Log In

Reviews

Review: Law & Order: Special Victims Unit – Conned e Beef

Pin it

Law & Order: Special Victims Unit - Conned

Série: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Conned e Beef
Temporada: 11ª
Número do Episódio: 243 (11×19) e 244 (11×20)
Data de Exibição nos EUA: 7 e 21/4/2010
Data de Exibição no Brasil: 25/5 e 1/6/2010
Emissora no Brasil: Universal

Vou começar esse texto expressando as minhas sinceras desculpas a todos que acompanham essa coluna pelo atraso dos reviews de SVU. Problemas pessoais, somados com a minha extrema falta de tempo, estão fazendo com que isso aconteça. Deixo claro que a minha paixão pela série não morreu, pelo contrario, está bem longe disso, porém a vida cotidiana de trabalho e faculdade consome boa parte da minha vida.

Aproveito pra comentar aqui também, a tristeza e o saudosismo que começa a tomar contar de mim nesse final de temporada repleto de despedidas. Fiquei triste com o final de Cold Case, série que eu adoro e uma das poucas que eu comecei a assistir desde o começo. E com Law & Order: Criminal Intent, que a recém estreou sua 9º temporada mas deixará os telespectadores órfãos da dupla Goren e Eames, que vão fazer muita falta. Além, é claro do final de Law & Order. E dos finais de temporada que estão chegando de Criminal Minds, The Mentalist, The Good Wife, CSI e NCIS além é claro da nossa maravilhosa Law & Order:SVU. Li alguns reviews de uns sites americanos sobre o final de temporada da série, e quase todos elogiaram dizendo que foi espetacular – nem é preciso dizer que fiquei curiosa pra assistir e avaliar.

Queria também fazer um breve comentário sobre as criticas que andei recebendo dos meus textos. Muitos reviews meus saem sem muita objetividade e até mesmo sem inspiração, e digo a vocês que escrever sobre a série não é tão fácil quanto parece, e eu espero que todos tenham paciência e compreensão em relação a isso. Quanto à objetividade, digo que é simplesmente o meu jeito de escrever, gosto de usar o espaço para comentar sobre outras coisas nem sempre relacionadas à série, pois é uma maneira minha de interagir com todos que comentam aqui – e também que não vou descrever os episódios em detalhes, até porque este não é o objetivo das reviews do TeleSéries. Os texto de SVU nada mais são do que um resumo das partes do episodio que eu considero importante, e não vou mudar isso. Quem não gosta dos meus textos ou da maneira como eu escrevo, que simplesmente não leia ou procure outro review dos episódios da série em outro site que seja do seu agrado. Todos os colaboradores do Teleséries usam do seu tempo vago pra escrever sobre as séries que gostam e dar espaço para as pessoas terem um lugar pra debater sobre os mesmos. Não quero que ninguém concorde com as minhas opiniões sobre os episódios que escrevo, mas que simplesmente as respeitem, assim como eu respeito à de todos aqui.

Bom, nesse review dois em um, irei comentar Conned e Beef, episodios no qual nem todos devem ser lembrar tão bem. Acredito que os dois não foram episódios bons nem ruins, foram episódios tapa buraco, visto que a temporada da série foi programada pra ter 21 episódios, e a NBC resolveu estender pra 24, os redatores tiveram que suprir essa 11º temporada com alguns episódios medianos que simplesmente não comprometeram a qualidade da série.

Conned um dos raros episódios da série em que as investigações do caso são lideradas por Fin e Munch. O episódio começa com o aparecimento de um corpo com o rosto desfigurado de um vigarista profissional e michê de nome Jack, que havia entrado de penetra em uma festa de casamento ocorrida no local do crime. Com o decorrer do episodio, descobrimos que Jack tinha um parceiro chamado Andrew, um esquizofrênico que havia fugido de casa há sete meses por sentir sufocado pela mãe, e que havia sido levado para um hospital psiquiátrico onde a Dra. Stanton realizava terapia de eletrochoque. A trama se desenrola, ficamos sabendo que Ken, o filho do nosso querido detetive Tutuola, estava escondendo Andrew dentro da sua própria casa, e como Stabler não é o único que pode ter problemas com os filhos, no episodio também acompanhamos as brigas e desentendimentos entre Fin e Ken. Chegando ao ápice de Conned, Andrew confessa para Ken na delegacia que matou Jack em legitima defesa, pois o mesmo tentou abusar sexualmente dele. Depois de algumas enrolações, a promotora resolve não fazer nenhuma denuncia contra Andrew, e o rapaz é liberado sobe fiança, que acabou estranhamente sendo paga pela sua psiquiatra. No final descobrimos que Andrew nunca foi esquizofrênico, e a a doutora Stanton o diagnosticou como tal para abusar sexualmente dele e ter controle absoluto sobre o rapaz através dos remédios pra esquizofrenia. A médica no final acaba sendo condenada a cumprir quatro penas consecutivas por abuso de menores. Como eu disse antes, Conned não comprometeu a qualidade da série, mas valeu por dar um pouco mais de destaque aos detetives Munch e Tututola.

Law & Order: Special Victims Unit - Beef

Beef juntou uma trama com muitas reviravoltas, à máfia por trás da indústria da carne e o estupro seguido de assassinato de uma ativista por animais que tentou se infiltrar dentro da organização. O episodio começa através do chamado da equipe de SVU até um apartamento onde uma moça havia sido estuprada e teve sua garganta cortada, passa por uma vizinha fofoqueira e engraçada que dá as informações iniciais do caso e chega até o namorado da vítima, um ativista que praticava ioga durante o interrogatório. Tudo isso leva até o pai da vitima, que acabamos por descobrir ser um participante ativo de rinha de galos e finalmente chega até a parte que interessa: a moça estava coletando informações para produzir um filme expondo os perigos que existem por trás de um simples pedaço de carne. Achou um pouco confuso? Eu também. Todas essas descobertas nos levam até aibda? A Olivia infiltrada (de novo) dentro de um abatedouro. Sério mesmo? Eu juro pelo fim de NCIS que eu não agüento mais ver a Olivia atuando sob disfarce e a quantidade de episódios que isto aconteceu nessa temporada já deu pelo resto da série. No final chegamos à conclusão que não podemos confiar em tudo aquilo que se come. Beef é um episodio que não tem muito o que se comentar, não foi bom nem ruim, apenas cumpriu sua tarefa de suprir os episódios extras dessa temporada e, apesar de ter me deixado meio tonta e com sono com tantas reviravoltas, acho que passou uma mensagem importante sobre o mercado da carne. Uma vez eu li em algum lugar que carnívoros só continuam comendo carne porque nunca estiveram dentro de um abatedouro, porque do contrario todos acabariam por virar vegetarianos. Não sei a resposta quanto a isso, mas digo que continuo adorando carne.

Uma ótima semana a todos e até o próximo review.

Séries citadas:

18 Comments

  1. Rô Floripa

    Adoro quando Finn ou Munch aparecem mais. Especialmente Munch com seu humor cínico.
    Achei o Beef muito forçado na sujeira do frigorífico. Caramba, não tem vigilância sanitária nos EUA?
    E longa vida ao NCIS.

  2. Carlos T.

    Amanda, seus textos são ótimos, para mim não precisa mudar nada, vou seguir lendo e comentando por aqui. Pensei que tinhas desistido também!

    Achei os dois episódios bem meia boca, principalmente o último, realmente era muita reviravolta pra um episódio só, se você saísse um pouco da frente da TV não ia entender nada, quando eu vi a promo da Universal para esse episódio mostrando a Olivia infiltrada eu comecei a rir e pensei: DE NOVO???

    Munch apareceu mais no episódio anterior, pensei que ele tinha saído da série! Ainda sinto falta das suas teorias conspiratórias. Fora isso não me lembro de ter visto nada de excepcional nesse episódio.

    Eu realmente espero que esses episódios tenham sido feitos somente pra preencher a lacuna da temporada e os próximos sejam melhores, estou curioso pra ver como será a personagem da Sharon Stone e ver a aparição do Jack McCoy no episódio de logo mais.

  3. Mônica A.

    Amanda, eu sou umas das que adoram seus textos. Não gosto muito de reviews que descrevem todo o episódio. Pra isso eu assisto, né?

    Não vi Conned, então não posso dar minha opinião. Achei Beef cheio de reviravoltas como você disse, mas também meio previsível. Eu tinha certeza que a velhinha era a culpada, desde a primeira aparição dela. E também não aguento mais ver Olivia infiltrada. Depois de assistir ao episódio e a parte do abatedouro (eca! que nojo!) confesso que virei vegetariana…por três dias. Depois voltei a comer carne normalmente. Afinal, o meu avô era açogueiro. Nada como uma boa picanha!

    Parabéns pela review!

  4. cleide

    Amanda
    não precisa se desculpar, para mim até que é bom essa espera pois só vejo SVU no final de semana
    mas é válido o seu desabafo, mas nem liga não pois de todos os reviews é do teleséries que valem a pena ler

    eu aprecio muito episódios centrados no Fin e Munch, só não consegui entender como o rapaz por mais que tenha dito que foi “legitima defesa” se safar do crime?
    e de novo um crime que leva a outro crime O_O

    juro que já tentei ser vegetariana, conheço pessoas “vegas” que são super saudáveis mas ainda não consegui chegar a esse patamar

    continue com seus reviews pois sempre vou apreciá-los mesmo que nem sempre eu os comente
    abraços

  5. Renata S. Braga

    Achei esses dois últimos episódios os mais fracos da temporada até agora, só serviram pra tapar buraco mesmo. E gostei do seu desabafo Amanda, já mencionei antes que gosto do jeito que você escreve assim como gostava quando era o Ângelo Romão responsável pelos review. Acompanho todos os comentários, concordo com alguns, discordo de outros, mas é sempre um prazer acompanhar esse review sobre a minha série favorita. Só tenho sentido falta de uma coisa: os comentários da Ana Maria que já não tem escrito há algum tempo.

  6. Carlos T.

    Esqueci de dizer: o episódio não diminuiu em nada a minha vontade de comer carne, sou carnívoro! huhauhauahuahuahuahua

  7. Amanda Darling

    Carlos, Mônica, Cleide e Renata

    Muito obrigado pelo apoio, pelas opiniões e os comentários sempre presente de vcs nos meus textos.

    E Renata, concordo com vc, ta faltando os comentários da Ana Maria, ja faz um tempo que eu to sentindo falta das opiniões dela…

    Carlos se vc fosse aqui do Rio de Janeiro, te convidaria pra comer um churrasco comigo,pq minha vontade de comer carne também não diminuiu em nada

    Nina

    não esquenta, de vez em quando o site da uns problemas mesmo

  8. mazinha

    Amanda, não precisa se desculpar de nada, afinal vocês do Teleséries, tem suas tarefas cotidianas como todos nós e usam do tempo livre para escrever sobre nossas séries favoritas, permitindo a nós debatermos sobre os episódios, além de nos deixar por dentro de tudo que tá rolando, fiz até amigos aqui…eu não assito SVU mas deixo um grande beijo para você e todos os colaboradores do Teleséries…
    E longa vida ao NCIS.(2)

  9. Leonardo Toma

    Também me junto ao grupo dos que acreditam que os seus textos não tem nada de errado. Se alguém quer ver um resumo do episódio, que vá ler um resumo e não um review.

    E sobre os episódios: eu não lembro quase nada deles, huahuahuahuha. O que pra mim só significa uma coisa: foram dispensáveis (o que SVU tá sendo constantemente pra mim nesses últimos episódios).

    Sobre Jack fazendo uma pontinha: acredito que o personagem nunca morrerá enquanto sobreviver alguma série da franquia. Participação de McCoy em todas as séries da franquia devia ser regra (que nem a de Munch).

    E que venha a próxima promotora da fila…

  10. Ju

    Foram bons episódios.
    Eu não viro vegetariana por 2 motivos: odeio verduras e amo carne. :D

  11. Ana Maria

    Renata Simone Braga,

    Realmente faz bom tempo que não faço comentários no Teleséries. O motivo é falta de tempo, ando muito, muito atarefada.Entretanto continuo assistindo SVU e vez por outra leio os reviewus para me inteirar principalmente de alguma novidade.
    Fiquei feliz ao ler seu comentário e perceber que voce sentiu minha ausência.O certo é que não me sinto tão ausente, porque sempre faço das suas palavras as minhas. Me sinto como que representada por voce, através de suas opiniões sempre coerentes, sensatas, equilibradas.Em síntese, em termos de SVU, o que voce escreve, eu assino em baixo.
    Para finalizar, já que assisti o episódio de ontem, vou fazer um breve comentário. Ele foi razoável, apenas mediano. Sharon Stone continua linda aos 52 anos, é uma grande atriz, mas não gostei do perfil da sua personagem.Não sei porque chamar o Elliot e a Olívia se ela mesmo resolveu tudo, como se fosse uma detetive. Eu ainda prefiro o jeito circunspecto,sério, contido, da Alex Cabot, a melhor promotora que SVU já teve. Já está na hora dos produtores entenderem isso e contrata-la em definitivo para a próxima temporada.
    Um abraço sincero.

  12. Amanda Darling

    Ana Maria

    que grata e ótima surpresa, vc comentando aqui.. estou realmente feliz por isso, imaginei que vc estivesse sem tempo pra comentar aqui e tudo mais mas confesso que me passou pela cabeça que talvez não estivesse comentando por aqui pq não estava gostando muito dos meus textos, mas visto que nos “conhecemos” por aqui a algum tempo, achei que se fosse esse o caso vc teria dito. Então como disse fico muito feliz que vc esteja deixando sua opinião sempre inteligente por aqui.

    Engraçado que a descrição do episodio de ontem da Sharon Stone que vc escreveu, ta muito parecido com uma das partes do meu review de Torch…

    Como eu disse vc é mais que bem vinda pra comentar por aqui quando quiser, seja pra elogiar ou criticar, isso aqui é um espaço livre pra todos expressarem as suas opiniões, sejam elas boas ou ruins

  13. Ana Maria

    Amanda,

    Muito obrigada pela receptividade ao meu comentário e pela forma gentil como se expressou.Provavelmente não farei nenhum comentário sobre os próximos episódios porque, como já expliquei, ando muito atarefada profissionalmente e ainda tenho minhas atribuições como dona de casa.E voce sabe que como eu escrevo muito, sou muito prolixa, meus comentários tomavam muito do meu tempo e estavam, de uma certa forma, atrapalhando. Meu marido estava quase pedindo o divórcio(risos).
    Quero finalmente, deixar aqui registrada a admiração que sinto por voce, pela iniciativa de escrever os reviews sobre os episódios da série,os quais normalmente abordam temas complexos e polêmicos.Sobre possíveis divergências entre opiniões que surgem, entendo que é até salutar.De cada opinião, contária ou coincidente, eu sempre tiro alguma lição e aprendo alguma coisa.O grande dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra.Vendo por este aspecto a que me referi anteriormente, acho que ele tem razão.
    Não cheguei a ler todos os reviews elaborados por voce mas já sinto, através desse último, uma melhora acentuada no seu texto, que revela uma pessoa mais madura e segura do que escreve.Parabéns e que seu sucesso seja prolongado.Quem sabe para a próxima temporada eu estarei com tempo mais disponível e estarei de volta para trocarmos opiniões sobre essa série que tanto amamos. Um abraço.

  14. Fernando dos Santos

    Amanda, também acho que os seus reviews estão bons.

    Quanto aos episódios achei que Conned expos uma característica de SVU que já rendeu ótimos episódios mas que nos ultimos tempos começou a ficar desgastada.A característica a qual me refiro é a habitual reviravolta no meio do episódio.Neste caso foi a descoberta de que a terapeuta abusava do paciente, fato que acabou rendendo uma história pouco interessante na metade final do episódio.

    Quanto a Beef, achei que era muito enredo, muita reviravolta para um unico episódio e ficou tudo muito corrido.

    Acho que a Amanda acertou ao comentar Conned e Beef em um único review pois são dois episódios menores,típicos de miolo de temporada e não mereciam resenhas mais detalhadas.

  15. Roberta

    Achei Beef um dos piores episódios de toda história do SVU. Assito a série faz tempo e não me lembro de ficar tão decepcionada com um episódio quanto fiquei com esse. Os disfarces da Olivia já cansaram, assim como os pitis do Elliot. Mesmo sendo um tapa buraco, acreditar que aquela velhinha deu cabo da mulher foi zombar da nossa inteligência. Lamentável.

    Não sou vegetariana e nem pretendo ser. Verdura nenhuma se compara a uma picanha! Mas eu sempre quis saber dos vegetarianos e vegans: as plantas não tem sentimentos também? XD

  16. janaina

    Oi Amanda,

    Que bom que você voltou… tava com saudade das reviews de SVU.

    Gostei desses episódios de svu, mas como o fernando já disse num dos coments, as vezes a necessidade de fazer reviravoltas acaba sendo bastante anti-clímax por que os roteiristas valem-se disso em muitos episódios seguidos.

    Além disso: COMO É QUE A OLIVIA CONSEGUE ENGANAR ALGUÉM NESSES DISFARCES…NÃ? Só nos EUA mesmo…

    Fora isso… como eu não assisto Sons of Anarchy, foi legal ver a Ally Walker de novo.. =)

  17. Alfredo

    Achei Conned o pior episódio da temporada. Beef foi aceitável porque gosto das reviravoltas que ocorre em SVU e aquele final me surpreendeu.E gosto das participações da Olívia disfarçada porque estão inseridas no contexto, são rápidas e até engraçadas.Quanto aos seus review Amanda, sempre que leio eu gosto enmbora discorde de alguns pontos de vista seu.Mas como voce mesmo disse,o espaço aqui é para darmos nossas opiniões pessoais e aceitar as dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account