Log In

Reviews

Review: Law & Order: Criminal Intent – Frame

Pin it
Lei & Ordem

Law & Order: Criminal Intent - FrameSérie: Law & Order: Criminal Intent
Episódio: Frame
Temporada:
Número do Episódio: 155 (7×22)
Data de Exibição nos EUA: 24/8/2008
Data de Exibição no Brasil: 23/10/2008
Emissora no Brasil: AXN

Não poderia ser diferente. A melhor temporada da história de Law & Order: Criminal Intent terminou com mais um episódio brilhante.

Mesmo com greve, com menos recursos, em um novo canal (correndo o risco de cair no esquecimento), Criminal Intent atingiu um novo nível de qualidade e maturidade e premiou o telespectador que a assistiu com uma ótima continuidade, desenvolvimento de personagens e de suas relações, alternando bons episódios fechados e outros que foram a fundo nas origens e no inconsciente de Goren.

Sério, eu tenho pena de quem não assistiu este sétimo ano de Law & Order: Criminal Intent e acha que estes episódios no inconsciente do protagonista de House, tipo No Reason e House’s Head, são o máximo. Eles são bons, mas com menos truques de roteiro e direção e muito trabalho de atuação de Vincent D’Onofrio, Criminal Intent no colocou dentro da mente de Goren, e não precisou colocar uma câmera lá dentro.

Law &Order: Criminal Intent - FrameFrame conta com perfeição, unindo todas as pontas, toda a história de Goren. Ao visitar o túmulo da mãe, morta em Endgame, Goren encontra uma foto sua e do irmão, que é a primeira peça de um novo quebra-cabeça envolvendo sua vida. Vemos Frank Goren, o irmão de Bobby (de Brother’s Keeper, Endgame e Untethered), pela última vez. Ele é assassinado, justamente por sua inimiga Nicole Wallace (de Anti-Thesis, A Person of Interest, Great Barrier e Grow), que quer vingança justamente por ele tê-la separado da garota Gwen (de Grow). Tudo está conectado e quem orquestra tudo isto é o mentor de Bobby, Declan Gage (de Blind Spot).

O episódio revela ainda que Bobby é mesmo filho do serial killer Mark Ford Brady, de Endgame. E aborda outras questões secundárias da série – o relacionamento do capitão Ross com a doutora Rogers, e os problemas de confiança entre Goren e Eames (uma vez que os papéis se inverteram e em um determinado ponto é ela quem desconfia do parceiro).

A única tristeza do episódio é não termos um encontro final de Goren com Nicole. Quer dizer, a tristeza é saber que ela morreu e que nunca mais a veremos na série.

Repare que o episódio foi realmente pensado como um series finale. A série poderia acabar aqui e se acabasse aqui eu diria que ela teve um dos melhores finales de todos os tempos. Mas Criminal Intent, foi renovada (e continuará sem a presença do ótimo Warren Leight, que a HBO espertamente levou para produzir Em Terapia), para felicidade de quem não estava pronto para se despedir.

Como Declan falou para Goren, ele está livre. E a partir de agora é uma nova fase que se inicia.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

11 Comments

  1. Eduardo Ramalho

    Episodio perfeito, resenha perfeita….
    Só espero que os novos responsáveis por LOCI não deixem a peteca cair…

    Mas a sétima temporada, pra mim, não é a melhor, se formos considerar todas elas… O auge da série está entre a segunda e a quarta, com um episódio memorável atrás do outro…. Mas a sétima é a melhor disparada da segunda fase, com as duas duplas de detetives… Nisso não há dúvida.

    Agora, vcs repararam a cara da Eames na cena da suíte na pousada???? E ainda tem gente q nega o shipper, hehehehehhehe.

  2. Tatiana Siqueira

    Faço das palavras do Eduardo a minha, e digo mais a série voltou perfeita e maravilhosa, sinceramente achava que não iria ter mais paciência para assistir os episodios de L&O, estavam cansativos demais, mas agora mudou completamente.E aguardamos fevereiro :)

  3. Cinthia

    LOCI não só não caiu no esquecimento como também fez bonito. “Frame” foi assistido por 5,20 milhôes em um canal de TV a cabo.

  4. Mimi

    Não gostei da morte da Nicole. Definitivamente não foi o típico final clichê da vilã e até gostei da idéia do coração na caixa mas acho que Nicole Wallace merecia mais.

  5. Giselle

    Também achei o episódio ótimo.
    E o review tá perfeito. Isto mesmo.
    Adoro o Goren. Aguardando ansiosa a nova temporada.

  6. Eduardo Ramalho

    E o coração na caixa tinha outro valor simbólico… O Bobby tinha uma fixação pela Nicole q era quase amor… E vice-versa. Até isso foi escrachado nesse episódio.

    Outro detalhe digno de nota é a explosão do Bobby com a Rodgers… Pelo menos ele sentiu o gosto amargo de ser ‘betrayed’, heheehehhe

  7. Fernando dos Santos

    Eu também achei o episódio ótimo.A única objeção que eu tenho em relação a ele foi a maneira como a Nicole saiu da série.Nem teve direito a um ultimo grande embate com o Goren.

  8. Eduardo Ramalho

    Esse que o grande dom da Nicole, Fernando!

    Ela faz e acontece à distãncia… Além disso, ela matou o irmão vacilão do Bobby… Mas concordo que seria algo do outro mundo.

  9. Fernando dos Santos

    Eduardo,
    minha objeção ao episódio se deve ao fato de terem matado uma personagem importante fora da tela.Eu penso que teria sido mais interessante fazerem um confronto final na sala de interrogatório, semelhante ao que ocorreu entre Goren e Declan no ótimo encerramento do episódio.

    E merece registro a excelente interpretação do John Glover.Sempre achei ele um ator subestimado pela crítica e pelo público.

  10. Eduardo Ramalho

    Concordo plenamente com você, Fernando. Mas sabe que o povo de LOCI adora criar surpresas.

    Mas ainda acho q o Bobby tava fragilizado demais pra topar frente a frente com a Nicole. Mas acredito q ela ainda tenha armado alguma coisa pro melhor detetive de NYC.

    E realmente o John Glover é o cara! ALém de ter o melhor personagem de Smallville, ele arrebentou nas duas participações de LOCI.

  11. fatima aparecida moreira

    concordo com as opiniões aqui postadas e acrescento, quando vão abrir os olhos e lançar os anos restantes em dvd para os fãs, até hoje só temos o primeiro ano. LEMBREM-SE DOS FÃS!!!!. Bjs a todos os fãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account