Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – Underdogs

Pin it

Friday Night Lights - UnderdogsSérie: Friday Night Lights
Episódio: Underdogs
Temporada:
Número do Episódio: 49 (3×12)
Data de Exibição nos EUA: 7/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 26/6/2009
Emissora no Brasil: Sony

Quando a música “The Next Time Around”, da banda Little Joy, começou a tocar logo imaginei: “esse episódio vai ser perfeito”. Eu sou um fã confesso da série, como vocês mesmos podem notar em algumas resenhas que escrevo aqui pro TeleSéries. Fiz campanha quando a primeira temporada terminou e corria riscos de cancelamento pela Internet, convocando as pessoas para assinar as petições (não que eu acredite que isso possa funcionar). Não sei como é exatamente escrever sobre uma série que você tanto gosta. É meio estranho, porque você acaba sentindo uma necessidade muito grande de falar bem para que outras pessoas possam assistir. O mais importante é que Friday Night Lights não me coloca nesta difícil posição, porque os episódios são conduzidos primorosamente e as tramas parecem ganhar uma perfeição que não é vista em nenhum outro programa do gênero.

Os Panthers se classificaram para o jogo final da Conferência Estadual do Texas e tiveram um adversário duro pela frente. Com uma linha defensiva muito bem armada e sem dar espaços para o quarterback ter tempo de lançar a bola, JD McCoy encontrou muitos problemas e por isso “comeu grama” durante todo o primeiro tempo. Mas o seu desempenho, claramente, estava prejudicado pelos fatos que aconteceram no episódio anterior, quando ele foi agredido pelo seu próprio pai depois de conduzir o seu time a vitória. E, assim, Eric e Tami Taylor ficaram sem saída e tiveram que acionar o juizado de menores. Novato, ele não soube controlar a pressão e o nervosismo – e como sua função como quarterback é organizar o jogo e fazer o seu ataque funcionar, se ele não estiver bem, o time todo sofre.

Por essa razão, no intervalo, Eric Taylor resolveu tirar o novato e colocar Matt como quarterback. Os velhos tempos voltaram. A dupla Tim Riggins e Marr Saracen mostraram que não perderam o entrosamento e conduziram os Panthers ao empate. Mas o field goal da equipe adversária, faltando seis segundos para o término da partida, traçaram o destino da equipe e a derrota no Estadual.

Friday Night Lights - UnderdogsPorém, ao contrário de broncas, vimos um “Coach” Taylor orgulhoso pelo seus jogadores, por eles terem lutado até o final e, principalmente, por não terem perdido o espírito de equipe. Porque é ele quem define uma partida no futebol americano, que também tem a sorte para definir o resultado de uma partida.

A sensação que eu tenho é que cada episódio parece ser uma despedida (imagina todos eles indo para a universidade). Não sei se todos que estão assistindo conseguem perceber, mas é isso que eu sinto enquanto estou assistindo. No entanto, não deixo de me emocionar e de torcer pelos Panthers, por estes personagens e pelo futuro que eles estão começando a traçar, pensando nas responsabilidades daqui pra frente; Tim e Lyla estão convictos de que irão para a San Antonio State; Matt quer investir no seu lado artístico e estudar na Escola de Arte de Chicago; Tyra está pronta para entrar numa faculdade e mudar, porque é na mudança que ela pode ser ela mesma.

O roteiro tem tudo nas mãos e o que vimos, até aqui, foi uma temporada impecável, um amadurecimento visível e uma série que nos falta até palavras para definir o tamanho da sua qualidade.

Adaptado de texto publicado originalmente no weblog Sob a Minha Lente.

Séries citadas:

9 Comments

  1. Ivan

    Mto bom msm!!
    A melhor cena foi a do Tim, colocando a chuteira no gramado, deu vontade de chorar!!

  2. Chelsea

    “A sensação que eu tenho é que cada episódio parece ser uma despedida” Com certeza! A cada episódio que passa, fica a sensação de que pode ser a última vez que vamos ver Riggins e Saracen (snif e snif, pq amo os dois)e eu quero ver como a série pode ficar sem seus dois principais jogadores. E eu concordo com o Ivan, a melhor cena foi a do Tim botando a chuteira no gramado. Foi bem significativa.
    Gi e Marília, ele estava lindo como sempre.

  3. Giselle

    Amei este episódio.
    Foi ótimo.
    O discurso do coach Taylor depois da derrota foi muito lindo. E a carinha do Tim foi tudo.
    Também estou com esta sensação de despedida.
    A Lyla pode ir embora pra sempre que pra mim não vai fazer falta nenhuma mas o Tim, Matt e a Tyra tem que ficar.
    Também concordo com o Ivan. A cena do Tim no final do episódio foi a melhor. Muito linda.
    Eu não aguentei e chorei.
    E Chelsea concordo amiga ele estava lindo demais.
    Ele é tudo !!!!

  4. Izadora

    É muito triste saber q o Matt Saracen, a Tyra e a Lyla não vão estar mais na série regularmente mas apenas em poucos episódios.

    FNL é a minha série favorita! Eu adoro o elenco(Tim Riggins rules!), o roteiro, as músicas, o cenário, enfim tudo. Não me canso de assistir os episódios.

  5. marília

    se esse não foi O MELHOR episódio da série, chegou perto! e isso vindo de uma produção em que não há episódios ruins.

    as vezes eu não acredito que uma coisa tão boa possa existir e não seja dada a atenção que merece.

    quando coach taylor chamou matt, foi demais pra mim!

    e a tyra… eu já disse que amo? pois é… linda a carta que ela fez com a ajuda do landry!

    e tim… é dificl falar desse cidadão… hheheheh! a cena do frisbee foi fantástica, a carinha dele de despedida… affe passo mal…

    semana que vem é o último?

  6. Chelsea

    Momento hiper nerd protagonizado por Riggins: Quem, além de mim, viu uma revistinha do X Men na cabeceira dele na cena de abertura, quando ele tá deitado na cama, acordando? Quem puder ver de novo, perceba, tem uma revistinha do X Men lá. Será que foi uma homenagem da produção à escalação dele pro papel do Gambit?

  7. marília

    CHELSEA!!! HAHAHA!

    eu cliquei no link do seu nome pra saber se era twitter e vi o seu blog e além do Tim Riggins, temos em comum tbm a paixão pelo futebol!!!

    affe como temos bom gosto, né?

  8. Chelsea

    Bom gosto demais, não acha Marília. Sempre que quiser, passa lá em casa! Manda email e eu entro em contato. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account