Log In

Reviews

Review: Friday Night Lights – Backfire

Pin it

Friday Night Lights -  BackfireSérie: Friday Night Lights
Episódio: Backfire
Temporada:
Número do Episódio: 26 (2×04)
Data de Exibição nos EUA: 26/10/2007
Data de Exibição no Brasil: 7/12/2007
Emissora no Brasil: Sony

O episódio Backfire não foi o melhor de Friday Night Lights até agora, porém continua mantendo a série no alto da sua estabilidade e, principalmente, no alto da sua realidade. Eric Taylor está de volta à equipe que o consagrou como técnico. Mesmo assim, o seu retorno gera muitas dúvidas, tanto que o treinador MacGregor suspeita de que ele tenha colaborado com a sua demissão. O importante é que foi muito bom ver o nosso ‘Coach’ Taylor com aquele uniforme azul novamente e dando um novo espiríto de liderança para os Dillon Panthers, que amargaram a primeira derrota na temporada.

Backfire, pode não ter sido o melhor, porém nos apresentou muitas tramas envolventes e, o melhor de tudo, sempre com boas críticas como pano-de-fundo. Como exemplo, temos a cirurgia clandestina que o Jason pretende fazer para voltar a andar, injetando células de tubarão. A cirurgia é tão complicada, que nem mesmo o médico sabe explicar ao certo para Tim Riggins como ela realmente funciona, deixando o amigo tão preocupado que se vê obrigado a pedir ajuda de Lyla para fazer com que Street desista da cirurgia. No México, a prática é muito comum, mas o interessante é que as pessoas que fizeram a tal cirurgia: nenhuma voltou a andar.

Outro tema é o que vem acontecendo com Julie. A transformação da garota que tinha 15 anos para a que agora tem 16 é mostrada com muita realidade. A vontade dela em namorar garotos mais velhos e perder a virgindade também é colocada em pauta. E, liga-se isso, ao fato de que é importante ter sempre o pai e a mãe por perto, mostrando que a separação – seja ela qual for – é prejudicial e exerce forte influência nos filhos. A figura do pai é tão importante quanto o da mãe, em que ambos possam, de alguma forma, dar o suporte necessário que uma pessoa na idade de Julie precisa. Idade esta de transição e de transformação para a fase adulta, em que estamos sempre querendo viver novas experiências e os pais, nesse caso, ajudam a dar uma freiada nos ânimos.

A polícia encontrou também o corpo do homem que tentou estuprar Tyra. Resta saber como vai ser o desenrolar dessa história. O carinho entre Tyra e Landry tem crescido bastante, mas até que ponto Landry irá suportar mentir sobre o que realmente aconteceu? O grande problema dessa trama entre os dois personagens, é que eles foram ligados por um assassinato e sabemos que a qualquer momento tudo isso poderá acabar. Ainda assim, os dois atores conseguem transformar as suas cenas em muita realidade para os telespectadores, sempre mantendo o bom nível dos episódios. E os dois não eram personagens com muitas histórias na temporada passada. Dessa forma, o crescimento de ambos na série é notório e começou gradativamente.

Friday Night Lights -  BackfireMuitas tramas acontecendo e Friday Night Lights continua com o roteiro amarradinho, não deixando a série cair de forma alguma, ao contrário de muitas por aí. Eu não estava nem comentando muito o personagem da Lyla Garrity, mas depois desse episódio começo a perceber o seu importante papel dentro do atual momento da série. Depois dela entregar o seu coração para Jesus, Lyla parte agora para o trabalho voluntário em reformatórios, pregando a palavra de Deus. E mais uma vez, o pano-de-fundo está lá: questionamentos sobre a existência de guerras e sobre o preconceito que eles sofrem quando saem desses lugares.

Isso pôde ser observado pelo diálogo entre Lyla e sua mãe, mostrando a forma com que nós vemos e encaramos essas pessoas e que simplesmente damos as costas para eles, caminhando em direções opostas. Tá certo que a mãe de Lyla estava zelando pela sua filha, mas o preconceito existente em suas falas era real. Por isso Friday Night Lights tem me impressionado a cada episódio, principalmente pela forma com que os temas são tratados.

Séries citadas:

6 Comments

  1. Olga Nogueira

    Como é que Jason vai sem seus pais para o México fazer esse tipo de cirurgia? Me parece que os pais o apoiam em todos os sentidos então me pareceu desnecessário ele ir sozinho, com Tim como companhia, tentar esse tipo de coisa. E achei que o médico teve dificuldade de explicar não porque fosse extremamente complicado mas porque ele, na verdade, não sabe se funciona ou não. Me pareceu falcatrua, um jeito de ganhar dinheiro com promessas de cura.
    Estranhei também Tim telefonar para Lyla. Numa situação dessa gravidade, tinha mais é que ligar para os pais do Jason. Achei tudo isso bem absurdo e muito infantil da parte deles.

  2. Anderson Vidoni

    Olga, os pais do Jason o apoiam, mas ainda tem dificulade de aceitar o estado de seu filho, o tratam como uma criança. Imagine então que ele chamasse seus pais para o apoiar a fazer uma cirurgia duvidosa, com toda cara e falcatrua, no mexico?

    Além disso tem coisas que vc tem que fazer sozinho, junto com amigos. E quando ao Tim telefonar para a Lyla e não para os pais, não vi nada de errado, sinceramente. Ainda mais sendo o Tim.

    E concordo com o Vinicios quando ele diz: “episódio Backfire não foi o melhor de Friday Night Lights até agora, porém continua mantendo a série no alto da sua estabilidade e, principalmente, no alto da sua realidade.”

  3. Giselle Bauer

    Não entendo como FNL não foi indicada ao Globo de Ouro e ninguém do elenco mas vamos ao episódio não foi um dos melhores apenas bom. O coach Taylor
    pensou mais na família por isto ele voltou. Profissionalmente creio que treinar um time da universidade seria melhor para a sua carreira mas o lado pessoal falou mais alto. Acho que a Julie está começando a cair na real. Tô achando que o lance do assassinato está perto de ser descoberto
    acho que o Laudry não vai aguentar o segredo por muito tempo. A Lyla continua uma chata e tá na cara que ela vai se envolver com aquele carinha.

  4. Olga Nogueira

    Lyla me parece estar deslumbrada com a descoberta da religiosidade e isto passou a ocupar todos os espaços possíveis em sua vida. Muito nobre levar a religião à prisão pois realmente pode haver uma substituição de propósitos na vida dos prisioneiros. Mas, a cautela em nossos passos nunca é demasiada e Lyla parece ter perdido toda a cautela com o desabrochar de sua religiosidade. Trazer o presidiário para sua vida desta maneira foi de uma precipitação insensata. Não é assim que se pratica a caridade!

  5. Darth Cesar

    Olga, a Lyla esta na fase de extase, euforia, deslumbramento, fundamentalismo, e nesses momentos, lógica é o que menos importa, pra ti ter uma idéia, conheço pessoas que pertencem a essas seitas e se possivel, iriam correndo pregar a palavra de Deus na China e o mesmo serve pro
    Street, que esta num delirio tentando se agarrar ao que aparecer.
    FNL pra mim ja é histórica só por dar espaço a este tipo de assunto.

  6. Rafaelly

    Acho interessante FNL abordar essas questões de religião que sempre estiverma presentes na série(mais com o Smash)e nos EUA como um todo.Mas verdade seja dita: Lyla fico um porre maior do que era antes!!!Ô personagem chata!!!

    E tb odeio o Street e sua cara de maluco!!!

    É claro que essa cirugia não vai dar em nada e foi só um golpe de um safado que quer se aproveitar do último fio de esperança de um cara em andar novamente.O próprio Strees sabe que isso não vai dar certo.Ele está se enganando pq precisa de uma esperança pra se agarrar, por mais absurda que ela seja.mas ficou claro durante a bebedeira do karaokê que ele sabe que isso não dará certo.
    Aliás, pro Tim ficar preocupado com alguma coisa, só pode ser sério mesmo…hehehe

    E finalmente a Julie parece que vai sair do surto em que ela estava…Aliás, que cara nojento aquele sueco. Tem uma cara de sujo, bêbado sei lá…argh!

    Saracen forever!!!!

    E Tyra e Landry estão cada vez melhores…quem diria que uma série conseguiria fazer uma amizade tão inesperada como essa dar certo e tornar-se crível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account