Log In

Reviews

Review: Gilmore Girls – Lorelai? Lorelai? e Unto the Breach

Pin it

Cena de Lorelai? Lorelai? Série: Gilmore Girls
Episódio: Lorelai? Lorelai? e Unto the Breach
Temporada:
Número dos Episódios: 151 e 152
Datas de Exibição nos EUA: 1/5/2007 e 8/5/2007
Datas de Exibição no Brasil: 24/5/2007 e 31/5/2007
Emissora no Brasil: Warner

Garotas Gilmore e seus sonhos bizarros… o que mais dizer sobre a cena de abertura do episódio Lorelai? Lorelai? Rory sendo enxotada de Chilton, Lorelai viajando pro Havaí sem dar a menor atenção pra ela e, pra finalizar, Paris e Doyle – pais de família e donos da velha casa de Lorelai – lhe dando dinheiro porque ela é, nada mais nada menos, que uma catadora de lixo? Só faltou a básica análise freudiana feita pela Lorelai e pela Rory juntas….

Mas voltando ao sonho, acredito que teve o propósito de mostrar um pouco das preocupações da Rory, como a de desapontar a mãe e aos outros, além de ter de tomar decisões que irão valer pro resto da vida e temer não fazer a escolher certa. E por isso, enquanto tanta gente atira pedra na “Srta. Perfeição” por perder a linha, insisto em dizer que me simpatizo com a situação dela, pois é muito difícil encarar o momento em que só se consegue pensar: “E agora?”.

E é em pleno jantar de sexta-feira que a Rory se vê obrigada a soltar a bomba de que não conseguiu o estágio no The New York Times. Naturalmente foi um grande choque pra todos, especialmente pra Lorelai, que tenta consolar a filha (que por sua vez faz de conta de que não foi nada demais). Mas mais adiante, pra piorar um pouco mais a situação ela recebe uma carta do Chicago Sun Times dizendo que não estão contratando e, provando o quão desesperada está, resolve ligar pro Providence Journal pra ver se consegue reaver sua vaga.

Não é pra menos que Rory acaba saindo mal numa prova e indo pra Stars Hollow se esconder do mundo de baixo de cobertores. Nada como um colo de mamãe, huh? Achei um pouco de hipocrisia culpar a Lorelai por ter dito que ela era capaz de tudo. Mas fazer o quê, no final das contas sempre culpamos nossas mães por quase tudo… E mais uma vez, Lorelai consola a filha dizendo que ela jamais a desapontaria. Cena a propósito, mais que emocionante, mas… espera um pouco? E quando ela teve um caso com um homem casado, ou quando roubou um barco e foi presa e largou a faculdade?

E quanto ao Luke usando novamente o boné azul que Lorelai deu pra ele? Foi apenas porque perdeu o “novo” ou foi por algo mais? Acredito que foi apenas porque ele não vive sem um boné na cabeça, mas quando o Zach entrega o boné preto a gente percebe que o mero acaso se transformou em algo mais. Foi interessante o fato do boné ter sido como um marco da era negra do relacionamento de Lorelai e Luke.

Quem é fã do casal deve ter se deliciado com este episódio. Apesar de não ter definido bem a situação do casal (o que alias dá um pouco de nervoso, levando consideração vocês sabem o que…), foi recheado de momentos fofos e desajeitados como quando a Lorelai meio que convida o Luke pra noite de karaokê e a própria serenata! Eu confesso que amei a cena da serenata… as trocas de olhares foram sublimes. E só mesmo quem estava de fora pra saber que aquilo não era um mero resultado da soma de bebida com a música I Will Always Love You.

Mas como o mar não é feito de rosas, vemos no penúltimo episódio da série, que a serenata não foi tão clara para Luke e para Lorelai quanto foi para os cidadãos de Stars Hollow e para nós telespectadores. Piorou um pouco quando Luke ouve Lorelai dizer que a serenata não significou nada, e fica todo nervoso agindo como se não estivesse nem aí pra mais nada. No entanto, mais adiante, numa conversa que o casal tem quando os dois se encontram na frente do Luke’s, fica claro que ele só esta sendo cuidadoso e ela só está esperando um ato de fé. E pra você que achou que eles estavam falando apenas da Rory, fica aqui um pedacinho da conversa:

Luke:

Você tem que saber no que está entrando.

Lorelai:

Como você pode não saber, após todo este tempo?

Aliás, essa conversa me leva a outro rumo… quando o Logan entrou na casa da Lorelai pra pedir a mão da Rory, não foi só ela que ficou embasbacada não. Quer dizer, eu sei que os dois se amam, e não é de hoje que digo que o casal conseguiu me cativar, mas foi uma grande surpresa, e posso dizer agora que não foi das boas. Admirei a Lorelai por não palpitar nessa decisão tão importante da vida da Rory, concordo que era algo pra ela e somente ela decidir. E confesso que admirei mais ainda a Rory por ter coragem de dizer não e devolver o anel.

O Logan se tornou um ótimo namorado com o passar do tempo, mas ele cometeu um erro ao pedir que a Rory jogasse todas as oportunidades que ela pode vir a ter pro alto conhecendo ela como ele conhece. Apesar daquele jeitinho, a Rory sempre se mostrou independente, e de uma forma ou de outra, com este casamento ela não poderia escolher entre as tantas oportunidades que ela agora descobriu ter.

Confesso que não queria que ela respondesse ‘sim’, mas fiquei triste com o fim do relacionamento. O ‘tudo ou nada’ foi pesado e egoísta. Se o relacionamento à distância já havia dado certo uma vez, porque não tentar de novo?

Não posso deixar de comentar da formatura da Rory. Richard e Emily dão uma grande festa de formatura pra ela e até cantam uma música (parece que a família Gilmore resolveu mostrar seus dotes como cantores). A festa até que estava fluindo muito bem, até que Logan resolve pedir a Rory em casamento ali mesmo… e ela responder ‘não sei’. Imaginem como a Emily deve ter ficado arrasada ao ouvir o veredicto da Rory. E também foi bom ver o Christopher de novo, pois achei que não o veria mais. É legal a Lor e ele terem um bom relacionamento após o divórcio, já que eles têm uma filha juntos.

Cena de Unto the BreachFinalmente, tenho de dizer que achei super estranho as duas não pensarem que os cidadãos de Stars Hollow iriam querer ir à formatura, acho que isso era meio óbvio, e adorei elas terem virado o assunto da reunião da cidade. A colação foi emocionante, principalmente quando vemos aquele rostinho choroso de orgulho da Lorelai, mas como a própria Rory disse no final do episódio, vai ficar marcado por um fato muito triste.

Séries citadas:

8 Comments

  1. Simone Miletic

    É Lígia, ainda tô de ressaca por ontem, sinceramente parece que a ficha não caiu.

    Mas, ufi, tudo bem. Queria mesmo dizer que adorei esses dois episódios, a cena do karaokê voi fofa enos mostra que, não importa a idade, amor é sempre meio rídiculo ou nos faz passar rídiculo.

    Quanto a Rory e Logan: concordo em gênero, número e grau. Principalmente pelas mudanças do Logan ficou muito estranho esse tudo ou nada dele.

    Mas Rory ficou realmente livre, o que combina com o que aconteceu ontem: como ela poderia manter o relacionamento viajando pelo país cobrindo a campanha presidencial.

    Beijos

    Si

    P.S. Hoje eu tô de luto!

  2. Rô Floripa

    Eu não estou de luto não. Adorava Gilmore Girls e adorei da forma como acabou. Perfeito! Eu prefiro que as séries que eu gsoto acabem desta maneira do que fiquem se arrastando feito zumbis e nos assombrando.

  3. Raphaela

    Achei muito sem graça o último episódio , nem me emocionei! Esperava mais depois de 7 anos!

  4. Rô Floripa

    Eu adorei a Emily insistindo naquele assunto de emprestrar dinheiro para a Lorelay fazer melhorias na pousada. Era só uam desculpa para obrigar os encontros regulares com a filha, já que ela imaginava que sem a Rory os jantares de 6ª feira iriam acabar. Muito boa a maneira como os roteiristas colocaram isto

  5. Patrícia

    Bom, ainda estou com o último episódio na cabeça, mas vou me lembrar destes aí q vc comentou… (depois vai ter review do último, né?)

    Super bizarra a cena do sonho da Rory, e concordo com a sua análise, que mostrava as preocupações dela com todos…

    Adorei a cena da Lorelai cantando “I will always love you” (nunca tinha prestado atenção na letra da música… é bonitinha até…) e aquela história do boné do Luke… no final foi um mero acaso…

    Quando o Logan foi pedir a Rory em casamento pra Lorelai… fiquei bem besta também… e fiquei feliz q a Rory não aceitou, pois concordo com os motivos dela, ela ainda é muito nova, tem muitas opções pela frente…

    E a formatura… momento muito emocionante…

    E quando a cidade descobriu que não poderia ir à formatura da Rory, achei muito engraçado quando de repente a Lorelai foi se assustando com as sugestões dos moradores de Stars Hollow, que acabaram planejando uma grande reconstituição da festa de formatura da Rory… hehehe

  6. Marcos Almeida

    Pra sim, só a cena da Lorelai cantando no karaokê valeu pela temporada inteira (e olha que eu acho que ela combina bem mais com o Chris). Um ótimo episódio.

  7. Maria Eugênia

    Raphaela ao contrário de você, eu achei o último episódio muito bom.
    E o Logan com a sua política do “tudo ou nada”, só mostra o quão imaturo esse cara é. Nunca gostei dele, e por não aparecer no último episódio só provou o que todo mundo já sabia, ele não era o namorado ideal para a Rory.
    Eu concordo com o Marcos Almeida, a Lorelai/Lauren cantando no Karaokê valeu pela temporada inteira. Eu até achei que em algumas partes, ela cantou muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account