Log In

Reviews

Review: Fringe – Grey Matters

Pin it

Fringe - Grey Matters

Série: Fringe
Episódio: Grey Matters
Temporada:
Número do Episódio: 30 (2×10)
Data de Exibição nos EUA: 10/12/2009
Data de Exibição no Brasil: 19/1/2010
Emissora no Brasil: Warner

Fringe se despediua de 2009 nos EUA recuperando o fôlego perdido no episódio anterior. O fraquíssimo Snakehead deixou uma péssima impressão. Em Grey Matters, um dos muitos dramas da vida do Walter foi exposto: ele foi cobaia numa das experiências do seu “amigo” William Bell. Para que o segredo do portal interdimensional não fosse descoberto, alguns trechos da memória do Walter foram, cirurgicamente, apagados.

Thomas Jerome Newton, um cientista ligado a Laston-Hennings Cryonics – a empresa de criogenia que caçava cabeças – foi designado para tentar recuperar os traços de memória extraídos do cérebro do Walter e de vários outros pacientes. Joseph Slater, que aparece logo no início do episódio, foi abandonado numa mesa de cirurgia com o cérebro exposto. Antes da experiência ele apresentava sinais de esquizofrenia mas depois que um fragmento do seu cérebro foi retirado, recuperou a lucidez e a razão.

Por trás de todas essas experiências estava o Dr. Paris, um importante cientista ligado ao ramo da criogenia. O alvo principal dele, claro, era o cérebro do Walter. Mais uma vez John Noble fez a diferença. Depois da realização de um exame, Walter passou a sofrer os efeitos colaterais resultantes de uma dose excessiva de Valium. Para atenuar seu sofrimento, precisava ouvir o álbum de estreia da banda chamada “Violet Sedan Chair”, isso sempre ajudava. Astrid saiu para pegar o disco e o deixou sozinho. Newton aproveitou e o sequestrou.

Em um galpão, Walter foi submetido a uma estranha experiência. Um artefato composto por vários cilindros, contendo fragmentos de cérebros dos outros pacientes, foi conectado à mente do Dr. Bishop. Depois ele foi dopado e bombardeado com imagens do passado – inclusive do velório do Peter – para que o seu cérebro fosse reconectado com a memoria apagada cirurgicamente. Peter e Olivia chegaram ao galpão, mas Newton já havia concluído a experiência. Antes de fugir, injetou uma neurotoxina em Bishop, que serviria de moeda de troca se fosse capturado. Olivia interceptou o veículo de Newton e o prendeu.

Fringe - Grey Matters

Entretanto, Walter começou a sofrer convulsões e o cientista informou sobre a neurotoxina. Ele exigiu ser solto em troca do antídoto. Assim foi feito. Newton fugiu e Bishop sobreviveu. No final foram mostradas imagens passadas de William Bell dando início à experiência que resultou na alteração da memória do Walter. Foi um episódio bom.

* * *

Nota do editor: Depois deste episódio, Fringe entrou em hiato nos EUA, só retornando no dia 11 de janeiro. Com isto, a Warner deverá reprisar a série ao longo das próximas semanas.

Texto publicado originalmente no weblog Post Séries.

Séries citadas:

7 Comments

  1. Cristiano

    Eu gostei muito deste episódio. Considerando o flashback no final do capítulo, fica claro que o Walter não foi uma vítima na trama.
    Essa história é mais uma prova de que mais do que qualquer coisa, o Walter é co-responsável por muitas coisas que acontecem em fringe.
    Isso se deve à época em que ele acreditava que todas as suas ações se justificavam em prol da ciência. Esse novo Walter que se lembra muito pouco do que fez no passado, talvez tenha mais chances de ser feliz do que o velho Walter, já que este teria que conviver com as lembranças de tudo o que fez no passado.
    sem contar que o que ele se lembra já lhe é um grande fardo, considerando que ele esconde um segredo terrível a respeito do Peter e as experiências feitas na Olívia quando criança, a quem ele tem nos dias de hoje como sua filha.

  2. Thiago FLS

    Esse sim foi um episódio muito bom de Fringe. Espero que a qualidade se mantenha nos próximos episódios, e que a Warner exiba o episódio perdido da 1ª temporada em meio às reprises.

  3. Ed Cavalcante

    Cristiano,no que se refere a sua tese sobre o Walter, eu discordo. Acredito que os roteiristas devem explorar o conflito entre os dois Walters. Já tivemos um exemplo disso na primeira temporada em que ele se compadecia pelas experiências com Olivia.

    Abraço!

  4. Bruno

    Duas coisas, uma Walter teve um momento de lucidez e mostrou conhecimento, sabia quem fôra, e pareceu-me assustador.

    A segunda, não foi no galpão, foi na casa onde Walter morava. Olivia (mais uma vez sem backup) chegou atrasada nas duas vezes (apesar do que conseguiu matar dois soldados metamorfos).

    Não sei de onde o review tirou que Newton é cientista ligado a criogenia, muito menos Paris/Belly, o episódio não deu a entender nada disso, Newton ainda é uma incognita e Belly já conhecemos.

  5. Ednei

    Discordo com o que vc disse a respeito desse ep o fraquíssimo Snakehead gostei muito desse ep se e um ep fraco mostre entao sua fragilidade nao apenas diga que e fraco e ponto.argumentos e bom ,se nao tem nao diga nada,Como assim Walter nao foi vitima da trama????vcs estao enganados!!!e essa banda Violet Sedan chair existe mesmo????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account