Log In

Reviews

Review: Law & Order: Special Victims Unit – Baggage

Pin it

Law & Order: Special Victims Unit - BaggageSérie: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Bagagem (Baggage)
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 220 (10×18)
Data de Exibição nos EUA: 7/4/2009
Data de Exibição no Brasil: 23/6/2009
Emissora no Brasil: Universal

Em meu texto anterior, falei mais uma vez que os crimes sexuais nesta série servem de gatilho para todo tipo de reflexão. Às vezes eles são apenas uma desculpa para introduzir os detetives em um cenário diferente do habitual. É isso que impede SVU de se tornar enfadonha e repetitiva. Só que Baggage foi um daqueles episódios mecânicos que se movem apenas pelas evidências forenses didáticas e rotineiras e pela análise psicológica rasa para dar sentido às ações do ‘vilão da semana’.

Com dezenas de séries policias veteranas no ar, fica cada vez mais difícil mexer com o tema ‘serial killer’ sem abusar dos clichês e da violência gráfica gratuita. O episódio, que começou de uma forma bastante desagradável e assustadora, foi ficando desinteressante justamente em virtude do ‘mais do mesmo’ que já lota a programação.

Paralela à estória do serial killer que trabalhava no aeroporto e atacava mulheres cuja bagagem ele estava encarregado de devolver, pela milésima vez nos deparamos com o antagonismo entre detetives de delegacias diferentes que querem conduzir o caso. A SVU recebe ordens de não interferir, fica indignada, desobedece aos figurões e acaba indo até o fim. Até aí tudo bem, já que a série está recheada de excelentes episódios com disputas envolvendo a narcóticos, o FBI e até o exército. Só que o detetive Moran, o cabeça-dura da vez, foi um personagem apático que roubou um tempo de tela que poderia ter sido mais bem empregado com um trabalho menos superficial e corrido do squad na caçada ao criminoso. Os roteiristas até tentaram nos deixar solidários a ele, mas ouvimos mais uma vez a estória de um profissional que abdicou de sua vida pessoal em virtude do trabalho, com a família arruinada por sua negligência e blá, blá, blá. Nem todo o drama com a filha dele no hospital funcionou.

Law & Order: Special Victims Unit - BaggageCom a mediocridade do episódio, tivemos o desperdício de uma das seis participações que Stephanie March fará na temporada. Falando em promotoras, alguém se importa em ter um desfecho para a Greyleck? Eu gostaria ao menos de uma menção à personagem porque enxotá-la simplesmente não é legal. O Huang também mal apareceu este ano, não é verdade? Foi estranho ele não ter sido convocado para auxiliar na elaboração do perfil do psicopata. Para completar o tédio, só falta mencionar a ausência total de Olivia, que sempre é muito sentida. Provavelmente foi durante as gravações desse episódio que Mariska Hargitay passou mal e foi hospitalizada por complicações relacionadas ao seu machucado no pulmão. Felizmente ela passa bem desde então.

Baggage definitivamente entra para a coluna dos episódios fracos da temporada.

P.S: Alguém mais aí está curioso e/ou dominado pela fascinação mórbida de ver Christopher Meloni e Mariska Hargitay contracenando com a Hilary Duff? Até a próxima coluna.

Séries citadas:

9 Comments

  1. Bernardo SA

    Alguém mais aí está curioso e/ou dominado pela fascinação mórbida de ver Christopher Meloni e Mariska Hargitay contracenando com a Hilary Duff? [2]

  2. Ana Maria

    Sinceramente, achei um bom episódio. Ele conseguiu me deixar ligada do início ao fim. Para mim todos os episódios de SVU são bons,outros são maravilhosos, excepcionais.A ausência de Mariska sempre é sentida; ela consegue dar um realismo e uma dinâmica à serie que é única e insuperável. Nesse tocante o detetive que teoricamente a substituiu realmente não acrescentou nada.Não sei se é impressão minha mas nesta temporada o Elliot, independente da ausência de Mariska por questões de saúde,vem tendo um grande destaque. Acho que a produção da série está apostando todas as fichas que vem aí uma indicação do Melloni para o Emmy 2009. Será? Acho que ele merece,sim. Ele é um grande ator, faz um trabalho notável, e o premio só lhe faria justiça.Sobre a participação da Hilary Duff no próximo episódio estou ansiosa sim. Já que não pode ser a Swank que seja pelo menos a Duff; não tão talentosa mas também famosa.

  3. letícia

    Alguém mais aí está curioso e/ou dominado pela fascinação mórbida de ver Christopher Meloni e Mariska Hargitay contracenando com a Hilary Duff? [2]
    acho q o episódio podia ser melhor,quando vi os comentario dos fãs no orkut achei q ia ser um grande episodio,mas foi um pouco chato e não achei nada demais aquele detetive chato q mais atrapalhou dq ajudou.E a Olivia não tem aparecido pq a Mariska estav internada naquela época.

  4. Renata S. Braga

    Não achei o episódio medíocre e nem fraco, a única coisa que eu senti falta mesmo foi da Olívia e de não justificarem a ausência dela durante todo episódio. De uma maneira geral eu até gostei e eu concordo com a Ana Maria, Chris Meloni está cada vez melhor e já está na hora de reconherem isso.

  5. Paula Arruda

    Episódios que abordam o serial killer já estão muito batidos, fica cada vez mais dificíl ser criativo, fazer algo diferente e acho que por isso esse episódio esteve bem abaixo do esperado.

  6. Maria Rita

    Svu é a melhor série policial da tv, mesmo o quando o episódio não agrada(e eu não gostei) ainda é melhor que as outras séries no ar.

  7. Celia lemos

    Gostei do episodio apesar da falta da Olivia mas agora sei que estava enternada. Essa serie consegue manter o nivel apesar de tanto tempo no ar.

  8. gabi

    so gostaria de pedir a REVIEW do ultimo episodio de HOUSE. Ate agora nada!! :(

  9. Lena

    Gostei muito do episódio, e em alguns momentos me sentir vendo Criminal Minds… nada que prejudique a série, é bom essa mudança de ares de vez em quando, ainda que seja para um ar mais realista no que se trata às torturas sofridas pelas vítimas. Abusaram dos elementos gráficos sim, mas e daí? O roteiro foi bem construído, atuações para variar foram muito boas, e é isso que importa.

    Ana Maria, o Chris Meloni foi um ator que melhorou muito do início da série pra cá. A maior prova disso é que ele consegue sustentar muito bem episódios inteiros sem a Mariska-premiada do lado dele (ou nos que ela aparece pouquíssimo). Torço para que ele seja indicado ao Emmy e que desta vez ele ganhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account