Log In

Reviews

Review: Law & Order: Special Victims Unit – Disabled

Pin it

Law & Order: Special Victims Unit - Disabled

Série: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Disabled
Temporada: 11ª
Número do Episódio: 241 (11×17)
Data de Exibição nos EUA: 24/3/2010
Data de Exibição no Brasil: 11/5/2010
Emissora no Brasil: Universal

Começo a coluna dessa vez com uma noticia boa e uma ruim. A boa noticia é que a NBC renovou oficialmente a nossa querida SVU para uma 12º temporada; já a noticia ruim é que a emissora também anunciou o cancelamento de Law & Order. – a não ser que Jack McCoy e cia. consigam uma nova emissora, eles não retornarão para uma 21º temporada.

Parando pra analisar essas noticias, vejo que Dick Wolf vai ter que começar a criar novas séries, visto que Law & Order foi cancelada, Criminal Intent perdeu seus protagonistas (e no meu ver esta indo pelo mesmo caminho da original) e SVU apesar de ser o drama de maior audiência da NBC provavelmente também vai encerrar suas historias nessa 12º temporada, já que Chris Meloni já deixou claro em entrevistas que essa será sua ultima temporada na série, e Mariska Hargitay disse que dificilmente continua na série se Meloni sair. Visto todos esses fatos, parece que Dick Wolf vai perder todas as suas séries num período de duas temporadas, e nós fãs vamos ficar todos órfãos das franquias Law & Order em pouco tempo. É melhor começarmos a preparar os lenços, porque nós fãs da série, vamos ter dias difíceis pela frente.

Agora relembrando os projetos de Wolf, lembro que apenas duas séries criadas por ele fracassaram, foram elas: Law & Order Trial By Jury e Conviction. Trial by Jury confesso que nunca assisti, então não sei porque foi cancelada, acredito que quem assistiu vai poder dizer se foi justo ou não o cancelamento da série.

Conviction eu assisti, e digo de maneira rápida e direta que esta foi cancelada porque era uma verdadeira bomba, a série foi uma zona do começo ao fim, o piloto da série foi gravado com uma atriz, e apresentado a NBC que na época rejeitou a série, então Dick Wolf fez outro piloto da série e trouxe Stephanie March as pressas pra ser a estrela da série, transformando a ADA Alexandra Cabot na chefe de jovens promotores de Nova York. Depois do piloto refeito com a participação da Stephanie, Wolf reapresentou o projeto a NBC que então aceitou produzir a série, porém a mesma não deu certo, porque simplesmente não tinha sentido nenhum. Alex Cabot aparece na série depois de sair do programa de proteção a testemunha sem nenhuma explicação, vira chefe do escritório da promotoria do nada, e muda completamente de personalidade, fazendo com quem viu e gostou da ADA em SVU, a detestasse em Conviction. Isso tudo sem contar a quantidade de personagens desinteressantes que a série conseguiu juntar ao mesmo tempo e fora o fato que todo mundo do escritório da promotoria estava mais preocupado em se pegar do que em trabalhar – parecia até Grey’s Anatomy. Espero que Law & Order Los Angeles de certo e que Dick Wolf tenha aprendido com os seus erros.

Law & Order: Special Victims Unit - Disabled

Disabled o episódio dessa semana manteve o nível da série, nos dando mais uma vez um bom roteiro com boas atuações. O episódio não repetiu o nível dramático e o roteiro afinado que teve o seu episodio anterior Witness, mas no geral foi bom.

Uma ex-cantora de ópera tetraplégica, que sofre de esclerose múltipla, é estuprada dentro de sua própria casa. Ao visitar Cara Raleigh (Lisa Arrindell Anderson) os detetives Stabler e Benson descobrem que além de ter sido violentada, Cara vem sofrendo de surras constantes. Ao investigar o caso, a unidade de vitimas especiais chega ao enfermeiro que tomava conta de Raleigh e que gravou em vídeo um dos ataques que a vitima sofreu, descobrindo então que a vitima vinha sendo atacada pela própria irmã. Confesso que na hora que vi o vídeo de Raleigh apanhando, tive vontade de eu mesma processar ela, porque sinceramente nunca entendi essa rivalidade e inveja que dizem existir entre irmãs (tenho uma irmã mais velha, que sempre fez muito mais sucesso que eu e nunca consegui sentir inveja ou ciúmes dela, pelo contrário, me sinto orgulhosa por ter uma irmã que todo mundo queria ter igual). A irmã da vítima, Janice (Jill Scott), confessa os ataques mas nega o estupro, levando a equipe mais uma vez ao encalço do estuprador. Depois de muitas reviravoltas, descobrimos que o estuprador se trata do motorista de ônibus, amigo de Damien (Quinton Aaron), que é sobrinho da vitima.

Eis que surge então o ADA Blacke, o promotor bonitinho mas ordinário da série, que não quer levar o caso a julgamento por achar que não tem chances de ganhar – e nessa hora eu penso que falta a Alex já esta fazendo, ela processaria o estuprador sem pensar duas vezes. Na conclusão do episodio vemos Olivia Benson acabando com o estuprador na sala de interrogação, e convencendo a vitima a testemunhar no tribunal, e eu amei a Olivia dando uma dura no réu na sala de interrogação, melhor do que isso só a advogada Patricia LaRue mandando a Janice calar a boca. No final, o sobrinho demonstra todo o amor que sente por sua tia, ao assumir a responsabilidade de tomar conta dela. Disabled foi mais um episodio que manteve a premissa da série, trazendo aqueles episódios que nos deixa revoltados e nos faz pensar.

Uma ótima semana a todos e até o próximo review.

Séries citadas:

23 Comments

  1. claudia

    Realmente lembrou os bons tempos do seriado.
    Ah que pena o cancelamento de Law e Order sentirei falta dos detetives e de Jack Macoy.

  2. Rô Floripa

    Vou sentir muita falta do Jack McCoy!
    Não vi este episódio, mas pela tua review já está programado pro fim de semana.

  3. Izadora

    Fiquei muito triste com a notícia do cancelamento de uma das minhas séries queridas. Tomara q a NBC quebre a cara mais uma vez com as novas séries! Cancelar a ótima LO faltando apenas 1 ano p/ bater o recorde da série Bonanza é muita estupidez!

    F*** you NBC!

  4. cleide

    quando o Richard Woolsley apareceu …. ops, quero dizer o ADA Blacke apareceu pensei que tinha errado no controle remoto e começado a ver “Raising the Bar”, mas ai fiquei confusa pois o Woolsley é da Defensoria … ops de novo …. o ADA Blacke que é o Woolsley de “Raising the Bar” agora é da promotoria … ai pensei, será que o Balco conseguiu alisia-lo para a promotoria ???

    hehehehehe …. por alguns minutos fiquei realmente confusa, confesso, esse é o problema em assistir tantos seriados, começo a confundir personagens/atores

    anyway …. o caso é realmente chocante e o que foi sendo revelado me deixou petrificada
    o papel da Olivia foi decisivo para a vítima poder virar o jogo, assim como o medroso Woolsley … oppss ADA Blacke conseguir enfim cumprir o seu papel de promotor

    ahhhh fiquei muito triste com a notíca do L&O, e torço para que outro canal a pegue para conseguir a tão esperada 21a. temporada, ao mesmo tempo fico feliz com SVU

    belíssimo review :)

  5. marília

    mas é um gatinho mesmo o promotor/defendor.

    esse ano tá dose… mil séries que AMO acabando ou sendo canceladas.

  6. Renata S. Braga

    Já esperava pelo cancelamento de Lei e Ordem e mesmo gostando e ainda acompanhando a série, sinceramente acho que já deu o que tinha que dar faz tempo. Law & Order Trial by Jury eu assisti e gostei, achei uma pena quando cancelaram, já Conviction eu concordo com você Amanda, a série acabou virando mesmo uma verdadeira bomba, o que eu achei uma pena porque só me interessei em assistir para ver a Alex novamente e como você mesma disse o que se viu foi uma outra Alex que não agradou nem um pouco. Quanto a uma 12 e última temporada de SVU, eu sinceramente acho que a série poderia durar mais um pouco, mas sem Elliot e Olívia nem pensar.

  7. Carlos T.

    Também fiquei muito triste pelo cancelamento de “Law & Order”, não fiquei triste por causa do recorde, mas sim porque a série merecia ter uma “temporada final”, assim como está sendo com Lost e foi com ER, imaginem personagens antigos fazendo participações especiais, crossover com SVU e um episódio final de 2 horas de duração. Tomara mesmo que consigam uma outra rede de TV.

    Quanto ao episódio, realmente não foi tão bom quanto o anterior, mas gostei, manteve um bom nível, mas como eu já vi o desta semana eu fico meio perdido em lembrar direito deste episódio.

  8. Amanda Darling

    Carlos

    eu imaginei que algumas pessoas fossem ficar confusas de lembrar desse episodio depois de ter assistido o dessa semana, por isso tento publicar os reviews da semana anterior antes de passar o novo episodio, mas essa semana não deu, acabei me atrasando, vou tentar manter em dia os reviews na proxima semana.

    Eu sinceramente queria muito que Law & Order fosse renovada, acho que no geral a série tem melhores episodios que SVU. Enquanto SVU segue um ritmo irregular, intercalando episodios bons e ruins, Law & Order mantém sempre o mesmo nivel dos episodios, é dificil ver um episodio ruim mesmo depois de 20 temporadas

  9. Alfredo

    Há muito desisti de Lei e Ordem. A série não é ruim mas já está muito desgastada. Vejo as pessoas lamentarem seu cancelamento mas como pode uma série que tem em média apenas 4,5 a 5 milhões de espectadores, em um grande canal aberto nos EUA, sobreviver. Falam mal de SVU mas ela tem o dobro de audiência de Lei e Ordem e é muito mais popular.Aliás, li ontem em um blog que SVU está entre as 10 séries mais assistidas no Brasil, no canal fechado é claro.Quanto ao episódio não foi espetacular, mas foi bom. SVU nunca me decepciona.

  10. Ju

    Adoraria q Law e Order fosse renovada, acho que ainda tem gás pra mais temporadas. trial By Jury eu adorei, não entendo pq cancelaram, mas Conviction foi uma porcaria mesmo.

  11. Leonardo Toma

    Vou fazer um mega resumão de tudo o que eu estou vendo acontecer na minha amada franquia:

    Law & Order
    Cancelamento mais sem sentido impossível. A série fazia médias ótimas nas sextas-feiras, mesmo sendo um dia ruim. Por que tiraram ela de lá? O elenco dessas últimas temporadas finalmente conseguiu restaurar aquela química evidente das épocas de Abbie/Rey/Lennie/Ed. Os roteiros da Mothership nos últimos anos são os melhores da franquia! Todo episódio é muito bem escrito e muito bem interpretado pelos atuais atores que compõe o elenco.

    Espero profundamente que a TNT compre os direitos de exibir uma 21ª temporada, porque cancelar a série quando a “season” finale já foi gravada é um desrespeito total com os seus 20 anos. Inconformado…

    Law & Order: Special Victims Unit
    Também acho que ela acabe na 12ª temporada. Os atores vem demonstrando cansaço com a série e todos sabem, mesmo os produtores dickheads da NBC, que a série não vinga sem os Chris e Mariska.

    Law & Order: Criminal Intent
    Pensei que com a saída de Vincent e Kate a série ia afundar tanto na qualidade quanto na audiência. Me enganei. Os roteiros dessa 9ª temporada tão afiadíssimos e parecendo retomar a qualidade dos tempos áureos. Espero que os boatos de cancelamento sejam somente boatos…

    Law & Order: Trial by Jury
    Eu assisti e recomendo. Quem sempre gostou da parte “Order” da Mothership irá adorar essa série. Achei também uma completa injustiça o seu cancelamento prematuro. E ela nem ia tão mal assim na audiência.

    Law & Order: Los Angeles
    Estou com medo do que virá nesse novo membro da franquia. Li produtor dizendo que, por se localizar em LA, a série seria uma versão “sexy” de Law & Order. pelamorné.

    Conviction
    Só ouvi falar mal, nunca vi, nem considero parte da franquia.

  12. Alfredo

    Leonardo Toma,

    Nada contra Lei e Ordem mas se a série mostrasse bons índices não estaria sendo cancelada. Os fãs lamentam mas contra fatos não há argumentos.Lei e Ordem já deu o que tinha de dar há tempos e não tem nada que a faça se recuperar.Eu não estou questionando sua qualidade, estou questionando números, que para os canais que exibem os programas, é o que interessa.A comédia 30 Rock mostra também baixos índices mas tem prestígio e vive recebendo premios. Lei e Ordem nem isso.Assim não dá, nem a NBC aguentou.

  13. Leonardo Toma

    Alfredo, Law & Order fazia média de 8 milhões na audiência geral de sexta. Esse número pra esse dia e principalmente pra NBC tá de ótimo tamanho. E a série já ganhou Emmys, SAGs, Edgars, sem contar as inúmeras indicações consecutivas no Globo de Ouro.

    E é claro que todos perceberam o cansaço da série lá pela 16ª, 17ª temporada. Se fosse pra terminar com ela, que terminasse nesses anos e não atualmente quando finalmente os escritores se encontraram. E os fãs ficaram putos da vida com esse cancelamento porque a Angela Whatever (diretora de comunicação da NBC) tinha dito no começo do ano que a renovação pra 21ª temporada recorde era dada como certa. Foi o Jeff Zucker (atual presidente da NBC que só faz merda) que resolveu desistir no último minuto. Até a TNT tinha concordado em comprar os direitos de reprise da 21ª e última temporada.

    E eles anunciaram o cancelamento depois que o último episódio já tinha sido gravado. Mais sacanagem que isso só o cancelamento de My So-Called Life

  14. janaina

    Estou triste, L&O é a única série que meu pai assiste… agora ele vai meio que ficar órfão já que ele não gosta de SVU e CI. Achei muita falta de consideranção da NBC, esse cancelamento…
    E olha que o nível dos episódios estava bom.

    Fora isso, sobre SVU, que tenha uma décima segunda temporada como últma, mas que pelo menos se dê um final legal para a série, e que tragam, em definitivo, a Stephanie March de volta pra TODOS OS EPISÓDIOS.

    PS: Amanda, eu tenho repulsa da palavra ‘conviction’ até hoje, de tanto ódio que eu tenho dessa série.

  15. Amanda Darling

    Concordo com o Leonardo

    Law & Order depois de 20 temporadas ainda conseguia se segurar razoavelmente bem as sextas, levando em conta os padroes de audiencia atual da NBC que não é lá muito alto.

    E outra terminar Law & Order sem um episodio final ? sem despedida nem nada ? Depois de 20 temporadas a série no minimo merecia um episodio final com 2 horas de duração, a NBC mostrou que não tem respeito nenhum pela série e todo o seu legado

  16. Alfredo

    Leonardo,

    Voce disse bem. Lei e Ordem já ganhou premios, já teve audiência, mas tudo é passado. Confesso que já chequei a acompanhar a série por algum tempo,mas cansei.Entretanto acho que os aindas fãs devem pensar positivo. A série foi um marco na teledramaturgia policial e jamais será esquecida. E ficar 20 anos no ar não é pra qualquer um. É melhor ela terminar dessa forma, com os fãs ainda gostando e aplaudindo.

    No meu 1º comentário falei que SVU está entre as 10 séries mais assistidas em canal fechado, nos três primeiros meses do ano, ficando em 8º lugar. Essa informação eu obtiva no blog svufansbrasil.blogspot.com, que o pinçou do site http://www.adnews.com.br. Eis as demais series que compõem a relação: V, Kdabra,CSI NY, CSY Las Vegas, CSI Miami, Criminal Minds, Navi Cis,Lie To Mie, e 24 horas.

  17. Alfredo

    Eu também acho que SVU não passa da 12ª temporada apesar de estar muito bem em termos de audiência, mas é por causa dos atores principais. Eles vão querer muito dinheiro para renovar.Aliás , essa série é interessante. Todo mundo anarquiza mas termina assistindo.Aí eu digo.Oh! SVU, tu não prestas mas eu te amo,tu não prestas mas eu te amo.
    E quanto a Stephanie Marc voltar pode até ser já que ela é protegida da Mariska Hargitay. Mas eu prefiro a Casey Novak.

  18. Fernando dos Santos

    Gostei de Disabled.Não chegou a ser um grande episódio mas não comprometeu.Me agradou muito o trabalho dos três interpretes que personificaram respectivamente a cantora, seu sobrinho e sua irmã.A atriz que fez a irmã invejosa estava especialmente bem, fazendo uma personagem que realmente provoca ódio no telespectador enquanto o ator que interpreta o sobrinho fez um personagem que demonstrou seu amor pela tia mas de uma maneira que não ficou piegas.

    Por mais que eu goste de SVU(e gosto muito) tenho de concordar com o Leonardo.Também acho que Law & Order consegue ser mais regular e mesmo depois de 20 temporadas ainda consegue apresentar desempenho consistente.SVU porém tem o mérito de ousar mais, se aprofundar mais em temas e personagens e realmente merece o sucesso de público,crítica e prêmios que conquistou neste 12 anos.
    Assisti apenas alguns de eps. de Trial By Jury mas achei interessante e também não entendi o porque do cancelamento prematuro.Acho que parece haver uma maldição pesando sobre séries protagonizadas por promotores.Shark e Close to Home também saíram do ar cedo.
    Torço pelo sucesso de L&O:Los Angeles e confesso que sempre sonhei com o dia em que fariam uma filial situada em LA.Apesar de eventuais declarações infelizes de produtores, prefiro torcer pra que de certo.

  19. Amanda Darling

    Sério Fernando vc sempre uma franquia Law & Order em LA ? Acredito que vai ser legal, gosto de Los Angeles, mas eu sempre quis era uma franquia da série em Las Vegas.. Já imaginou Jack McCoy ou Alex Cabot processando donos de cassino ? ia ser muito divertido

  20. Barbara

    Não me conformo com o ancelamento das melhores séries: Law & Order, Boston Legal (Justiça sem Limite), Cold Case (provavelmente será a última temporda, Law & Order Criminal Intent (o Capitão maravilhoso morre), Whithou a Trace (Desaparecdos), ou seja as melhores séries e que respeitam nossas inteligências são canceladas; enquanto que as tranqueiras vão se proliferando.

  21. Leonardo Toma

    Notícia que saiu esses dias que me acalmou um pouco em relação à LOLA: Rene Balcer será o showrunner da franquia em Los Angeles. Ele é diretamente ligado à ótima finada época de Criminal Intent e é o responsável pela atual fase magnífica de Law & Order. Agora se isso quer dizer que as chances da Mothership ir pra outro canal se esgotaram… triste…

  22. Fernando dos Santos

    Positivo Amanda.Desde a primeira vez em que pensei no local ideal para um L&O fora de NY, o primeiro lugar que me veio à mente foi LA e continuo pensando até hoje.Penso ainda que outros lugares interessantes para filiais da franquia seriam Nova Orleans,Miami,Chicago(ou Detroit) e Honolulu.
    Fiquei feliz com a informação trazida pelo Leonardo.A presença do Rene Balcer na produção me deixa com mais esperanças.O unico problema como ele mencionou, é que isso talvez signifique o verdadeiro fim da linha para Law&Order mothership.

  23. Leonardo

    Law & Order já era, deu tudo que tinha de dar… a fórmula já havia cansado. E cavalo de raça se mata com tiro na cabeça. Simples assim.

    Rolou um boat esses dias que Christopher Meloni estava disposto a sair da SVU… se isso acontecer, adeus SVU.

    Criminal Intent chamou minha atenção com as entradas de Saffron Burrows e Mary Elizabeth Mastrantonio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account