Log In

Reviews

Review: Gilmore Girls – I’d Rather Be In Philadelphia

Pin it

Cena de I'd Rather Be In Philadelphia
Série: Gilmore Girls
Episódio: I’d Rather Be In Philadelphia
Temporada:
Número dos Episódios: 144
Datas de Exibição nos EUA: 6/2/2007
Datas de Exibição no Brasil: 15/3/2007
Emissora no Brasil: Warner

É o fim ou não, eis a questão… já estamos na reta final da temporada, faltam apenas nove episódios a serem exibidos aqui no Brasil e ainda continuamos na dúvida cruel se a season finale será também series finale. O pior dessa dúvida é que não teremos, como em The O.C. e Everwood, uma chance para nos despedirmos da série. Nisso o fã pode perder, tanto na brutalidade com que a série lhe é tirada, quanto na qualidade do final da série, já que as filmagens já caminham para o 20° episódio da temporada. Por isso, apesar de ainda não termos nada oficialmente, começo a assistir cada episódio como se estivéssemos caminhando pro fim.

Mas enfim, como já havia dito, o episódio I’d Rather Be In Philadelphia tinha de tudo pra agradar e é o que realmente acontece, já que em momentos como esse é quando vemos a família Gilmore mais próxima do que nunca. Tem coisa melhor que isso?

No começo do episódio, vemos que Christopher ainda não voltou desde a briga com Lorelai e que isso já começa a despertar olhares curiosos de Stars Hollow. Mas isso nem chega a ser o maior problema da Lor: após tanto ignorar os telefonemas, ela decide finalmente atender e descobre que Richard teve um colapso. A gravidade do problema só sabemos quando ela chega ao hospital e o médico avisa que ele terá de fazer uma cirurgia de revascularização.

A princípio Emily, Lorelai e Rory não parecem estar tão abaladas, mas é com o decorrer do episódio e em coisas singelas que percebemos o quanto isso verdadeiramente as afetou. Por exemplo, quando a Rory não ouve o celular dela tocar, quando as duas falam que estão sem fome (fala sério, as garotas recusando comida?), Emily pirando com os funcionários do clube e com a recepcionista do hospital, a Lorelai hesitando em entrar no quarto, e por aí vai…

Mas a forma como Emily lida com o problema é o que mais chama atenção, aliás ‘lidar com o problema’ é o que ela não faz – ela passa a ignorar completamente o fato, indo atrás de testamentos e cancelando compromissos. Talvez pra nós que estamos ‘de fora’ tenha sido mais fácil perceber isso, mas a ficha de Lorelai só caiu quando Emily perde o controle na loja. Tudo que ela fala afeta Lorelai e ela finalmente entende o que é que a Emily esta passando, e mais uma vez vemos o quão significante Richard é na vida de Emily.

Quando Lorelai liga pela primeira vez pro Christopher dá pra perceber que não é a primeira vez, e ela passa praticamente o episódio inteiro ligando pra ele e pedindo que ele esteja presente, dando força para ela. No último telefonema, vemos o quanto o que Emily falou quando perdeu o controle afetou Lorelai – ela fala para Christopher que casamento é companheirismo, cumplicidade e que o que aconteceu com o Richard é mais importante do que a briga que eles tiveram. Daí percebemos que ao contrário do que Emily pensa, Lorelai já entendeu bastante o significado de casamento, enquanto que Christopher no primeiro sinal de conflito deu um chá de sumiço.

Uma coisa que tenho de dizer, mesmo correndo o risco de ser apedrejada, é que não gostei de ver o quanto Christopher regrediu. No começo desta temporada vimos a imagem de um Christopher mais maduro e agora ela simplesmente desapareceu do nada. Talvez tenha sido um pouco forçada esta construção da sua maturidade, mas acho que essa foi a forma de mostrar que as coisas não estavam correndo como deveria. Só espero ouvir uma boa explicação para ele não ter atendido ao telefone.

Completamente ao contrário do Christopher, vemos um Logan neste episódio que admito jamais ter pensado ver. O garoto que conhecemos na quinta temporada, não tem nada a ver com este, quem imaginaria que ele estaria trabalhando para o pai e arriscando três milhões de dólares? Mas foi algo que foi evoluindo aos poucos e com isso o relacionamento de Logan e Rory passa a um nível em poucos chegam, com o total respeito e companheirismo. E se isso for posto de lado, passo a ter certeza que Rosenthal tem algum problema com relacionamentos.

E o que dizer de Luke? Antes de qualquer coisa, Luke e Lorelai eram amigos e é importante ver que isso prevalece, que é o que vemos quando Lorelai escreve a carta e agora quando Luke aparece no hospital pra dar suporte a família Gilmore (e agüenta o pouco caso que Emily tem por ele). Pra mim, Luke e Lorelai falam a mesma língua, eles se entendem… pelo menos foi o que pareceu quando ele pergunta como Richard estava e ela responde:

Ele parece bem, grande, alto.

Cena de I'd Rather Be In PhiladelphiaFoi como se Lorelai tivesse contado a história de sua infância pro Luke e não pro Christopher. Este alias, chega no final do episódio e dá um gelo na situação, dizendo que o Luke deveria realmente ir embora dali. Tudo bem que deve ter sido bem difícil pra ele encontrar o Luke ali, mas a situação era delicada e se ele realmente ouviu as mensagens da Lorelai, deveria ter sido menos seco com ela. Afinal de contas, ela estava abalada e pra ela o que aconteceu com o Richard estava acima da briga que eles tiveram.

Pra finalizar, aposto como grande parte dos fãs se deliciaram com o olhar que Lorelai deu para os sacos de comida. Parece bobagem, mas para alguns, como eu, esse olhar teve um significado maior.

Séries citadas:

26 Comments

  1. Simone Miletic

    Fou muito bom mesmo ver um episódio com cheiro de temporada antiga, com a família junta, com Michel fazendo ponta de maneira hilária, com Paul Anka e suas manias.

    Mas, realmente, o retrocesso de Chris aconteceu de maneira muito abrupta, fiquei chocada. Acho que, na realidade, em função de toda especulação com relação ao futuro do seriado, eles tiveram que dar um jeito rápido na relação dos dois para ainda caber uma reconciliação com o Luke, que podia estar, anteriormente, programada para ocorrer na próxima temporada.

    Ótimo review!

    http://www.soseriados.zip.net

  2. Monica Y

    Sabe o que eu queria? Que a Emily entrasse em cena (no final) alguns segundos antes, e deparasse com o trio – Luke-Lori-Chris -, seria interessante algum daqueles comentários ácidos, mas que demonstram, mesmo que de forma torta, que ela percebeu o que anda acontecendo e, mesmo não querendo, reconhece a amizade de Luke para com sua filha, pois, se não estou errada, no primeiro infarte, foi ele quem levou Lori para o hospital, não? Afinal, ele lembrou de levar peixe…

  3. Angelo

    Quanto a mudança de comportamento do Chris, a Simone disse tudo. Essa sensação de “é o final ou não é?” acaba prejudicando as duas partes: tantos aos telespectadores quanto aos roteiristas, que são obrigados a fazer malabarismos arriscados ou utilizar-se de clichês.

    Gostei do episódio, apesar do humor quase nulo. Se vocês lembram o episódio do primeiro colapso do Richard na 1ª Temporada, “Forgiviness and Stuff”, apesar da situação, as tiradas dos personagens caíam como uma luva. Como em uma das cena em que o Luke tenta consolar a Lorelai na sala de espera:

    “Pense em coisas boas, bonitas: Arco-íris… Unicórnios… Filhotinhos… Coisas fofinhas, peludas…”

    Lorelai olha esquisito para ele, ao que ele responde embaraçado:

    “-Ok, vou parar com isso.”

    “-Graças a Deus!”

    Saudade dos velhos tempos…

  4. Lucía

    Amei o episódio!!!!!!!

    Fala sério, parece até um dos antigos!!!!!!!!

    Se vai acabar mesmo, eles poderiam nos dar um final né?? Afinal faz anos que acompanhamos o programa… Acho que merecemos!!!!

  5. Bernardo

    Foi um episódio muito bom, dá gosto ver como a série tá voltando pros eixos desde que a Lauren virou produtora, seja coincidência ou ñ. E uma coisa que ñ me conformo é o Christopher ter “criado raízes” nessa temporada … quanto mais cedo ele sair, melhor!

  6. Roseana

    Excelente episodio…não vejo a hora da reconciliação de luke e lorelai.

  7. Marcos

    o que fizeram co o Christopher foi ridículo, descontruíram personagem para reaproximar a Lorelai do Luke. puta falta de imaginaçào!

  8. Prue**

    Olha concordo com o Marcos….não precisavam ter feito isso com o Christopher…mesmo pq pra casarem ele com a Lorelai, colocaram ele como um verdadeiro principe encantado…q só faltava ler os pensamentos dela e tudo o mais…e de uma hora pra outra ele virou esse bolha???? pegaram bem pesado nessa mudança….no mais…AMEI o episodio…como ja foi dito anteriormente,nada melhor q a familia Gilmore unida!!!

    Em tempo: não tocia pra volta dela com o Luke…por tudo q ela passou na temporada anterior…mas com essa forçada de barra, não tem como não torcer né????

  9. Aline

    Pra mim, forçado foi como quiseram colocar o Christopher como o cara legal no começo da temporada. A forma como ele agiu nesse episódio, é a forma que ele age desde que ouvimos falar dele na 1ª temporada: uma pessoa ausente, q quando vc precisa não está lá para te ajudar.

    O episódio foi ótimo, amei a interpretação da Kelly lá na lojinha, ela estava fantástica. A Kelly sempre está fantástica, mas como ela chorou e botou tudo pra fora, foi perfeito.

    O Logan só faz surpreender, positivamente. Ele deixou tudo pra lá pra cuidar da garota que ele ama. Ponto final. Os Literatis que me perdoem, mas a Rory achou um cara que sabe cuidar dela… não que vai embora num ônibus sem se despedir (ainda não engulo aquela cena)

    Qto ao Luke, sou suspeita pra falar do Luke. Mas ele lembrou do peixe. E a conversa deles sobre o Richard ser tall, parece q foi uma referência ao Forgiviness and Stuff, q a Lorelai diz que ele parecia alto qdo ela falou q estava grávida. E o Luke concordou, ele lembrou. Pelo menos eu lembrei e acho q ele lembrou tbm.

    Enfim, não foi tão bom qto F&S q é um episódio dentro do meu Top 10, mas foi um episódio ótimo.

    cough cough Talvez pq o Christopher apareceu pouco, cough cough.

    P.S: Não é lindo ver o nome da Lauren como produtora??? *.*

  10. eduardo

    O episódio anterior a esse foi um dos melhores da série. Porém esse seguiu como os outros seguiram – lusco-fusco.
    Parece-me que se está apontando para o fim do seriado, de fato. Há um visível impasse nos relacionamentos, principalmente os da Lorelai, que dá a entender a dificuldade por que os roteiristas estão passando para resolver a face vária das histórias.

  11. Mônica

    Concordo com a Aline. O Christopher sempre foi ausente. E ele nunca me enganou. Pra mim sempre foi chato e filhinho de papai. Não está fazendo nada mais que mostrar sua verdadeira face.
    Acho que a Lorelai tava doida quando resolveu dormir com ele. Eca!
    Que bom que tudo está voltando ao normal.

  12. Laís

    realemente.. esse foi um ótimo epi…. Mostrou um antigo Chris q a gente ja conhecia.. akele que abandona a Lor no momento q ela mais precisa!!
    Não me entendem mal.. na minha opinião a Lor tinha q ficar com o Chris.. acho q eles tem tudo haver.. as mesmas manias.. o msmo jeito de ser.. e talz.. mas.. eles foi um “cachorro”.. mas isso será possivel perdoar?? So no proximo epi pra saber neh..
    De qlqr modo.. os proximos episodios serão os melhores dessa temporada na minha opinião!!!
    Bjos
    And great review!! =P

  13. Mônica

    Como assim o mesmo jeito de ser? A Lorelai é super bacana e o Christopher é um banana. A única coisa que eles têm em comum é a Rory. E ela é muito mais da Lorelai do que do Chris.

  14. Simone Miletic

    Eu entendo a Laís.

    Quando Lorelai ficou com o Cris eu tbm fiquei torcendo por eles. Eles se conhecem a tempos, Cris conhece as brincadeiras, as manias, o relacionamento com os pais dela e tudo o mais.

    E ter uma filha em comum tbm é coisa para caramba.

    Por mais que eu goste do Luke ele pisou muito na bola na temporada passada e todo mundo perdôou rapidinho, foi só ele aparecer na porta da Lorelai querendo fugir. Eu queria dar umas porradas nele!

    Acho que a questão é o quanto o Cris realmente se sente seguro e isso não é fácil de se resolver, muitas vezes a pessoa entra na relação achando que pode amar pelos dois, mas no dia a dia isso muda e você acaba cobrando coisas que jurava não cobrar.

    No fundo não é quem combina mais, mas o que o coração manda. E o da Lorelai é do Luke. Eu tendo perdoado ele ou não por ele ter deixado ela de lado.

    http://www.soseriados.zip.net

  15. Lígia

    Simone tu por aqui?? :D
    não sabia que vc assistia GG… ótimo, e hj tem CM! hsiuahsiuhaiuhs

    Mas então eu entendi o que a Lais quis dizer como vc, a Lorelai e o Chris se dão mto bem, talvez pelo fato de se conhecerem desde ‘crianças’, mas no final é realmente o coração que manda, e é inegável que o da Lor pertence ao Luke!

    Eu sempre fui JJ (Lorel e Luke), mas não perdoei o Luke facil não, acho q ele ainda tem mo o que ralar ( e é por isso que precisamos de mais uma temporaaaaaaaaada!)… mas a Lor tbm não foi flor que se cheire.

    Laís, sys, primeira vez elogiando minha review, que milagre! hsuahsuhausiuhaiush

    Bjuzz***

  16. Simone Miletic

    Lígia,

    EU AMOOOOOO GG!!!!!!!

    E vou ficar muito muito muito muito triste mesmo se acabar!!

    Minha filhota de 3 anos sabe a musiquinha de cor, já que passei a licença maternidade assitindo GG todo dia na reprise da manhã e, algumas vezes, da tarde tbm!!

    Beijus

  17. Fernanda

    Gente, vocês falam tanto da atitude do Luke na temporada passada e se esquecem de uma coisa:

    errar é humano!

    O Luke é um ser humano como outro qualquer, passível de cometer erros…

    Sempre foi muito legal, parceiro e companheiro da Lorelai!

    Ele foi atingido por um fato que MUDARIA PARA SEMPRE SUA VIDA!! Por conta disso, ou melhor, por conta de não saber lidar com isso direito, acabou vacilando com a Lorela.

    Muitos o crucificam como se ele fosse um pulha, mas a atitude dele foi totalmente compreensível!! O cara ficou perdido!! Eu também ficaria se fosse ele…

    Será que é tão difícil entender isso?!

    O Cris é que SEMPRE teve um comportamento duvidoso, sempre deixou a Lor na mão quando ela precisou.

    A atitude dele nesse episódio para mim, foi perfeita! Mostrou que ele não mudou coisa nenhuma, não amadureceu nada, estava apenas tentando para poder ficar com a Lorelai, mas isso é difícil… não se muda da noite para o dia… estranho seria se ele tivesse realmente amadurecido tão rápido…

    O Luke, ao contrário, sempre esteve presente, sempre foi uma pessoa da melhor qualidade.

    Ele errou, sem dúvida, mas quem nunca errou na vida?

  18. Paula

    Gente,

    Esse episódio foi tudo de bom. Os textos de Emily permitiram a Bishop dar um banho. Há tempos não vejo um episódio tão delicioso, um GG à moda antiga. A-do-rei! Por outro lado, tinha detestado o que fizeram com o Luke na temporada passada, mais cretino impossível, e agora o pobre do Chris é que sofre com os humores de Palladino. Mas tudo bem, continua sendo minha série favorita de todos os tempos.

  19. Paula

    Só complementando… Eu dei uma busca e existe um fan site não-oficial da série nos EUA. Lá eles estão levando a frente uma campanha em prol da 8ª temporada. É tudo em inglês, mas pra quem saca um pouco, vale a pena dar uma olhada e pegar os endereços para mandar cartinhas e e-mails: http://www.gilmoregirls.org/forum/index.php?topic=6630.0
    Os e-mails que eles fornecem de quem manda na série são: dawn_ostroff@upn.com ; feedback@cwtv.com
    O site fornece até um papel timbrado com a campanha pq a coisa já tomou uma proporção razoável por lá. Eles dizem que não precisa ser nada muito comprido ou elaborado, mas que seja feito com o coração, para que faça o efeito necessário. Eu vou mandar meu e-mail…:))

    Abrs.

  20. larissa

    Ei!!! Não foi esse mesmo Christopher que deixou a Lor sozinha com 16 anos grávida?? E o mesmo que anos mais tarde volta e a abandona novamente, pq a namorada está grávida??? Não sei pq essa indignação sobre a mudança dele. O negócio é simples assim, quando ele quer uma coisa, ele é o CARA, quando desiste larga mão e pronto.

  21. Paula

    Oi, gente! Encontrei mais um site com notícias a respeito do final da série. Parece que a Alexis Bledel tá resistindo em renovar o contrato e Lauren Graham se recusa a continuar sem o personagem Rory. Tem uma petição online para a Alexis:http://www.petitiononline.com/KGA/petition.html
    Pelo sim, pelo não, já assinei tbem…:))

  22. Camila

    Gente…
    Sinceramente eu acho que o Christopher é o par perfeito para a Lorelai… ele tem tudo a ver com ela… eles são muito divertidos juntos.
    E outra ele não deixou ela sozinha grávida… ela não quis se casar com ele.
    O Luke por mais bom amigo que seja, não tem a ver com ela, não faz parte do mundo dela.
    Mas na verdade eu entendo esse distanciamento do Christopher, uma vez que a Lorelai se casou com ele mas não entrou no casamento de cabeça, ela não se entregou de verdade.
    Acho que ela não deveria ficar com o Luke, se ele amasse ela de verdade ele teria dado valor ao amor dela, o que não fez.
    Acho que o fim perfeito seria ela ficar sozinha, e descobrir não não precisa de um homem ao lado para ser feliz. Teria muito mais sentido afinal o nome da série é GILMORE GILS né….

  23. Vania

    Eu adoro GG…. Lorelai e Luke…gente – quem não acredita no amor….por favor….eles são feitos um para o outro. E para Rory …. falta emoção…o relacionamento dela com Logan é infantil…ela precisa crescer e precisa de um HOMEM de verdade…o professor promete!!!!

  24. Solange

    Alguém pode me dizer a raça do cão do seriado
    Gilmore Girls – chamado “Paul Anka”./

    Obrigada
    Sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account