Log In

Reviews

Review: Grey’s Anatomy – Scars and Souvenirs e My Favorite Mistake

Pin it

Cena de Scars and SouvenirsSérie: Grey’s Anatomy
Episódio: Scars and Souvenirs e My Favorite Mistake
Temporada:
Número do Episódio: 54 e 55
Data de Exibição nos EUA: 15/3 e 22/3/2007
Data de Exibição no Brasil: 4/6 e 11/6/2007
Emissora no Brasil: Sony

Scars and Souvenirs trouxe a tranqüilidade e a qualidade de volta ao SGH. Depois dos dois últimos episódios fracos e a experiência pós-morte, delírio, ou o que seja, de Meredith, é agradável vermos que nossa série voltou.

No meu review de Sometimes a Fantasy, disse que não gostaria de ver a Debora Cahn encarregada de outro roteiro futuramente, pois sua estréia foi desastrosa. Eu não estava totalmente errado. Cahn se eximiu a seu primeiro trabalho e nos apresentou um script bem estruturado, marcante e importante para o andamento da série. Seu único e mais importante erro, que deixarão seqüelas pelo resto da série, foi estragar ainda mais a relação entre George e Izzie.

De inicio, sou totalmente contra. A amizade entre George e Izzie era umas das coisas mais bacanas da série. Bastante coisa vem acontecendo na vida deles e aquela relação de cumplicidade e confiança que eles tinham nas temporadas anteriores deixou de existir. Mais ocasionado pela Izzie, que insistia em dar palpite em tudo que o cara fazia. Ela acabou sendo superprotetora demais e amiga de menos.

Devido a um ciúme desnecessário de Callie por ela ter “roubado” seu melhor amigo, houve muitos alertas e discussões da parte de Izzie com George. Sempre que podeela , avacalha o casamento dele. Não acredito que as atitudes dela sejam para o bem do O’Malley e, sim para si própria. Ela perdeu seu noivo, não tem mais seu melhor amigo e nem uma amizade forte com Meredith e Cristina. Ela está meio que sozinha.

Um envolvimento assim entre amigos poucas vezes funciona. E na maioria delas não termina nada bem. A tendência agora é só piorar essa relação já conturbada dos dois. Essa atitude dos roteiristas foi a pior coisa que poderia acontecer nessa temporada. Eles ferraram um símbolo de amizade muito importante.

A chegada de um novo candidato à chefia altera a rotina do hospital, principalmente para Cristina. Tenho impressão que o Colin Marlow veio mesmo para atrapalhar a relação dela com Burke. Quando os personagens estão na maior harmonia, algo ou alguém sempre aparece pra estragar isso. Não estou reclamando, pelo contrário, apesar de às vezes ficar muito cansativo, reconheço que é mesmo necessário para dar dinâmica a série. A cena que ele “abraça” Yang é bem divertida.

A Bailey incrivelmente sumiu neste episódio. Alias, isso vem acontecendo desde a criação da clínica. Isso me deixa extremamente preocupado. A personagem da Chandra Wilson estava sendo um dos destaques nesse inicio de temporada, mas agora teve uma considerável perda de espaço. Tragam a Bailey de volta já!

My Favorite Mistake marca a estréia de mais um novato à frente do roteiro. Chris Van Dusen é a bola da vez. Ele faz um trabalho razoável e não consegue superar o, também, roteiro de estréia de Eric Buchman, em Great Expectations. Já disse várias vezes e repito: é muito bacana esse espaço que os iniciantes estão ganhando, mesmo que negativamente. Isso faz com que Grey’s tenha sólida equipe de escritores. Debora Cahn fez o estrago na relação dos grandes amigos em Scars and Souvenirs e foi tarefa do pobre novato dar um andamento na história.

Addison:

Deus queria que você fosse uma adultera?

Izzie:

Deus fez com que uma virgem ficasse grávida por mágica. Ele não está jogando pelas regras.

Cena de Scars and SouvenirsO mais engraçado do “day after” de George e Izzie foi àquela insistência da parte dela para ele lembrar o que realmente aconteceu. Não foi nada sutil. Izzie não se conformava com o esquecimento dele das longas horas que eles tiveram. Mesmo que não tivesse significado nada, ela só queria é ser lembrada. A impressão que deu é que ela esperava uma atitude diferente dele. Será que ela queria que ele se lembrasse de tudo e pedisse uma dobradinha? A única certeza que temos é que aquela amizade que eles construíram realmente terminou. Numa recente entrevista, ela declarou que não está gostando nadinha dos rumos que seu personagem tomou nessa reta final. E pior que ninguém pode culpá-la de ter a língua grande, pois é realmente verdade. George e Izzie juntos pode ser considerado incesto. A cena em que George se lembra de tudo e eles vão conversar no quartinho já diz tudo. E no final a culpa é sempre da maldita da cachaça.

A visita do pai de Callie à deixa em apuros. Alias, ela estava bem bonita toda arrumada. O casal está passando por uma crise no casamento e ainda George tendo que lidar com as conseqüências de ter dormido com Izzie. No fim, quando ele diz pro George para nunca magoar sua filha, é impossível não se lembrar da cena dele rolando na cama com Izzie. Boa participação do ator, que não poderia ser em pior momento para a filha.

Sr. Kendry, nós teremos que amputar o seu pé.

A Cristina é uma peça rara dentro da série. Todos os personagens têm uma característica dessemelhante, mas a de Yang é a mais interessante delas. Sandra Oh deu vida de maneira única a um personagem que de inicio era apenas para ser indiferente. O convívio intimo com as pessoas a fez mudar e isso foi ótimo para o personagem, pois se criou varias facetas que Cristina não possuiu. Yang não é a mesma de antes, mas também não está tão longe do que era. Ela carrega dentro de si uma frieza impressionante. Um momento que ilustra bem isso é quando ela dá a noticia para o Sr. Kendry. Cristina deixa todo sentimentalismo barato de lado e faz uma cena com a sua cara. É impossível abalar essa garota. Pela maneira que ela disse chegou até ser cômico.

A noticia que Colin Marlow apresentará um plano de melhorias de 10 anos para o hospital faz com que os candidatos à vaga de Chefe de Cirurgia fiquem inseguros em relação a suas entrevistas. Mark, influenciado pela Bailey, não cai nessa de plano de 10 anos e apresenta um plano imediato para o hospital, deixando todo mundo para trás. O Mark ganhou bastante espaço no episódio e conseguiu fazer uma atuação até boazinha. Só fico pensando o que será dele quando Addison deixar o Seattle Grace. Será que ele vai conseguir cumprir o acordo que fez com ela de ficar 60 dias sem sexo?

Sou só eu que estou achando que está pintando um clima entre o Alex e a Desconhecida? A cena que ele fala sobre as possíveis personalidades dos rostos que ela poderia escolher é tão bacana. O Alex caiu nas graças do público nessa terceira temporada justamente por se mostrar mais sensível, que também possui sentimentos e que quando quer, sabe ser carinhoso. Isso não o torna menos másculo, pelo contrário, só enriquece no desenvolvimento do personagem.

Umas das coisas que vemos em quase todo episódio, são aqueles momentos de descontração dos internos na hora do almoço. Essa interação entre eles é deliciosa. Para mim esses momentos são mais importantes que qualquer caso médico ou dilemas amorosos dos internos. São esses momentos que engrandecem cada vez mais a série.

Semana que vem a Sony exibirá o episódio especial Every Moment Counts, relembrando o que de importante já aconteceu nessa terceira temporada. A narração fica por conta de Jeffrey Dean Morgan, o Denny Duquette.

***

Trilhas sonora de Scars and Souvenirs e My Favorite Mistake:

“Come to Me” – Koop
“Girlshapedlovedrug” – Gomez
“Hi” – Psapp
“Land Of No Return” – Wild Sweet Orange
“Move You” – Anya Marina
“Still Alright” – Adam Merrin
“All I Want From You Is Love” – Let’s Go Sailing
“Black Cat John Brown” – Alamo Race Track
“La Familia” – Mirah
“Sideways” – Let’s Go Saling

Séries citadas:

19 Comments

  1. Simone Miletic

    Oi Eric,

    Bom, só assisti Scars And Souvenirs, My Favorite Mistake ficou para domingo.

    De qualquer modo, eu engrosso o coro que odiou ver George e Izzie juntos. Realmente conseguiram acabar com uma grande amizade, e usando o clichê mais antigo do mundo: não existe amizade verdadeira entre homem e mulher.

    Fico triste com isso, até porque tira espaço do personagem de Izzie, que ao invés de ir para frente dá 10 passos para trás.

    Quanto a Alex: não acho que ele ganhe fãs por ser mais carinhoso ou algo do tipo, mas porque ele é sincero demais consigo mesmo e com os outros, assim como Cristina, outra que tem muitos fãs.

    Os dois são honestos e sinceros, não se preocupam tanto com o que os outros pensam deles, mesmo quando isso magoa alguém pelo caminho.

    Bom, era isso. Ótimo review!

    beijos

    Si

  2. Eric Fernandes

    Simone,
    Sobre o Alex, concordo. Mas eu acho o seguinte. As atitudes do dele como um todo (1ª, 2ª e 3ª temporadas) mudaram radicalmente. Antigamente ninguém gostava por ele não tinha papas na língua e era egoísta. Depois começaram a ver que ele se importava com as coisas sim, que era apenas um esteriotipo do personagem para diferenciar dos demais, pois tem que tem um “bad boy” ou algo do tipo. E por fim, é esse Alex que estamos vendo hoje. O fato de tanta gente gostar dele hoje é consequência do desenvolvimento do personagem. Acompanhamos cada detalhe que o tornou mais sensivel, carinhoso, mas claro, nunca deixando de ser sincero.

  3. Adriana

    Acho que os escritores da séries começaram a se perder. O envolvimento de George e Izzie estragou a série. Estão perdendo a essência da 1ª temporada. O rumo que a estória está tomando está ficando sem graça. Acho que também estou perdendo o interesse.

  4. Prue**

    Bom Eric vamos la….fiquei feliz em ver dedo meu ai no seu texto hahah vi q consegui por na sua cabeça algumas coisas hahahahahaha
    George o Izzie? pessimo…naoa cho realmente que essa relação tenha futuro,mesmo pq eles como amigos eram mais undos e proximos e agora a tendencia é se afastar, já q o George ta com mais culpa que arrependimento.Mas nao acho mesmo que ela já tinha algum interesse nele, e sim que como toda mulher espera algo no dia seguinte, um telefonema, uma papo sobre o ocorrido, uma mudança em si,entaum ela tava mais insistindo por não ser lembrada, e isso feriu seu ego, do que afim realmente dele.
    A Callie é um caso a parte,nao gosto dela declaradamente, acho que ela nao tem nada de especial, e o George nao ama ela, casou pra amortecer a dor da perda do pai, e cada dia que passa isso fica mais evidente, entendo ela ter ciumes,nao gostar da amizade dels com as meninas, e se sentir em segundo plano, eu no lugar dela tambem nao me sentiria bem, mas vendo os episodios anteriores, até da temporad apassada, vi que ela nunca fez por onde tambem ser aceita,sempre foi grossa com as meninas (Meredith e Izzie) e sempre se distanciou….qdo ela tomou as dores do George no caso da Meredith,escolheu o lado dela ali, entaum ela deveria ao menos entender o pq é tao dificil pra ele se afastar delas.Já o caso do pai dela eu achei meio fraco,ele é rico, esnobe e preconceituoso….Ok????normal…mas só! achar que o George casou por interesse é comum pra quem é rico..acha q todo mundo é interesseiro.
    Senti falta da Bailey tambe, ela anda apagada mesmo, e faz falta…
    O papo da Izzie com a Addison foi hilario…ri demais qdo ela tentando arrumar uma desculpa pro q aconteceu colocou Deus no meio hahaha e o conselho da Addison foi certissimo….PULA FORA!!!
    Amo a amizade da Meredith e da Yang,elas nao tem muito tato,muita delicadeza, mas se encaixam perfeitamente…fazem carinho qdo é necessario,e se ouvem o que é muito legal!!!
    Detestei o Marlow..espero q ele nao fique na serie,primeiro pq achei o personagem fraco e o ator nao ajudou…mas esquentou a corrida pelo cargo da chefia e o Mark mostrou q apesar de lindoooo é inteligente hahahaha
    Alex? um fofo…nao creio q antes detestava ele hahaha e respondendo sua pergunta,sobre a desconhecida “AVA”, acho q ele ta mais se sentindo responsavel por ela,por ela ser sozinha no mundo,e alem de tudo estar gravida e sem memoria,acho q ele está mesmo vendo ela como irma mais nova e tal,mas isso ja demosntra q o coração de gelo ficou em temporadas passadas,q agora ele se preocupa com os outros o q deixa ele bem mais humano e interessante.fora q a Ava tambem é divertida e ta confiando cegamente no Alex..pode ate ser q essa amizade vire algo mais…mas por hora nao acho.
    Um ultimo comentario…Amo casal Yang e Burke, mas o Burke me cansa as vezes, ele insiste em coisas sem muita noção…se ele sabe que ela nao quer casar, pra q insistir?pra q fazer bico? pra q fechar a cara? nossa ele faz tempestade em copo dágua as vezes…o bom é q eles acabams empre bem, apesar dos pesares…
    To doida pra ver semana q vem!!! AMOOO o Denny Duquete hahahaha (Paulo, Sem alergias heim? hahaha)
    Eric…review perfeito!:-)

  5. Mica

    Engrosso o coro dos que odiaram o que fizeram com o George e a Izzie. O motivo principal, é claro, é porque eles tinham uma amizade belíssima e era legal ver que um homem e uma mulher podem ser amigos de verdade. Isso foi ralo abaixo com esses dois episódios. Odiei.
    O segundo motivo é que eu não gosto do George. Ainda não acredito que ele ficará na próxima temporada enquanto o outro (que eu não lembro o nome, pra varir) saíra. Aff!
    Minha amiga disse que estava na cara que a Izzie gostava do George, mas nunca esteve na minha. Eu sempre achei que ela era apenas uma amiga superprotetora e solitária, que precisava do amigo ao seu lado e não em um relacionamento com uma mulher com quem ela não conseguia simpatizar.
    E falando na Callie, eu cada vez gosto mais da personagem. Espero, de verdade, que ela fique por um bom tempo na série. Só que não ao lado do George. É bem verdade que ela merece ser feliz, mas o George não a ama e só ela não vê isso.

    Fico pensando no drama da Ava. Acho que eu enlouqueceria diante da idéia de escolher o rosto errado. Queria que ela recuperasse a memória…mas acho tão bonitinho essa cumplicidade que ela está desenvolvendo com o Alex.

  6. Elisa

    Sabe, eu não discordo do George e da Izzie terem transado.Foi importante.Ou vocês realmente acharam que ela ia ficar se lamentando pelo Danny o resto da vida??É óbvio que cedo ou trade ela ia acabar transando com alguém e acabou sendo com o George.Pronto e abacou.Com certeza vai estragar a amizade deles e é bem provável que quando a Callie descobrir, acabe com o casamento também…
    Também acho que Alex tá ganhando mais fans.E eu também notei qeu ele e tá começando a gostar da ‘Ava’.

    ótimo review!!!:)

  7. Caio

    Jump the shark.
    Seria legal se tivesse sido uma coisa de bebedeira, e tivesse sido o pior sexo da vida deles. Isso abriria um leque de situações comicas e dramáticas. Um romance entre a Izzie e o George, é forçado e empobrece a série. Namoro entre amigos só funcionou com a Monica e o Chandler, e isso porque eles não era muitro próximos.

  8. Thomás

    Não podiam casar o George com a Callie e deixar a relação com a Izzie igual, acho que o “erro” pode ter sido a criaçãoda Callie O’Malley. Foi interessante a cena em que a Callie fala pro George: “I can live with that”. Era tudo o que ele queria ouvir, mas por outro motivo. Resta saber quanto tempo ELE vai conseguir viver com isso – com a culpa.

    E na cena do quartinho, eles não vão lá pra conversar, até porque não dizem nada. Só acho que a cena poderia ser mais forte. Não foi uma daquelas cenas épicas sem falas, faltou um pouco pra isso, mesmo sendo com a rainha do drama e a Izzie. Mas a trilha sonora tava legal.

    Mas acho que a série tem que mudar, senão fica monótona e a audiência começa a cair. Só que quando criam um problema tão grande assim quanto criaram pro Geroge e pra Izzie, criam também um problema para a série. A amizade entre os dois era como um personagem, e agora é como se a série estivesse desfalcada, é um diálogo rápido a menos no vestiário ou enquanto caminham atrás da Dra. Bailey no início do dia.

  9. Gisele

    Caio

    Assino embaixo do que vc escreveu. O roteirista está procurando assunto, é melhor começar a ler o Estadão.

  10. Adriana

    Tá ficando meio sem graça..perdi na segunda e como perdi Criminal Minds na terça, vouperder novamente no domigo.Antigamente, isso não aconteceria, mas tá ficando realmente meio chato.

  11. Francisco

    vale lembrar que a culpa de Gizzie não é de Deborah Cahn… um acontecimento tão importante como esse só é aprovado e/ou criado pela própria Shonda Rhimes… Deborah é resposável pelo desenvolvimento do episódio, mas Shonda é quem toma as decisões….

    http://www.privatebrasil.wordpress.com : o primeiro site de Private Practice do Brasil ;)

  12. Prue**

    Galera calma….tambem não é isso q vai fazer a serie afundar….vamos com muita calma nessa hora!!!
    Sim a serie precisa mudar, sim sempre tem q ter novos assuntos e sim essa situação tambem vai abrir um leque de possibilidades…como já vi toda a temporada nao consigo ver esse episodio mais isoladamente, mas pode ter certeza que na epoca compartilhei da indignação de vcs….
    Agora…falar q por isso a serie vai afundar ja é exagero….
    Concorso que a amizade deles era um personagem quase,mas tenho certeza que isso aconteceu pra nos mostrar que toda moeda tem 2 lados, e tambem pro George talvez avaliar a vida dele com a Callie..
    To ansiosa pra descobrir o real motivo dessa reviravolta!!!!

  13. Maria Vieira

    Ok… todos falaram, mas quero deixar aki um comentario sobre Derek…. realmente, na minha opiniao ele tem sido o cara.. a cena em que ele expressa sua preocupação com a mer e diz que acorda a noite pra ver se ela esta respirando foi demais…. parabens a Dempsey q tem tornado seu personagem cada vez melhor.. otima interpretação, sentimento a flor da pele… e realmente me pergunto: sera que mer merece o McDreams???

  14. Mica

    Cá entre nós, eu acho que o Derek é homem demais para a Meredith, mas….como já estou cansada até os fios de cabelo da lenga-lenga entre eles e não quero que volte, é bom que eles fiquem juntos e felizes.

  15. Eric Fernandes

    Simone,

    Entendo. Vi o comentário no seu blog e está coberta de razão. Essa relação Izzie e George, como eu disse, é a pior coisa que poderia acontecer. Não gostei muito desse episódio também, mas eu acho que nenhum supera Some Kind of Miracle, hehehehehe!

  16. Eric Fernandes

    Mica,
    hahuahushusuha!

    Tadinha da Meredith, poxa. huauhsauhauhs

    Faltam apenas 6 episódios para o fim da temporada. Muita coisa vai acontecer ainda. =D

  17. Pingback: Preview - Friday Night Lights « Série Maníacos

  18. Pingback: Grey’s Anatomy - Scars and Souvenirs e My Favorite Mistake « Série Maníacos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account