Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – Best Laid Plans

Pin it

Cena de Best Laid PlansSérie: Friday Night Lights
Episódio: Best Laid Plans
Temporada:
Número do Episódio: 21
Data de Exibição nos EUA: 4/4/2007
Data de Exibição no Brasil: 2/11/2007
Emissora no Brasil: Sony

Best Laid Plans, 21º episódio da temporada, é um bom episódio, mas sem nenhum brilho próprio. Sua função é preparar o terreno para o season finale de Friday Night Lights, criando as situações que (assim esperamos) serão resolvidas no último episódio da temporada.

Mais do que a final do Estadual, a expectativa da série gira em torno do futuro da família Taylor. Pressionado, Eric aceitou a vaga de treinador na TMU e, para sua surpresa, Tami muda de idéia, decidindo que não irá irá com ele.

Eric:

I love you. I respect you. I am proud of you. I am in love with you completely. I’m sorry for the way all this happened… I’ll tell you what, though. Austin is going to be good to this family.

Tami:

I know it is. But, baby, I’m not going to Austin. I can’t here leave now.

É elogiável como o episódio foi bem costurado. Tami só toma a decisão após os acontecimentos do episódio – Landry a informa que Tyra sofreu uma tentativa de estupro e ela convence a garota a prestar queixa.

Eu sou um cara prolixo, que gosto de tudo muito explicadinho. Se fosse fazer uma série ela provavelmente teria um personagem explicando tudo o que acontece na tela em um voice-over – certamente influência de Anos Incríveis, meu drama/comédia familiar/teen favorito. Friday Night Lights não só parece abominar este recurso como evita outros truques típicos de seriados de TV para explicar as motivações dos seus personagens.

Cena de Best Laid PlansTami não precisa dizer “eu não quero ir para Austin porque estes garotos precisam de mim”. Isto fica implícito. E é o que basta, se você tiver alguns neurônios aptos a fazer a sinapse. E este pode bem ser um dos motivos para Friday Night Lights não ter muita audiência, ela tem algumas sofisticações.

O episódio também tem outros bons acontecimentos. A dinâmica entre Tyra e Landry a esta altura é um dos pontos altos da série. E dois arcos-mala da série parece que finalmente irão terminar: o caso de Tim com a Mrs. Robinson e o noivado de Jason com Lyla.

Aliás, apesar de achar a Lyla um pé no saco, gosto da hipocrisia dela, acho aquela personalidade de princesinha mimada realmente verossímel. Traiu o namorado com o melhor amigo, mas não perdoa o pai por trair a mãe e agora estar se divorciando.

A coluna está atrasada, mas já já eu volto pra comentar a season finale.

MVP: Adrianne Palicki

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

5 Comments

  1. Thomaz Jr

    em FNL td fica “no ar” mesmo. Agora que vc falou que eu me toquei disso. Em meio a tantas serie narradas (Earl, Dexter, Housewives, How I met..) FNL faz o caminho inverso e se apresenta livre. Algo que remete mto A 7 PALMOS. Em ambas os personagens agem por impulso, sem uma explicação anterior ou posterior a ação.
    Talvez esse lado alternativo de FNL seja sua sepultura. Porem, td o charme da série está ai. Esse é um elemento fundamental para manter a atmosfera realista da série.
    A Hipocrisia de Lyla está implicita. Em nenhum momento isso foi citado na série.

  2. Rafaelly

    Não acho essencial um narrador em uma série….Fica charmos e tal,mas não é necessário.Não precisa ter um QI lá nas alturas pra saber as motivações da Tami.
    Quanto a Lyla, acredito q ela teria dois caminhos a tomar: primeiro, ela se identificaria com o pai e ficaria do seu lado justamente por ter feito a mesma coisa com o Jason e segundo, ela ficaria contra o pai justamente pq reconhece que a atitude dele foi a mesma que ela teve e sente culpa por isso, assim ela pune o pai como forma de punir a si mesma.No caso, ela adotou a segunda postura.
    Mas bem q ela poderia ir catar coquinho em algum lugar (e levar o Jason junto)pq ela é chata pra caramba…
    Mas fiquei curiosa pra ver essa amizade dela com a Tyra!Aliás, as novas amizades da Tyra estão muito interessantes: Tyra e Landry, Tyra e July e agora Tyra e Lyla…Sem falar na dinâmica Tyra – Tami.
    A próxima temporada tem tudo pra Tyra se destacar.

  3. Olga Nogueira

    A parte em que Lyla traia Jason com o Tim foi o único momento em que ela deixou de ser chata. E agora que ela reage ao pai com tão pouca aceitação, não encontra ninguém que simpatize com sua causa, nem no seriado e muito menos em nós, que acompanhamos a história.
    Tyra sim, vem se tornando mais e mais interessante a cada episódio. E uma dobradinha com Landry, ia deixar as coisas muito mais legais do que se fosse com Tim.

  4. Giselle Bauer

    Concordo Olga. Não estou entendendo está atitude da Lyla com o Buddy e ele apoiou tanto ela quando ela traiu o Jason .E ela tá cada vez mais chata.
    Outra chatinha é a Julie. E a Tyra que no ínicio eu não gostava tá ótima.

  5. Paula

    Bom, concordo que há muito tempo a Lyla anda meio que sem rumo em FNL (desde que o Jason e o resto da escola descobriram sua traição).

    Porém, me lembro de que em uns dois ou três espisódios atrás, a Lyla fica sim do lado do pai e tenta fazer a mãe reconsiderar e deixar que ele volte pra casa. Ela só se revolta e se vira totalmente contra o Buddy quando a mãe diz que ele já a traiu outras vezes, que aquela vez com a mãe da Tyra não era a primeira e nem seria a última.

    Essa foi a gota d’água pra Lyla, que, pelo que me pareceu, por já ter cometido o mesmo erro e ter sofrido as consequencias, não consegue conceber como uma pessoa recorreria a este mesmo erro. E ela então, toma as dores da mãe, principalmente depois de sentir o gostinho de também ser traída (por Jason com a tatoo girl)…

    Enfim, hipocrisia ou não, na cabeça dela essa reação teve sentido e acho que os escritores da série tentaram explicar sim o pq dessa reação dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account