Log In

Reviews

Review: Lost – Namaste

Pin it

Lost - NamasteSérie: Lost
Episódio: Namaste
Temporada:
Número do Episódio: 94 (5×09)
Data de Exibição nos EUA: 18/3/2009
Data de Exibição no Brasil: 27/4/2009
Emissora no Brasil: AXN

“Bem-vindos”. A tradução da expressão que dá nome ao episódio é bastante significativa. A Ilha é a mesma, mas o Universo é completamente diferente. Regras e papéis mudaram, e muito do quê foi aprendido durante três anos de permanência no local perdeu sua serventia. E novamente Jack, Kate, Sayid, Hurley e Sun encontram-se perdidos.

Desde The Life and Death of Jeremy Bentham eu fiquei com a impressão de que a volta de Jack se deu com o objetivo de procurar por seu pai, mais do que qualquer coisa relacionada a Sawyer, Juliet e os demais. Mas Jack, outrora líder exigido por todos e para tudo, retornou a Ilha provavelmente pensando que ele teria muito o que fazer, que ele teria um papel ativo e relevante, e ao invés disso encontrou-se em uma realidade em quê ele passará a maioria de seus dias limpando latrinas enquanto Sawyer, perfeitamente a salvo, faz o papel de xerife e corre de um lado para o outro resolvendo as situações realmente críticas com a ajuda de Miles e Jin.

Isso me lembrou do final da primeira temporada, quando o grupo vai até o Black Rock e Arzt reclama do fato de Jack, Kate, Locke, Sayid, Hurley e Sawyer serem uma panelinha. Bom, agora existe outra panelinha, e Jack não está nela. Alguém duvida que o doutor ficará entediado logo e causará problemas para o grupo dos deixados para trás? Jack é extremamente controlador e ele não suportará ficar excluído das decisões. Ele precisa saber de tudo e ele precisa consertar tudo. Portanto, cedo ou tarde, ele colidirá com James e só resta saber se isso colocará todos eles em perigo ou se salvará suas vidas, afinal, como Hurley lembra muito bem, a Iniciativa Dharma tem sua data de extinção marcada.

Já Kate e Hurley ainda não reagiram muito em relação a estarem no passado e em toda aquela situação ridícula. Hurley é claro teve várias falas cômicas, mas ainda não realmente sabemos qual será o papel do Dude no passado. Ele causará problemas como Sayid e Jack possivelmente causarão? Eu acho que não. Mas se não é para trazer conflitos, qual a razão da presença de Hugo? E Kate provavelmente só entrará no panorama romântico mesmo.

Falando nisso, o casal Jim LaFleur e Jules teve alguns momentos sutis apenas, mas eu gostei. Sawyer e Juliet não tiveram tempo para sentir nada. Eles tinham muito o que pensar e muito o que fazer se queriam proteger Jack, Kate e Hurley. Mas quando Sawyer retorna e conta tudo a Juliet, ela fica visivelmente abalada e insegura, e é tocante ver Sawyer olhando para ela com compreensão mesmo que por um momento tão breve. Esse episódio foi mais um que serviu para Mitchell e Holloway demonstrarem o quanto são bons no que fazem, e essa cena é exemplo perfeito disso.

Lost - Namaste
No futuro, Sun e Lapidus tem um encontro de dar arrepios com Christian Shepard. Christian é uma figura tão sinistra, que é impossível eu não ficar tensa com ele. Mas foi o que ele disse sobre Sun ter uma longa jornada pela frente que me deixou intrigada. Sun irá para o passado? Mas eu achei que os Losties precisariam vir para o futuro, afinal, se eles ficarem no passado, é fato que acabarão mortos. De qualquer forma, se Christian conhece alguma forma de se locomover no tempo que não inclua mover a roda de burro, eu mal posso esperar para ver o quê é. Só acho que não boa coisa não deve ser.

Séries citadas:

É estudante de comunicação. Não vive sem The Good Wife, Parks and Recreation e 30 Rock. Ah, e Gossip Girl, que apesar do bom senso, ainda nao conseguiu largar.

14 Comments

  1. anderson

    Esse espisódio te dá a exata sensação de que estão aumentendo gradualmente a “velocidade’ da série, rumando ao um esperado incrível fim de temporada (quem viu o espisódio the variable ontem sabe o q estou falando)

    Sawyer esta roubando a cena, e o quando ele pede a Jack se era um alívio ele nao mais comandar todo mundo acredito que jack responde sinceramente que sim, embora eu tb ache q ele nao aceitará isso por muito tempo.

    E o encontro de SUN com Christian, foi incrível, e o que ele quis dizer com essa jornada longa q ela tera??? nos esperamos que poder ser ela i rao passado ou buscá-los no passado, mas conhecendo LOST pode ser q nao seja nem uma coisa nem outra.

    Só sei dizer que de longe a melhor temporada da série, e fica melhor, muito melhor.

  2. Tina Lopes

    Também achei que o Jack ficou sinceramente aliviado. Mas ele é um chato encrenqueiro, realmente não vai se conter.
    Estou preocupadíssima com o Sayid e com a Sun. Ninguém merece ficar sozinha no futuro com aquele povo chato do novo avião. Só o Ben.

  3. Taciana

    Faltou falar do encontro do Sayid com o Mini-Ben, que final de episódio!

  4. Fabio Peixoto

    anderson, eu que ainda não vi o epi de ontem, fiquei com MEDA de você soltar um spoiler agora… hehehe…

    Só sei dizer que de longe a melhor temporada da série, e fica melhor, muito melhor. [2]

  5. Aline

    Muito bom o episódio. Concordo plenamente que essa está sendo a melhor temporada. LOST tem a incrível abilidade de superar a si mesmo.

    A cena que eu mais gostei foi a do Jack confrontando o Sawyer por ele estar lendo e a resposta que o Sawyer deu. Tudo bem que gosto muito mais do Sawyer que do Jack (!!!) e minha opinião pode não valer muito devido a isso, mas acho o Sawyer um lider muito melhor que o Jack. E até o próprio Locke. Ele e Ben tem mais sangue frio.

    E demais a cara do Jack quando vê que vai ser servente na ilha! Ha! Bem feito.

    Fiquei com pena da Juliet, ela pareceu ficar abalada com a notícia da volta dos Oceanic 3 e realmente preocupada em como isso afetará seu relacionamento com o Sawyer. Mas aquele abraço que ela deu no Jack e a felicidade genuina de vê-lo ali me faz acreditar que o casal Jacket ainda não está perdido.

    Ah Fierce!Sun FTW! Adorei ela batendo no Ben. “I lied”. Huahua, muito bom.

    Sayid e mini-Ben, muito interessante, o que será que rola a partir daí?

  6. anderson

    fabio, naos e preocupa q nao solto spoilers nao (embora morra de vontade de falar) mas o fim de temporada promete e muito! ehhe

  7. Paulo Serpa Antunes

    Vocês não acharam o diálogo do Sawyer com o Jack no final muito forçado – “você era só intuição”, “mas eu tirei eles da ilha”; “ah, eu sou o chefe agora” -, muito artificial? Me senti meio trouxa vendo esta cena.

    O que não estou gostando este ano em Lost é que, em nome dos suspense está tudo muito solto, não se entende a motivação de ninguém – afinal porque raios o Jack voltou? Qual era o plano?

  8. Eduardo

    Achei interessante o vestígio da fumaça preta penetrando a casa onde Sun conversava com Christian. Isso significa que há uma correlação entre a fumaça e as pessoas mortas que aparecem de vez em quando, como vimos com o irmão de Eko.

    Lost está firme em sua reta final, e tudo aponta pra eventos que sabemos que vão acontecer e até certo ponto como vão acontecer. Esse final de temporada promete.

  9. Cesar Adriano

    Jack é um lider nato, suas motivações, na época da saída da ilha, eram verdadeiras e honestas, quem ia querer ficar naquele inferno que era (é) a ilha?

    Por isso achei meio arrogante e sem propósito, algo até meio infantil, do Saywer dar uma de gostosão pela situação atual do Dr., (citar Churchill????).

    O Jack fez o que manda a lógica,(sair da ilha), se agora a situação é outra e ele teve que voltar, se o Saywer não achava interessante devido a sua falta de interesse na vida lá fora, isso não inválida a atitude do dr.

    Bom, agora sabemos como o Ben sabe tanto da galera, sempre achei meio estranha aquela cena da 2 temp. em que o Ben vê o avião se partindo no ar e não esboça nenhum espanto, parece até que estava esperando o ocorrido.

    Mas por outro lado, se ele no futuro vai encontrar os perdidos, eles não deveriam lembrar de nada, mas dai a coisa iria cair num circulo vicioso infinito…etá que nóis sofre.

  10. bia mafra

    sinceramente eu acho que o jack voltou porque no mundo real ele so era mais um medico, enquando na ilha ele liderava um grupo.
    caramba, tudo que se refere a ilha eh muito sinistro… agora eu juro que o sayid pensou: “Vem cá, moleque, que eu vou te matar agora para evitar uma série de problemas futuros” quando viu o ben!
    eu tambem quero ver opovo voltando para o presente, porque ninguem merece ficar la com data da morte marcada… ja pensou se o locke ja esteve por cima do esqueleto do jack e cia?

  11. Maria

    se é impossivel alterar o passado, como os losties irão nascer no futuro?! alguns ja até haviam nascido nessa época, será q eles podem “se encontrar”?

  12. Jorge

    Perguntas, perguntas…
    O universo criado na série tem suas regras ditadas pelos criadores, é como desenho animado…
    É preciso ver como eles desenvolvem a criatura e daí concluir se o fizeram de forma e nos entreter e admirar.
    Cada um de nós vai sempre usar os próprios referenciais para analisar o desenvolvimento.
    Acho que o motivo da volta é crer que isso era necessário; necessário pelos que ficaram, necessáriopor si mesmos. Assim, achei o ó o comportamento do James (ele estava esperando a volta pois o Locke assim o disse ser importante), mas, eu tb aproveitaria para dar uma espizinada no Chato-Jack (gente, eu sou humano). Se o Jack foi um pé no saco como chefe, fica para o julgo individual nosso, todavia o Sawyer no começo era um FDP de marca maior, dificultando tudo, até com os remédios.

  13. Jorge

    Acho Lost uma ‘aventura fantástica’ de como cada um segue adiante na própria jornada, de autoconhecimento, a vida. Para o entreterimento daqueles fora da Matrix……(que ingenuidade a minha).

  14. Patrícia

    Lost está ficando cada vez melhor, mas eu estou com algumas duvidas: porque a Sun e o Lapidus não viajaram no tempo como os 3 do Oceanic 6? Tudo bem, o Lapidus eu não sei se iria, mas porque a Sun não? Afinal, ela saiu da ilha nas mesmas circusntâncias que os outros, e fazia parte do Oceanic 6.
    Outra coisa: e o resto dos Losties, digo a Rose, o marido dela que eu esqueci o nome etc., o que aconteceu com eles? Será que foram mortos pelos Outros?

    E queria muito saber o que aconteceu com o Faraday… acho que logo eles mostram…

    E a cena final com o garoto Ben… acho que o Sayid ficou com vontade de esganar ele aquela hora mesmo… hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account