Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – El Accidente

Pin it

Cena de El Accidente
Série: Friday Night Lights
Episódio: El Accidente
Temporada:
Número do Episódio: 6
Data de Exibição nos EUA: 7/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 20/7/2007
Emissora no Brasil: Sony

Há dois grandes arcos que costuram Friday Night Lights neste início de temporada: o primeiro é a ascensão, repleta de tropeços, de Matt Saracen; a segunda é recuperação, repleta de provas de fé, de Jason Street. Ainda que Matt seja o personagem mais simpático, é impossível não perceber que a trama de Jason flui e evolui melhor.

Parte disto se deve a originalidade da história de Jason. Não foram muitas vezes que o tema da deficiência física foi abordado em uma série de TV – tirando, é claro, os pacientes da semana ocasionais dos dramas médicos. Há apenas um conhecido ator paraplégico trabalhando atualmente e regularmente numa série de TV. É Mitch Longley, coadjuvante em Las Vegas.

O tema foi tratado de forma incrível ainda em Ed, uma das minhas séries favoritas, com a chegada de Daryl Mitchell ao elenco da série – o ator, que perdeu o movimento das pernas após um acidente de moto em 2002, permitiu que a série abordasse todos os seus problemas pessoais: o desejo de se reintegrar, a dificuldade de começar cada novo dia e até mesmo a retomada da vida sexual. No universo dos dramas teen temos ainda, é claro, Joan of Arcadia, que poderia ter até esgotado o tema, se ficasse mais tempo no ar.

Friday Night Lights assume aqui a tarefa de Joan of Arcadia – com a diferença que neste seriado não temos a presença de Deus no elenco, permitindo o eventual milagre que faça um adolescente voltar a andar.

Em El Accidente o arco de Jason se desenvolve incrivelmente bem – Jason é desaconselhado a ficar no rala e rola com Lyla, dá um ultimato a Tim, retoma a relação com o amigo e ainda foge da clínica para um passeio no lago. Felizmente, o triângulo amoroso se desenvolveu bem, nos moldes de Grey´s Anatomy, onde a culpa é maior que o desejo. Tarde demais, porque o episódio termina com Jason percebendo que há algo no ar entre o amigo e a namorada. Foi tudo muito bom e olha que o episódio sequer teve a presença de um dos meus personagens favoritos, Herc, o colega de quarto que motiva Jason atingindo-o em seus pontos mais fracos.

Matt Saracen, por sua vez, tem um horizonte tão amplo e rico de histórias para serem exploradas, que parece imobilizar os roteiristas – tem a pressão da cidade, a fama súbita, os novos amigos, os velhos amigos nerds, a avó doente, as garotas que fazem cookies para ele e a garota que ele gostaria que fizesse cookie para ele. Em algum ponto todas estas possibilidades deverão ser exploradas, e só podemos torcer que isto aconteça da forma mais original e real possível.

Não foi exatamente o caso desta semana, onde Matt precisa escolher entre defender um colega de time mentiroso ou um velho amigo que foi espancado. Depois de hesitar num primeiro momento, ele escolhe fazer o certo – reprisando uma trama clássica dos dramas teen.

(Deve ser verdade, mas eu realmente acho bizarro aqueles garotos que deveriam ser simples adolescentes dando entrevistas para televisão. É estranho demais).

Cena de El AccidenteDe resto, os Panthers não perderam os pontos da última partida, Voodoo Tatum está fora do time e coach Taylor mostra que tem colhões e expulsa do time latino esquentado e mentiroso Bobby Reyes. Taylor ainda solta esta pérola, que define as dificuldades de exercer o cargo que ocupa:

I think sometimes that for anyone to do what I do, it is damn near impossible to not sell your soul just a little bit down the river.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

15 Comments

  1. Thiago Sampaio

    É algo humano, mas… eu odiei o que Lyla tá fazendo com o Tim. E o que Tim está fazendo com Lyla. E o que os dois estão azendo com Jason.

    Tem razão num ponto: vai ver eu não gostei porque isso tudo foi resolvido nos moldes de Grey’s Anatomy (cutucada desnecessária, eu sei. huahauhau)

  2. claudia braga

    Eu gostei bastante desse episódio…tb não gosto do que Tim e Lyla estão fazendo. Pior, que o Jason ficou desconfiado. Mas o Matt, tem tudo para o desenrolar dessas estórias sem bem legal…vamos aguardar!

  3. Vanessa Brdo

    Tb não gostei não, Thiago. Pra falar a verdade, não gostei muito dessa história, se ela não existisse não faria falta. Aquela última cena do Jason olhando os dois pela janela, aff…
    Gosto da história do Jason, espero que os produtores não inventem uma cura milagrosa, e o mantenha na cadeira de rodas, acho que tem muito a ser aproveitado disso. Mas essa história da Lyla com o Tim mal começou e já encheu.

    E espero que a série não pegue essa mania de um ‘caso’ por semana.

  4. malu

    Humano é mas tbm é errado.acho a Lyla uma sem vergonha se não quer mais saber do Jason termina e vai fazer o q quiser e não trair ele com o melhor amigo,eu tbm não gosto dessa parte da serie .

  5. Thomaz Jr

    Matt Saracen é um personagem simpatico mas mal explorado. A série devia ser valtada mais para. Como Paulo disse há mtas possibilidades.
    Tyra tbm tem tido pouco destaque. E é uma personagem excelente.
    Agora o triangulo é mto sem graça. Gosto das cenas de J street só sem os trairas.

  6. Pedro Jayme

    Não acho Layla traidora nem vulgar, só considero que foi rapido demais pros braços de outro cara. Mas um dia isso iria acontecer. Convenhamos, todos os sonhos dela com o namorado foram pro brejo. E ela está super dividida e carregando o peso da culpa. O unico senao foi como disse, ter rolado rapido demais e ainda por cima com o melhor amigo do namorado que pra piorar é um babaca.

  7. camila*

    Meu maior problema com o triângulo amoroso é a atuação dos atores que fazem a lyla e o tim…eu não me convenci do arrependimento da lyla em nenhum momento e acho que até o ator inexpressivo que faz o tim é melhor…espero que eles melhorem com o tempo…
    e tb prefiro o matt saracen e a tyra, eu acho que são personagens mais bem desenvolvidos, ainda que mal explorados…aliás, no geral a série tem personagens com muito potencial.

  8. Thiago Sampaio

    Pedro, Layla é a patricinha que namorava o astro de futebol que ficou paralítico, e na primeira crise de choro acaba na cama do melhor amigo dele e… aparentemente, sem remorso, pois a única preocupação é o “pobre aleijado” não descobrir

    Mais desprezível que isso, só se Jason estivesse com câncer e duas semanas de vida. O que ela fez foi horrível! E o Tim tbm! Não têm mais volta depois dela. Meu conceito presses dois tá zerado.

  9. Gisele G.

    Pessoal, pleeeeeease, alguém me dê uma luz!!!
    Eu assisto pela Sony e perdi este episódio! Alguém me indica um site onde possa baixá-lo?! Legendado, de preferência. Nunca baixei pela internet, não sei onde procurar…
    Desde já, obrigado!

  10. Ueze

    esse eps foi muito legal..!
    num resisti e acabei assistindo mais alguns eps a frente!!!!
    to impressionado como esse seriado ta se dando com esse triangulo.. no começo tb pensei “ah naum, triangulos naum!” mas eles tao tratando de forma tao realista! q me convenceu!!
    o epsódio de Sexta agora(o 8º) atée agora foi o melhor! e o 9 e o 10 tb!
    to adorando o seriado!
    pra mim… ja desbancou a 3ª temporada de Greys Anatomy(meu seriado favorito)

  11. Rafaelly

    Gente..please!!!!!Onde eu encontro os dois últimos episódios q passaram no Sony???Mas sem ser por torrent etc…
    A Net ficou fora do ar aqui mais de uma semana e eu perdi um monte de coisas…

    Odeio o triângulo…Os três são personagens chatérrimos…Amo o Saracen(e todas as cenas dele com a Julie e principalmente com a vó), Taylor e a esposa dele(q esqueci o nome). A história do Jason até q é legal,mas não fui com a cara do ator sei lá…Só sei q não me cativou.

  12. Gisele G.

    Mat

    Obrigado pela dica! Mas eu acho que sou muito toupeira mesmo, pois não consegui me encontrar dentro do site…*rs.
    De qq forma, valeu pela atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account