Log In

Reviews

Review: Heroes – Fallout

Pin it

Cena de Fallout
Série: Heroes
Episódio: O Efeito Colateral (Fallout)
Temporada:
Número do episódio: 11
Data de exibição nos EUA: 4/12/2006
Data de exibição no Brasil: 11/5/2007
Emissora no Brasil: Universal

Chegamos à metade da trajetória épica de Heroes. Durante 11 episódios, acompanhamos o surgimento de pessoas comuns que descobrem habilidades extraordinárias e a jornada de parte delas em uma aventura para salvar o mundo.

Fallout não é tão movimentado quanto Homecoming ou tão revelador quanto Six Months Ago. O 11° episódio tem como função amarrar algumas pontas de Heroes. Mas não todas. O clima é de um imenso cliffhanger.

Descobrimos, por exemplo, que Mr. Bennet, o pai da cheerleader Claire, presta contas para alguém mais poderoso sobre sua caçada aos seres humanos com habilidade extraordinárias. Só que ainda não sabemos quem.

O capítulo também marca o fim do caminho para Eden na jornada épica de Heroes. Mas será que ela conseguiu se sacrificar a tempo ou Sylar tomou seu poder de persuasão?

A partida de Eden é uma pena, pois sua beleza nerd era mais interessante do que a da stripper Niki Sanders. Falando nela, em Fallout fica evidente que sua habilidade não é a personalidade esquizofrênica, mas sim a força descomunual de seu alter ego Jessica. Aliás, será que ela vai mesmo ser presa ou sua metade má surgirá e conseguirá escapar?

Mas o que provavelmente surpreendeu mais a audiência foi o encerramento. Peter Petrelli finalmente conseguiu entender sua habilidade.

Ele tem o poder de se conectar mentalmente com outras pessoas. Com isso, consegue reproduzir as habilidades extraordinárias de outros seres humanos evoluídos.

No entanto, controlar este poder ainda é um desafio. Enfraquecido e abatido por absorver tantas habilidades, ele desmaia e, durante uma visão do futuro, consegue identificar o responsável pela explosão em Nova Iorque. Quem arrasará com a cidade será ele mesmo.

Será delírio ou verdade?

Cena de FalloutAlém de ser o episódio que define a metade da primeira temporada de Heroes, Fallout marca o final da segunda etapa da série. Encerramos aqui a fase “Salve a líder de torcida, salve o mundo”. Nos Estados Unidos, o 11° episódio também precedeu um hiato de sete semanas na série. Mas a audiência brasileira pode ficar tranqüila. Já na próxima semana começaremos a ter respostas sobre uma pergunta importante: “Você está na lista?”

Avaliação: Muito bom

Séries citadas:

42 Comments

  1. Darth Cesar

    Meu cliche atual, ESTE É O MELHOR EPISODIO QUE VI, pois a coisa melhora a cada semana, pelo jeito o Sylar estava só fingindo na cela, podia ter escapado a hora que quizesse, estava esperando a Eden, uma pena ela ter caido em combate.
    Os poderes do Sylar e do Peter de uma certa forma são semelhantes(?!)

  2. Fábio

    Eu não entendo esse poder so Sylar parece que le pode entender como as coisas funcionam, mas não entendo como depois que ele pegar o cerebro ou sei lá o que… ele absorve os poderes o do Peter é bem mais fácil

  3. Vanessa

    O que eu acho ridículo é o poder da Nikki. A outra personalidade dela é o da irmã gêmea má morta? O que é isso, encosto? Please… Sem contar a interpretação dela de ‘agora sou boa, agora sou má…’ Acho o núcleo dela o mais desinteressante. Dela e o do Mohinder, onde o ator tb não colabora. Sinceramente, acho que os dois não fariam muita falta. E pode parecer estranho, mas adoro o Sylar.

  4. Patrícia

    Ah, agora eu entendi o que alguém disse nos comentários do episódio Homecoming, quando falaram que o Peter Petrelli se conectava através da mente com as pessoas que têm poderes… o carinha tava dando um pequeno spoiler pra gente… tudo bem, não estou muito brava pq foi coisa pouca, mas se tivesse falado mais…

    Também não entendi direito como o Sylar absorve os poderes das pessoas… talvez mais pra frente isso fique mais claro…

    Bom, voltando ao episódio, esse foi muito bom mesmo, e está ficando cada vez melhor… coitada da Eden, e a Claire, quando foi pega pelo haitiano, quando ele disse que não vai apagar a memória dela pq era muito importante que ela se lembrasse de tudo… pq será?
    Espero ansiosa pelo próximo epi… ainda bem que a gente não tem o hiato… hehehe

  5. Patrícia

    Ah, esqueci de falar: essa review saiu rápido, hein? Legal, é mais fácil de comentar assim…

  6. Deivison

    Eu já assisti a 20 episódios da série (e provavelmente amanhã assistirei o 21º! \o/), e com certeza, este é um dos episódios que se juntam a lista dos MELHORES EPISÓDIOS de Heroes!

    Mas foi nesse episódio, que eu quase parei de ver a série. Ainda não acredito que os produtores conseguiram desperdiçar (de forma absolutamente estúpida, por sinal)uma personagem tão consistente e que com certeza só traria mais ritmo a série. Eden (realmente linda, mas não consegue derrubar a Niki, que por sinal é perfeita! :-)), era o tipo de vilã que você adora ver na tela, ela faz as atrocidades, e ao invés de você torcer CONTRA ela, você chega a “torcer” A FAVOR, esperando que ela seja responsável por mais e mais atrocidades.

    Mas podem esperar que mais adiante uma nova vilã em potencial se fará presente na série!

    O episódio em geral foi esquemanticamente perfeito, e a partir de agora, os episódios não se alternam mais entre episódios “fracos” ou “mais ou menos”… São todos “MUITO BONS” e “EXCELENTES”!

    Heroes é realmente uma montanha-russa de reviravoltas… E com certeza, uma das melhores séries exibidas atualmente!

  7. Deivison

    Ah, e alguém pode confirmar se a saída da Nora Zehetner (Eden), foi realmente por causa de sua exigência de aumento salarial?

    Porque foi isso o que eu ouvi falar… Parece que até saiu uma nota na coluna de séries do canal E!, mas eu não assisti.

  8. Luciano Bruce

    Melhor episódio até agora… sem falar no cliffhanger….

    A saída de Eden foi precária, achava ela uma das personagens mais interessantes do seriado…

    Também quero entender direito como funciona o poder do Sylar….que sexta-feira chegue mais rápido!

  9. Deivison

    Pessoal…

    Qual a dúvida em entender o poder do Sylar? Ele tem o mesmo poder do Peter.

    A diferença entre os dois, é que o Sylar sente a estranha “necessidade” de matar (comportamento esse que ao longo dos episódios terá uma breve explicação), focando a sua atenção nos cerébros das vítimas, (que é onde ficam armazenadas todas as informações).

  10. Pingback: Heroes Review 01 x 11: Fallout

  11. Pedro Jayme

    Sou fã da Ali Larter desde os filmes Premonição. Linda, irretocável e talentosa..mas, até o momento acho o “poder” dela decepcionante. Um alter ego talvez ou dupla personalidade que a torna mais forte. Espero que seja mais que isso. Tb lamento a saída da Eden, não acreditei quando vi. E pelo visto a cela onde ele estava não bloqueou seus poderes..por que não os usou antes para escapar? Ou a entrada de Eden permitiu o uso de algo antes bloqueado?

  12. Deivison

    O poder da Niki é decepcionante (leia-se: “fraco”)?

    O.o’

    E eu pensando que ter super-força não era um poder digno para um super-herói… aheuaheuaheuhaeua

    *SPOILER LEVE*

    Decepcionante é ter o “poder” de mandar mensagens de textos (celular, e-mails…) através de pensamento! :-)

  13. Deivison

    Eric,

    Eu posso até concordar que o núcleo da Niki é um dos mais fracos da série, mas não chega a ser insignificante. Existem piores (leia-se: Mohinder Suresh e Matt Parkman).

    Mas dizer que o poder da Niki é fraco? Tudo bem que ter super-força não é o poder mais original do mundo (assim como: regenerar-se, ler pensamentos, ficar invisível, voar, ter audição aguçada entre outros poderes também não são), porém, é um poder muito importante. Além do mais, criar um poder completamente original é quase impossível, afinal, já inventaram de tudo (ou quase).

    O núcleo da Niki está tomando um rumo interessante (só não posso falar mais porque teria que entrar em spoilers), e eu acho que a 2ª temporada irá melhorar muito a história dela.

  14. MARIA

    ALGUEM PODERIA ME DIZER ONDE POSSO “BAIXAR “OS EPISODIOS DE HEROES LEGENDADOS?

  15. Lucas Barreto Gomes Leal

    Acho que se não tivesse a Niki na historia não faria falta nenhuma (avaliando cruamente é isso mesmo…)

    agora sobre o episódio foi bom…nenhuma maravilha nem ‘o melhor que eu já vi’
    o 21 foi um dos piores que já vi na minha vida um lixo mesmo!!!o Eric falou mto bem!

    e Deivison o poder do Sylar e do Peter são distintos…tem semelhanças mas não são iguais não!!!(até aonde se sabe) não da pra falar mto sem soltar spoilers…

    e sinceramente que me perdoem os fãs mas quantas séries vcs veem pra falar que Heroes é uma das melhores exibidas atualmente!?!?!? 3? 4?
    Heroes pra mim hj não entra nem no meu top 5…é uma boa série mas não é tudo que muita gente julga!

  16. sandra

    Como disse Deivison, o poder de Sylar é igual ao de Peter. só que sente vontade de matar… eu acho que não: eu entendi que ele precisa matar para incorporar os poderes. Diferente do Peter que tem os poderes somente perto de quem os tem e, quando está longe, é um ser humano comum. Sylar, por sua vez, acumula poderes ao matar. Bem, de certa forma, temos que esperar para ver quem tem razão.

  17. Darth Cesar

    Heroes pra mim é uma das melhores series do momento, mas uma boa nota 8,
    As melhores, BSG e Roma, nota 9,5 (10 é dificil),
    Depois tem um monte de series que são de quase mesmo nivel, entre nota 8 e 9, 24hs, Lost, House, Gilmore, Smallville, Law e Ordem SVU, Veronica, supernatural, monk…

    Ao que parece o Sylar é a nemesis do Peter e o problema da Nikki é que nunca vemos ela realmente em ação e sempre volta ser boazinha nos momentos convenientes a serie.

  18. Deivison

    Lucas,

    Os poderes do Sylar e do Peter são distintos justamente pelo fato de um deles precisar matar, e outro não. Mas ambos tem o mesmo objetivo: absorção de poderes.

    Sobre a Niki, acho que a história dela poderia ser mais bem aproveitada sim, o que eu espero que aconteça na 2ª temporada. Mas a história dela tem muita relevância na série, o que não acontece, por exemplo, com Matt Parkman (o policial que lê mentes).

    Ah, e não é preciso assistir inúmeras séries para perceber que Heroes é uma das melhores séries exibida atualmente. Pois o sucesso de público e crítica só compravam o que estou falando. Heroes não é só mais uma “Mutant X” (muito fraca, por sinal) ou uma “cópia” de “X-Men”, é claro que incorpora muitos elementos dos quadrinhos, mas as suas particularidades a tornam diferente, e até mais desafiadora.

    Sandra,

    Infelizmente não vou poder esclarecer a tua dúvida sobre os poderes do Peter e do Sylar sem entrar em spoilers. Você terá que esperar para assistir, e só terá uma resposta lá por volta do episódio 19. :-)

    Darth Cesar,

    Sobre a Niki, realmente já houveram muitos momentos em que ela poderia ter mostrado os poderes (putz… é uma droga ter que comentar sem entrar em spoilers… aheuaheuahuea), mas eu acredito que os produtores estão planejando algo muito mais complexo para ela, pois eles já falaram que a história dela vai se complicar muito, e já até adiantaram que os poderes dela não só são esses que nós já vimos.

    Ou seja, Niki ainda vir a supreender a todos!

  19. Pedro Jayme

    Deividson,
    não me referi propriamente à super-força da Nikki mas sim que achava decepcionante -e é- o poder se resumir em ela surtar e virar um tipo de incrível Hulk ou dr. jeckyl/hyde (e até o momento sem nada acrescentar à estoria). A super-força em si é muito boa..dããa, mas esperava mais criatividade dos produtores ainda mais porque gosto da atriz e acho que ela tem potencial dramatico para mais do sair simplesmente metendo porrada. E vc fala em criatividade para criar poderes?

    Produções como heroes tem dezenas de roteiristas, produtores (muitos sem credito oficial) Qualquer um faz isso..difícil é criar um personagem crível, tridimensional e que desperte empatia seja qual for o poder, e no momento, Nikki sucks.

  20. Kravis

    Fallout, pela época e com aintenção em que foi produzido e exibido, é o típico episódio transitório, em que se arca com as consequências diretas do grande evento anterior e se preparar o terreno para os próximos…
    O que não quer dizer que seja ruim. Embora esse tipo de episódio costume ser menos dramático do que os outros, Fallout, em particular, foi muito bom.

  21. maurício

    O Sylar conseguiu usar os poderes quando estava com a Eden devido à ausência do Haitiano.

  22. Bernardo

    Super força é um poder de destaque mesmo em toda mídia que aparece (fico aliviado em saber que o arco da Nikki vai melhorar). Eu sempre achei que esse poder tinha que andar de mãos dadas c/ invulnerabilidade ou cura rápida, até pq ñ tem “graça” alguma vc ser super forte e acabar se ferindo toda vez e tendo que ficar um tempo se recuperando. Lembrando daquele filme teen “Sky High”, é só ver que super força é um dos poderes que faz diferença p/ vc ser treinado p/ ser herói ou sidekick.

    Ñ acompanho Heroes pelos EUA, mas vendo esse pesadelo/visão do Peter e lembrando do quadro que foi pintado sobre a explosão … acho que um personagem que já vimos (e com quem o policial já conversou uma vez, pelo que recordo) pode ter um papel nessa história. Ñ sei se comentar o que estou especulando seria spoiler ou ñ (ñ sei a quantas anda a série nas terras ianques p/ ver se é spoiler ou só especulação mesmo), então somem as partes da equação p/ ver o que pensei.

  23. Ana

    Olha, eu até gosto da Nikki…
    Quem é insuportavel é o Mohinder. O cara é chato, chato, chato e o ator é uma grande porcaria ¬¬

  24. Patrícia

    Ow, o pessoal tá soltando leves spoilers demais por aí… já sei que tem alguém com poder de mandar mensagens de textos com o pensamento(é isso mesmo? se for, é ridículo mesmo…), que o Peter consegue *** CENSURADO POR CONTER SPOILER ***… eu tinha falado que não tava brava por causa do outro spoiler, mas agora já tá abusando… desse jeito vou parar de ler esses comentários aqui… eu sei que são pequenos spoilers, mas sei lá, acaba estragando o que eu não assisti ainda…

  25. Lucas Barreto Gomes Leal

    SPOILER!!!!MSG SOMENTE PRO DEIVISON!!!
    Deivison sim mas não acho que o Sylar mate pro prazer acho que ele mata pq só assim ele consegue absorver os poderes…
    ***************
    ***************
    ***************

    AGORA PODEM LER TODOS

    “Ah, e não é preciso assistir inúmeras séries para perceber que Heroes é uma das melhores séries exibida atualmente. Pois o sucesso de público e crítica só compravam o que estou falando”

    bom se for assim então Calipso deve ser uma das melhores bandas atualmente pq…cara de boa Heroes não é uma das melhores exibidas hj pra mim, se vc acha ok…mas eu vejo The Office, My Name Is Earl, Dexter, 24h, Veronica Mars, Weeds, The Simpsons, House, The 4400 (essa com a mesma tematica) e CSI como séries melhores que Heroes (algumas BEM melhores) mas enfim…isso só pra citar algumas (nem falei Lost por exemplo)

    ps Patricia tá certa eu desde o outro topico to falando que o povo tá soltando spoilers é sacanagem mesmo!!!

  26. Deivison

    Pedro,

    Se você acha que a Niki sucks, esperava para ver os outros episódios. Pois não posso comentar nada mais sem ter que entrar em spoilers. Mas até o momento, falar que ela não acrescentou nada a história? O.o’

    Patrícia,

    Eu concordo com você… Spoilers são chatos, mas você vai me desculpar, porque se você leu o spoiler que eu postei, foi porque você quis. Afinal, antes do spoiler tem um aviso.

    Lucas,

    Essa comparação de Heroes vs. Calypso foi… Esquece, prefiro não ter que argumentar contra isso.

  27. Patricia E.

    Concordo com a minha xará. Mesmo com avisos, vamos tentar evitar postar spoilers. Os episódios resenhados aqui seguem o cronograma do Universal Channel e muita gente acompanha a série pelo canal — não é o meu caso, mas sei o quanto é chato saber de coisas que não quero saber de antemão. Se eu quero spoilers, eu vou atrás, tem trocentos sites que adoram colocar spoilers nos títulos de suas matérias pra quem quer (e quem não quer) ver. Eu mesma tento me policiar pra não soltar algum spoiler, tanto aqui como lá no espaço destinado a Battlestar Galactica, ainda mais porque faz tempo que vi alguns desses episódios e acabo me confundindo. Sei que tem horas que escapa, a gente fica ansioso pra comentar, mas vamos tentar comentar o episódio em questão, sem adiantar o que vem por aí, ok? ;)

  28. Luisa Maria

    Antes de mais, eu acompanho a série pela Universal. Aquilo que o Bernardo postou, sobre a explosão/visão do Peter, eu também já tinha sacado o porquê, e ia escrever aqui. Bem, pelas chamadas para o próximo episódio, todo mundo já deve estar sabendo qual o poder que ele absorve, e de quem, e como perde o controle. Mas se eu ou Bernardo postasse aqui antes, seria spoiler? Ás vezes, a gente tá só especulando (e acerta), e o pessoal já fica doido…. realmente, o povo que acompanha pelos EUA ou baixa os epi podia se segurar mais. Mas até agora não vi nada de mais, só atiçou minha curiosidade (rsrs).

    Bem, sobre o poder de Sylar, vou fazer coro aos que pensam que ele precisa matar pra absorver os poderes. Eu acredito que ele consegue perceber coisas abstratas como se fossem concretas, e manipulá-las. Por isso ele tem que abrir daquele jeito a cabeça das pessoas, como se elas fossem um mecanismo. E aí ele retira o que chama de “defeito” (algo fora do normal/o poder especial). Como ele fazia com os relógios. Algo assim.

    E eu acho que Eden caiu foi numa armadilha… Mr. Bennet deve ter notado que ela tava rebelde demais e decidiu eliminá-la. Eu acho que ele armou pra ela… Tanto é que Sylar não fugiu nem nada e agora tá lá, quietinho, dopadíssimo, com ou sem o haitiano por perto…

  29. Lucas Barreto Gomes Leal

    Deivison isso foi só pra demonstrar que uma coisa que faz sucesso não necessariamente é boa!!!
    longe de mim querer comparar musica com série ou comparar a qualidade de Heroes com Calipso…mas acho que me fiz entender…agora se vc conseguir mostrar os pqs vc acha que Heroes é melhor do que qualquer uma das séries que eu falei ali vá fundo, isso se vc assiste todas as que eu citei…

  30. Lucas Barreto Gomes Leal

    Patricia “ainda mais porque faz tempo que vi alguns desses episódios e acabo me confundindo”
    isso é triste eu tb faço MTO isso ao escrever os reviews depois tenho que apagar tudo hehehe!!!

  31. Patrícia

    Deivison, tudo bem, vc avisou que tinha um spoiler antes… eu é que não me toquei e acabei lendo… mas o q me deixou mais brava foi o outro spoiler… bom, mas já foi, vamos mudar de assunto…

  32. junior

    A Niki pode não ter muitos poderes, mas ela é MUITO GATA! Bonita e gostosa. Espero que continue MUITO tempo na série e que volte a fazer seus shows na web. O maior poder dela é a GOSTOSURA!

  33. maurício

    Me desculpem se eu passei algum espoiler, não foi intencional. O que eu disse, pensei que já havia sido esclarecido no episódio, quando ele teve um sonho/visão. Mas foi só isso e nada mais. Eu não disse nada que comprometesse algum mistério da série.

  34. Eudes Antonio

    Gente,essa série é muito boa!Mto emocionante!Vc fica ansioso pelo proximo episódio(pra mim esse é um bom indicador rss).O Hiro é um dos melhores personagens de séries da tv dos ultimos tempos.Dou muitas risadas com ele.Gosto muita da Claire e tbm do Petter(tinha mta antipatia pelo Milo),mas a Nikki/Jessica, o Mohinder e o irmao do Peter são um saco.

  35. gilberto

    poderia ter mostrado os poderes (putz… é uma droga ter que comentar sem entrar em spoilers… aheuaheuahuea), mas eu acredito que os produtores estão planejando algo muito mais complexo para ela, pois eles já falaram que a história dela vai se complicar muito, e já até adiantaram que os poderes dela não só são esses que nós já vimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account