Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – Piloto

Pin it

Cena do episódio piloto
Série: Friday Night Lights
Episódio: Piloto
Temporada:
Número do Episódio: 1
Data de Exibição nos EUA: 3/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 15/6/2007
Emissora no Brasil: Sony

Aprendi a não julgar uma série só pelo piloto. Quer dizer, julgar eu julgo, o julgamento é inerente ao trabalho do crítico. Assim como é inerente ao trabalho dos executivos de TV a duríssima tarefa de aprovar ou descartar uma série após a exibição de um piloto. Mas o que quero dizer é que aprendi que um piloto é apenas uma carta de apresentação de uma série, não diz tudo sobre suas possibilidades, e que muitas vezes esconde seus defeitos e virtudes.

Já que estamos aqui para abordar um drama teen (Friday Night Lights é teen? Vou ter que deixar esta consideração para outro review) vamos a dois exemplos de dramas teen. O excelente piloto de Smallville mascara todo o lixo que se seguiu depois. É o oposto da premiere de Barrados na Baile, que tinha um tom soturno, um ritmo lento e até um certo elemento crítico, logo descartado, a partir do qual nascia a série jovem de maior sucesso da TV americana de todos tempos.

Assisti ao piloto de Friday Night Lights sabendo que a série tinha fôlego, e que praticamente repetira o feito de Arrested Development – apesar da audiência minúscula, na base das boas críticas garantira uma improvável renovação. Assistir ao piloto foi como assistir ao VT de um jogo de um time que já sabemos estar classificado, o telespectador não tem como ficar apreensivo, o olhar fica atento ao que é virtude, ignora o defeito.

E, em resumo, o piloto de Friday Night Lights é incrível, muito bem mesmo. É cinematográfico, em todos os sentidos: o roteiro bem amarrado, a direção de arte ousada (para os padrões de um seriado de TV, especialmente um que busca um público jovem), as atuações precisas.

Cena do episódio pilotoÉ tudo tão bom que é impossível não encher os olhos d´água na melodramática metade final do episódio: o craque Jason Street sai ferido de campo, o jovem Matt Saracen assume sob desconfiança a difícil tarefa de ser o líder da equipe, e então os dois erros, o acerto, o gol e a vitória no último segundo, e então a prece, e as cena no hospital.

São tantas ousadias estéticas a excitar o telespectador mais crítico e tanta emoção na tela a inebriar o telespectador mais passional que nem nos importamos de termos sido (levemente) ludibriados. O que pouca gente reparou: não há nenhum elemento novo ou fresco em Friday Night Lights, que apenas fez no piloto repetir o clichê de 10 entre 10 filmes esportivos. A diferença é que o fez com estilo.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

30 Comments

  1. Maiara

    Eu só assisti ao piloto e não fiz questão nenhuma de assistir o segundo episódio em relação ao piloto so gosto durante o jogo.E com isso não teve nada q me chamou atenção para continuar vendo sem falar q a sony ainda ta cortando pedaços.

  2. André M.

    pra mim, não é teen…. é sobre todos os dramas um time de futebol que é a maior orgulho da cidade e tenta dar o seu melhor todas as noites de sexta-feira.

    bom, a primeira cena do Saracen falando com a avó dele já foi bacana…

    a cena do público fazendo figa, enquanto que o Jason saía de maca foi de uma qualidade incrível…

    acho que não tem mesma outra palavra que descreva o piloto que não seja cinematográfico…

  3. Camila

    Eu até gostei… escutei tanta coisa boa q decidi da uma chance.. o único problema é que a camara move demais… é legal nos jogos ou quando mostra uma multidao mas nas cenas de close só atrapalha…

  4. Julaino Cavalcante

    Eu gosto muito de FNL, apesar dela realmente ter suas parcela de clichês, além de eu não gostar muito do visual.

    E parabéns por adotar uma nova série pra fazer reviews!

  5. Fer Funchal

    eu gosto do cameraman epilético de FNL. e adorei as cenas do jogo. mas ainda não simpatizei nem antipatizei com os personagens, e isso é problemático. se eles não me causarem emoção nenhuma até o final do terceiro, quarto episódio, eu acho que paro de assistir.

  6. Darth Cesar

    Concordo com vocês, foi um episodio cinematográfico, o estilo de filmagem lembra BSG e 24hs, essa parceria com o cinema só traz qualidade para nossa telinha.

    Pra mim não é teen, seria adulto/jovem?

    E Smallville se estragou mesmo.

  7. Cesar

    De fato, é cinema “de arte” na TV. São poucas as séries que arriscam uma estética diferente. FNL fez com muita qualidade.

  8. Gonçalves

    Achei o roteiro muito ruim, no fundo são os mesmos clichês de sempre. Só que mal escritos. Como alguém disse você não se conecta com os personagens, pois eles não tem a menor profundidade. E a direção de fotografia é ridícula. Aqueles efeitos de camera balançando, mal posicionada e com contraste excessivo já foram vistos muitas vezes, nada tem de originais. São “cinematográficos” no sentido que normalmente não são vistos apenas no cinema, o que nem sempre uqer dizer que deveria ser usado na TV. Mas em qualquer midia você precisa de uma razão para usar, pois isso altera totalmente a percepção do espectador. E aqui não tem a menor razão o seu uso. Além do mais numa série, usar isso toda semana não vai apenas cansar, vai matar de raiva. Agora entendo a reação da crítica e do público americano, a crítica gostou porque é diferente, o público não gostou porque não quer saber se é diferente, só quer saber se a série é boa, e isso ela não é.

  9. Fabio

    Smallville pra mim deixou de ser uma série teen a partir da 5ªtemporada, e continua arrasando, ou critica Smallville ou é fã de Smallville, não tem meio termo, e são muito mais elogios do que criticas.

  10. Luis

    Smallville é a melhor série teen dos ultimos anos, eu diria que ate de todos os tempos.

    Podem criticar, mas Smallville vem ai na sua 7ªtemporada pra arrasar e continuar sendo uma das melhores.

    Me diz uma série, vale qualquer uma, sendo teen ou não, que tem episodios como:

    Tempest – Vortex – Exodus – Fenix – Covenant – Crusade – Commencement – Reckoning – Zod – Justice

    isso só pra citar alguns, procura ai e me diz, duvido que ache uma série com episodios desse nivel, Smallville rocks!!!

  11. Anníbal

    Querer julgar uma série pelo público americano é incrivelmente simplista.
    É abrir mão de qualquer senso crítico.
    Eu assisti a toda série e garanto que todos os personagens são devidamente explorados, todos os atores têm oportunidade de mostrar seu talento.
    Quem disse que é proibido usar clichê?
    Enfim parabéns para o Blog que faz sua crítica baseada no que viu e não julga a obra toda.

  12. Julaino Cavalcante

    “eu gosto do cameraman epilético de FNL”

    Luvs you.

  13. Custódio

    Smallville pode não ser uma das melhores séries do mundo, muito menos uma das melhores séries teen. A série tem uma idéia central muito boa e uma proposta bem interessante, que é contar o início da saga do Superman. Porém há muitos defeitos, falhas que foram adotadas pela emissora para conseguir audiência, mas que não conseguem arrancar nenhum elogios dos críticos.

    Mas Smallville não é um seriado somente de erros, ele tem suas qualidades e essas qualidades é que fazem toda a diferença para que não possa ser chamado de “lixo”. Smallville sabe desenvolver de forma sábia todos os conflitos e histórias dos personagens que aparecerão quando o Superboy for um Superman. É uma das coisas mais interessantes da tv atualmente ver como a personalidade de cada personagem vai mudando ao longo das temporadas e como eles aos poucos vão se transformando naqueles personagens que compõem as histórias do Super-Homem.

    Smallville possui muitos erros, mas nenhum tão grande quanto esta coluna de chamá-la de lixo.

  14. Victor Hugo (CW Reaper)

    FNL, foi bom o piloto…gostei das atuacoes, mostrando impecavel… mas tem algo na serie que nao me faz querer ver novos episodios…. talvez pelo fato de ter futebol americano, que eu nao entendo muita coisa… mas em relacao ao desenvolvimento de personagens e roteiro e muito boa…. mas falar de uma serie que acabou de ”nascer” com uma que ja tem 6 temporadas e dose…. Smallville conseguiu se desenvolver muito bem ate o inicio da sexta temporada, apesar de seus excelentes episodio como Justice, Hydro, Labirinto, Freak, Promise…. a serie passou a sofrer o mal de nao saber apresentar novidades… mas nao troco Smallville por FNL de jeito nenhum…..

  15. Thomás

    Pra mim é a mesma coisa que os filmes americanos. Cheio de clichês, e com final previsível. A diferença é que em uma série não tem como prever o final. Dá pra saber que eles vão ganhar o jogo, já que é o primeiro jogo do reserva que entrou no lugar do astro do time, mas não dá pra saber o que vai acontecer a seguir. Acho que pra manter a série por algumas temporadas eles vão ter que investir mais no lado não-esportivo dá série, como em One Three Hill.

    Foi o que eu falei (escrevi) em um comentário em outro artigo sobre FNL, falta um diferencial, algo que faça os telespectadores continuarem acompanhando. Talvez nem falte, já que o estilo cinematográfico é uma novidade. Mas o visual estilo-cinema não salvou Studio 60, que tinha um elenco de ouro e não era (parecido com) um drama teen.

  16. Raphaela

    Ótima série , bom piloto .Quem desiste no primeiro episódio não sabe o que perde!

  17. Bruno Zamora

    A série é boa, um “One Tree Hill” melhorado (bem melhorado).

    Entretanto, como foi dito no rewiew, nada de novo.

    E ah, falta também momentos “cool”. A série é só sofrimento e pressão..

  18. Paulo Fiaes

    O texto é sobre FNL e alguns preferem falar apenas sobre smallville.

    FNL é boa, mas sinto um certo exagero com os elogios. sinto a mesma coisa com quem elogia GA. e antes q falem alguma coisa, eu sei que as duas séries em si n tem nada haver.

    Acho que a questão do clichê que pega um pouco, alguns episodios de FNL exageram nos clichês, e como alguém disse, não apresenta nada de novo, mas aos poucos acabei gostando da série, e com certeza, ela foi uma das poucas coisas boas que aconteceu na TV americana esse ano.

    Sobre one tree hill, nao sei se FNL bate o primeiro ano de One Tree Hill. e esse quarto ano é muito bom também,mas as vezes a série pede para ser criticada, cria histórias para se enforcar. Agora, em questão de seriedade e de identificação com os jovens, FNL larga na frente de one tree hill. porém as duas séries tem elenco cativante. eis aí uma boa disputa de série teen.

    Paulo, fiquei surpreso com vc fazendo review, otima por sinal, sobre a critica em relação a barrados no baile, eu sei que o piloto foi uma merda, e depois que a série entrou no trilhos, mas, barrados pode ter sido mais popular, mas hoje é quase unânime que a série possuia inúmeros erros, e o roteiro era fraquissimo, com algumas exceções. sei que vou falar isso porque sou fã, mas em relação a série teen, Dawson´s ainda é a numero 1, e se quisermos falar de uma série jovem, part of five fica com esse posto.

  19. Eric Fernandes

    Vi a primeira temporada de OTH e não achei nada demais. É bem bacana, mesmo, mas não chega nem aos pés da primeira de FNL. E o que eu mais vi foi clichê em OTH, mas gostei.

    Ótimo review. Bem legal mesmo.

  20. Lu

    PERFEITO MESMO!!!!

    JÁ ASSISTI TODA A PRIMEIRA TEMPORADA E É MARVILHOSA!!!!!!!!!

  21. Custódio

    Paulo, o texto é sobre FNL, mas a partir do momento que chamam Smallville de lixo é óbvio que esperavam uma reação dos fãs.

  22. claudia braga

    Bom..eu não gosto muito do cameraman epiletico, mas eu tô gostando de FNL, começando a me envolver com os personagens, com a estória e… Oh My God!! É mais uma pro meu vício!!!!

  23. Guilherme

    Gosto é gosto….
    Achei o inicio de One Tree Hill muito melhor que o de FNL, e tenho certeza que continuarei achando até o fim da season, diferente de alguns aqui….
    Mas como eu disse, gosto é uma questão pessoal, identificação própria, as comparações são burras…

  24. Luis

    E ai, ninguem achou uma série com episodios do nivel dos de Smallville?

    Eu tb achei o inicio de OTH melhor que o de FNL, mas quem sabe até o fim da temporada…

    FNL não merece todos esses elogios que recebeu, é uma série legalzinha, assim como OTH.

  25. marcelo

    Friday Night Lights: Série bastante interessante que eu acompanho sempre satisfeito.
    Smallville: Porcaria de série.

  26. Elisabete

    Eu comecei a assistir a série à partir do 2º ep. o piloto eu ainda não vi, mas só de assistir pela 1º vez eu adorei a série, o drama em si, não se trata de um drama adolescente, como namoros e tal, mas tb da vida de cada personagem e de suas dificuldades, eu to adorando assistir FNL, e fiquei feliz em saber que vai ter a 2º temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account