Log In

Reviews

Review: Heroes – Five Years Gone

Pin it

Cena de Five Years Gone
Série: Heroes
Episódio: Five Years Gone
Temporada:
Número do episódio: 20
Data de exibição nos EUA: 30/4/2007
Data de exibição no Brasil: 13/7/2007
Emissora no Brasil: Universal

Nem tudo acontece como o planejado. Quando comecei a escrever as análises sobre Heroes, acreditava que conseguiria publicar os textos imediatamente após a transmissão dos episódios no Brasil. Afinal, acompanhei boa parte da série pela exibição norte-americana.

Assim como o Hiro Nakamura do futuro acreditou que bastava salvar a cheerleader para salvar o mundo, achei que alguns episódios de vantagem seriam necessários para publicar os reviews em dia.

Aí vieram os problemas de saúde e duas internações hospitalares. O cronograma atrasou. Five Years Gone, o excelente 20º episódio da primeira temporada de Heroes foi exibido pelo canal pago Universal em 13 de julho. Mas eu só acabei vendo agora há pouco, três semanas depois.

No entanto, valeu a espera. Foi impactante assistir ao futuro sombrio que aguarda os seres humanos com habilidades extraordinárias.

Até o episódio Parasite, Heroes dificilmente fazia referências ao cenário social e político que o mundo vive nos dias atuais. Isso mudou com .07%. O diálogo entre o senhor Linderman – que curiosamente não aparece no futuro – e Nathan Petrelli traz uma interessante reflexão sobre ética, moral, certo e errado.

Cena de Five Years GoneEste debate foi aprofundado em Five Years Gone, com claras referências à guerra empreendida por George W. Bush contra o “terror”.

O que seria o “terror”? Seres humanos com habilidades extraordinárias? Qualquer pessoa que não tenha o cristianismo como crença? O que é o bem? E o mal? Quem assistiu aos documentários de Michael Moore, principalmente Farenheit 9/11, sabe que os “inimigos” da América são antigos parceiros comerciais da família Bush. Pagando bem, que mal tem?

Ao exibir todas estas discussões na tela da TV – além de temas como genocídio e limpeza étnica – Heroes deixou um pouco de lado a ficção científica, assim como faz com maestria Battlestar Galactica.

Avaliação: Excelente

Séries citadas:

8 Comments

  1. Pingback: Heroes no Universal: Five Years Gone

  2. Carol S.

    Ale, este também é meu episódio favorito! Excelente! Espero que estejas melhor!

  3. Cesar

    Foi, de fato, um baita episódio.

    Minhas críticas mais severas surgirão mais à frente…rs…

  4. Ricardo

    Foi um episódio muito bom, mas um tanto confuso (eu sou meio ruim em entender). Ainda prefiro Lost: a série começou bem, decaiu um pouco mas rapidamente engrenou, com episódios brilhantes e nunca esteve tão boa.
    Heroes, porém, é uma série nova e muito boa por sinal, mas teve uma primeira temporada irregular. Alguns episódios foram ótimos (Six Months Ago, Comapany Man, Five Years Gone) e outros muito fracos e que só enrolaram.
    Mas para uma série nova, a NBC está de parabéns. Em um mar de comédias com baixa audiência, Heroes vem como salva-vidas para a emissora que um dia já fora maior.

  5. Paulo Fiaes

    “Heroes deixou um pouco de lado a ficção científica, assim como faz com maestria Battlestar Galactica.”

    Ale,

    de longe, essa foi a sua melhor review. hehe

  6. Mica

    Olha, eu confesso que achei esse episódio no futuro fantástico também. Lembro que havia lido spoilers e estava morrendo de medo, crente que acharia horrível e ficaria desapontada e tal, mas no final achei incrível! Ver que cada personagem estava onde estava por motivos muito além do que eu imaginava foi muito show!

  7. Patrícia

    Achei esse um dos melhores episódios também… foi muito bem feito…
    Concordo com quem disse que essa série é bastante irregular… também prefiro Lost ainda, mas Heroes é muito bom…

    Ale, espero que esteja melhor e consiga fazer as reviews dos epis que faltam… sempre são boas reviews…

  8. Diego

    Episódio FANTÁSTICO.Muito bom ver eles no futuro diferentes.A série está sensacional.Quem ainda não gostou, não vai gostar mais.

    Esse epi, alem de colocar assuntos politicos e sociais tambem foi uma excelente ficção cientifica, bastante movimentado e interessante.

    A série teve um crescimento incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account