa conversar a sós com Henry.

Voltamos ao flashback e vemos Sayid se preparando para torturar o seu próprio comandante para conseguir a informação sobre o piloto.

Sayid se tranca com Gale na sala e Jack tenta abrir a porta, sem sucesso. Ele vai até Locke e pergunta por que a senha não está funcionando, deixando mais uma vez claro o choque de personalidade e de crença dos dois personagens. Essas cenas são muito boas pois rende ótimas atuações e diálogos. O interrogatório começa e Henry Gale responde as perguntas de Sayid. A informação mais interessante é que a mulher do Henry morreu por causa de uma doença, de febre e alucinações. Será que tem alguma coisa a ver com a doença que atacou a tripulação da Rousseau? Caso seja verdade, existe essa ligação?

Nesse meio tempo Sawyer e Hurley acham o sapo. Hurley, numa tentativa frustrada de salvar o sapo, pede que Sawyer o entregue a ele, mas Sawyer impiedosamente o esmaga. Essa jornada a procura do sapo, foi completamente desnecessária. E um dos maiores mistérios que fica no ar é, para que isso? Foi só pra enrolar? Foi só pra encher lingüiça?

A medida que o interrogatório continua descobrimos (ou não) mais sobre a vida desse Henry Gale. Mas pelo visto sayid não acreditou nele, pois o ameaça com um alicate. Podemos finalmente ver a dor que Sayid sente pela morte da Shannon, enquanto ele desconta toda sua raiva no Henry. Essa foi até aqui a melhor atuação do Naveen Andrews.

cena de One Of ThemQuando Jack tenta falar com Sayid, Locke o impede e o contador começar a apitar. Jack segura Locke e não deixa ele apertar ao menos que ele abra a porta. Sem opção, John cede, mas o contador zera e símbolos egípcios aparecem e quando o ultimo símbolo vai aparecer Locke consegue apertar o botão e salva o dia – para nosso desespero, pois mais uma vez não vemos o que acontece se apertamos o botão, pelo menos não completamente.

Na ultima parte do flashback o exército leva Sayid para o meio da uma estrada o liberta. Na conversa com o general americano Sayid promete nunca mais torturar alguém na vida.

Jack impede que Sayid continue batendo em Henry Gale.

Sayid vai pra praia e conta pra Charlie que ele bateu em um homem que tava na escotilha, e ele sabe que o homem estava mentindo pois não sentiu remorso nenhum em bater nele.

Esse episódio trouxe um novo fôlego pra serie e uma nova direção pra essa temporada. Agora o mistério vai ser descobrir se o Henry Gale é um dos outros ou não. O nome do Henry Galé é o nome de um personagem do O Mágico de Oz, e ele também chegou a Oz por meio de um balão!

E vocês repararam que o padrasto da Kate era o general americano?

cena de One Of Them cena de One Of Them

Desculpem o atraso na resenha, é que foi a ultima semana de aulas e tive muitas provas.

Próximo episódio: Maternity Leave, sobre a Claire e com o primeiro flashback dentro da ilha!

Séries citadas:

13 Comments

  1. Laís

    Aiii.. eu gostei mto desse episódio..
    Mostrou como o Sayd virou torturador e tudo mais.. oq me deixou grilada é q o cara q ees capturaram é um dos outros e ninguém acreditou nele.. bom.. ao menos pela cara q o capturado fez..eu deduzi q ele era um dos outros!

    Q raiva q me deu.. não tô gostando mais do Jack.. eu acho q ele anda mto Xarope

    Fora q OQ AFINAL ACONTECEU QND OS NUMEROS ZERARAM??
    Ahh.. fala sério.. eu odiei isso.. eles zeraram.. ai começou a acontecer oq supostamente vai acontecer.. e pronto.. o Locke vai e digita a senha e o trem fik normal denovo! Ahhhhhh.. q saco viu! Odiei essa parte!!

    Vamos ver o Epi de hj.. fico só aguardando!
    Ps: acho q vcs deveriam postar antes o “resumo” do epi.. pq eu eskeço tudo q eu vi e que gostaria de comentar.. está ficando mto pra depois e eu fico perdida!

    Bjus

  2. Thiago

    Sei q não vão ir muito com meu comentário, mas pra mim, esse episódio rodou, rodou, e não chegou à lugar nenhum ¬¬

    E Eugifran, se vc não me fala sobre o paio de Katie, nunca q eu ia ver isso =p O máximo q consegui foi notar q o pai da Shanon se envolveu na batida da ex de Jack

  3. Octávio

    massa esse episódio. eu particularmente acho que o Sayid esconde um grande mistério afinal ele tem um ar tão misterioso…. sei não!

    putz… também nunca teria reparado no padastro da katie…

    Mais um vez parabéns. ta ficando muito legal a sua coluna…. esses detalhes são ótimos.. já ouvi falar que Lost tem altas coincidências iguais a essa… mas nunca reparo elas sozinho..

  4. Octávio

    .. massa esse episódio.
    eu particularmente acho que o Sayid esconde um grande mistério afinal ele tem um ar tão misterioso…. sei não!

    Thiago, também nunca teria reparado no padastro da katie!!!

    Mais um vez parabéns. ta ficando muito legal a sua coluna…. esses detalhes são ótimos.. já ouvi falar que Lost tem altas coincidências iguais a essa… mas nunca reparo elas sozinho..

  5. Victor Regis

    Concordo completamente com vc Thiago em relação ao epi ter rodado, rodado, e não chegar a lugar nenhum.
    Agora sim dá p/ entender pq a audiencia começou a cair tanto nessa segunda temporada.

  6. Kravis

    A audiência de Lost caiu tanto de determinado ponto da 2ª Temporada pra frente por causa daquela pequena porcaria com a qual o seriado competia: American Idol.

    E legal o formato da coluna, que, da mesma forma que o episódio, é paralela quantos aos eventos na Ilha e dos flashbacks dos personagens.

  7. Eugifran

    Que bom que voces gostaram da coluna, essa temporada de lost foi meio parada mesmo, mas as coisas vão melhorar…

  8. Andii Cunha

    Caramba Gigi ta cada vez melhor sua coluna, esse episodio foi mto legal… tow gostandu, continue assim… Parabens!

  9. Anderson Vidoni

    Acho que não vai ter muita gente que vai concordar comigo, pelo que estou vendo, mas essa temporada de Lost pra mim ta melhor que a primeira!

  10. Luciana

    Infelizmente comecei a assistir Lost um pouco tarde mas já estou completamente envolvida.
    Pra mim o melhor personagem é o Sayid, e estou adorando o ator que o interpreta. Espero que ao longo da série possam encontrar outra pessoa para fazer par romântico com ele.
    A propósito, tb gostei muito da sua coluna. de tudo que já pesquisei sobre a série, esta é a 1a. que me deu vontade de fazer algum comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account