Log In

Reviews

Review: Lost – Cabin Fever

Pin it

Lost - Cabin FeverSérie: Lost
Episódio: Cabin Fever
Temporada:
Número do Episódio: 82 (4×11)
Data de Exibição nos EUA: 8/05/2008
Data de Exibição no Brasil: 16/06/2008
Emissora no Brasil: AXN

Eu não consegui resistir e assisti ao promo de Cabin Fever antes do episódio ir ao ar, e senti muita raiva de mim mesma. Afinal, o trailer continha uma bombástica cena em que um personagem aparecia afirmando estar morto há doze anos. Mal sabia eu que a aparição de Horace Goodspeed (além de não ser tão bombástica quanto eu pensei, por ser um sonho) não foi nem de longe o elemento mais surpreendente dos quarenta minutos do episódio. E escolher esse momento talvez seja impossível.

Diante de mais de um final de episódio dessa temporada a primeira coisa a passar pela minha cabeça foi WTF? Mas ao final de Cabin Fever a primeira coisa que se passou pela minha cabeça foi “genial!”. Incrível como Locke pode simplesmente dizer “Ele (Jacob) quer que movamos a Ilha” e eu posso não ficar confusa. A Ilha não está mais no mesmo lugar! É por isso que nem Widmore, nem Jack conseguem encontrá-la, e que apenas seis pessoas saem dela (tá, isso é especulação). Será que a Ilha já foi movida no passado? Eu me perguntei isso devido ao misterioso comentário de Charles Widmore em The Shape of Things to Come em que ele afirma que a Ilha já foi dele.

Eu havia imaginado que ele era um investidor da Dharma que desconhecia a localização da Ilha e depois da expurgação, ele perdeu todo o controle para Ben. Mas agora podemos até mesmo especular que ele sabia exatamente onde a Ilha ficava, e por isso mesmo tem tanto conhecimento sobre ela, incluindo um mapa, e ela foi movida. Eu também me perguntei se Matthew Abbadon teria ido trabalhar para Widmore porquê esteve na Ilha, ou esteve na Ilha porquê trabalhava para Widmore? Se for a primeira, confirma o interesse do bilionário, mas se for a segunda, o buraco é mais embaixo do que pensamos. Abbadon poderia ser da Dharma? Ou um hostil? Ou apenas um outcast, a parar na Ilha por acidente, como Danielle ou Henry Gale (o verdadeiro)?

Aliás, depois desse episódio, dá para dizer que alguém foi parar na Ilha por acidente? O assustador flashback de John Locke ressuscita a questão do recrutamento. Eu definitivamente não sou fã da teoria de conspiração de que aquelas pessoas foram todas postas ali para cair na Ilha. Mas, da maneira como vem sendo construída, até que não está tão ruim. Até porquê, eu gosto da idéia de destino, quando bem tratada. E ela foi tratada brilhantemente em Alias, e está sendo brilhantemente tratada aqui.

Se na primeira temporada eu ficava boquiaberta por John e sua conexão com a Ilha, quatro temporadas depois ainda não foi menos embasbacante ver que sua jornada tem uma relação tão intrínseca com a Ilha desde tão cedo. De repente, a fascinação de John pelo Smokey, sua fé precoce na Ilha, tudo tem outro sentido, outra cor. Locke é tão especial que Richard Alpert esteve a vigiá-lo desde seu nascimento? Aliás, falando de Alpert, a cena em que ele visita o John criança é no mínimo curiosa. Sou só eu que ainda está tentando decifrar o quê significam cada coisa sobre a mesa e o porquê da escolha da faca tê-lo deixado tão frustrado? E qual objeto ele queria que fosse escolhido? Afinal, a brincadeirinha tinha resposta certa e errada. E mesmo John tendo dado a resposta errada, anos depois Alpert tentou levá-lo para a Ilha novamente, desta vez através de um suposto Acampamento de Ciências. O que o fez mudar de idéia? Jacob?

Lost - Cabin FeverBenjamin também me deixou com a pulga atrás da orelha nesse episódio. Primeiro, quando ele diz nem sempre foi o líder. É claro que isso é um pouco óbvio, já que Ben teve seu primeiro encontro com Richard quando era criança, mas quem poderia ser esse líder? O próprio Richard, alguém que conhecemos (Christian Sheppard? Charles Widmore?) ou alguém que nem conhecemos ainda? Também intrigante foi ver Linus se resignando ao fato de quê John é o novo escolhido. Jamais achei que Ben pudesse largar o osso tão facilmente e ainda tenho minhas dúvidas. Para min, Benjamin sempre tem segundas intenções, até que se prove o contrário.

Tão intrigante quanto foi o sorrisinho de Claire, que está simplesmente na cabana de Jacob, tranqüila, passando o tempo como se aquele não fosse o lugar mais sinistro na Terra. E Christian, que aparentemente é o Relações Públicas de Jacob. O Deus da Ilha estava ocupado demais fazendo exatamente o quê?

Agora, mudando para o outro ponto da Ilha? Fui só eu que pensei que Lapidus tinha jogado o telefone para avisar que o time de assassinos estava chegando, e para que com a localização os sobreviventes pudessem fugir? Eu juro que gritei “Não!!” quando Jack decidiu que talvez Frank queria que os seguissem. “Sim, venham até o exército de mercenários sem controle para…”, para quê ele faria isso? Será que Lapidus está achando que Sawyer, Miles e Claire já chegaram á praia e contaram tudo aos outros? Considerando que ele os encontrou, voou até o cargueiro, ficou um tempinho lá e voltou, talvez sim. A viagem de Sawyer e Miles à praia está mesmo demorada, talvez eles estejam procurando por Claire. Torço para que Sayid chegue logo e salve essas almas perdidas (leia-se Jack e Kate) de irem correndo direto para a boca do leão.

Este review foi publicado originalmente no weblog Séries Addict.

Séries citadas:

É estudante de comunicação. Não vive sem The Good Wife, Parks and Recreation e 30 Rock. Ah, e Gossip Girl, que apesar do bom senso, ainda nao conseguiu largar.

10 Comments

  1. Luciano Cavalcante

    Thais, tudo no episódio é interessante, mas para mim, o mais assustador é, o que aconteceu com Claire? Como ela, que gritava sempre: “Meu bebê!”, fica tão tranquila agora? Se ela pensa assim sobre o seu filho, imagine sobre os sobreviventes. Assustador é pouco.

  2. Darth Cesar

    Excelente episódio e apesar do cara sempre ficar mais atolado em mistério que não sei o quê, vale muito a pena o sofrimento de esperar pelas respostas. Quanto ao Locke, só uma especulação, a escolha da faca tem alguma coisa haver com o inicio da série quando o John viajava cheio das perigosas? Claro que ele ia pra selva e tal… mas, é uma coincidência.
    A ilha se mover já é demais sô! Só me faltava essa ilha ser uma espécie de nave, daí sim até faria algum sentido.

  3. Paulo Antunes

    Realmente este talvez seja o episódio mais weirdo da história da série.

    Eu sou um dos raros fãs da série que não curte muito o Locke. Sério mesmo, pra mim o personagem perdeu a graça lá pelo segundo ano da série e até hoje não entendo aquele Emmy que o Terry ganhou. Mas este episódio aqui meio que levanta o Locke, colocando o Alpert e o Abbadon no passado dele.

    A questão do objeto pra mim é a seguinte: o Locke quer ser um guerreiro, quando na verdade o papel que lhe caberia na história, ou no destino é outro. É assim que eu interpreto sua atração pela faca.

  4. Giselle

    Achei o episódio ótimo. Eu gostava do Locke mas depois ele ficou tão arrogante e egoísta que eu passei a detestá-lo. Só que neste episódio ele estava ok. Quanto a faca tava crente que era a escolha certa mas pelo jeito não era. E o Richard?
    O cara não envelhece. E sobre os objetos aquela revista não é a mesma que o Walt lia?

    “Aliás, depois desse episódio, dá para dizer que alguém foi parar na Ilha por acidente? O assustador flashback de John Locke ressuscita a questão do recrutamento.” Concordo plenamente.

    E o pai do Jack? Ele não está morto?
    E a Claire tava bem esquisita acho que agora está dando pra entender porque o Aaron está com a Kate.
    Gente e aquele lance do médico no navio?
    Hoje não perco de jeito nenhum.

  5. Rô Floripa

    Eu não assisto Lost e se assistisse não veria este episódio só pq aparece este cara aí da 1ª foto – MEDA! Acho ele apavorante desde que o vi no arquivo X. Como é que uma carinha de coitado pode ser tão assustadora?

  6. Paulo Fiaes

    e como de costume, la vai os comentários q fiz no seu blog:

    “ok, vamos ao que interessa:

    1- q episodio foda foi esse, sério, alias, que temporada é essa. Sobre Ben, gostei dele quando ele falou pra Locke que locke agiu bem em convencer Hurley a querer ficar com eles, e locke responde q n é igual a Ben.

    2- em outro blog eu li que Milles falou claire “vc que pensa” quando ela disse q estava bem depois da explosão na cabana dos outros.

    3- por falar em claire, ela me assustou por está tão bem lá e ao mesmo tempo foi a primeira vez na série que eu vi algum personagem tão em paz.

    4- bom, com o pai de jack cada vez mais presente, começo a achar que as aparições de charlie para hurley n é loucura.

    5- estou cada vez mais com medo de q aconteça alguma coisa com sawyer ou juliet, tenho quase certeza q alguém importante vai morrer nessa temporada.

    6- outras pessoas falaram isso no twitter e eu tb achei, a cena q richard aparece em frente ao berçario, pensei q fosse John Ham(acho q é assim q escreve) de madmen

    7- pow, deu mto odio de jack por pensar que era pra ir em direção ao helicoptero, e ou a série cometeu alguma falha ou vai ter alguma explicação. como pode sawyer demorar tanto pra chegar na ilha e o helicoptero sair e voltar pra ilha. alias, n tem um lag nessa ilha, pq é tão rapido pro helicoptero fazer essa viajem

    8- E Des querendo ficar no navio, deu medo, o q vai acontecer com Brotha.”

  7. Fernando dos Santos

    Esta história da cabana já está começando a virar enrolação.O Jacob não apareceu mais e ainda por cima introduziram a Claire e o Christian nesta sub-trama.

  8. Patrícia

    Me deu medo a Claire naquela cabana tranqüila também…
    E demorou pro Sawyer e cia. chegarem à praia, pra avisar Jack e cia. dos perigos.

    Ah, achei engraçada a cena em que o Hurley divide uma barra de chocolate com Ben… hehehe

  9. Paulo Fiaes

    Patricia,

    a cena de Ben e Hurley foi a cena da temporada. e não, não é nenhum spoiler, mas é uma cena tão simples e emblemática ao mesmpo tempo, pq são os completos opostos juntos dividindo um chocolate. mto bem lembrado dessa cena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account