Log In

Reviews

Review: Law & Order: Special Victims Unit – Babes

Pin it

Law & Order: Special Victims Unit - BabesSérie: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Babes
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 208 (10×06)
Data de Exibição nos EUA: 11/11/2008
Data de Exibição no Brasil: 16/12/2008
Emissora no Brasil: Universal

Eu não quero soar repetitivo, mas enquanto a série apresentar esse nível eu vou continuar puxando o saco. Em seu 10º ano, SVU continua estimulante, capaz de entreter e prender como sempre. A sucessão de episódios acima da média com roteiros criativos e (ainda) interessantes é prova suficiente de que sua estabilidade e qualidade permanecem intocadas pelo tempo (as críticas à nona temporada estão longe de serem unânimes. Eu, por exemplo, a estou reassistindo e mordendo a língua). E olha que a série já explorou os mais extremos cenários no decorrer de seus mais de 200 episódios. Eu volto a argumentar que o segredo de SVU está na construção e profundidade de TODOS os personagens envolvidos nos episódios.

Como de praxe, o enredo tridimensional e logístico fez a investigação fluir para todas as direções. O desvio do caso desta vez levou nossos detetives ao encalço de uma gangue de agressores de moradores de rua (adoro a cabeça desses roteiristas!) para depois serem conduzidos até uma elitista escola católica. Lá, um manto de aparente serenidade e hipocrisia cobre a vida de jovens problemáticos mimados, frutos de uma classe média e alta falidas tanto familiar quanto moralmente. Ao efetuar a prisão do adolescelente que castrou e incendiou o homem que – segundo ele – molestara sua irmã, um ingênuo pacto de gravidez de um grupo amigas se torna o gatilho dos intensos desdobramentos do episódio.

Em Babes muita coisa bacana aconteceu: mais tempo de tela para o Munch, mais uma boa performance de Greyleck no tribunal, momentos chocantes e um enredo bem amarrado com ótimas reviravoltas e conclusão.

O casting do episódio foi excelente e por vezes eu senti a vontade da Olivia de estapear a boca daquela menina insolente líder do pacto. Aliás, aquele banho de água fria dado pela Benson ao desmistificar a gravidez dos sonhos das adolescentes foi o que todos nós gostaríamos de ter dito naquele momento. Mas o brilho entre os atores convidados ficou mesmo com a mãe imatura-pavio-curto-boca-suja que foi parar na berlinda por causa daquele (fatídico) e-mail mandado para a adolescente que “corrompeu sua filha”. A cada resposta ou resmungo que ela direcionava à Greyleck eu caía na risada (e alguém não?). Palmas para a atriz.

Law & Order: Special Victims Unit - BabesApós as investigações concluírem que ela foi diretamente responsável por levar a jovem grávida a cometer suicídio, a promotoria resolve apelar ao tentar condená-la por um crime no qual ela não cometeu, fisicamente falando. Para isso, a única ferramenta disponível seria o acúmulo de tempo de pena pela soma de diversos delitos menores. Numa ótima reviravolta durante a leitura dos e-mails trocados entre a jovem e a acusada, a interpretação correta de uma gíria por uma das garotas aponta que o namorado traído da vítima esteve presente no momento de sua morte. Encurralado e pego na mentira, ele confessa. Com os fatos esclarecidos, cabe ao juiz inocentar a ré, o que não agrada nada a Greyleck.

Falando na bela Kim, Michaela McManus definiu bem o tom de sua personagem: Greyleck é ríspida e irônica. Seu tom de voz a cada argumento – associado à sua aparência jovem e olhar fixo – soa desdenhoso, debochado e insolente, o que é uma ótima maneira de desestruturar quem quer que esteja à sua frente. E foi exatamente isso que aconteceu. Quando ela foi atacada pela mulher, foi delicioso vê-la descer de sua torre inatingível e perder a pose:

Eu quero essa cadela presa por agressão!

Já que entramos no vocabulário, gostei de ver que o Universal Channel não suavizou o linguajar do episódio (de fato, as legendas foram mais enfáticas do que o texto original e não pouparam palavrões). SVU já é uma série pesada e chego a imaginar como seria se ela tivesse sido gerada em um canal fechado como o FX. O contexto seria ainda mais sórdido, duro e perturbador. E sobre isso eu gostaria de expressar uma sensação engraçada que eu tenho sobre nossa cultura: é interessante o fato de que está tudo bem ao se expor cadáveres, suicidas, pessoas violentadas, crianças traumatizadas e afins. Mas situações menores e cotidianas como palavrões e sexualidade são capazes de escandalizar com maior intensidade. Vai entender…

Para aliviar a barra da menor grávida cujo irmão assassino foi condenado e a mãe presa por agressão, seu “sogro” oferece abrigo e assistência em prol do bem estar do seu neto, único legado de seu filho. Esse foi o primeiro “final feliz” da temporada (se é que dá pra enxergar alguma felicidade nesse contexto).

Um pequeno lembrete: este é o último episódio inédito do ano. Assim, SVU e os reviews voltam em janeiro com Wildlife, um episódio que vai dar o que falar…

Séries citadas:

31 Comments

  1. Kate

    Muito bom esse episódio. Tenso, ativo. Quero fazer uma observação : Não entendo por que em vários episódios Olívia some da metade para o final. Em outros é o inverso , Stabler some também no final. Isso em SVU não consigo entender, mas enfim… muito bom.

  2. Renata Simone Braga

    Ângelo eu também não quero ser repetitiva, mas adorei seus comentários, bem como este episódio. Para mim svu sempre conseguiu manter o mesmo nível de qualidade desde a primeira temporada até agora(sou mais puxa saco que você, com certeza) e é díficil ter um episódio que eu não tenha gostado. Acho que é por isso que fica díficil para mim acreditar que a série pode estar caminhando para o final, quando ainda está tão boa e a criatividade dos roteiristas e produtores está em alta.

  3. João da Silva

    Excelente episódio, como de hábito, e excelente atuação da linda Michaela McManus. Pode-se dizer que a promotoria fez mais uma vez um belo trabalho!

  4. Ana Maria

    Achei excelente o episódio, o que não é novidade em se tratando de SVU. Concordo com tudo que o Ângelo diz sobre a série e faço-lhe uma pergunta: porque SVU, que tem tanta qualidade, nunca foi indicada para algum premio? Sei que nem todos gostam e assistem mas nenhuma série , mesmo as premiadas, é unanimidade. Acho que a série merecia um premio que viesse lhe dar o reconhecimento da crítica e a colocasse no ligar que ela merece.Sobre o comentário da Kate quanto ao desaparecimento da Olívia a partir da metada do episódio acho que, como teremos nos próximos episódios em sequência uma presença muito forte da Mariska, quiseram “economizar” sua atuação para não cansar muito o público.

  5. Carlos Critico

    Graças a Deus nesse episodio economizaram a mariska, achei otimo pq ela apareceu pouco e Munch teve mais chance com seu ar sarcastico e critico !!!
    Parabens a Nova promotora, excelente atuação e ainda por cima linda !!!

  6. Luciana Beltrão

    Gostei do episódio, mas tenho uma ressalva a fazer: Para a identificação do rapaz morto, foi usada alta tecnologia e em segundos o Jonh Doe foi identificado, porém, não fizeram autópsia na menina? Existe uma diferença grande entre ser estrangulada (como ficou se sabendo no final) e ser enforcada. As marcas das mãos são bem diferentes de marcas de corda. E não havia qualquer sinal de luta e defesa? A menina simplesmente deixou-se estrangular? Não tiro o mérito dos roteiristas e nem da série. mas quando se assiste a L&O a muitos anos, aprende-se a ver as coisas nos pequenos detalhes

  7. Ângelo Romão

    Kate,
    creio eu que essas sumidas dos atores é uma forma de otimizar a produção da série. Pode ter certeza que a Mariska devia estar filmando outras cenas, inclusive até de episódios futuros enquanto esse ainda estava em desenvolvimento.

    Ana Maria,
    séries policiais não são muito ‘queridas’ em premiações. Pode prestar atenção ao fato de que nenhuma delas é indicada fora da área técnica.

    SVU ainda goza de mais prestígios dentro do seu nicho – cop shows da TV aberta – graças à Mariska, que consegue, ano após ano, indicações no EMMY e Globo de Ouro. Então pode-se concluir que a série é, sim, bastante reconhecida. Isso sem contar os diversos prêmios de Atores e Atrizes Convidados(as) em Série Dramática que a série já abocanhou (alguém duvida que Ellen Burstyn vai ganhar esse ano?)

    Luciana Beltrão,
    excelente observação! É verdade que as séries policiais nos transformam em espécies de peritos, principalmente nos questionamentos e o seu faz todo sentido. No entanto, TODA série faz uso de seus artifícios de maneira que melhor convenha à narrativa.

    De qualquer forma descobriríamos que ela fora assassinada, mas o episódio queria nos levar ao julgamento por homicídio culposo daquela mulher e levantar a pergunta: Ela seria responsável pelo suicídio da menina por causa daquela correspondência? Cabe a nós fazermos concessões e racionalizações. E aí vai a minha (ha,ha):

    Muitas pessoas morrem todos os dias, certo? No caso da menina, a causa da morte parecia bastante óbvia: nada, naquele momento, contestava o fato de que ela estava trancada no quarto, sozinha e usando o computador minutos antes do ocorrido. Junte-se a devastação emocional resultante da condição atual de sua vida com a constante hostilidade de terceiros e bam! “Quero dar fim ao meu sofrimento”. Tudo parecia se encaixar.

    Assim, podemos assumir que a autópsia dela não ganhou prioridade sobre as que já estavam escaladas anteriomente. Se a revelação de que ela não estava sozinha no quarto não tivesse vindo daquela maneira (que foi bem melhor, em termos de trama), com certeza a Dra. Melinda Warner apresentaria seus achados à promotoria. O que cancelaria o julgamento de qualquer forma.

    E, aí? Convenci? Estou me sentindo advogado da série. ha, ha.

    Abraço a todos.

  8. francisco koller

    Um feliz natal a todos e que nossas séries favoritas não saiam do ar!
    Abraços gaúchos.

  9. Napoleão

    Sou estreante no review e minhas opiniões já vão de encontro a outras. Mas , estamos numa democracia então vamos lá:primeiro não gosto dessa nova promotora. Acho-a muito prepotente e arrogante. Sinto muita saudadade da Alex, aquela loura das primeiras temporadas, que me parecia segura, ponderada, e eficiente. E quanto a “economizar” a presença da Olívia eu acho péssimo. SVU sem a Mariska para mim perde muito, não é a mesma coisa.Gosto de todo o elenco, não faço distinção, mas a atuação da Olívia, acho que devido ao seu talento natural, é sempre mais convincente e dá mais autenticidade a história. No mais, adorei os comentários, todos muito inteligentes.

  10. marília

    oi Angelo!!!

    tõ de volta!!!

    e o ultimo review do ano assim como todos os outros, FANTÁSTICO!!!

    adorei o epi, que vi meio sonolenta pq vi a reprise da madrugada, pensei que não ia chegar até o final pq meu olho fechava involuntariamente, mas o epi foi tão bom que meu cérebro mandou a mensagem e qnd eu vi, eu tá tava esperta de novo!

    Mariska apareceu pouco mas arrebentou! cena excelente!!!

    a promotora… não, ainda não gosto. mas ela ainda tem o resto da temp. pra me cativar…

    o roteiro foi nota 10 com louvor… e se não me engano houve um caso similar na vida real sobre uma mãe que assumiu identidade virtual pra se vingar pela filha.. ( as pessoas são capazas de cada coisa…)

    e no fim, que não aguentou foi mesmo o rapaz religioso e tal… e mas uma vez falando de um tema em voga que é a tal da promessa de castidade entre os jovens (inclusive com direito a anel) e que a diferença entre a promessa e a manutenção da mesma nos tempos de hj é bem dificil

    ANGELO, EM 2008 FOI UMA COISA BEM PROVEITOSA PODER LER SEUS TEXTOS!!! FELIZ 2009 E ESPERO QUE VC E SVU VOLTEM COM FORÇA TOTAL!

    UM ABRAÇO!!!

  11. Ângelo Romão

    Obrigado, Marília. Faço meus os seus votos, tanto para você como para os demais! E gostaria de dizer mais uma vez que estou adorando a experiência.

    Eu não resisto e sempre acabo acompanhando a reprise. Acho que se houvesse mais de uma, eu assitiria novamente. E quando o episódio é bom assim, então…

  12. silvia fernandes

    ossa eu to entrando aki hj pela primeira vez e to adorando , acompanho svu desde a época q universal era usa e bom saber q vc gosta, e lá se vão 10 temporadas mas sempre interessante, inteligente e o melhor é q realmente prende a atenção pela qualidade de TODOS os atores atuantes, me diz o seguinte, é verdade q existe a possibilidade da série acabar?
    bj e feliz natal

  13. Pamela

    bom eu tbm como tantos outros q vi aki sou estreante….bom adorei qndo encontrei aki uma oportunidade de poder discutir sobre os episodios pois axo uma falta de respeito svu nao ter um blog no uc como as outras series….mas concordo com tds os comentarios desde o primeiro review….
    eu sou apaixonada com essa serie…a principio odiava e minha mae ficava assistindo e me chamando pra ir, ate q um dia eu fui e ate hj to la viciada em svu….sou grande fa dos atores Mariska Hargitay e Christopher Meloni, acho q c essa for verdadeiramente a ultima temporada (ah Mmeu Ddeus, toamara q nao) eles mereciam sim descobrir o amor q existe no fundo do S2 de cada um e ficarem juntos no final…amo a atuação deles e qndo eles nao estao juntos como aconteceu nesse ultimo episodio da uma sensação estranha, de q ta faltanu alguma coisa….acho q os dois se completam…

    angelo parabens por tudo viu….o review esta otimo…vc sb me informar qndo q vao começar os episodios ineditos em janeiro? pq ja procurei e nao achei em lugar nenhum…obrigada…

    bom gente feliz natal a todos e um prospero ano cheio de [paz, saude e muito Law and Order Special Victms Unit……….

    bjos

  14. Ana Maria

    Prezado Ângelo,

    Sou uma pessoa muito ocupada mas gosto tanto de SVU que sempre encontro um tempinho para expressar minha opinião sobre os episódios e a série como um todo. Quero dizer que fiquei muito feliz com o aparecimento desse review, elaborado por uma pessoa inteligente, sensata e educada e que , antes de mais nada, gosta do que faz e entende do assunto.Para mim tem sido um prazer redobrado participar desta mesa redonda virtual
    e trocar informações com pessoas que compartilham minha admiração por SVU e que ,ao expressarem suas opiniões, as vezes coincidentes, as vezes discordantes, acrescentam alguma coisa ao meu pequeno conhecimento. Embora sem conhecer pessoalmente nenhum dos participantes, pessoas como a Renata, a Marília,já se tornaram familiares
    pela constância, e,na oportunidade, quero desejar a todos, indistintamente, um Natal cheio de luz e um Ano Novo repleto de realizações.Tenho certeza que a nossa série predileta continuará nos encantando,ainda por muito tempo.Um abraço a todos.

  15. Paula

    Mas é um episódio melhor do que o outro nessa temporada. Assisti a Babes tão impressionada que acho que nem pisquei. Tudo e todos estavam ótimos. E já estou ansiosa pelo próximo episódio.
    Gostaria de desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde e paz! Espero que possamos continuar a nos encontrar aqui no próximo ano.
    Ângelo, obrigada pelos reviews sempre maravilhosos! É muito bom ter um espaço dedicado à SVU!
    Até o próximo review, isso se eu sobreviver à Wildlife…(acho que será muita emoção para uma fã)
    Abraço a todos.

  16. Ângelo Romão

    Olá! Estou dando mais uma passadinha por aqui para retribuir em dobro as felicitações de vocês e dar as boas vindas aos novos leitores.

    E uma dica para que nosso espaço não fique obsoleto no decorrer dos dias: sempre que quiserem ler um texto antigo ou fazer algum comentário no Review, basta ir ao menu ‘Navegação’ do lado direito da página e clicar em ‘Lei & Ordem’. Assim, tudo referente à nossa série favorita estará sob fácil acesso.

    O último Review publicado pode servir de espaço para nossa troca de idéias no decorrer da semana até que o próximo episódio seja exibido. OK?

    Abraços em todos e Boas Festas!

  17. Pamela

    gente alguem sb quando q vao voltar ops episodios ineditos no Universal????

  18. Ana Maria

    Em resposta a pergunta da Pamela. Li, em algum lugar, não me lembro exatamente onde, que será dia 20 de janeiro, as 11 da noite.

  19. Marta De Divitiis

    Adoro a série e acho que sua importância é grande por que, além de tudo, toca em pontos nevrálgicos da nossa cultura, como a hipocrisia religiosa, abordada em vários episódios, como esse que estamos discutindo. Gosto dessa nova promotora e não acho que Stabler e Benson deveriam acabar juntos não. São apenas bons amigos e companheiros, cada um conhece demais o outro e se tivesse que acontecer algo entre eles já teria acontecido. Ah, Ângelo adoro seus comentários e gosto mais ainda quando responde aos leitores. Bom ano a todos!

  20. Ana Maria

    Pamela, o que sei do próximo episódio é que se chama Waldlife ( Vida Selvagem)e imagine: o Eliot vai aparecer só de cuequinha preta( ai! Jesus)e a Olívia de calça e soutien já que ela vai se passar por uma prostituta. Os dois próximos episódios denominados Persona e TEPT terão uma participação muito grande da Olívia, que estará atravessando problemas emocionais ainda por conta da tentativa de estupro que sofreu.É tudo que sei por enquanto.

  21. Pamela

    briagada ana maria e mto bom saber disso e nao vou perder o elliot so de cuequinha……….rsrsrsrs

  22. Lena

    Sempre passo por aqui para acompanhar os ótimos reviews e os comentários, mas desta vez tenho que comentar:

    Eliott de cuequinha é tudodebom! Ele já apareceu assim numa das primeiras temporadas, numa cena com a mulher dele, no quarto. Quem se lembra dessa maravilha? Pena que passaram-se aí quase 10 anos até resolverem explorar sexualemnte o Christopher Meloni de novo! ;)

    Ah e tb acho que Eliott e Olivia são apenas ótimos amigos, não vejo como eles possam terminar juntos. Os roteiristas vão ter que ser muito convincentes se quiserem fazer isso, pq eles passaram 10 anos sendo companheiros e amigos e de repente BUM, descobrem o amor? Não há muita coisa nesse meio tempo indicando que poderia haver alguma chance de romance entre eles, só vi situações onde aparecia amor de amigo mesmo.

  23. Marisa

    Eliot de cuequinha… Bem, ele é personagem de L&O-SVU, protagonizado pelo deus grego Christopher Meloni. Experimente ver a série OX e você verá muito mais que cuequinha… Vale a pena!!!! Depois disso passei a não acreditar em feromonio, pois minha TV (não sei a sua), não tem cheiro e o homem é de arrazar, com ou sem este atrativo…

  24. Pamela

    gente alguem sb o motivo do eliiot tomar um tiro no proximo episodio?

  25. Vitória

    aH!aH!Marisa,eu acho que essa Mariska Hargitay é uma sortuda mesmo.E deve ser emocionalmente muito forte porque trabalhar durante dez anos ao lado desse Deus grego como voce diz, chamado Christopher Meloni e não sucumbir aos seus encantos não é fácil não.Certo que o marido dela não é de se jogar fora, mas o Melloni é muito belo, muito másculo, é tudo de bom.Estou ansiosa para ver esse episódio. Vamos aguardar.

  26. Marisa

    Luisa, é no canal Universal. Tenho a Net e lá o canal é 43. Passa diariamente,mas os inéditos, só nas terças às 23 horas (o primeiro será no dia 20/01/09), quando justamente o deus grego leva um tiro!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account