Log In

Reviews

Review: Lost – Catch-22

Pin it

Cena de Cath-22Série: Lost
Episódio: Catch-22
Flashback: Desmond
Temporada:
Número do Episódio: 65
Data de Exibição nos EUA: 18/4/2007
Data de Exibição no Brasil: 25/6/2007
Emissora no Brasil: AXN

Episodio legal esse não? Cheio de piadas, e diálogos engraçados e ainda deu um grande passo pra estória.

O episodio começa sensacional não acharam? Charlie conversando sobre super-heróis foi hilário, logo em seguida um susto, alguém ai também assustou? Alguém chegou a ficar triste?

Desmond teve flashes de uma pessoa chegando à ilha e de Charlie morrendo mais uma vez, mas mesmo assim resolve fazer uma jornada atrás do visitante. Enquanto ele recruta algumas pessoas, Sawyer vai até Kate para eles desfrutarem da tarde, mas ela não dá bola pra ele. Com a ajuda do Hugo, Desmond convence Jin a ir com eles, usando a tática do “todo mundo gosta de marshmallows”. Depois de recrutar Hurley, Jin e Charlie, os quatro, ao som da musiquinha de A ponte do Rio Kwai, partem para a jornada.

As ações se divide mais uma vez, entre o pessoal na praia e o grupo de busca. Na praia, numa tentativa de se aproximar do Jack, Kate tenta agradar o doutor, mas ela acaba vendo o quão ele a Juliet se aproximaram. E procurando descontar sua raiva, ela vai atrás do Sawyer.

O grupo do Desmond acha aquele fio que o Sayid achou em Solitary Man (episodio da 1º temporada) e resolvem acampar. Durante a noite, Jin conta uma estória de terror, cena engraçada tento em vista que eles não entendam nada do que o Jin tava falando. No meio da conversa ele escutam o barulho de um helicóptero, que logo depois cai. Mas para o alivio do Desmond um sinalizador brilha no céu, indicando que alguém ejetou antes do helicóptero cair.

Eles resolvem que é melhor esperar amanhecer para procurar a pessoa. Quando a manhã chega, eles começam a procura e no caminho acham as coisas da pára-quedista.

À medida que eles procuram, as coisas vão acontecendo do jeito que o Desmond previu. Mas dessa vez ele alterou o destino salvando Charlie de levar uma flechada no pescoço. Desmond e Charlie discutem e Desmond acaba falando que, por ele ter salvo o roqueiro, as coisas mudaram.

Cena de Cath-22E numa alternância entre flashback e presente, eles resgatam a pára-quedista, e assim como Desmond previu não foi a Penny que eles resgataram, e sim outra pessoa. O pessoal da montagem do episodio está de parabéns, muito legal essa cena final, ficou emocionante. Parabéns mesmo.

Na ilha Sawyer convida Jack pra jogar ping pong, e ele acaba descobrindo o porquê da Kate ter ido fazer uma visita tão tarde. Foi legal ver os dois juntos, sem toda aquela tensão. Ficou legal ver uma relação sem briga, quase uma amizade. Quem sabe mais pra frente às coisas não mudem, e eles acabam virando amigos?

Sawyer vai falar com Kate, e fala que ele sabe que foi usado e que ela não precisa fazer isso, é só pedir que ele a ajuda.

No Flashback de Desmond vemos sua passagem por um mosteiro e a origem do seu “brotha”. Desmond está trabalhando no mosteiro quando é atingido por um homem que entra, desfere um soco em seu rosto. pede desculpas e vai embora. Desmond vai visitar a casa desse homem e encontra com uma mulher que era sua noiva. Ele pede desculpas por ter fugido do casamento, mas ela o manda embora.

De volta ao mosteiro ele começa a beber o vinho que eles produzem e acaba sendo expulso. E é quando estava de saída ele conhece a Penélope, que estava lá levando caixas de vinho que seu pai havia comprado.

Foi um flashback bem legal de se ver, ainda mais se considerarmos a montagem do final do episódio. Henry Ian Cusack atuou muito bem nesse episódio, assim como Penny, apesar de ter aparecido pouco. Os dois tem uma química muito grande. E torço para que se encontrem logo. Até porque ela mandou pessoas procurar por ele, como vimos na finale passada. Estava na hora desse assunto ser abordado de novo. Assim como a estátua de quatro dedos.

Foi mais um bom episodio, seguindo uma seqüência de episódios ótimos. E ele ainda teve um bônus a mais, porque nesse episódio se inicia um novo arco de estória, o do resgate, algo que estava na hora de aparecer. E que deve ter pego muita gente desprevenida. Ou alguém aí pensou que o resgate poderia chegar agora e não mais para o final da serie? Agora é descobrir quem é essa misteriosa mulher que caiu do céu e que noticias ela trás para os Losties.

Easter eggs:
• Os bad numbers voltaram a aparecer, dessa vez no flashback do Desmond eles aparecem na quantidade de vinhos feitos pelos monges.
• Se vocês repararem bem, em um dos flashes do Desmond vemos Penny na ilha, mas como ele salvou Charlie o destino realmente mudou.
• As caixas do vinho diziam 1989, mas o rótulos diziam 1995, será que foi erro da produção?
• O livro que Desmond encontra nas coisas da pára-quedista se chama Ardil-22, e é a edição brasileira do romance Catch-22, de Joseph Heller. Será que o livro tem ligação com os brasileiros do final da temporada passada?
• Na mesa do monge superior tem uma foto dele com a mulher que previu o tempo no episodio Flashes Before my Eyes. Será que ela tem um papel maior do que parece?

Bom pessoal, esse foi o episodio dessa semana. Na próxima semana um nove flashback de Sun e Jin, e mais sobre a misteriosa pára-quedista. Até semana que vem.

Séries citadas:

24 Comments

  1. Thiago

    Essa (ótima) conversa sobre heróis tem uma explicação: um dos escritores desse episódio, Brian K. Vaughan, é um dos maiores roteiristas de quadrinhos da atualidade e que em Lost foi contratado para ser editor executivo de histórias (ou algo parecido). Episódio muito bom mesmo.

  2. WampaOne

    Prezado Eugifran,

    Muito bom review. Relembrou e resumiu bem o episódio.

    Agora, você tem certeza que apareceu uma imagem da Penny na ilha? Eu andei passando e episódio de novo porque eu quis descobrir se ele tinha mesmo visto ela na ilha, mas eu apenas consegui distinguir imagens da foto e de quando eles estão conversando fora do mosteiro.

    Ainda, durante o flashback dele da hora do resgate do paraquedista, vemos o Charlie vivo…não sei se houve erro aí.

    O pessoal que analisou as fotos do livro fala que é da Editora Record, primeira edição.

    Por concidência (Lost?), eu estava em casa ontem de manhã esperando um pintor e estava passando Liga da Justiça. Numa hora, o Batman fala para o Super Homen – vai pegar o Elétron em Boston, você é o mais rápido… :-)

  3. Ricardo

    Parabéns aos roteiristas. Não entendo a perda de audiência de Lost nos EUA. A série está incrível. Quando Heroes começou, eu pensei: “Isso aí está melhor que Lost”, mas agora me engano. Ambas as séries são muito boas, mas Lost é incomparável. Mas, caramba, cadê o Locke? Ele sumiu, sem mais nem menos? Quero ver o que vai acontecer com o pai dele que apareceu na ilha. Esse Lost é muito doido, cria perguntas mas não as dão respostas. Mas estou me surpreendendo cada vez mais com Lost, já que Heroes tem uns episódios monótonos de vez em quando (com exceção de Company Man que foi fantástico).

  4. sandra

    Parabéns pelo review, mas muito mais parabéns pelos Easter eggs. Gostaria de ter teu senso de observação, para mim quase tudo passou despercebido, só notei o lance do livro.
    A série voltou a se tornar interessante, contrariando muitas previsões que este ano seria um desastre (maior que a queda do avião) (rs).

  5. Kravis

    Não importa em que circunstâncias, voando ou correndo, o Super-Homem nunca ganharia uma corrida contra o Flash.

  6. eugifran

    WampaOne:
    a imagem da penny na ilha, é em um dos flashes que o desmond tem.
    e o fato dele ter salvo o charlie, alterou os acontecimentos.
    como ele salvou a penny não apareceu, que apareceu foi aquela mulher.

  7. JOSIANE

    CARA ADOREI SABER SOBRE LOST A MUITO TEMPO NÃO ASSISTO PODERIA ME CONTAR ALGUNS EPISODIOS VIA EMAILS AGRADECERIA MUITO ME MANDE SEU EMAIL GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO VALEU !!!

  8. Bernardo

    Isso aí, Kravis, até em Smallville esse assunto de “quem é o mais rápido?” já foi abordado e o próprio Clark assume que o Bart é mais rápido que ele.

    Bom eps de Lost! Tb ñ entendo pq a audiência caiu, as coisas têm ficado mais interessantes.

  9. Jorge

    Se os criadores fizessem do Super-Homem o mais rápido, para o quê existiria o Flash? O Flash vibra suas moléculas tão rápido que atravessa paredes…
    Ah, aqui Lost é o assuto pricipal… :P
    Já sei, a pára-quedisda devia ter sido a Kara Thrace, ejetada do seu Viper pouco antes da explosão.

  10. Henrique Martins Henriques

    Kravis, depende de “qual” Flash e “qual” Super Homem… Mas ainda vou no Corredor Escarlate. E so faltam 6…

  11. André

    Tá legal, mas “estória” forçou todas as amizades, né?! Aulas de português seriam tudo de bom! =)

  12. Mica

    Eu também acho os Easter Eggs a melhor parte ^_^. Nunca reparo nos detalhes do próprio episódio, e muito menos lembro dos detalhes de episódios que já passaram :-/

    O salvamento do Charlie não pode ter alterado a pessoa a ser salva. Isso seria sem sentido até para as loucuras de LOST. Não lembro com precisão, mas na minha mente, a única imagem que eu tenho da Penny nos flashes do Desmond, é a foto. Inclusive, desde o início eu achei que foi a foto que fez o Desmond pensar que era a Penny ali (mas provavelmente era alguma das pessoas que ela contratou para encontrá-lo, e por isso tinha a foto do casal para reconhecê-lo).

    E cá entre nós, eu sou fã do Desmond. Adoro o personagem ^_^.

  13. Kravis

    Oi, Henrique! Ante de tudo, obrigado por legendar lá no blog!

    É claro que estou falando dos Flashes (Barry e Wally, e Bart, se quiser considerar, né?) e do Super-Homem regulares, pós-Crise, afinal no pré-Crise o Super era estupida e totalmente overpower!

  14. alessandra

    mas pelo que eu me lembre, já teve a corrida entre flash e super-homem, nos quadrinhos, e o flash venceu. o flash é mais rápido que o super sim…

  15. Lucas Barreto Gomes Leal

    bom episódio, ótimo review, mas não gostei mto do flashback, só serviu pra saber do ‘brotha’ e de como ele conheceu a penny…mas enfim…as cenas da ilha salvaram o episódio…e espero que o Charlie morra LOGO!não suporto mais a personagem, Charlie se tornou o mais chato da ilha, pior que a Claire!¬¬

  16. alessandra

    lucas

    NINGUÉM é mais chato do que a claire. e cuidado com o que desejas…

  17. Mica

    Poxa, não falem mal da Claire! Eu gosto da Claire!!!
    E tem uma porção de gente mais chata que ela…Jack, Sayid (nunca gostei dele, apesar de saber que a maioria adora), em vários momentos a Kate e o Hurley…e, of course, o Charlie. Se bem que o Charlie tem seus momentos bons e ruins. Não queria que ele morresse.

  18. Eugifran

    Josiane meu e-mail é eugifran@hotmail.com

    a claire é otima, não é chata naum.

    mica: adoro o Sayid, é por causa dele que a estoria flui, ele foi o unico personagem que não se acomodou, ele é o unico que vai atras de respostas.

    proximo episodio é o melhor de todos.

  19. Lucas Barreto Gomes Leal

    alessandra eu não tenho cuidado não eu quero ele fora mesmo desde o inicio da temporada, quando começaram com essa coisa de que ele ia morrer virou ctz que ele ia sair…ou seja agora só estou me deleitando com os momentos finais!
    e já vai tarde!hehehe
    e fato acho ninguém é mais chato que a Claire, desculpa Mica, mas tenho que concordar com a Alessandra ;)
    ps é o Jack é tão chato quanto ela…deve ser de familia!
    Sayid é IRADO!!!jamais fale mal do Sayid ¬¬

  20. Kravis

    Mas, alessandra, foi o que eu falei. Não importa em que circunstâncias, voando ou correndo, o Super-Homem nunca ganharia uma corrida contra o Flash.

  21. alessandra

    lucas

    morri de rir com seu “deleitando com os momentos finais!” ehehehe. espero que tenha sido suficiente para você afogar todos os seus desafetos (trocadilho HORRÍVEL mas não pude resistir). E não adianta, sou da turma “matem a claire logo por favor”. O problema é que meu desejo, pelo visto, está loonge de se realizar…para mim, nem o jack, que eu também acho chato, consegue ser tão insuportável quanto aquela loira de cabelo tingido (aliás, como se consegue tinta na ilha hein? os retoques do cabelo dela estão perfeitos! será que existe um dharma colors para cabelos oxigenados?)

    kravis, mas é isso então: eu não entendi porque estão discutindo quem venceria uma corrida entre os dois, se a corrida já aconteceu, e quem venceu foi (uhú!!) o flash de wally west (para mim, o melhor de todos os flashes…).
    beijos em todos!

  22. Kravis

    Ora, provavelmente porque o Charlie, como músico drogado e o Hurley como… er… Ele mesmo, não devem ser de ler muita HQ, e mesmo que leiam, não leram isso. Ai não sabem que o que estão discutindo já aconteceu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account