Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – Humble Pie

Pin it

Friday Night Lights -  Humble Pie
Série: Friday Night Lights
Episódio: Humble Pie
Temporada:
Número do Episódio: 35 (2×13)
Data de Exibição nos EUA: 25/1/2008
Data de Exibição no Brasil: 14/3/2008
Emissora no Brasil: Sony

Saindo um pouco do drama que envolve a família Taylor, Friday Night Lights expandiu o tom narrativo em Humple Pie, mostrando as conseqüências dos fatos ocorridos nos episódios anteriores, em que Smash agride um garoto branco no cinema e Tim rouba dinheiro de um traficante de drogas para quitar a dívida do aluguel. Além disso, Jason Street voltou a aparecer na série, com uma história que promete ser promissora para o resto da temporada. Até mesmo Lyla conseguiu se aproximar do círculo central. Quem está mesmo fora de tudo que está acontecendo, é Matt Saracen, que deu o ar de sua graça em apenas uma única cena durante os 40 minutos de exibição do episódio.

O drama envolvendo os Taylor sempre foi o ponto forte da série mas, dessa vez, o roteiro focou mais nas conseqüências dos atos de Smash e Tim, dois personagens que se tornaram ainda mais essenciais para o programa. O caso de Smash nos remete muito para o que anda acontecendo em One Tree Hill na quinta temporada. Esportistas respeitados, astros dos seus times, mas que, por terem um temperamento difícil, acabam jogando fora o futuro e os sonhos que têm. Smash estava com tudo organizado para seguir com a sua carreira de jogador, mas talvez, tudo o que aconteceu no cinema, culminando numa agressão, pode acabar atrapalhando o andamento das coisas, que já começou a desandar, sendo suspenso por três jogos pela Federação Esportiva, tirando-o dos últimos jogos da temporada.

O que aconteceu com Smash, é uma coisa rotineira no esporte, principalmente quando se é a estrela do time. Muita pressão em cima, ainda mais para um adolescente, e também, muito deslumbramento com a possibilidade de ser rico e famoso. Não importa se o que você fez foi certo, algo para proteger a sua irmã, o que realmente importa é que você agrediu alguém e, quando se é famoso, o sensacionalismo feito pela imprensa é ainda maior. Foi uma situação importante colocada pela série, mostrando a reação dos jornalistas e como os fatos foram passados, e mais, a repercussão deles para quem está assistindo.

Já Tim Riggins possui um passado de confusões. Porém, foi na pior hora, porque ele estava começando a ajeitar a sua vida, adquirindo a confiança dos seus companheiros novamente e, principalmente, do seu treinador. Mas Tim se vê na obrigação de fazer alguma coisa para ajudar o seu irmão a pagar a dívida do aluguel. E resolveu roubar dinheiro logo de um traficante, que promete ainda dar muito o que falar. Mesmo Tim pagando aquilo que ele devia, a forma como eles saíram da casa do dito cujo, dá a entender que a história não terminou ali.

Friday Night Lights -  Humble PieSe não tivemos jogo de futebol americano nesse episódio, vimos o time de vôlei dos Dillon Panthers entrando em ação, com Tami sendo a treinadora. A equipe é meio desengonçada, havia perdido todos os sete jogos que disputou, mas Tami deu um jeito nas jogadoras e conseguiu elevar o espiríto competitivo delas e do que realmente significa ser um time. A sensação da partida foi Tyra, que acabou entrando para a equipe a convite da sua treinadora por ter uma estatura própria para o jogo.

Fazia tempo que a série não focava muito no romance dos seus personagens. Humble Pie retorna aquilo que começou na primeira temporada entre Lyla e Tim, que já estava sendo formado desde o episódio passado, quando ele tentou dizer que amava-a, mas não conseguiu. Tim se vê desesperado ao saber que pode perder Lyla para o cara da Igreja, Chris, e diz, de coração aberto, que a ama. Foi uma cena do estilo de Friday Night Lights, com aquela guitarra como trilha sonora e a câmera fechada no rosto dos seus personagens, tentando captar a intensidade e a emoção da cena.

O bom desse episódio foi ver Jason de volta na série, agora vendendo carros na Buddy Motors. E ele sabe que não será fácil conquistar o seu espaço somente porque foi o QB titular dos Dillon Panthers por tanto tempo. A concorrência é acirrada. Sem contar que ele ainda precisa vencer as barreiras do preconceito por estar numa cadeira-de-rodas.

Se a série tava pecando ao explorar os personagens que foram essencias no seu ano de estréia, parece que agora ela está colocando-os nos trilhos novamente, fazendo com que eles possam participar mais dos episódios. O problema é que Matt Saracen continua longe dos fatos e pouco aparece. Tá na hora dos roteiristas darem um jeito de trazer Julie e Matt mais para perto um do outro, como um novo começo de uma bela história de amor.

Séries citadas:

4 Comments

  1. Paulo Fiaes

    n sei se é intenção dele trazerem Julie e Matt pra perto, pode ser q eles estejam se inspirando na vida real, onde temos o primeiro amor, mas dificilmente continuamos com ele até o fim, até mesmo no high school.

    gostei da comparação com One Tree Hill, lembra mto mesmo. acho que essa temporada de FNL só está melhor que a temporada de OTH por causa dos vários assuntos que eles trouxeram no decorrer da temporada, pois uma coisa é certa, as duas séries estão com brigas acirradas no quesito qualidade.

    E Tim é o típico de caso q os homens torcem por ele porque se vêem tão imperfeito qnto ele(bebidas, n quer nada com nada, e outras coisas) enquanto as mulheres torcem por ele por suspirarem por ele. O único problema de Tim foi que tentaram colocar ele como o ator principal da série, e isso é forçado, tpo, sabemos q o ator q interpreta Tim é o q tem mais destaque entre os jovens devido ao fato das mulheres ficarem babando, mas a série deixou muita gente de lado pra ficar em todos os episódios dando historia pra ele.

    lembro de ER, onde CLooney se destacava da mesma forma q Tim, mas n se tornou ator “principal” da série. Havia episódios centrados nele, mas havia episódios que ele mal aparecia.

    Acho q é isso,
    bela review.

  2. Paulo Antunes

    Eu bebi, ou o Paulo Fiaes comparou o Doug Ross com o Tim Riggins? (Se a comparação então for entre o George Clooney com o Taylor Kitsch aí sim, me internem!)

    Também acho que o Fiaes está viajando dizendo que o Taylor Kitsch é o principal ator da série. Não é verdade, o lead actor é o Kyle Chandler e só.

    O que acontece é que as histórias estão tão fragmentadas que não temos mais esta noção de lead actor, de elenco, sequer temos a noção de turma.

    Pra mim esta segunda temporada de FNL está decepcionante em muitos sentidos. Acho um absurdo os produtores não serem capazes de criar uma cena para cada personagem por semana. Qual a dificuldade?

  3. Paulo Fiaes

    o q eu quis dizer Antunes foi que O Kitsch foi o q mais se destacou do elenco, principalmente por causa da beleza, a mesma coisa aconteceu com Clooney, q tinha uma personagem bem mais complexo que Tim. o que eu quis dizer foi que ER n aproveitou da fama de CLooney pra fazer dele o ator principal e nem pra criar histórias pra ele a torto e a direita, enquanto todos os eps dessa temporada de FNL teve o personagem de Kitsch envolvido, que acredito eu, seja ordem do canal para tentar atrair audiência.

  4. Paulo Antunes

    Paulo, você realmente acha que FNL aumentou o espaço na tela do Tim Riggins por causa da beleza ou da popularidade do ator? Sério mesmo? Eu não faço idéia se ele é mais ou menos popular do que os outros mas, se fosse assim, acho que FNL teria apelado mais, até porque a audiência anda baixa. E você sabe o que dramas jovens fazem pra aumentar audiência – lesbianismo, morte de personagens, estas coisas.

    Pra mim a presença mais constante de Riggins nesta temporada é mais uma questão de acaso. Aconteceu da storyline dele exigir sua presença em mais episódios do que os outros. Assim como, por exemplo, aconteceu do Landry ter aparecido mais que o Matt.

    Mas pra mim isto não é intencional, é simplesmente que o planejamento da temporada está meio estranho. Parece que não tem plano!

    Mas eu também posso estar sendo ingênuo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account