Log In

Reviews

Review: Grey’s Anatomy – What a Difference a Day Makes

Pin it

Grey's Anatomy - What a Difference a Day MakesSérie: Grey’s Anatomy
Episódio: What a Difference a Day Makes
Temporada:
Número do Episódio: 100 (5×22)
Data de Exibição nos EUA: 7/5/2009
Data de Exibição no Brasil: 29/6/2009
Emissora no Brasil: Sony

Revendo essa quinta temporada de Grey’s Anatomy, parece que ela foi toda projetada em torno da personagem de Katherine Heigl, porém isso só seria verdade se o começo dessa estranha temporada não fosse tão confuso. Explico, os dois primeiros episódios tentaram resolver toda a situação/tensão entre Derek e Meredith, e assim, finalmente acabando com todas as idas e vindas do casal, e ao mesmo tempo criando uma evolução gigante em Meredith, tanto em caráter, como no modo de lidar com seus problemas (mas isso é deixado de lado no episódio 21, onde a personagem regride, porque não aprendeu a lidar com o passado).

Vendo que tudo terminou muito rápido entre Derek e Meredith, Shonda Rhimes decide investir em outros casais nos episódios seguintes: Callie e Hahn e Cristina e Hunt, e como já vimos, isso também não funcionou. Hahn foi embora no sexto episódio e Cristina e Hunt só se firmaram como casal no meio/fim da temporada, então o que a autora fez: retornou o casal mais aclamado da série, mesmo que isso signifique ressuscitar uma das partes.

Então, no sexto episódio é que tudo fica claro para o público, e vemos sobre quem é essa temporada: Izzie Stevens, a mesma que foi o centro da segunda temporada, a mais aclamada da série, e a mesma que ficou apagada na quarta temporada, a mais criticada da série. Então, nada mais óbvio que o centésimo episódio da história dessa série ser sobre Izzie, certo?

Shonda Rhimes escreveu esse episódio partindo de uma premissa simples: como um dia, apenas um dia, pode mudar a vida de uma pessoa. Esse é o tipo de tema que já foi usado outras vezes na série, principalmente nessa quinta temporada, em que a vida de Alex e Izzie mudaram de um dia para o outro, e pelas mesmas circunstâncias. Então agora, Shonda, usa os dois personagens de novo, para um novo tipo de mudança.

No começo do episódio, apesar da narração de Izzie, tudo indicava que seria o casamento de Meredith e Derek, mas desde quando surgiu essa história de casamento na igreja, vários convidados, etc., estava muito claro que nada disso combinava com os dois, ou melhor, com Meredith, então foi gratificante ver como tudo se desenrolou, até finalmente chegar ao casamento que Izzie planejou para si mesma.

Acho que mais importante do que comentar cenas isoladas do episódio, ou descrever o casamento, é observar como esse episódio se relaciona com a trajetória da série, e sendo assim, acredito que sua relação com os episódios antigos não poderia ser melhor.

Teve a volta de pacientes da semana que são metáforas para os médicos, mas o mais importante que isso, são pacientes que fizeram o telespectador se importar com eles, algo muito parecido com um episódio da segunda temporada (Into You Like a Train), ou seja, a volta à antiga e boa forma.

Meredith, Derek, Cristina e Bailey, se mostraram extremamente altruístas nesse episódio, deixando de lado qualquer problema egoísta que tenham, para fazerem o dia perfeito para Izzie.

O hospital lotado foi ótimo para a interação dos personagens, desde o colapso nervoso de Callie com Arizona, até a conversa entre Hunt e George sobre a morte dos pacientes.

Grey's Anatomy - What a Difference a Day MakesClaro que o episódio sendo centrado na mudança na vida de Izzie, também teria espaço para Karev, que nesse episódio, apareceu pouco na metade inicial, mas que no casamento mostrou o quanto amadureceu durante as cinco temporadas, pois agora ele já sabe o que o futuro guarda para ele, não será algo inesperado, como foi com Rebecca, na terceira e quarta temporadas.

Além disso, também teve uma pequena amostra da personalidade de certos personagens, que foram esquecidas por um período nessa temporada, como por exemplo, o modo como Cristina resolve seus problemas, sendo tentando ao máximo “cortar o mal pela raiz”, e nesse episódio a vimos destruindo o ventilador que fez Hunt atacá-la. E, mais uma vez, vimos que o chefe é um mentor muito melhor para Meredith do que um pai.

Esse 100° conseguiu trazer de volta o bom melodrama em que a série se especializou, E mesmo Rhimes não sendo minha roteirista preferida da série, ela conseguiu olhar para sua série como um todo, e transformar esse todo em apenas um episódio, deixando de lado qualquer tentativa irritante de inovar, pois nesse caso, o melhor foi olhar para o histórico da série e não para seu futuro.

Músicas do episódio:
Matthew Mayfield, “First in Line”
Au Revoir Simone, “Likely Story”
Ingrid Michaelson, “Turn to Stone”

Séries citadas:

25 Comments

  1. Daniela Oliveira

    SIMPLISMENTE PERFEITO [2]

    Seu comentário está sendo enviado.
    Os comentários estão sujeitos a moderação.

  2. Flávia

    O que não desce é a atual situação de penúria econômica da Callie. Sim, o pai a deserdou. Mas ela é uma médica do Seattle Grace. Se a Cristina, que é uma interna ainda, consegue pagar sua metade do aluguel, por que ela, que certamente ganha mais, não consegue? Por que ela tem que comer pizza e sanduíche? Não convenceu…
    E os convidados off-hospital do Derek e da Meredith? Não acharam esquisito estar no casamento de desconhecidos???
    Estranho, muito estranho…

  3. Camila Oliveira

    Eu também achei estranho a Callie ficar tão falida. Os médicos supostamente ganham bem. Vai ver ela se acostumou a gastar muito e o dinheiro não deu para terminar o mês… Ah, a Cristina também é rica, foi criada em Beverly Hills e tal, mesmo assim, nunca foi mencionado se ela recebe algum tipo de ajuda financeira da família. É bem provável que ela pague o aluguel com o dinheiro que recebe como residente.

    Esse episódio foi um dos melhores de Grey’s Anatomy, sem dúvida. Tudo funcionou muito bem. O casamento fechou com chave de ouro os 100 episódios da série. Achei linda a cena da Izzie entrando na igreja sendo ajudada pelo George, que depois de uma temporada inteira apagado voltou a ter destaque como médico. Eu só não queria que quase todos os jovens acidentados tivessem morrido. Fiquei com pena do que seria o primeiro da família a ir para a universidade.

    A Cristina também está ótima nesse fim de temporada. Gostei dela ter sido escolhida para madrinha. Acho que ela foi um dos personagens que mais amadureceu nessa quinta temporada, juntamente com a Meredith e o Alex. Por falar no Alex, que votos foram aqueles! Me arrepiei. Nunca imaginaria que o Karev fosse capaz de algo tão lindo.

    “Today’s the day my life begins. All my life, I’ve been just me, just a smart-mouth kid. Today I become a man. Today I become a husband. Today I become accountable to someone other than myself. Today I become accountable to you, to our future. To all the possibilities that our marriage has to offer. Together, no matter what happens, I’ll be ready for anything, for everything…to take on life, to take on love, to take on possibility and responsability. Today, Izzie Stevens, our life together begins. And I, for one, can’t wait.”

  4. Simone Fernandes Miletic

    Lucas,

    De tudo só não concordo com uma coisa: você dizer que Meredith regrediu no episódio 21 pela maneira que agiu com seu pai.

    Estamos acostumados a achar que a pessoa progrediu porque ela aceita tudo e isso não é verdade, virar de costas e não deixar que o comportamento de outra pessoa não lhe afete também significa progresso, significa que você consegue separar as coisas.

    Depois de 10 anos de terapia entendo perfeitamente a maneira como ela agiu e eu a apóio. Meredith deixou por tempo demais que quem sua mãe e seu pai eram afetasse a maneira como ela vivia sua vida.

  5. Aline

    Lindíssimo! Episódio fantástico. Muito digno de ser o 100º.

    O destaque que a Izzie ganhou nessa temporada foi mais do que justo, devido ao plot RIDÍCULO que ela teve na temporada passada. A Heigl tá dando show. O casamento foi lindo, os votos do Alex mais ainda. Mas a cena que mais me arrepiou foi a do Denny aparecendo pra ela com a já famosa frase “I’m here for you”. Pra mim, essa frase significou MUITO mais nessa cena do que no episódio que ela foi repetida tantas vezes. Ele estava ali pra ela, por ela, para que o tumor pudesse ser detectado <3

    Adorei a Cristina nesse episódio, realmente é bem a cara dela arrancar o ventilador do teto. E ela mereceu ser madrinha. Apesar que, convenhamos, impressionante como esses personagens de GA não tem amigos.

    Essa história da Callie estar sem grana nenhuma não colou. Ela é médica, hello! E o cheif fica chato em todas as suas cenas com Meredith. Prefiro ele interagindo com a Bailey.

    Ótimo episódio. A SF promete!

  6. ~vivi

    Foi lindo demais. Quando o Denny apareceu de preto, e não com sua white t-shirt de sempre eu sabia que ia chorar litros.
    Mesmo sabendo que Alex e Izzie iam casar ao invés de Mer/Der (viva os spoilers), eu não tinha idéia de como ia ocorrer a inversão. Foi lindo eles abrindo a mão do casamento pra quem realmente queria e precisava.
    E a Cristina realmente mereceu ser madrinha. Depois do Alex, ela foi a amiga que mais se preocupou com ela.

  7. ~vivi

    Mas comentário besta agora. O cabelo da Meredith é sempre lindo mas todo epi de festa/casamento ela fica descabelada! huahuahua

  8. Luiz Marcelo

    Achei forçado o Alex passar de um um cara frio e fechado ao marido perfeito em um único episódio

  9. Milena

    Mas Luiz, a mudança do Alex não foi de uma hora pra outra. Quem vem acompanhando a temporada vê isso. Desde o momento que ele confessou para a Izzie que a amava, a todo os demais momentos deles juntos, especialmente quando ele foi elogiado e correu para contar pra ela, que era pra ela esquecer o paciente X e ser um excelente médica, pois ele queria ser o melhor, mais ao lado dela, e por ai vai…

  10. Everton

    Grey´s Anatomy vc tem que assistir sem se preocupar muito com os detalhes, porque minha esposa se sentiu mal, porque demorou 08 meses pra organizar nosso casamento.. e o da Izzie em 01 ou 02 semanas foi muito bonito…

    Sem contar por exemplo o que me deixou chateado, a Miranda, reclama que não passa o tempo com o filho, mas de vez aproveitar abrecha e elvar ele no casamento, vai toda pimpona sozinha na cerimonia…

  11. Tati Siqueira

    Só posso dizer – PERFEITO – choreiiiii muitoooooooooo e hoje pelo jeito vem mais lagrimas;

  12. Camila

    Esse episodio foi lindo, o melhor centesimo dessa temporada.
    O melhor episódio que eu já vi. Emocionante e a cara da serie desde o começo até o seu final.

    A Shonda erra horrores, mas ela sempre soube fazer episodios significativos, por isso temos otimos fim e retornos de temporadas em Grey’s o meio disse geralmente falha um pouco, mas detalhes.

    E quanto ao casamento… Pra mim tava na cara que ia ser da Izzie desde a hora que Shonda disse que o 100º seria o dia do casamento da Meredith e do Derek e que sim alguém se casaria nesse dia.

    E pela primeira vez a aparição do Danny não foi ridicula ou irritante

  13. Mica

    Bom, eu gostei do Denny em todo episódio deste temporada, então definitivamente não teria motivos para reclamar mais desta ^_^.

    Casamentos em séries me irritam porque eles sentem a necessidade de ter a igreja cheia, mesmo que os noivos não tenham amigos nenhum. Para que!? Por que não colocam apenas algumas poucas pessoas num casamento belo e íntimo? Precisa estar lotado de gente que nem conhece (sim, pois nós sabemos que não conhecem) os noivos só para ficar ‘bonitinho’ na tela? E no caso da Izzie e do Alex ficou pior ainda, pois 90% daqueles convidados não conheciam MESMO os noivos e provavelmente os amigos e especialmente a família dos dois ficaram de fora (hello! A mãe da Izzie tinha que estar ali).
    Mas nem esses detalhes toscos conseguiram tirar a beleza que foi o casamento dos dois e os votos lindíssimos do Alex. Senhor! Me apaixonei ^_^.

  14. Thayse

    Agora não tenho condições de comentar esse epi, porque acabei de assistir a season finale (a única que não leu spoilers)!!! Desidratei chorando!!!!!!!

  15. MARINETE CRUZ

    ESTE EPISODIO FOI UM DOS MELHORES Q JÁ ASSISTI. QUASE CAÍ DE COSTAS QDO A MER DESCOBRIU Q O ACIDENTADO DESFIGURADO ERA O GEORGE, MAS SINCERAMENTE EU ESTAVA PRESSENTINDO Q ERA ELE, POIS APARECEU SÓ NO INICIO DO EPISODIO E DEPOIS SUMIU. DE QQUER MANEIRA FOI CHOCANTE E PRINCIPALMENTE A MORTE DA IZZY POIS DEU-SE UMA CALMARIA E DE REPENTE ELA MORRE. CHOREI DEMAIS PELOS DOIS PERSONAGENS, EU GOSTAVA MUITO DELES. ENFIM, VAMOS AGUARDAR A PROXIMA TEMPORADA, Q SEJA TÃO BOA COMO ESTA FOI.

  16. Camila Oliveira

    [purple]/\
    \\
    //
    \\

    Este comentário é do episódio errado. Ainda nem tem review do último.

  17. Camila Oliveira

    Foi mal o “[purple]”. Acostumei a escrever assim no Orkut.

  18. Paula S.

    A Marinete podia ter lido a review antes de fazer o comentário. E também poderia ter desabilitado o caps lock, pois está berrando spam para quem não pode ver a finale na segunda e vai assistir no final de semana.

  19. Lena

    Lucas, ainda nem li a crítica, mas antes de mais nada, por favor, tome cuidado com FOTOS SPOILER!

    Quem ainda não viu o episódio (eu por sorte vi ONTEM, pq tinha gravado) já dá de cara com a Izzie vestida de noiva, coisa que só sabemos que vai acontecer no último bloco do episódio…

  20. MARINETE CRUZ

    PAULA S. PEÇO DESCULPAS PELOS COMENTÁRIOS ANTECIPADOS, MAS FIQUEI TÃO INEBRIADA E EXTASIADA COM O ULTIMO CAPITULO DA TEMPORADA QUE NÃO RESISTI .MAS NÃO ACREDITE EM TUDO Q FALEI POIS UMA INFORMAÇÃO NÃO ESTÁ CORRETA. NÃO VOU DIZER QUAL É SENÃO VC VAI ME XINGAR. UM ABRAÇO, PAULA S. NÃO FIQUE MUITO CHATEADA, TÁ ?

  21. Any

    Não sei se consigo comentar o epi da semana passada pois ainda estou meio lesada pela season finale, mas fato que o epi do casamento foi lindo.
    Apesar de eu não gostar nem um pouco da Izzie, ela realmente merecia o casamento dos sonhos. E a cena do George levando ela pela igreja foi linda.

  22. taiana

    oi alguém sabe onde posso assistir a série ou baixas esse episódio

  23. thathy

    foi realmente lindo o casamento deles a izzie vestida de noiva ,ficou maravilhosa e o ALEX ele todinho de preto e ainda dizendo aquelas palavras para a izzie foi tudo espero do fundo do meu coração que ela não morra na próxima temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account