Log In

Reviews

Review: Law & Order: Criminal Intent – Contract

Pin it

Law & Order: Criminal Intent - Contract
Série: Law & Order: Criminal Intent
Episódio: Contract
Temporada:
Número do Episódio: 145 (7×12)
Data de Exibição nos EUA: 15/6/2008
Data de Exibição no Brasil: 14/8/2008
Emissora no Brasil: AXN

Wheeler ou Falacci? Não sei se foi esta pergunta que passou na cabeça de vocês, mas certamente foi a que passou na minha cabeça durante os 40 e poucos minutos de Contract, o primeiro episódio de Criminal Intent pós-hiato estrelado pelo Chris Noth.

Eu assisti ao episódio com dor no coração. Eu amo a Alicia Witt desde que ela era a maluquinha Zoe em Cybill e adorei ver ela de protagonista de uma série policial. Mais ainda, eu gostava da dinâmica dela com o Logan. Como ele mesmo disse em um dos episódios com os dois juntos, ele não estava acostumado a ser o detetive equilibrado da dupla. Ou seja, a agressividade dela fazia com que Logan ficasse na posição de ponderado. E, poxa, ver um personagem criado em 1990, amadurecendo era algo bacana de ser ver na tela da TV.

Mas tenho que admitir Julianne Nicholson tem mais recursos como atriz e Wheeler é uma melhor parceira. Mais intelectual, ela se presta bem a estas cenas que apareceram em Contract – investigar registros bancários de suspeitos, estas coisas. Ela é a sidekick, a parceira. O que até pode ser bom se lembrarmos que Chris Noth, agora que encheu o bolso de dinheiro reprisando o papel de Mr. Big, está de saída de Criminal Intent. Não sabemos ainda qual a personalidade que o personagem do Jeff Goldblum terá, mas tendo em vista que ele fará dupla com Wheeler, ele poderá ser um detetive bem extravagante, que ainda assim ela segurará o rojão.

Com orçamento curto, Criminal Intent não pode ser dar ao luxo de juntar Wheeler e Falacci em um mesmo episódio. Então nos resta ver vários diálogos engraçadinhos, que explicitam as diferenças entre as duas. Falacci deixou pra traz uma caneca roxa escrita “princess”, uma escova e um esmalte de unhas colorido. E isto é engraçado porque mostra que apesar de Falacci ser mais durona, ela era bem feminina. Wheeler, com seu cabelo joãozinho é quase um dos rapazes.

Mas atenção – ela está noiva. (E lá se vai a minha experiência de ver um personagem gay na franquia Lei & Ordem, porque, convenhamos, ainda fiquei com um gosto amargo na boca daquela cena da demissão da promotora assistente Serena Southerlyn). E se Wheeler disse que está noiva é porque em algum momento isto deverá ser explorado na série.

E o que dizer de Contract? Foi um episódio bom, com um desenvolvimento da trama meio esquisito, meio apressado. Temos um jornalista especialista em fofocas assassinado com uma bomba e uma investigação estranha. O modus operandi da morte é o mesmo do roteiro de um filme e os detetives chegam ao assassino buscando o roteirista. No final, descobrimos que tudo foi orquestrado por um produtor de cinema ganancioso.

Law & Order: Criminal Intent - ContractA única coisa realmente bacana é a forma como Logan dobra o produtor. Criminal Intent não é Cold Case, onde o criminoso sempre confessa por culpa. Então, para pegar o manipulador, Logan banca o policial corrupto e usa uma escuta – achei a solução bem clássica, mas eficiente.

O episódio ainda serviu pra promover a série In Plain Sight, com um cameo da Mary McCormack (bem forçado, na minha opinião) e teve a presença de outra musa minha, a Illeana Douglas, num papel sem muito charme. O Jeff Garlin estava ok na pele do vilão e não comprometeu, mas eu realmente achei estranho vê-lo num papel sério.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

7 Comments

  1. Simone Miletic

    Paulo,

    Eu tbm demorei um tempo para processar a volta de Wheeler, assim como você sou fã de Alicia desde Cybill.

    Os produtores poderiam ter experimentado juntar as duas, dependendo do resultado, após a saída de Noth poderíamos ver uma dupla feminina em ação pela primeira vez em L&O.

  2. Ivonete

    “Criminal Intent” perde muito quando não é o Goren o protagonista, parece outra série

  3. Victor Pacheco

    Já eu acho ótimo que pareça outra série. Sei que ele é o queridinho da maioria dos fãs, mas pessoalmente considero o Goren intragável. Não consigo ver um episódio dele completo, pois acabo desmaiando de sono. Tanto que Criminal Intent pra mim começou na quinta temporada com apenas 11 episódios.

    Mas dois anos depois ainda acho uma pena ter saído a Annabela Sciorra :(

  4. Lena

    Eu tb gostava da personagem da Annabela Sciorra. Entre Wheeler ou Falacci, eu preferia a maluquinha da Falacci, mas fazer o quê?

    Tb sempre preferi os episódios do det. Goren (Vincent d’Onofrio simplemente É a série), mas logo agora que estava gostando mais do Chris Noth ele resolveu cair fora. Agora é tocer para que o Jeff Goldblum traga um outro personagem bem interessante.

  5. Fernando dos Santos

    Eu também acho que Criminal Intent ficou melhor nos ultimos três anos.Primeiro foi o rodizio de duplas na quinta temporada e depois a partir da sexta começou a abertura de espaço cada vez maior para a complicada relação de Goren com sua família o que rendeu ótimos episódios no sexto ano e continua rendendo no sétimo.
    Até a quarta temporada eu considerava CI a série menos interessante da franquia, hoje considero a melhor.Minha favorita era SVU, mas ultimamente ela anda meio decadente.

  6. Leonardo Toma

    A idéia de uma dupla feminina seria interessante…

    Mas vendo que chamaram o Sr. Mosca pra fazer o novo senior detective as coisas podem melhorar muito. Com certeza ele terá um gênio bem excêntrico e extravagante. Pelo menos é o que espero…

  7. Mônica

    Eu adorava a Annabela Sciorra, fiquei sentida quando ela saiu, gosto da Falacci fazer oque? Agora epero ver um Goren mais centrado, sou apaixonada pela atuação dele, enfimn adoro o personagem, mas odie qdo fizeram ele ficar mais doidão do que ja é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account