Log In

Reviews

Review: Law & Order: Special Victims Unit – Witness

Pin it

Law &  Order: Special Victims Unit – Witness

Série: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Witness
Temporada: 11ª
Número do Episódio: 240 (11×16)
Data de Exibição nos EUA: 17/3/2010
Data de Exibição no Brasil: 4/5/2010
Emissora no Brasil: Universal

Tocante, emocionante, comovente, indescritível e acima de tudo extremamente real. Faltam palavras no meu dicionário pra descrever o episodio dessa semana. Witness foi de longe o melhor episódio dessa temporada e, com toda certeza entrou na minha lista como um dos melhores episódios da série.

Os produtores da série provaram pra si mesmos, que SVU não precisa de convidados especiais de grande renome, e nem da superexposição de Chris Meloni e da Mariska Hargitay pra fazer um ótimo episodio. Witness provou que uma atriz desconhecida, chamada Saidah Arrika Ekulona, Stephanie March e um roteiro bem escrito, bastam pra fazer um episodio inesquecível e magistral.

Anteriormente eu comentei nessa coluna que assistia a série por ela mesma, pela temática em si abordada na série, mas também assisto por outro motivo que não fica muito atrás do anterior, o nome do motivo ? A mais determinada, fria,objetiva e inspiradora advogada de todas as séries jurídicas: ADA Alex Cabot.

Para os que não sabem, Law & Order: SVU foi o primeiro trabalho de Stephanie March como atriz, escolhida a dedo pelo produtor executivo e criador da série Dick Wolf para representar o único personagem da série baseado em uma pessoa real. ADA Alexandra Cabot foi baseada em Linda Fairstein, uma promotora americana da divisão de casos sexuais de Nova York e, que hoje é também uma autora de sucesso, com 10 livros lançados, a grande maioria baseados nos casos que ela mesma processou. Dick Wolf pediu a Fairstein se poderia basear a personagem de sua série nela, e se a atriz que iria representá-la poderia acompanhar seus casos no tribunal e conhecê-la mais de perto. Linda aceitou prontamente, além de dizer em entrevistas que ficou extremamente lisonjeada com o pedido, e Dick aproveitou e pediu também emprestado o nome de umas das personagens dos livros de Fairstein chamada Alexandra Cooper, que na série passou a ser Cabot. Depois disso tudo, na 2º temporada série, eis que surge Alexandra Cabot, a promotora encarregada da unidade de vitimas especiais.

Acredito que gostei e passei a admirar todas as promotoras que passaram pela série – adorava a Novak com seu jeito destemido, a Greylek e seu jeito arrogante, e me diverti muito com a Paxton e seu jeito de quem está no limite extremo de tudo. Apesar de todas não terem tido saídas muito dignas (e algumas tiveram despedida mal explicadas), cada conquistou seu espaço na série. Mas só uma marcou realmente o show. De todas as promotoras, a única que considero insubstituível é a Alex. Ela segue a lei a risca, deixando julgamentos de caráter ou justiça de lado, dificilmente se altera ou até mesmo perde um argumento. E acho que a razão de eu considere a melhor personagem da série é porque ela é humana e faz questão de ser assim. Cabot não tenta ser super heroína e fazer justiça a qualquer custo. Ela sabe que no mundo real, justiça nem sempre consegue ser feita, em uma frase de um dos episódios da 2º temporada, ela cita isso dizendo: “Nem quando a gente ganha, a gente ganha”. É o contraponto de Elliot e Olivia, que com o passar dos anos viraram personagens inverossímeis, que não importam quando, onde e como, querem fazer justiça a qualquer custo e de qualquer maneira. Já Alex continuou humana ao longo do tempo, a única diferença que se vê da ADA das temporadas passadas para a Alex de agora é que ela amoleceu, não é mais fria e intocável como era, ela se deixa simpatizar mais com os casos das vitimas. Witness provou muito bem isso, afinal quem iria imaginar Alex Cabot abraçando e agradecendo uma testemunha por ter contado o que passou.

Law & Order: Special Victims Unit – Witness

No melhor episodio dessa temporada, Laine McAlister (Diora Baird), uma jovem que faz de tudo pra chamar a atenção, alega ter sido estuprada nas escadas do prédio onde mora. Stabler e Benson vão investigar o caso, mas com a falta de evidências do suposto ataque, acabam ficando na duvida se a vítima foi estuprada ou não, já que seu comportamento não condiz com um de uma pessoa que acabou de passar por essa situação. Ao longo da investigação os detetives percebem que o vizinho do prédio em frente o da jovem, a observa com um telescópio, e nega o ataque. Quando Laine finalmente informa a policia que na cena havia uma testemunha que presenciou o ataque e inclusive a salvou, quando atacou o estuprador, a unidade de vitimas especiais sai em uma busca desenfreada pela mesma. Ferida por um corte na mão durante o ataque, Laine acaba morrendo de uma infecção. Não podendo testemunhar em seu julgamento, deixa apenas um depoimento gravado em vídeo, onde pede justiça.

Eis que surge Nardelie Youla (Saidah Arrika Ekulona) a testemunha que faltava ao caso e que trouxe fôlego e os melhores momentos do episódio. Depois de ser encontrada pelos detetives, Alex tenta convencê-la a testemunhar no tribunal, prometendo a proteger de uma possível extradição, já que Nardelie está nos EUA ilegalmente. Numa das cenas mais bonitas da série, Nardelie conta a Alex tudo o que sofreu no Congo, que foi estuprada varias vezes, que viu sua filha de cinco anos ser violentada e morrer seis dias após o ataque, e que seu então marido a expulsou de casa porque sentia vergonha dela. O sofrimento de Nardelie ao contar a historia e o olhar perdido na face da Alex ao ouvir tudo aquilo fez valer o episodio inteiro.

Em outra cena do episódio, vemos Alex e Olivia no bar, bebendo e conversando sobre o caso, em que conversam informalmente sobre a situação das mulheres no Congo, e eu confesso que adoro quando as duas interagem como amigas. Quando vai ao tribunal testemunhar, Nardelie é atacada pelo advogado de defesa, um dos mais irritantes da série, que alega que ela foi casada com um terrorista e que vê estupro em tudo, e é aí que surge Alex pra salvar o dia e conseguir a condenação do réu, depois que faz Nardelie contar tudo o que sofreu no Congo e o que testemunhou durante o ataque do réu.

Com um olhar incrédulo em seu rosto, Nardelie vê o réu ser condenado por estupro, coisa que achava não ser possível em lugar nenhum e, mesmo tendo conseguido o tão sonhado visto para ficar no EUA legalmente, ela resolve voltar ao Congo para ajudar mulheres que passam pela mesma coisa que ela passou e de quebra inspira Alex a ir com ela pra lá, fazendo com que a promotora se inscreva pra trabalhar numa força tarefa do tribunal penal internacional e, deixando nós os telespectadores com o mesmo olhar de tristeza e orgulho de Elliot e Olivia ao se despedirem da advogada (faltou um abraço de despedida nessa cena), o que é uma pena pois os três formam uns dos trios mais afinados e carismáticos entre as séries atuais, eles tem uma ótima quimica juntos.

É, Alex nos abandonou de novo e provavelmente não volta mais, mas nos deixou com orgulho e confiantes de que a série ainda tem fôlego pra novas temporadas.

Uma boa semana a todos e até o próximo review.

Séries citadas:

30 Comments

  1. Carol

    Eu adorei esse episódio e vou sentir muita falta da Alex, agora é ver quem vai substituí-la

  2. Delano

    Eu gosto de ler os reviewus dessa série mas nunca comento. Esse foi tão bom que resolvi dar minha opinião.Achei que foi um grande episódio, com destaque para a promotora Alex.E exatamente porque a Dra. Alex se destacou muito foi que eu percebi que ela é muito fraquinha como atriz.Quando ela contracena com a atriz negra que fez a testemunha, é que se percebe como ela tem um rosto e uma voz inexpressiva.A Dra. Alex tem momentos que parece um robô, e que engoliu um cabo de vassoura. Gostava mais da promotora Novak.Se ela voltasse, a série só teria a ganhar.Diane Neal, acho que era esse o nome dela, é bonita e talentosa. Tá fazendo falta.

  3. Flávia C.

    Meu, tou superchateada com essa partida. tava confiante que a Alex ia ficar pra sempre. =(

  4. Mônica A.

    Esse foi sem dúvida, o mehor épisódio da temporada. A Stephanie March arrasou. Nossa, chorei quando a Nardelie contou ao júri todo o sofrimento que ela passou. Quantas mulheres no Congo e em outros países não passam por isso? O depoimento dela foi triste e tocante.

    Adoro a Alex e vou sentir muita falta dela. De novo. Espero sinceramente que ela volte. De novo.

    Ótima review, Amanda.

  5. marília

    EXCELENTE REVIEW.

    Digna do episódio sensacional que SVU nos proporcionou. E é assim, né? Qnd uma série do coração mostra aquilo que é capaz nos enche de satisfação.

    Curioso que no começo nem achava que seria tão interessante. No final, me vi chorando com Nardelie e Cabot. Foi tocante e INSPIRADOR.

  6. Amanda Darling

    Pessoal

    obrigado pelos elogios, Marilia falou muito bem quando a série do coração mostra aquilo que é capaz nos faz escrever com mais vontade e satisfação, eu simplesmente adorei escrever cada pedaço desse texto e gostaria que todo episodio me fizesse escrever desse jeito, mas como eu disse Alex é minha personagem favorit e me inspirou muito a escrever assim.

    E pra todos que ainda acham a Stephanie fraca como atriz, recomendo que além de assistir esse episodio de Svu, asssistam também o ep 18 da 3º temporada Guilt que ela arrasa na interpretação, e confira a sua participação especial em 30 ROCK, que foi graça a Stephanie que a série ganhou o seu primeiro prêmio, O Glaad Award como melhor episodio com uma atriz convidada, ep 3 da 1º temporada Blind Date, em que Steph faz uma lésbica que sai em um encontro as escuras com o personagem da Tina Fey, vale a pena conferir

  7. Ju

    O jeito é torcer para que não venha uma promotora antipática como a Greylek ou insana e chata com a Paxton.

  8. Alfredo

    A Stephane March já vai tarde. Ela é muito bonita mas uma atriz medíocre.Se SVU for depender do talento dela para obter sucesso a série está ferrada. O episódio foi bom pelo enredo, pela história em si, nunca pelo desempenho da Alex, que é fraquinha mesmo. Gostava mais da Kessei Novak, alí sim, tínhamos uma atriz sensível, com grande potencial dramático. Seria ótimo se ela voltasse.

  9. Leonardo Toma

    Gostei bastante do episódio, talvez nem tanto quanto a Amanda, mas sempre que eles dão destaque pras ADA’s eu já acho o episódio melhor.

    Fico triste também com a saída dela, ela e Casey arrasaram como promotoras e sempre deram show.

    Não sei se foi esse episódio que a Amanda recomendou, mas tem um no comecinho da série em que o foco é totalmente colocado na Alex, num caso em que um rapaz que sofreu abuso acaba morrendo (não lembro por qual motivo). Lembro que a promotora ficou tão arrasada e se sentindo tão culpada, que explodiu com a galera da 16th Precinct pedindo alguma ação da polícia. Deu agonia ver o sentimento de impotência dela. Recomendo pra quem gosta da personagem.

    Possível spoiler
    E infelizmente, na minha opinião, a próxima ADA nem estará a altura da Cabot. Pra quem tá acompanhando com os EUA, Sharon Stone está interpretando uma personagem bem caricata e irritante no seriado. Espero que não a tornem regular.

  10. Amanda Darling

    Leonardo

    é esse episodio mesmo que eu recomendei, o do garoto que sofreu abuso e acaba sendo pressionado a testemunhar contra o seu molestador, e por conta do extresse acaba tentando se suicidar, ele não morre mas fica em estado vegetativo, e a Alex fica totalmente impotente em relação ao caso, e numa das melhores cenas da série ela perde o controle dentro do Squad. Esse é o 3 X 18 Guilt (A Culpa)que mostra o lado humano da personagem.
    Podem dizer o que for, mas Guilt, Witness, e esse episodio de 30 Rock que eu citei deixam bem claro que Stephanie arrasa como atriz, disso eu não tenho duvidas. Mas gosto é gosto tem que diga que o Chris Meloni é só um rostinho bonito e não é bom ator, quando eu também discordo completamente. Pessoal assistam os outros trabalhos dos atores da séries antes de dizer que eles são fracos ou até mesmo mediocres, não de uma opinião baseada somente em um dos trabalhos dos atores

  11. Izadora

    Eu adoro a Alex Cabot, q foi, em minha opinião, a melhor de todas as ADA’S q já passaram pelo programa. Ela, como sempre, vai deixar muitas saudades. A Casey Novak, pelo contrário, não deixou a menor saudade, pois foi bem medíocre em sua atuação e, quando foi demitida pelo Wolfe, não fez amenor falta.

  12. Rafa

    O episódio foi ótimo, o rewiew da Amanda excelente, mas eu não vou concordar com tudo que ela fala.Acho que o grande destaque foi a atriz negra que interpretou a testemunha.Ela foi fantástica. Quanto a Alex para mim se ela volta ou não é indiferente.De todas as Adas a que eu mais gostava era a Casey Novak.Sobre essa preferência quero apenas dizer que li em um site americano que pesquisas feita revelaram que 62% dos fãs da série preferiam a Dra. Novak. A atriz só saiu por problemas pessoais com os produtores.Ela era muito boa atriz.

  13. Carlos T.

    Ótimo episódio, talvez tenha sido mesmo o melhor desta temporada, no começo eu não estava gostando muito não, a história parecia meio “sem pé nem cabeça”, como tem acontecido em alguns episódios de SVU ultimamente, mas depois que se revela a história da africana o episódio fica outro nível, Olivia e Elliot desta vez não bancaram os “super justiceiros” e adorei a Alex na corte.

    Gosto tanto da Cabot como da Novak, são duas excelentes promotoras, espero vê-las novamente em SVU futuramente.

  14. Izadora

    Rafa.

    Em q site americano vc leu isso? Pq eu já vi em alguns o resultado bem diferente desse.

  15. Renata S. Braga

    Gostei do episódio, mas até o momento não achei o melhor episódio da temporada. Quanto a saída da Alex, eu lamento pois ela também é minha promotora favorita e embora eu tenha gostado muito da Casey e até da Paxton, concordo com a Amanda quando menciona a química entre Alex, Benson e Stabler, também acho um trio ótimo.

  16. Gilberto

    Esse episódio foi excelente! Também entra no meu ranking de melhores da série!

  17. francisco koller

    Episódio forte, denso e emotivo, mas, pano de fundo para a despedida de Stephanie March. Poderiamos saber porque ela deixou Law and order svu? Em tempo, que falta que faz o Richard Belzer (munch) nos episódios de laosvu.

  18. Cleide

    Belíssimo REVIEW Amanda

    depois de ter assistido um episódio tão maravilhoso como esse de SVU só mesmo lendo o seus comentários para melhorar ainda mais

    te agradeço mesmo pois não tinha conhecimento sobre a personagem da Alex se basear em alguém real

    chorei demais quando a Nardelie contou toda sua história no Congo e fiquei horrorizada na hora que ela contou sobre a filhinha … MY LORD

  19. Milla.luana

    Otimo review

    acho q a Alex e a Casey se equilibram, foram em igual as melhores ADA de svu. Como ja matamos a saudade da Cabot, e

    c esperança é a ultima coisa q morre, n tem se falado, mas na saída da Casey a porta ficou aberta pra um retorno. Me lembro q no espisodio de despedida dela, em um confornto incrivel entre a ADA e a juiza Elizabeth q pediu a suspensão de 1 ano na linceça da ordem dos advogados do EUA da Casey, tempo esse ja superado.

    será q os fãs ganham esse presente???

  20. Amanda Darling

    Cleide

    Obrigado pelo elogio sempre carinhoso..

    Milla

    Infelizmente Casey dificilmente volta, visto que a atriz Diane Neal saiu brigada com os produtores, e no começo da 10º temporada a Greylek comenta que a Novak perdeu a licença como advogada depois do incidente com a Juiza
    Apesar de preferir a Alex, também gostava da Casey, ela tinha bons momentos, e era total oposto da Alex, enquanto uma era fria e tomava as decisões com uma frieza incrivel, a outra era extremamente impulsiva e por alguns momentos chegava a me irritar exatamente por ser assim

  21. janaina

    Amanda,

    Nossa! Finalmente encontrei uma pessoa que tem a mesma opinião que eu sobre a Alex Cabot, eu concordo com tudo o que você disse.

    Me sinto contemplada com essa review.

  22. Maria Isabel

    alguém sabe o motivo de a Alex ter saído ? ela pediu ou algo do tipo ?
    Parabéns, Amanda, muito bom =)

  23. alexandre patricio

    o que esta faltando na serie é a deliciosamente saborosa Alex Cabot , mostrar aquelas coxas suculentas numas mini saias nos episodios , caraca daria 90 pontos de ibope , ela e muito mas muito gostosa , uma tesuda de carteirinha .ja pensou !!!! umas cruzadas de pernas parecidas com instinto selvagem.
    ai meu deussssssssssssssssssssss

  24. Delano

    Se for para ter cruzada de perna a lá Instinto Selvagem eu prefiro esperar pela cruzada original, ou seja, a que vem aí com a Sheron Stone.Que é claro, é muito mais velha que a Sthephane mas é mais sexy, tem mais talento, é mais bonita( ainda )e tem prestígio de uma grande estrela,como ela realmente é.Nada contra a Sthephanie mas ela, em termos de Hollywood, é lista D, e olhe lá.

  25. Leonardo

    Poooor favor alguém me diz porque ela saiu da série?
    Ela é a minha personagem preferida, uma amiga minha decidiu fazer direito e se tornar promotora por causa dela. Ótimo REVIEW Amanda.

  26. Jeferson

    Queria saber se as personagem de Alex e Olivia elas tem sentimentos uma pela outra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account