Log In

Reviews

Review: Lost – Enter 77

Pin it

Cena de Enter 77Série: Lost
Episódio: Enter 77
Flashback: Sayid
Temporada:
Número do Episódio: 59
Data de Exibição nos EUA: 3/7/2007
Data de Exibição no Brasil: 14/5/2007
Emissora no Brasil: AXN

Bom pessoal antes te mais nada, eu queria me desculpar pela ausência, meu computador quebrou e foi um sacrifício ele voltar consertado, ninguém sabia arrumar, eu acabei desistindo… ainda estou com certos problemas, mas achei um jeito de assistir aos episódios. Ainda mais por que não podia deixar de comentar esse episodio que foi fantástico, não acham? Mas eu vou compensar, antes da finale dessa temporada, vou fazer um resumão com os maiores acontecimentos da temporada, dando assim espaço pros três episódios que perdi. Mas vamos ao que interessa, o que foi esse episodio, hein? Cheio de suspense, tensão, comedia, respostas e pra variar mais perguntas.

Vocês já repararam que sempre que o episódio é centrado no Sayid temos muitas respostas e a aparição da Rousseau? Por isso que eu o acho um personagem indispensável pra serie, por que ele é o que tem mais curiosidade e mais coragem de fazer as coisas.

Sayid, Locke, Kate e Danielle estão seguindo a pista deixada por Eko no cajado dele e quando eles estão para desistir Sayid escuta uma vaca e quando a segue, ele acha uma casa no meio da floresta. Ele arma um plano e entra no terreno do desconhecido, e quando ele vai caminhando ele vê o mesmo gato da mulher do flashback dele, mais uma coincidência? Continuando, o homem de dentro da casa atira nele e quando ele sai para verificar, Kate e Locke o surpreendem, Ele se apresenta como Mikhail Bakunin, o ultimo membro da Dharma Iniciative, e é também o homem que a Nikki viu na estação Pearl, alguns episódios atrás. Sayid pergunta como ele foi parar na ilha, e ele diz que respondeu um anúncio em um jornal, e quando questionado sobre a função da estação Flame, ele explica que ela é usada para se comunicar com o mundo exterior. Conta ainda que todos os membros da Dharma morreram em um evento chamado “purgação”, que foi um ataque aos membros da Dharma por inimigos, e que esses inimigos já estavam na ilha antes deles chegarem. Será que eles são os nativos da ilha? O tão especulado outro grupo de outros? É incrível esse poder que Lost tem de responder a uma questão criando muitas outra. Descobrimos outra estação, pra que ela servia, mas já ficamos com a duvida de o que foi exatamente essa purgação e como aconteceu. Enfim, novas perguntas.

John encontra um computador com um jogo de xadrez e fica jogando, enquanto Sayid fala pra Kate que Mikhail é sim um dos outros e acha que ele não está sozinho. Como ele é esperto, ele começa a arrancar toda a informação que pode do Russo, até quando ele diz que matou um dos outros, e Mikhail se revela, e com um braço machucado ele consegue derrubá-lo, depois de toda a confusão Locke chega pra ajudar.

É incrível o poder de dedução do Sayid, ele percebeu que o Mikhail estava acompanhado, pela sela do cavalo, e ainda descobriu um alçapão no chão. Ele e Kate vão investigar, e John no seu vicio larga o recém prisioneiro sozinho para continuar jogando xadrez. Isso ficou forçado, ninguém, muito menos o Locke, deixaria um prisioneiro sem vigilância pra ir jogar xadrez. Ao vencer, aparece uma mensagem do Dr. Marvin Candle, o mesmo do vídeo Orientation, dando opções pra ele. Ele tenta se comunicar com o mundo exterior, mas como já foi dito, desde que o céu ficou roxo com a explosão da escotilha todas os meios de comunicação estão cortados.

Kate acha a acompanhante do Mikhail no subsolo. A mulher é a mesma mulher que apareceu na season finale passada, lembram? A que estava com o Walt. Os três sobem e depois de um momento tenso de nomes e conversas em russo Mikhail atira na mulher e tenta se matar, mas é impedido pelos Losties. Sayid fala que ele conseguiu a entrada para a vila dos outros e Mikhail fala que ele nunca os levaria até lá. Sayid o surpreende mostrando mapa que ele encontrou dentro da estação, Danielle então pergunta o porquê de manter Mikhail vivo e essa pergunta mostra exatamente o porquê os flashbacks são importantes para a série.

Enquanto essa conversa rola, John, que voltou com Kate para pegar suprimentos, termina o jogo de novo e aperta 77 e faz o local explodir, alguém mais levou susto? Alguém mais achou a explosão um meio de tirar a possibilidade deles conversarem com o mundo exterior forçada de mais? Comentem e me digam.

Cena de Enter 77O flashback mostrou Sayid tentando esquecer seu passado. O vemos trabalhando como chef de cozinha, quando um homem o aborda e oferece um emprego, Sayid aceita e acaba sendo feito de refém pelo cara, ele alega que Sayid torturou sua mulher, mas ele nega. Depois de muito apanhar, a mulher conta a história de como ela conseguiu o gato dela e Sayid confessa e pede desculpas pôr ter feito aquilo com ela. Ela o perdoa e o deixa ir embora. Esse flashback mostrou um lado do Sayid vulnerável e fraco, mostrou uma lição de vida pra ele. Eu diria que essa momento na vida dele, foi um daqueles momentos que define o ser humano.

Os acontecimentos na ilha foram um contraste com os outros acontecimentos. Nele Jin acha a mesa de ping-pong que tava na escotilha e Sawyer desafia o melhor jogador da praia para uma disputa em que, se ele ganhar, ele pega as coisas dele de volta. Se perder, fica uma semana sem dar apelidos pra ninguém, o que é uma grande perda, já que os apelidos deles são os melhores. Como já era de se esperar ele perde pro Hurley.

Easter Eggs:
• O texto tinha umas notas de rodapé. Essas notas diziam: “meu nome é André também” e ” esqueci muita coisa cobre o Afeganistão”.
• Vocês viram que o Dr. Marvin estava com o braço falso dele?
• No mapa do Sayid podemos ver vários fios, inclusiva um que leva para a cerca do próximo episódio. Não comentar para evitar spoilers.

Próximo episodio, mais ligações entre os personagens e um flashback da Claire.

Séries citadas:

20 Comments

  1. Leon

    Um dos melhores episódios de LOST no que diz respeito a ação, muito tenso, muito bom ! e ótimo review, Eugifran. eu de certa forma esperava que o lugar explodisse, na verdade o maior susto que eu tomei foi quando o mikhail apareceu e tinha cabelo (tinha certeza que naquela imagem anterior ele não tinha) =P. mas é isso ae, LOST só melhora !

  2. Leon

    Esqueci de uma coisa, no seu review você fala de LOST respondendo uma pergunta e criando inúmeras outra, mas acho que, como eu, você acha isso uma qualidade, e, não, um defeito como muitos dizem e dizem que LOST enrola. Na minha opnião é a maior qualidade e o maior atrativo da série.

  3. Cristiano (Highlander_Master)

    Esse episódio foi bom. Como todos voltados ao Sayid, é um baita personagem.

    Não achei forçada a cena da eplosão. Só achei estranho o tempo que acabou demorando pra explodir depois que ele aperta o botão, na tela não apareceu nada que ia demorar desse jeito, então como o Locke teve essa paciência toda pra saber a hora exata que ia explodir? Foi a unica falha do episodio. Mas ainda sim, um dos melhores da temporada, até agora, claro.

  4. Paulo Antunes

    Só pra complementar o texto do Eugifran. Ele, que deve assistir por download, escreveu “purgação”, mas no AXN os tradutores usaram o termo “extermínio”, que creio ter sido mais apropriado.

    Achei este um dos piores episódios da série na temporada. Diferente do último flashback do Jack que não tinha história, este aqui tinha uma boa história mas não desenvolveu bem. Achei tudo muito raso e corrido. E o Eugifran observou bem, o Locke estava totalmente alienado da ação, e com isto a sucessão de acontecimentos foi bem forçada.

  5. Eugifran

    Paulo, eu assisto da internet mesmo, não sabia desse detalhe, na proxima, vou tentar lembra de usar exterminio, mas eu acho que purgação seria um temro mais certo pq é o que eles falam(eu sou um defensor das legendas bem feita e mais proximo do certo hehehehe)
    Cristiano, eu imaginei que ao digitar 77 ele a pessoa que digitou, tem um tempo pra fugir, e creio que esse foi o tempo, eu achei forçada foi, ter explodido só pra eles não poderem usar a estação.
    mas eu perdoo lost.
    eu tbm fiquei feliz por serem só 16 episodios por temporada, mas ficaria mais feliz se fossem 24 divididos em 2 temporadas, começando em janeiro que nem 24h.
    pq esperar até 2010 pra descobrir o que é o monstro de fumaça é sacanagem.
    e eu concordo com o que o editor falou, parece que a ABC não da mais prioridade pra lost, acho que ela literalmente não sabe o que fazer.
    e ano que vem vai ser mais cedo, pra fugir de american idol… ninguem quer pegar esse horario.

  6. Eugifran

    acho dificil…
    pois lembra que no final da 1 temporada eles acenderam uma fogueira pra chamar a atenção dos outros???
    e a ilha fica invisivel pro pessoal, se eles não puderam ver os destroços do avião acho dificil verem uma explosão no meio da ilha.

  7. sandra

    Vocs perceberam que o Locke só apronta? A curiosidade dele o coloca em situações inusitadas (RS). Ou os roteiristas não sabiam o que fazer com a construção recém descoberta ou estão preparando algo maior para o personagem.
    Eu tb acho que o tempo após a explosão seria para a evacuação do local, não está errado. Porém, no tempo que o Locke estava, digamos, fora de nossas vistas, ele pode ter tido algum tipo de informação que talvez não queira que os outros saibam. Vamos aguardar.

  8. Luciano Bruce

    Mr. Locke, por favor, não chegue mais perto de computadores, você definitivamente não nasceu pra coisa!

    Episódio razoável, valeu pelo flashback….

  9. Darth Cesar

    O Sr. Locke as vezes se comporta como um loki(avoado) fica brincando no computador e deixa o outro escapar, depois aperta o botão, explode tudo e parece que não ta nem ai, gostei da cara do Sayid.

  10. Mica

    Concordo com o Paulo. Foi um episódio prá lá de sem graça. De toda a temporada, só dois eu não gostei: o da kombi e esse…se bem que esse pelo menos tinha o caso da estação, os dois inimigos (as vezes eu acho que os verdadeiros inimigos são os sobreviventes do desastre aéreo, já que se sentem donos da ilha e dos lugares que encontram, sem nem se importar com quem já estava lá antes), e o mapa. Além da Danielle é claro. Muito bem falado ao dizer que se tem uma coisa interessante nos episódios com o Sayid é que ele traz a Danielle ^_^.
    Não gostei do flashback do Sayid, achei desnecessário e chato.

    Quanto ao Locke deixar o prisioneiro, se bem me lembro, ele fez isso pq desconfiou que o cara estava tentando mantê-lo afastado do computador, pq no computador deveria ter algo muito importante. Como ele foi chegar a esta conclusão simplesmente pelo cara dizer que não precisava se incomodar em vencer pq o computador o vencia todas as vezes, eu não sei. Aliás, ele também falou algo sobre o computador roubar, não?
    Mas deixa quieto.

    Espero que os próximos episódios sejam mais empolgantes.

  11. Lucas Barreto Gomes Leal

    eu to mto feliz de ter voltado os reviews e de otima forma parabens pelo texto Eugifran…e mto bom episodio!!!sem muito o que comentar eu adoro o Sayid pra mim ele é um ‘cavalo’ é a força bruta da ilha e tem um poder de dedução mto forte…
    hj eu não vejo Lost existindo sem Locke, Desmound e Sayid os outros eu acho dispensaveis…

  12. Lucas Barreto Gomes Leal

    poh eu gostei desse episódio…e não chega nem perto dos que foram ruins essa temporada (os 6 primeiros com exceção do segundo que eu gostei)
    mas enfim a terceira temporada até que tem se salvado tem sido boa, esses episódios finais de empolgado…mas ainda gosto mto mais da primeira e da segunda temporadas…a primeira então é única!

  13. Paulo Fiaes

    Lost de agora em diante sobe a ladeira

    um ep melhor do que o outro, com algumas exceções é claro.

    Prabéns pela review Eugrifran, o começo em particular ficou excelente. você deveria pensar em as vezes escrever de uma forma mais subjetiva, definitivamente, você tem as manha.

  14. Patrícia

    Muito bom o episódio e a review… também não esperava que a estação fosse explodir, e concordo com a Mica, que disse que o Locke voltou a jogar xadrez pq desconfiou que o russo queria afastá-lo do computador por algum motivo…

    Achei muito engraçado o jogo de ping-pong, o Sawyer sem poder dar apelidos a ninguém… mas realmente é uma perda…

  15. Luciano Cavalcante

    A inteligência de LOST está, principalmente, em colocar um monte de pessoas comuns no meio de situações nada comuns – se tentarem fazer diferente a série vai virar uma merda – por isso meus caros insatisfeitos: tomem kombis e “encheção de linguiça” – exatamente como a vida faz.

  16. Lidi

    Gente, o Locke não quer sair da ilha, certo?! Então, na minha opinião, ele explodiu tudo de propósito.

  17. Silvia

    O flashback do Sayid serviu prá mostrar que a tortura da mulher lhe deixou marcas – desculpe o trocadilho. Ele não é mais capaz de matar de graça. Talvez o Locke tenha percebido isso,e, se aproveitando da fraqueza do Sayid, decidiu acabar com aquele russo com medo que o cara dissesse mais dicas de como sair de lá ou de se comunicar com alguém. Uma coisa é certa, ele sempre dá um jeito de sabotar alguma chance de pedir ajuda. O pior é que ele acaba fazendo aquilo que se espera dele, é um ingênuo. Mas considero um dos melhores personagens da ilha – cheio de dramas e contradições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account