Log In

Reviews

Review: Fringe – Fracture

Pin it

Fringe - Fracture

Série: Fringe
Episódio: Fracture
Temporada:
Número do Episódio: 23 (2×03)
Data de Exibição nos EUA: 1/10/2009
Data de Exibição no Brasil: 10/11/2009
Emissora no Brasil: Warner

Depois do espantalho, mostrado na semana passada, Fringe apresenta mais um personagem do Mágico de Oz: O homem de lata. E as referências não param por aí. Confira mais, abaixo.

O mais novo colaborador da Olivia se mostrou eficiente, usando técnicas bem conhecidas. A agente já estava começando a perder a cabeça com Sam Weiss quando eu percebi que, na verdade, ele colocou em prática as lições deixadas por Karatê Kid. Fazendo a Olivia de Daniel San, ele a fez pensar que só estava “pintando a cerca”, quando, na prática, as tarefas fizeram muito mais por ela.

Outra ponto fundamental apresentado por essa dupla está numa conversa aparentemente sem maiores significados. Sobre o modo de amarrar os sapatos, Sam diz que prefere o método das “duas orelhas do coelho” que a do “laço único” (“bunny ears method to the one loop wrap”). Essa pode ter sido uma ótima referência a William Bell, que já foi identificado como o Coelho Branco de Alice No País das Maravilhas. O que faria bastante sentido, já que Sam foi recomendado pela Nina Sharp, a mão direita de Bell.

Além disso, as orelhas de coelho lembram coisas duplas – como em duas realidades. Claro, esse método “requer mais coordenação”, mas a Olivia “chegará nesse ponto”, falas do próprio Sam. O que eu entendo disso é uma sutil referência ao que deve ser o objetivo central da Olivia para essa (ou futura) temporada, ou seja, voltar para o outro lado. Os flashbacks em vermelho (como sinal de perigo?) foram bem colocados e espero que a consciência dela volte logo para sabermos tudo o que aconteceu do lado de lá.

O projeto “Homem de Lata” nos apresentou o coronel Raymond Gordon, que usava os poucos homens-bomba que tinha para tentar recuperar as maletas carregadas pelos Observadores antes dos mesmos a possuírem. Fiquei com a impressão de que o primeiro “entregador” morreu quando o policial explodiu, foi isso mesmo? Se foi, é certo que há cópias (de outras dimensões, talvez) dele por aqui, já que o que apareceu no final tinha a mesma aparência do primeiro.

Por um mintuto pensei que não o veríamos, mas a aparição do Observador no final foi colocada da melhor maneira possível, a forma com que ele analisava as fotos do Walter foi de arrepiar. Principalmente depois de ouvirmos o coronel, já preso, dizer que “o que estiver naquela maleta irá destruir a todos nós!”. Seria o Walter culpado pelo fim do mundo como o conhecemos?

Parte do obscuro passado do Peter foi mostrado e parece que o rapaz não foi nenhum santo lá para os lados do Saddam Hussein, não. Apesar disso, seus contatos parecem permanecer fiéis. O que o Bishop mais novo aprontou? E qual seu(s) real(ais) objetivo(s)? Afinal, não deve ser muito comum uma pessoa ter tanto contato especializado em tantas áreas diferentes e com tanta lealdade como ele tem.

Mais uma vez o Walter esteve forçando a memória do filho mas, para a nossa surpresa, com sucesso. O Peter se lembrou do quebra-cabeça da coelhinha da Playboy que fez com o pai quando criança. Não sei se faz muito sentido, mas será que o Walter está alterando a memória do filho? Seria por isso seu real interesse de permanecer no apartamento onde vive? Apesar de ser pouco provável, fica a possibilidade.

Fringe - Fracture

Momentos que marcaram o episódio:

• A vaca mugindo ao ver o Peter comendo um cheeseburguer, hilário.
• Momento ternura: Walter concordando em mudar de apartamento, só pelo filho.
• Momento ternura 2: A troca de histórias de vida entre o Walter e a Astrid.
• Walter lambendo a orelha do homem-bomba e achando salgado.
• O experimento do Walter com a melancia e o desabafo da Astrid por ter que limpar tanta fruta.

PS: Algumas informações desse post são traduções livres de textos do site Fringe Bloggers.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Série Maníacos.

Séries citadas:

10 Comments

  1. Ricardo Lacerda

    Vou esperar a Warner reprisar um dia para assistir, coisa que não deve demorar muito (espero que não demore).

  2. Carlos Loures

    Com certeza , por causa do apagão quase ninguém assistiu e a Warner retirou da grade as reprises do fim de semana . é só lamentar ……..

  3. bia mafra

    Alguem sabe me dizer um site para baixar o episodio… eu quero ver na ordem!

  4. Nêssa

    Pergunta para o administrador….Posso passar o link para dowload?????

  5. paullo kidmann

    adorei o texto.
    o q eu acho muito estranho em fringe é q a
    Astrid é uma agente mais eles só mostram ela tipo babá do walter. ela deveria participar de algum caso…acho ela muito boa!!

  6. Claudemir Antonio Zamproni

    Espetacular episódio; imprescindível assistí-lo. Confesso que não fui fã ardoroso da primeira temporada de “FRINGE”, assisti tudo mais por curiosidade (a comparação com “ARQUIVO X”!), mas esta segunda temporada está sensasional: episódios muito bem feitos, muitas informações nas entrelinhas, personagens bem delineados (o que não aconteceu antes!)… tudo isso me dando muita satisfação e prazer em assistir. Fosse assim com todas as séries; geralmente na segunda temporada todas elas derrapam (de leve ou não!), mas com “FRINGE” não! Quem não assistiu lute por este episódio, vale a pena!!!!

  7. Lucas Avila

    Excelente episodio. aqui na minha cidade não teve apagão,então em verdade lhes digo, Episodio maravilhoso.

  8. Bruno

    Um monte de agentes cercando uma estação e ninguém para capturar o cara com a maleta? Qualé?!!!

    E cadê o Ag. Francis na task force?

    É impressão minha ou Walter está criando laços com a faxineira, digo, agente que agora toma conta dele para Peter sair por ai com Olivia? Será que ela sabe o que aconteceu com a outra assistente dele, 17 anos atrás?

    Por que o Observador precisaria vigiar Walter? Eles já se conhecem desde o episódio do lago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account