Log In

Reviews

Review: Heroes – Six Months Ago

Pin it

Cena de Six Months Ago
Série: Heroes
Episódio: 6 Meses Antes (Six Months Ago)
Temporada:
Número do episódio: 10
Data de exibição nos EUA: 27/11/2006
Data de exibição no Brasil: 4/5/2007
Emissora no Brasil: Universal

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito.

Logo no começo de Six Months Ago, décimo episódio da primeira temporada de Heroes, Mohinder Suresh usa um trecho do capítulo 3, versículo 1, do livro bíblico Eclesiastes para especular se a evolução está ou não marcada no destino da humanidade.

Eclesiastes faz parte dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia. Ele é creditado a Salomão. O tom pessimista da narrativa é efeito do estado espiritual do autor na época. O livro evidencia um período em que, para Salomão, as soluções tradicionais para as grandes questões da vida perderam a sua relevância. Sem contestar a existência de Deus, ele acaba determinado a procurar o sentido da vida por meio de sua própria experiência e observação, a fim de poder verificar esse sentido pessoalmente e transmití-lo aos seus discípulos.

Analisando o comportamento de Salomão, é possível notar semelhanças com o trabalho de Chandra Suresh em sua busca pelos seres humanos com habilidades extraordinárias. Em nenhum momento o acadêmico indiano discute os princípios físicos, químicos e biológicos que tornam possível a vida. No entanto, ele defende que somente estes conhecimentos não explicam o surgimento de pessoas evoluídas.

Retomo então a mitologia dos super-heróis das histórias em quadrinhos. Assim como em Homecoming, Six Months Ago traz à tona este assunto ao nos apresentar o grande vilão de Heroes, o relojoeiro Sylar.

Tendo como base as palavras iniciais de Mohinder Suresh e a rápida reflexão sobre o livro Eclesiastes, afinal, o comportamento de Sylar é fruto da evolução humana ou de um erro no comportamento do doutor Chandra Suresh? Será que o vilão de Heroes teria se revelado se o acadêmico indiano não fosse em sua procura?

O poder de Sylar é a aptidão intuitiva, habilidade de analisar sistemas complexos e entender como eles funcionam sem educação ou treinamento especial. Em uma área escondida do site Primatech Paper Co., uma ficha sobre o vilão descreve sua habilidade especial em entender o sistema biológico dos seres humanos.

Cena de Six Months AgoComo citei no review de Genesis, o primeiro episódio de Heroes, o naturalista britânico Charles Darwin defendeu em seu livro A Origem Das Espécies a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Na seleção natural, o meio onde o ser vivo habita é um dos fatores que podem levar à evolução. Em um mundo em que adversários se tornam inimigos e onde o capitalismo defende a aniquilação de concorrentes por meio de fusões e outros processos, seria Sylar fruto do meio onde ele vive?

Six Months Ago ficará para sempre marcado como um dos melhores episódios de Heroes. É um daqueles capítulos tão bem amarrados que outros apenas conseguirão se equiparar a ele. Dificilmente o superarão. E isso não é um demérito.

Avaliação: Excelente

Séries citadas:

10 Comments

  1. Leon

    Foi ralmente um excelente episódioe uma ótima review também. mas se Six Months Ago foi um ótimo episódio, não sei definir o de ontem ! Foi fora do normal ! que episódio mais massa !!!! altas reviravoltas !

  2. maurício

    A partir de agora, todos os episódios serão ótimos. Alguns bombásticos e outros muito bons. Mas sem dúvidas o melhor episódio até agora é o 20º – Five Years Gone. Simplesmente incrível.

  3. Pingback: Heroes Review 01 x 10: Six Months Ago

  4. Darth Cesar

    Ótimo rewiew, principalmente por falar s/ o Sylar, que pra mim esta sendo surpreendente, um vilão com aquele tipo de habilidade nunca tinha visto, espetacular.
    O que aconteceu com o Hiro foi algo igual ao ocorrido no filme A maquina do tempo, ele foi ao passado, não conseguiu nada e pelo jeito também foi ao futuro, qual futuro?
    Bombástico foi o final do episodio de ontem, revelador e surpreendente!

  5. Simone Miletic

    Como eu falei no review do episódio passadp: se esse tivesse sido o primeiro episódio de Heroes com certeza eu estaria assistindo a série!

    Agora vou esperar passar os finais de temporada e baxar o seriado todo para assistir, já que parei no segundo episódio.

    Alê: os reviews estão cada vez melhores!

  6. Victor Hugo

    Foi um bom episodio. Mas senti que o que episodio Homecoming, que foi relembrado ao final deste Six month ago, relembrou que apesar de entedermos o que levou ao Gabriel se tornar Sylar…acabou pro atrapalhar( engessar) a estoria da série… aprofundou o personagem mas ficou aquele gosto de “faltou alguma coisa”…. tipo o proximo episodio Fallout que foi excelente.

  7. Lucas Barreto Gomes Leal

    gostei mto desse episódio mas mta gente acusou de ter ‘erros’ quanto as cenas do Hiro e da ‘googlegirl’ (nem tenho ctz se é nesse episódio mas acho que é sim) mas eu não concordei com isso…acho sim que foi meio ‘nas coxas’ mas não achei ruim não…
    não sei se é o melhor da série no geral (comparando com os proximos que eu já vi) mas desses primeiros é o melhor mesmo…depois de alguns episódios razoaveis esse volta pro rumo da série…

  8. Ana

    O epi foi excelente!
    Se Heroes continuar desse jeito… eu assisto até as reprises XD

  9. Mica

    Alguém aí já teve algum engessamento mental? Estou totalmente sem idéias para comentar :-( Então vou dizer só uma coisinha: acho o Sylar excelente! Mas do que ele tem vivido agora que virou assassino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account