Log In

Reviews

Review: Grey’s Anatomy – Oh, the Guilt

Pin it

Cena de Oh, the Guilt
Série: Grey’s Anatomy
Episódio: Oh, the Guilt
Temporada:
Número do Episódio: 41
Data de Exibição nos EUA: 19/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 5/3/2007
Emissora no Brasil: Sony

Gostaria de pedir desculpas a todos, mas semana passada não deu para fazer o review. Fiquei me sentindo extremamente culpado por isso (entenderam? Heheheh).

Contamos a dedo o dia da resolução do triângulo amoroso, mas no final não teve resolução nenhuma. Shonda Rhimes nos convenceu em quarenta episódios que Derek sem Meredith são inseparáveis. Em quarenta episódios vimos todo o desenvolvimento dessa paixão e ficava mais visível o grande afeto entre eles. Em quarenta episódios ficou claro que mesmo se a série durar 10 temporadas, lá estarão Derek e Meredith juntos. Em quarenta episódios vimos essa relação ser abalada diversas vezes e conseqüentemente caindo na mesmice. E depois de quarenta episódios eles mais uma vez adiam o que já sabemos desde o episódio piloto. Atitude extremamente revoltante.

Chris O’Donnell encerrou sua participação na série da mesma maneira que começou: sem brilho. Finn foi um personagem apenas normal. Bacana, mas normal. O fato de ter sido escalado justamente para abalar os sentimentos do Derek, ajudou bastante. Seu relacionamento com Meredith visto como incerto desde o inicio. Mas o saldo foi positivo: Para quem não emplacava nenhum filme ou nenhuma série há bastante tempo, sua passagem por Grey’s pode ter sido o empurrão que faltava para uma possível estabilidade artística.

Em Oh, the Guilt, o roteiro é centralizado nas diferentes formas de culpa que cada um dos personagens enfrenta. O fantasma de Denny ainda sonda o SGH, impedindo que a série se direcione em novas tramas. Esse dramalhão da Izzie já está passando dos limites. Sério, não agüento mais. Era bonitinho no inicio, mas já cansou. Deposita esse cheque logo e vai curtir a vida minha filha.

Percebi uma tentativa desesperada da roteirista Zoanne Clack em utilizar os casos médicos como metáforas para os dramas dos personagens. Essa é uma ferramenta que vemos freqüentemente na série, mas desta vez não funcionou. O ex-casal, que ficou preso um ao outro foi um exemplo claro. Ficou escancarado demais. Eles não podem deixar esse artifício maravilhoso se esgotar.

Zoanne também foi a roteirista de dois outros episódios de Grey’s: Deny, Deny, Deny e Break on Through, quarto e décimo quinto episódio da segunda temporada. Nesses dois roteiros ela conseguiu mesclar o drama e a comédia muito bem. Já em Oh, the Guilt, vemos o oposto de seus dois trabalhos anteriores.

Grey’s é uma “dramédia” e o roteiro foi tão infeliz que deixou de lado uma das características importantes do show. A comédia é um artifício usado para que o episódio não caia num dramalhão tedioso. Não que a série dependa das tramas cômicas, mas quando uma ocasião dramática é bem desenvolvida o outro fator é apenas um complemento agradável.

A culpa é um dos piores sentimentos que o ser humano pode carregar junto de si. Quem nunca se sentiu culpado uma vez na vida? É uma coisa horrível. Aqui a culpa que cada um leva dentro de si é apresentada e é a nossa tarefa de julgar os motivos desse sentimento.

Cristina e Burke iniciam uma ousada parceria que pode prejudicá-los no futuro. A omissão de Burke é algo incompreensível. Seu ego é maior que sua humildade em assumir que não está bem. Derek no episódio passado fez uma consulta vagabunda em Burke, não percebendo o problema.

Cena de Oh, the GuiltA Meredith já tinha feito até um biquinho para o Derek beijá-la no elevador, mas a coitada tomou um belo de um gelo. Ri demais com a cena. Ele é uma criança disfarçada de médico. A coitada não tinha nada a ver com a situação.

A terceira temporada até agora está oscilando entre episódios bons e mornos. A série ainda não mostrou toda sua força, mas tem elenco e um ótimo time de roteiristas para fazer essa temporada a melhor da série.

Semana que vem Izzie finalmente volta ao trabalho e Meredith pega Derek com outra mulher.

***

Músicas tocadas no episódio:

Clonie – Nellie McKay
Kaleidoscope – Kate Havnevik
Wild Is The Wind – The Second Band
Be Good Or Be Gone – Fionn Regan
Don’t Mistake Me – Keisha White

Séries citadas:

16 Comments

  1. Paulo Antunes

    Eric,
    Você observou bem, acho que este episódio de Grey´s exagerou um bocado no formulismo. É meio boba també esta idéia de episódio temático – hoje todo mundo sente culpa, amanhã todo mundo sente dor, raiva, etc.
    Na verdade achei este o primeiro episódio ruim da temporada. Não desenvolve bem e nitidamente mostra que a série pode despencar se tomar os rumos errados – o cheque da Izzie foi sem dúvida uma má idéia.
    Faltou só falar da cena da Izzie com o Chief. Pra mim foi a grande cena do episódio.

  2. Maikon Rafael

    Concordo com vocês. Exagerou muito. Grey’s ainda não mostrou a que veio e isso me deixa muito assustado. Ela está muito badalada lá fora e a audiência só esta aumentendo. Quero acreditar que Grey’s não é só isso que vimos nesse inicio de temporada.

  3. Simone Miletic

    Eric,

    Ótimo review, conseguiu colocar no papel toda a irritação que Grey’s me deu nessa semana. Até dormir no meio do episódio dormi e tive que assistir gravado depois.

    Quantoa Finn: ele era muito sem sal!! Muito bobinho-bom-moço! Quando a mulherada fala que a Meredith não merecia ele eu não sabia se elas estavam elogiando ele ou ela… pois o personagem dela também não é fácil de se apegar.

    Mas o seriado é muito bom e alguns arcos nos prometem um futuro bem promissor. Com a história de Burke e Cristina. Por outro lado, sinto que se a série de Addison realmente sair sentirei falta não sód a personagem, mas das tramas em que ela se envolve.

    E cada dia eu gosto mais do Karev!

  4. Prue**

    Eric..como sempre ótemo texto….mas como tem acontecido frequentemente discordo de vc em alguns pontos….IZZIE é um deles….sim o drama envolvendo ela e o Denny ainda ta dando pano pra manga..e continuará dando….e isso é comum..humano…pelo q vemos, la o tempo passa muito lentamente na serie…entaum nao da pra esquecer tudo q rolou de um dia pro outro…ela ta sofrendo com a morte do futuro marido…com a culpa por ter tomado atitudes no momento de loucura e mais ainda com a culpa por ter desistido…no momento de furia e tristeza ela tomou essa decisão e hj tem q lidar com ela…se ela nao merece compreensão e tempo nessa fase, não sei quem mais precisaria…
    Derek e Meredith é um caso a parte..com certeza foram feitos um pro outro…isso todos sabemos…mas esse “tempo” q a Shonda nos deu pra avaliar a situação,vemos q eles são sim Alma Gemeas,mas nem por isso a relação será perfeitinha…como de todos nós…sempre temos obstaculos no caminho…
    Concordo qdo comenta do Burke…com certeza o ego falou mais alto…e a etica foi pras cucuias…ele prefere fingir q nada aconteceu do q realmente enfrentar o problema..por mais q a Yang esteja alimentando esse “monstro” ele é grande o suficiente pra saber as consequencias do q pode acontecer…
    Addison e Mark me cansam….esse papo dela chorar sempre no ombro dele q ja deu no saco…se todos tivessem essa saida a vida seria mais facil e colorida…q tal começar a enfrentar os problemas vestido????
    Karev me surpreende a cada dia…..
    Em tempo….a Callie é insuportavel…colocar o George naquela posição foi o fim…poxa ele tinha q dar apoio a amiga mesmo… e ela como namorada infelizmente teria q entender…pq ela sabia de tudo q tinha acontecido…ao invés disso ela foi afogar as magoas com o Mark…outra q deveria ter ficado vestida!

  5. Prue**

    Ah voltando pra falar do McVet!!!!Acho q ele foi uma forma de vingança pra nós espectadores…q vimos o sofrimento da Meredith na segunda temporada inteira…nada mais justo e ironico do q ELA agora ter q escolher entre 2 homens…coisa q o Derek fez e ela saiu perdendo…nada mais ironico do q colocar o Derek na mesma situação…e isso foi um gostinho a mais pra nós…mas acho q nunca foi a intenção de ninguem q ele ficasse fixo na serie…por isso q ele nao tinha brilho..e nem sal como disseram aki hahahaha
    Ele foi contratado pra ser o rival do MCDREAMY precisa dizer mais????? nao tem rival a altura dele no mundo de Grey´s….entaum acho q pro q ele foi escalado ele fez um bom papel….ele deveria ser sim o bom moço….o compreensivo e praticamente o oposto do Derek…assim causaria mais impacto….
    Nao torcia pra ele ficar com a Meredith claro,mas ele ficaria bem com a Izzie…sei la…..

  6. Caio

    A Parte que mais me irritou no episódio foi a parte da Addison.Cara,Decidam-se sobre ela.Ou ela é uma megera que dorme com o Ex Amante quando tá com tesão ou ela é uma pessoa humana,que não quer que a mulher que roubou seu marido sofra,e conta a verdade para o marido.

    Vendo a Addison Sendo Tão Boa no episódio e no final estragarem tudo com uma cena de 5 segundos me deu muita raiva ( Sem contar o comentario desnecessario que ela fez sobre o Cheque a Izzie ).

    Izzie Também foi outra.A Izzie que eu conheço não ficaria com o cheque.Mais Ainda.A Izzie Que eu Conheço não chega para todo mundo do hospital e diz:Eu sou Rica.

    Miranda também foi outra.Que História é essa dela ficar tão fria só por causa do comentário de um medicozinho??

    O Caso Do dia também foi triste.Apelação demais a história do Piercing Genital.

    E eu não preciso dizer o quanto eu odeio o Dr. Shepperd.Eu ri demais quando a Gray Ficou no vaco no elevador.Se Fudeu!

    Enfim,o episodio foi deprimente,deturpando quase todos os personagens de GA.

    Zoanne Clack Ja Esta Na Minha Lista Negra De Roteiristas…

  7. paulo_fiaes

    olha, eu n achei esse ep ruim, pra mim na verdade, todos os eps q passaram agora estao no mesmo nivel, por isso bato tanto na tecla q greys n é a melhor serie, pareço um chato batendo nessa tecla, mas me incomodo qndo tentam empurrar guela baixo uma coisa so porque a mesma tem bastante visibilidade.

    o casal q ficou preso foi apelação mesmo.

    pelo amor de Deus, ate onde sei, Denny deu um cheque pra izzie de 8 milhoes de dolares, foi a coisa mais sem noção ela ficar andando com aquele cheque pra cima e pra baixo e depois colocar na geladeira. fugiu completamente da realidade, por mais abalada q ela esteja. concordo com quem falou q ela n deve se recuperar agora, pois é recente, agora eu sinto as vezes que greys tenta forçar a barra demais, e essa do cheque foi um exemplo claro.

    Karev pra mim é o personagem com mais personalidade, foge ao estereotipo de greys, dpois dele tem a christina e Burke. gostava de george, mas fala serio, algumas vezes ela precisa tomar atitude.

    sobre Adisson, discordo de quem falou q foi errado o comportamento dela, mto pelo contrario, é humano, ela esta perdida, por isso, quis ser sincera e por isso dormiu com Mark. é mto dificil fazer a coisa certa, ainda mais qndo n se sabe o q eh melhor pra vc

    Eric, review otimo, fiquei surpreso de ver vc criticando a serie, agora na boa, n sei se foi por causa propaganda(eu n vi), mas vc fala de grey ver macdream com outra mulher, sei la, por mais q seja pequeno, considero spoiler. penso q assim como era obvio q meredith escolheria Derek, nao era preciso vc ficar comentando antes. serio, eu acompanho as series q eu escrevo pelos states e é completamente diferente fazermos o review de um episodio sem saber do proximo e fazer o review do episodio sabendo q vai acontecer no futuro, por isso faço esse breve comentario. mas mesmo com essa pequena anotação q fiz, n tira o brilho dos seus reviews, sao mto bons.

  8. Prue**

    Paulo Fiaes….ele no colocou Spoiler nao…ta passando toda hora nas propagandas da Sony….entaum acho sem noção essa sua “lição de moral”..pior seria se ele falasse quem é a tal….hahahahaha

  9. Danielle

    Adorei os comentários, e preciso dizer que, realmente, o KAREV está arrasando, a cada episódio assistimmos sua personalidade sendo moldada, seu lado médico ganhando maturidade, enfim, graças ao nonsense dos outros personagens, ele tem sido para todos nós que acompanhamos a série, o personagem de destaque.

    Amei a sua colocação sobre a Izzie, é isso mesmo: Desconta logo esse cheque, minha filha! :)

  10. paulo_fiaes

    eu falei, q nao sabia se tinha passado na propaganda. culpa da sony entao, mas a opiniao continua, serve pra ele e todas as pessoas q fazem review, incluindo a mim. va por mim, é facil soltar um spoiler sem perceber

  11. Prue**

    Paulo Fiaes…entendo sim sua posição e acho realmente q tem gente q solta Spoilers….mas nao é o caso do Eric…alias acho ele bem cuidadoso em relação a isso…mesmo pq nem todos seguem como nós com o calendario la de fora…seu comentário foi levado em conta sim…mas o ar de “lição de moral” pairou no ar…
    Mas beleza….como ta mesmo passando a torto e a direito na Sony não foi Spoiler…e ponto final! rs*
    Em tempo…esse mesmo trailer passou la fora qdo esse episodio ainda era inedito la…entaum ninguem tem culpa…nem Eric e nem Sony :-)

  12. Eric Fernandes

    Simone,

    Concordo com tudo que você disse.

    Prue, Prue sempre discordando de mim …hahahaha!!

    Em relação a Izzie acho que nunca concordaremos. Eu disse que não iria julga-la, ma ela tem que seguir seu caminho sem o Denny. É muito sofrimento? Sim! Ela está tentando? Sim! Não é fácil, eu sei, mas as vezes é muito drama.
    Você defenendo a Shonda Rhimes em relação ao casalsinho? Afffffeeeeee!!! Não faz isso comigo.

    Paulo Fiaes, resposta em PVT.

  13. Thais Afonso

    Eu não gostei muito desse episódio. A repetição do mantra “culpa, culpa, culpa” foi irritante e o roteiro foi tão clichê. Agora o chief está se revelando um ótimo personagem, a cena dele com a Addison, com eles tentando ajeitar o casal foi o que salvou o caso. E o episódio, que eu achei chato de morrer.

  14. Adriana

    Eu adoro Grey’s, mas a temporada tá mto chata..Atualmente, o melhor é o Karev.

  15. Seth

    Na minha opinião esta temporada está sendo a pior de todas de Grey’s! Já assisti até o decimo e ta me cansando!!! Não sinto mais a mínima vontade de continuar assistindo, estou sem ver um episodio novo a semanas… A trama do Burke e da Cristina já está longa demais, qnd eles pretendem resolver isso de uma vez?? Assim como George e Callie que tbm parece nao ter fim. Os roteiristas perderam a mão total! Se vcs acharam esse ruim se preparem pq vem coisa pior por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account