Log In

Reviews

Review: Law & Order: Criminal Intent – Last Rites

Pin it

Law & Order: Criminal Intent - Last RitesSérie: Law & Order: Criminal Intent
Episódio: Last Rites
Temporada:
Número do Episódio: 154 (7×21)
Data de Exibição nos EUA: 17/8/2008
Data de Exibição no Brasil: 16/10/2008
Emissora no Brasil: AXN

Bravo, bravíssimo!

Não, não temos mais Mike Logan. Chris Noth está fora de Law & Order: Criminal Intent. Mas a despedida não poderia ter sido melhor. Logan não morreu, não foi rebaixado (ainda) para um distrito de Staten Island, aliás, sequer sabemos qual será o seu destino. Mas sua missão está cumprida.

Last Rites, sua despedida, é um dos melhores episódios da história de Law & Order: Criminal Intent de todos os tempos. Cheio de referências para os fãs da série (quando Logan ultrapassa a linha, Ross o lembra da já citada Staten Island, e seu último caso, quem diria, surge de uma informação de um amigo do saudoso Lennie Briscoe). O episódio remete ainda a tudo o que o personagem é: um policial com um elevado senso de justiça, que não mede conseqüência para chegar a verdade, e com isto acaba ferindo as pessoas em sua volta.

Em uma prisão, um homem no leito de morte confessa a um padre ter cometido um triplo assassinato. Matou o pai de uma família e estuprou e matou a mãe, que estava grávida, em uma rua do Bronx, nos anos 90. Um inocente está preso e, em razão do sigilo da confissão, o padre se recusa a dizer o nome do assassino.

Logan resolver reabrir este “cold case”, contando inicialmente com o apoio do capitão e de Wheeler, até que esbarra na promotora que ignorou evidências e coagiu testemunhas para resolver o caso rapidamente – pela segunda semana consecutiva vemos Terri Driver, em mais uma atuação brilhante de Leslie Hope.

Em campanha para virar procuradora geral, ela não mede esforços para impedir a investigação. Tenta coagir os policiais, o padre subitamente é esfaqueado no presídio e a principal vítima acaba sendo Wheeler. De repente surge uma série de fotos, ligando seu noivo a um conhecido mafioso italiano. No final do programa, ele é preso na frente dela, numa cena emocionante.

A queda de braço é vencida por Logan que, como último recurso, usa o quarto poder: leva o caso a público, obrigando a promotora a se retratar, reabrir o caso e tirar o inocente da prisão.

A que custo? Não sabemos. E, na opinião do padre, talvez sua missão tenha se encerrado.

Cuide-se detetive. E que Deus o proteja.

Isso vai mantê-lo bastante ocupado.

Law & Order: Criminal Intent - Last Rites
Mas no meu mundo perfeito, daqui a nove anos Dick Wolf ainda terá alguma série da franquia Law & Order no ar. E em um press-release surpreendente ele anunciará que Chris Noth, depois de ganhar rios de dinheiro fazendo par romântico com Carrie Bradshaw nos cinemas, voltará a interpretar mais uma vez o seu maior personagem: o do detetive Mike Logan.

Quem viver verá.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

14 Comments

  1. Ivonete

    Adorei o episódio, realmente não poderia haver saída mais digna para Mike Logan.

  2. Tati Leite

    Eu também fiquei aliviada quando vi que o final do Logan ficou em aberto. Porque no meu mundo perfeito ele volta. Nem que seja para a última temporada do Law & Order ‘original’. Eu queria socar aquela promotora. E, mesmo tendo sido criada na religião católica, eu não consigo entender o segredo de confissão. Eu não suportaria saber que alguém fez algo tão horrendo e carregar isso. Ainda mais vendo uma outra pessoa pagando por algo que não cometeu.

    E eu fiquei com muita dó da Wheeler.

  3. Mauro

    Eu não vi o episódio e gostaria de saber o que aconteceu com a Wheeler. Será que alguém poderia me dizer já que o Review não explica nada?

  4. Tati Siqueira

    Mauro;

    Ela foi e uma festa beneficiente e tiraram fotos comprometedoras do Noivo dela com um Mafioso, ela na ingenuidade, ou não? não sabia de nada e no final ao levar ele ao aeroporto, prendem ele;Basicamente foi isso.

    Realmente pra “fechar” com chave de ouro uma das melhores temporadas de L&O;
    E vamos pro final hoje a noite

  5. Ivonete

    A Wheeler vê seu noivo ser preso, ela chora e acaba assim, é sua última cena. O que acontece com ela, fica para a próxima temporada. Não sei se é ela que voltará com o novo parceiro.

  6. Luciano Cavalcante

    Tati Leite, o segredo da confissão existe, justamente, por que não somos perfeitos e, eu, você e todo o mundo, corre o risco de cometer algo horrendo o suficiente para que queiramos um ouvido aberto e uma boca fechada, para podermos dormir a noite. Alem disso, a confissão é mostra de humildade.

  7. Joana

    Também adorei o episódio e fiquei feliz por não mandarem o Mike para Staten Island. Não sei como será explicada a saída dele… Será que abandonará a polícia? Aquela história de que talvez a missão dele estivesse encerrada… E a Wheller? Ela não merecia… estava tão feliz! Será que o noivo está mesmo lavando dinheiro para a máfia ou foi só armação daquela promotora?!
    Ah! Espero que Law & Order realmente esteja no ar daqui há nove anos. Adoro a série!!

  8. Joana

    Ops. Corrigindo o errinho, rsrs.

    Ah! Espero que Law & Order realmente esteja no ar daqui a nove anos. Adoro a série!!

  9. Fernando dos Santos

    Eu também gostei de ver que o destino do Logan ficou em aberto.Isso possibilita participações especiais no futuro e talvez nem leve nove anos.
    Acredito que saberemos o que aconteceu com ele no primeiro episódio em que a Wheller aparecer na próxima temporada,agora tendo como parceiro o Jeff Goldblum.
    E o noivado dela eu penso que chegou ao fim.
    O que mais me agradou no episódio foi a maneira marcante com que o Chris Noth conseguiu transmitir para o telespectador o sentimento de indignação vivido por Logan.No final até eu já estava indignado com aquela politicagem feita pela promotora.

  10. Francisco Koller

    Chris Noth é um grande canastrão e simpatizamos de imediato com ele. Pena ter deixado o seriado. Sua dupla com Jerry Orbach(Lennie Briscoe)é a melhor de todos os Law and order. Atores veteranos como ele, são os que mais me encantam. Gostaria de vê-lo fazendo par com o Richard Belzer(Det. Munch).

  11. Célia Regina

    Estou de luto. Duas vezes. Primeiro, pelo fim do meu romance. Segundo, pela despedida de Logan. Sou fã dele desde que comecei a assistir Law & Order original. Ele sempre deixa a porta entreaberta, acho isso muito inteligente.

  12. Antonio Carlos

    Sem dúvida Logan e Briscoe são os grandes Ícones da série! Não tenho dúvida que Dick Wolf de alguma forma trará ele de volta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account