Log In

Reviews

Review: Gilmore Girls – Lorelai’s First Cotillion (episódio 134)

Pin it

cena de Lorelai's First Cotillion
Série: Gilmore Girls
Episódio: Lorelai’s First Cotillion
Temporada:
Número do Episódio: 134
Data de Exibição nos EUA: 10/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 23/11/2006
Emissora no Brasil: Warner

Finalmente eles estão de volta nesta temporada: os jantares de sexta-feira na mansão Gilmore são espetaculares e é onde as coisas acontecem. Mas, no entanto, devo dizer que nem o jantar foi o suficiente pra tirar esta sensação de que Gilmore Girls continua diferente (está virando clichê). Como disse Joel Keller, do weblog TV Squad, parece que estamos assistindo a um universo paralelo ao de Gilmore Girls. Não me entendam mal, este episódio evoluiu bastante considerando os dois primeiros. Houve mais ritmo, menos closes reflexivos e muito mais falas, e algumas delas bem engraçadas – como quando a garotinha diz que Emily a advertiu quanto às piadinhas de Lorelai, e quando Rory tenta para a discussão no jantar dizendo:

Bangalore, bangalore… Bangalore!

O jantar não deixou a desejar: o momento de tensão que ocorre antes de entrar pela porta da mansão foi mantido e quebrado com uma inesperada criança abrindo a porta ao invés de mais uma empregada da semana. Mas o ápice deste jantar ocorreu quando Lorelai se depara com uma situação incomum, Emily e Richard não esboçam reação alguma quando ela conta que rompeu com Luke. E isso fez com que Lorelai refletisse em algo que percutiu todo o episódio e que se pode resumir em apenas uma fala dela:

E se eu não gostar do que eu gosto porque eu gosto, mas sim porque minha mãe não gosta, e não quer que eu goste? E se eu na verdade eu não gosto da música que eu gosto, ou dos filmes… ou dos homens. E se eu não gostar do que eu pareço gostar?

É verdade que todos nós temos nossas crises de identidade de vez enquando, mas acredito que Lorelai exagerou um pouquinho, quando generaliza em não saber o que gosta ou o que não gosta em virtude do que sua mãe gosta ou não. Apesar disto, acredito ter sido de grande valia Lorelai ter descoberto que na verdade Emily tem grande influencia em sua vida e que o que ela queria para sua filha na verdade não eram tão terrível assim.

E, falando em gostar ou não, o que significa aquele novo boné do Luke? Sei não, vai demorar um pouco para acostumar, acho que depois de tantas temporadas com o mesmo boné azul ficou difícil reconhecer o Luke sem ele e sua camisa xadrez. E não sei se isso realmente faz sentido, mas acredito que este boné tenha um significado maior. Será que o novo boné não foi uma maneira de dizer que Luke seguiu em frente?

Enquanto isso, Rory e Logan enfrentam problemas no relacionamento. O que foi difícil de engolir foi Rory ficar sem papo com Logan, já que pelo menos uma das grandes características das garotas Gilmore é falar demais. Fora isso foi divertido ver a saga de Rory para se aproximar de Logan mesmo estando tão longe. Ela se rendeu à dica da amiga Paris, de mandar mensagens ‘picantes’ pelo celular, com frases do livro Sexus de Henry Miller. Durante um bom tempo ela fica chateada por Logan não ter respondido sua mensagem, mas depois descobre que seu sideckick havia salvado a mensagem automaticamente. Foi realmente engraçado ver a Rory com vergonha de digitar as mensagens picantes. Além disso, alguém mais queria saber qual foi à resposta de Logan?

cena de Lorelai's First CotillionNa Dragonfly, Emily reclama dos sanduíches de geléia e pasta de amendoim (o que será que passou pela cabeça da Sookie?). Como é divertida a maneira única como ela se desfaz das coisas com tanta classe. E no chá de luxo, perfeitas bonequinhas ambulantes, como disse Michel, vão à pousada com seus perfeitos vestidos. Todas são excepcionalmente delicadas com exceção de uma, Caroline, que entra na pousada imitando uma galinha e enche a boca com comida, fazendo Lorelai lembrar de si mesma quando criança. Encantado, Michel insiste que Lorelai o leve no cotilhão (baile de debutantes), já que ela lhe devia um grande favor. Outro fato que foi meio difícil de engolir, mas eles explicaram tanto durante o episódio que acabei me acostumando com a idéia.

Mais uma vez os coadjuvantes deram um show. Zach e Lane surtaram com a gravidez ‘com um bebê’ (dei umas boas risadas quando ele disse isso) que foi uma das minhas cenas prediletas do episódio. Confesso que até o episódio passado eu não achava que eles combinavam, mas naquele momento em que eles estavam conversando sobre o quanto o ‘Brian’ estava assustado com a idéia de uma gravidez, é que pude perceber o quanto eles se conectam.

No cotilhão, Michel está furioso porque ele comprou um ‘buquê’ pouco sutil para Lorelai e ela não comprou nada pra ele. Todas as crianças estão lá, inclusive a mini-Lor, com um tênis em vez de um sapato como as outras. Todos começam a dançar e, Lorelai e Caroline (mini-Lor) compartilham um momento, quando de repente Michel insiste pra que ela dance com ele. Lorelai começa a rir e a se divertir. Emily quando passa diz que dá para perceber que ela está tendo um momento terrível e Lorelai retruca dizendo que está tendo o pior dos momentos. Acho bem legal quando Emily e Lorelai têm estes momentos, fico imaginando se algum dia elas realmente chegarão a se entender.

Chegando em casa, Lor se depara com Christopher, que havia saído para jantar com Rory, com quem não se falava desde o incidente. Achei muito estranho não ter tido nenhuma cena com eles no jantar, quer dizer a Rory ‘rodou a baiana’ com a mãe mas não disse nada ao pai? Fica um clima meio estranho e Rory desconfia e sai com o Paul Anka para passear. Lor pede desculpa a ele por não ter ligado e é realmente uma grande surpresa quando ela o convida para tomar um café e ele aceita, para logo depois recusar, dizendo que a ama e que ela é a mulher pra ele. Ele a ama? Quer dizer, o Christopher é um cara legal, e é inegável a química que ele e a Lorelai têm. Mas os dois juntos ainda não me parece certo, não sei se é o momento que está errado ou se é apenas muito tarde para os dois. O pior foi ver Lorelai calada, sem dizer o que normalmente sairia da boca dela como, por exemplo, que todas as vezes que eles tentam ficar junto não dá certo. Mas não, ele diz que a ama, ela fica calada, ele vai embora, e depois num momento impulsivo ela liga pra ele!? Mais um fato pra se tentar engolir…

Séries citadas:

28 Comments

  1. Paulo Antunes

    Oi Lígia, achei este episódio mais Gilmore Girls que os anteriores, o que foi agradável. Gostei da Lorelai miniatura, gostei da Babette tentando descobrir o que mudou no Luke´s, gostei do reaparecimento do Paul Anka, não achei estranha as coisas que você achou estranho.

    O insight da Lorelai em relação a Emily foi ótimo, super oportuno – me remeteu a Seinfeld, no episódio The Opposite, onde George Constanza decide fazer exatamente o contrário do que normalmente faz.

    O Eu te Amo, no entanto, foi totalmente desnecessário. Clichê demais…

  2. Bernardo

    Boa crítica do eps.
    Agora temos que nos acostumar c/ essa “coisa” que parece GG, mas ñ soa como tal.
    Ao menos o clima familiar está voltando aos poucos na medida que os novos eps vão sendo exibidos nos EUA … existe esperança.

  3. Mônica

    Concordo com você, Brenardo. Está parecendo GG, apenas parecendo. espero que vá melhorando com o tempo.
    E que não tenhamos (eu, ao menos) que aturar a anta do Chris por muit tempo.

  4. gabriel soares

    eu tb achei esse episodio com mais cara de gilmore girls, os dialogos e tb a fotografia do episodio, nao sei achei os dois proimeiros mto coloridos, com uma fotografia diferente, vcs concordam?

    abraço

  5. Monica Y.

    Sobre o boné, acho que foi uma forma de dizer que acabou… afinal, se não estou errada, foi a Lorelai quem comprou esse boné para o Luke, não?
    Agora, com certeza, foi muito engraçado ver a Lane, depois de batalhar tanto para ser livre das regras da mãe, acontecer a mesma coisa com ela (lembram, no dia do casamento quando sua mãe contou que fez sexo uma vez, ou seja, a Lane?).

  6. Amanda

    eu amo GG! mas os fãs de GG são insuportáveis, se queixam de tudo, nada é satisfatório! e agora tudo é ” estranho”, como se a temp. passada não tivesse sido estranha!
    é a Lor que não é mais a Lor… o Christopher q é um chato… o Luke q é o máximo… chega de tantas análises!!!! as coisas mudam o tempo todo! e GG não tem uma fórmula exata! na sua já grande história, a série soube se reinventar em seus pequenos detalhes!
    quem não estão sabendo seguir adiante são os fãs xiitas que vêem mudanças em TUDO! chega!! mudanças ocorreram , mas a essência de tudo continua lá, só os tolos não vêem isso.
    e se mudou, beleza, esqueçam o passado e sigam em frente! mas brasileiro odeia qualquer tipo de mudança! aff!!

  7. Renata

    Gabriel! Eu reparei sim, achei que tava sozinha nessa. Os dois primeiros episódios tavam com uns planos diferentes do normal.

  8. Lígia

    Paulo, com certeza, não retiro o que disse na review passada, a cada episódio GG está parecendo mais GG! Afinal de contas se pega as manhas aos pouco, mas ainda parece um universo paralelo.

    Bernado e Monica… acho q sim teremos que engolir algumas coisinhas por enqnt, mas como já disse a tendência é ir melhorando com o tempo…

    Gabriel, não so nos dois primeiros, também estranhei um pouco neste… mas é a vida não to reclamando de barriga cheia não, são otimos closes e otimos sets, mas que estão diferentes ah isto estão! e isso vale pra você tbm Amanda, o fato de criticar, não é o mesmo que reclamar, uma critica construtiva não é pra mal, e sim pra melhorar! Como disse ai em cima continua tudo de otima qualidade, e eu sou uma grande fã de GG que admira muito o trabalho do Rosenthal. E só pra rebater, se vc ler criticas de outros paises v vai perceber que isso são criticas de todos os cantos.

    Bjuzz***

  9. Giza

    Tudo está diferente.
    Até a Lor tá estranha. Ela engordou ou é impressão minha?
    Quero GG cmo era antes!

  10. Amanda

    Lígia… A crítica não foi direcionada, foi ampla. Sei q o mesmo acontece lá fora, mas chamo isso de contágio.

  11. Lucas

    Gente, GG é tudo de bom com ou sem os Palladinos… aliás, naum vejo muita diferença enrtre essa e a última temporada… até pq sou tão apaixonado por lorelai que estou ficando cegoo!!!!

  12. Vanessa

    Concordo com vc Amanda. Será que as pessoas esquecem que a temporada passada já estava estranha? É, aquela em que os Palladinos ainda estavam! O comportamento de Luke, o súbito aparecimento de sua filha, a apatia de Lorelai…

    Claro que essa temporada tem algumas coisas estranhas e crítica é sempre bem vinda, mas virou um exagero.

    Tem que se dar o crédito a Rosenthal por tentar fazer o Luke voltar ao que era, e não o bobão da temporada passada. E a filha dele, que tanto criticaram, apareceu até agora?

    Agora parece que as pessoas já vão armadas para assistir GG, com aquele mantra na cabeça “não são os Palladinos”…

    Até quem não costuma assistir muito GG entraram na onda, como aquela jornalista do NY Times, que disse que a frase ‘eu te amo’ seria inconcebível aos Palladinos. Isso não é verdade.
    Mark (aquele que Lorelai desistiu de casar na primeira temporada) disse, da mesma forma que Dean e até Jess disseram para Rory.

    Infelizmente agora GG virou o obssessivo ‘JOGO DOS 7 ERROS’.

  13. Thiago

    Eu acho que esse episódio foi muito bom e que devemos parar de reclamar, se os Palladinos largaram as garotas Gilmore quem somos nós para ficar criticando quem as acolheu e deu novos episódios…

  14. Amanda

    Vanessa: seu texto é impecável, aliás , adoraria ler uma coluna escrita por você. :)

    Thiago: muito bom o seu argumento! ninguém pensa nisso, né? os ” donos” simplesmentes abandonaram a sua cria ( aliás, única cria… até então só tinham feito mediocridades ) , e por dinheiro!!!

  15. Aline

    Eu adorei esse epispodio tbm acho que foi o episodio que mais lembrou GG como era antes. O jantar e as falas rapidinhas, e o baile tavam bem legais.

    O que estragou mesmo foi aquele Chris idiota, como eu odeio ele ¬¬ Sou Java Junkie nata até a morte 8D

    O bone novo do luke é horriiivel e acho que ele tá usando outro boné pra dizer que rompeu de vez sabe? Que a Lorelai é página virada na vida dele, e tá certo, afinal, ele ficr mendigando amor e desculpas de saber que levouum bom par de chifres?

    E alguém perguntou ai, a Lorelai que deu o boné azul pro Luke sim, foi no episódio 7×10, ela compra e dá de presente pra ele de Natal e também de agradecimento por ele ter apoiado ela quando o Richard passou mal. Amo esse episódio (L)

  16. Aline

    Também acho q aos poucos GG está voltando a ser GG. Logo no primeiro episódio nós tivemos a volta do Luke, no segundo o Kirk, agora os Gilmore. Sinceramente a reação de Emily e Richard foi exatamente como eu imaginava q seria.
    O Luke mudou o boné pq, provavelmente, ele o fazia lembrar da Lor.
    E o Christopher, ah o Christopher me irrita com esses ataques súbitos dele. Na primeira temporada do nada ele pediu a Lor em casamento, na segunda ele ficou com ela logo após largar a Sherry… o Christopher é estranho demais…

    E concordo q pra quem se propôs a escrever uma história que não é dele, o Rosenthal está indo muito bem. Ele não pode sair escrevendo um episódio digno de clássicos como Lorelais’ first day at Chilton, ou Rory’s birthday parties ou até mesmo o Pilot. Mas a Amy e o Daniel se foram, por q assim quiseram, e pelo menos estamos tendo alguém competente para continuar nossa tão amada série…

  17. Lígia

    Hmm… não sei sabe mais acho q tem gente me confundindo por ai, a minha crítica não estava totalmente direcionada a história em si, não pra essa história de Lor/Chris/Luke, foi para alguns pontos que eu achei divergente com a minha ideia de GG, como a Rory e a Lor não tendo o que falar, em momentos que elas falariam ateh d+!
    Qnt ao meu lado JJ eu quis ser meia neutra na review, alias e sempre tento ser, por ex. qnd falo sobre não ser a hr certa pro Chris eh em relação ao q eu vi ateh hj pq acho q a Lor precisa de uma pessoa mais madura, apesar dele ter melhorado um pouco.
    Eu amooo o Rosenthal vcs não tem noção, pq eu sei q sem ele GG teria acabado, e pra mim deveria durar pra sempre por mais cliches que rolassem, mas eu acho que uma critica construtiva não faz mal vem para o bem, insistentes ou não, as vezes é insistindo que se consegue o q se quer…

  18. Polly

    Eu esperava isso e mais um pouco do Christopher. Desde sempre ele diz que a ama e blablabla…ela ficou calada pq o Chris disse exatamente o que ela queria ter ouvido do Luke.
    O bone do Luke eh triste em todos os aspectos. Foi a Lorelai que deu a ele o bone azul, creio que ele mudar assim de boné simboliza o movin’ on dele….mas, além disso, esse boné novo eh esteticamente errado!
    Rory e Logan foram fofos…espero que dê tudo certo entre eles.
    Do mais…tô gostando dessa temporada…mesmo sendo JJ, espero que essa jornada leve ela a algum lugar (se possivel, ao lado do Luke :D)

  19. Laís

    Ok Ok.. Vamos lá!! =/

    Eu adoreeeei o episódio.. e infelizmente concordo com oq a Amanda disse.. q os fãns de GG dramatizam demais certas mudanças.. e q pra mim são totalmente insignificantes.. pq não sei quem disse ai.. A essencia continua a mesma!!
    Tenho q concordar , porem, com a Ligia em alguns intantes.. como a Rory ter saido pra jantar com o pai (de boa) depois de ter discutido tanto com a mãe.. Quer dizer..talvez ela tenha caido em si no final do episódio passado e deixado de julgar a mãe e consequentemente o pai.. Vai saber! =/
    O Boné do Luke.. ai Deus.. logico q isso é um sinal de que: segui em frente.
    Assim como uma mulher normalmente muda deu visual.. um corte de cabelo quem sabe.. afinal.. acredito sim que qnd sofremos uma desilusão amorosa.. temos q mudar algo!! =/
    A Rory ficar sem papo com o Logan é normal.. quer dizer.. eu entendo o fato da Rory nunc ficar calado e tal.. mas poxa.. quem fala q isso nao foi normal.. é pq nunca conheceu alguem a distancia.. =/.. na minha opinião super normal.. namoro assim desgasta.. E como a propria Rory disse.. eles estavam estranhos.. e falta certas coisas.. coisas essas q ela deu um jeito de resolver! =)
    Desculpa ai mais essa é minha opinião tah! =)
    E eu respeito a dos outros ai.. então.. sem discussão! :P
    E outra.. a Lor ter ficdo calada qnd o Chris disse tudo akilo.. normal tbm.. afinal.. ela costumava dizer algo qnd tnha todo akele sentimento por ele.. no momento agora.. pra mim ela esta fugindo.. e procurando consolo no Chris… mas eu não duvido q ela se apaixone denvo.. e sim.. o Chris ama ela!! Eu não tenho a menor duvida disso!!
    ;/
    Mas enfim.. é mais ou menos isso! =)
    Amei a participação da Emily.. perfeito como sempre!
    Ahhh como eu amo ela! =)
    Bjokas Sis!! Love ya! :**

  20. Marcos Almeida

    Acho que o povo tá levando muito a sério a saída dos Palladinos, tentando encontrar algo que não existe ou que pelo menos não é lá tão importante assim. Se eles tivessem continuado e os episódios tivessem sido exatamente iguais ao que passaram, não teria essa reclamação toda. Eu continuo vendo a adorando as garotas Gilmore.

  21. matheus

    parem de pensar q a serie esta uam merda por causa dos queridinhos direores que sairam da serie.

    isso td eh midia, se vcs nem soubessem que eles sairiam vcs nem perceberiam a diferença

    a serie virou um drama, eh calro q nao sera mais engraçado e agilizado como era.

    a lorelai ficou quieta na hora do chris pq ela se cansou de tentar casar, ja q tem 38 anos, e esta vendo uam esperança com o chris!!!!

  22. Aline

    o Chris pode amar a Lorelai mas acho que as vezes isso não basta, ele é muito criança, muito instavel, muito tudo de ruim ¬¬

    O Luke esteve SEMPRE do lado da Lorelai protejendo e ajudando ela, tem um zelo com a Lor que é coisa de outro mundo, muito fofo *-*

    Palladino’s ñ eram só dretores da série, Mateus, eram criados e escritores tbm, muita coisa mudou sim, os dialogos, os lá lá lá lá’s e GG tá uma série triste, mais pro drama do que pra comédia

    :/

  23. Géssica

    BOM, TÔ ACHANDO QUE A SÉRIE TÁ COMWEÇANDO A DESLANCHAR DE NOVO…
    GOSTEI UM POUCO MAIS DESSE EPISÓDIO.
    NOSSA PELO JEITO SÓ EU TORÇO PELO CHRISTOPHER!!!!!!!!!! AMEI ELE SE DECLARAR MAIS ACHEI O TE AMO MUITO PESADO TBÉM.
    TORÇO POR ELE QUE O LUKE REALMENTE PASSE ADIANTE E ESQUEÇA A LOR!

  24. Filipe

    Géssica, não é só você, eu também torço por ele. Foi legal ver o Luke e a Lorelay por um tempo, mas ela e o Christopher tem uma história que já rola a bastante tempo e finalmente podem ficar juntos… por que não?

  25. ri

    detesto!!!!!!! a lorelai com o christopher , ninguem lembra de tudo o que o luke já fez por ela? a lor é uma tremenda de uma desmiolada que pensa que é adolescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account