Log In

Reviews

Review: Everwood – Ghosts (episódio 77)

Pin it

cena de GhostsSérie: Everwood
Episódio: Ghosts
Temporada:
Número do Episódio: 77
Data de Exibição nos EUA: 13/4/2006
Data de Exibição no Brasil: 27/3/2006
Emissora no Brasil: Warner

Após quatro longos meses fora do ar na TV americana, Everwood voltou do seu hiato no último dia 27 de março. E agora, aqui no Brasil, nossas quintas à noite voltam a sua “normalidade” com os 13 episódios restantes da temporada. O 10º episódio da temporada intitulado Ghosts trouxe o passado de volta a vida de Andy, assim como sensações e sentimentos confusos para Amy, Ephram e Nina, além de matar nossa saudade da série.

Nina e Jake estão tentando resolver sua situação nesse episódio. Tudo indicava que Nina iria deixá-lo, uma vez que não estava disposta a continuar com ele sabendo de seus problemas, e não apenas por ele ter mentido todo esse tempo sobre seu vício, mas sim pela dimensão que isso teria em sua vida. Porém, mais pra frente, uma conversa com Hannah faz Nina perceber o quão especial pode ser cuidar de quem amamos. Com isso Nina procura Jake e o impede de deixar Everwood, dizendo a ele que está disposta a tentar, mas numa relação real, com todas suas imperfeições e suas diferenças. Por que Nina faz tudo isso? Simplesmente porquê o ama! Aliás, a primeira cena, quando Nina o procura e termina a relação, foi sensivelmente tocante. Mesmo quem não torce pelos dois ficou comovido pela doce interpretação deles. Os olhares de ambos, os gestos, tudo demonstrava a dor que sentiam ao se separarem. O interessante da série é sua fidelidade aos personagens. Nina poderia ter terminado tudo, mas não, ela voltou atrás por amor, e quem conhece a Nina sabe que ela faria isso, terminar a relação num ato desesperado e nervoso não combinaria muito com ela.

Passamos paras as tramas de Delia, Kyle e Hannah no episódio. Andy tentou disciplinar Delia e confessou ter lido os seus e-mails, descobrindo o que ela e suas amigas dela estavam armando para outra garota. Delia pelo visto tomou o lugar do Ephram em rebeldia e em confrontar Andy, pois pegou forte nas palavras ao dizer a Andy que ninguém confiava nele. Demorou, mas Delia está demonstrando tudo o que lhe causou o acúmulo das brigas entre Andy e Ephram e também o passado com o pai ausente. Kyle também aparece no episódio e se encontra numa posição por qual Ephram já passou, quer se dedicar ao piano mas tem que lidar com a vida normal de um adolescente em fase escolar. Isso rendeu uma bela cena com Ephram voltando ao colégio, em meio ao corredor vazio da escola. Eu não sei quanto a vocês, mas para mim foi como um filme passando em minha cabeça, revivendo tudo o que Ephram passou naqueles corredores. No final, Ephram consegue ajudar Kyle a entender melhor suas obrigações e por tudo que tem que passar ainda, conciliando isso a sua dedicação ao piano. Ah eu já estava esquecendo, nos é revelado que com Bright e Hannah foi só um banho mesmo. Mas eu imaginava isso, eles não iam deixar esse momento passar assim simplesmente, além do que a cena do banho foi perfeita no contexto do qual tratava.

cena de GhostsO tema principal do episódio foi sem dúvida o confronto de Andy com seu passado. O lançamento do livro do Irv serviu como pano de fundo para Andy descobrir que ainda está “bravo” com Júlia e que precisa de alguma forma descarregar isso. No livro, Irv diz que o médico morrerá triste e sozinho pois nunca se recuperou da perda da esposa, mas Andy fica furioso com isso e não aceita. Irv o ajuda a perceber que de alguma forma Andy reencontrou em Everwood sua família, mas algo nele não mudou, ainda carrega uma tristeza no olhar. Como já mencionado outras vezes na série, Andy não se envolve com nenhuma mulher com a qual possa ter uma relação de futuro e isto ocorre porque provavelmente ele ainda não se libertou de Julia. Irv revela que quando sua primeira mulher o deixou ele ficou muito bravo, levou anos para superar, mas quando conversou com ela e expôs todos seus sentimento e frustração, isso o ajudou de alguma forma. Andy não pode mais fazer isso, mas terá que encontrar um meio. No episódio Andy revela a Irv e Harold sobre a traição de Julia, algo que nós já sabíamos pois foi nos revelado no 18º episódio da 1ª temporada. Porém a ótica agora foi outra. Estamos acostumados a ver Andy como o culpado ou o errado – não que ele tenha alguma culpa ou seja o errado, mas ele se sente assim e nós muitas vezes o julgamos assim, ou talvez eu o julgue. No episódio vemos a traição de Júlia sobre a ótica de Andy, como ele se sentiu com isso e se sente até hoje. Foi um ponto muito interessante que foi trazido a tona a série de volta, e dessa vez com um desfecho, pois a cena final, também uma bela cena do episódio, é Andy datilografando uma carta para Julia, assim como para sua alma e seu coração. Antes que eu me esqueça, Andy é fiel a sua impulsividade e não posso negar que a cena em que ele entra reclamando do livro com Irv foi engraçada, revelando todo o final do filme para quem estava na fila.

Encerrando os temas do episódio, temos Amy e Ephram. No começo, a cena entre Bright, Hannah, Amy e Ephram foi ótima. Amy liga para Hannah para contar que dormiu com Ephram e Hannah recebe isso de uma forma divertida. Já Bright quando fica sabendo por Ephram fica revoltado, como algo do tipo “você dormiu com minha irmã?” E assim os dois vão tentar ajudar Amy e Ephram. A verdade é que Ephram está decidido a reconquistar Amy, percebeu o quanto a ama, porém ela está em outra fase, outras descobertas na vida e no momento não quer tentar nada com ele, pois não julga ser o momento mais apropriado. Este é o tempo dela descobrir sua “Europa”, e eu compreendo isso perfeitamente. É como Amy disse, se eles tentarem algo agora, pode não dar certo e não terem mais chances no futuro, e se esperarem ou seguirem suas vidas, quem sabe futuramente poderão tentar algo. Eu gostei disso. Amy merece essa folga agora. Quando namorou Eprham ela parecia infinitamente mais envolvida na relação do que ele, estava de coração todo naquilo e Ephram nem tanto, devido ao piano, Julliard e mais tarde a descoberta de Madison, que o levou a jogar tudo para o alto e largar Amy. Ela superou isso, está bem agora. Destaque para a doçura de Amy nas cenas com Ephram, o tom da voz, o jeito meigo, doce, o olhar, enfim, ela é linda e atua perfeitamente bem, fiquei mais uma vez encantado com seu jeito natural. Outro destaque foi a entrada da professora de Amy, que pelo visto irá causar algumas mudanças no comportamento dela daqui pra frente, quem sabe revelando algumas aptidões políticas, será?

Foi um bom episódio, todos reencontraram seus medos, fizeram suas descobertas, enfrentaram o que puderam e sairam vitoriosos a sua maneira, sem deixar o que resolver para trás.

Do ponto de vista dos números, a esperada volta de Everwood não obteve a audiência necessária, mesmo retornando ao seu antigo horário nas noites de segunda, após 7th Heaven. Apesar disso, desde então a audiência da série se mantém constante, aumentando pouca coisa, o que já é um bom sinal. Everwood enfrentará concorrência pesada no mês de maio, pois devido ao seu afastamento ela ainda terá uns seis ou sete episódios para exibir ao longo deste mês, quando as demais séries encerram sua temporada e trazem seus episódios finais. A última esperança era uma audiência melhor de Everwood neste retorno, o que não aconteceu. Mas desta vez Everwood não é um fato isolado, toda a WB teve uma queda, logo Everwood diminuiu proporcionalmente ao canal. Eu acredito que são vários os fatores que influenciaram a situação da série atualmente: o longo hiato tão longo, as notícias da criação da CW e seu impacto nos fãs dos seriados, a mudança no dia de exibição, tudo isso afeta interesse do telespectador. Pra nosso consolo, está sendo escrito dois finais para Everwood, um final de temporada e um outro final de série. Como o anúncio da CW sairá após o término das gravações, Everwood gravará cenas adicionais finalizando a série e essas cenas poderão ser exibidas nos lugares dos ganchos para a próxima temporada. A idéia então é curtir esses episódios, sejam eles finais ou não. Vamos curtir as boas histórias que a série nos dá, assim como suas emoções. Everwood seja bem-vinda ao lar novamente!

Séries citadas:

10 Comments

  1. Heitor

    Euu gostei desse episódio
    Não foi tãooo bom cmo o anterior, mas foi legal!
    Eu fiinalmente consegui sentir pena do Jake e ate gostar dele, e a desculpa pra atrasar Eprham e Amy foi convincente, só resta saber o que virá depois disso.
    Só fiquei intrigado com o Andy datilografando pq lembro de um epi no qual ele escreve uma carta pra Julia, e se não me engano foi aquela psicologa q ia na cidade que o aconselhou a isso. Dai fiquei tda hora pensando que já tinham abordado isso.
    Mas enfim, bom episodio

  2. Anderson M. Vidoni

    Ótimo episódio, ótimo review. Apesar de não voltar com a audiencia que tinha antes foi a 3° maior da WB, o que já é alguma coisa. Agora só nos resta torcer pela noticia da renovação.

  3. Adriana

    oioi! nao acompanho muito a série mas as poucas vezes que vi amei! tem historias realmente tocantes e faz a gente repensar em nossas atitudes!

    Fuuui!

    Passa no meu flog depois, tah?

  4. Paulo Fiaes

    eu amo veronica mars, gosto muito de one tree hill, mas alguns episodios de everwood me faz com que eu ache q sou uma pessoa melhor, que existe um mundo perfeito, q existe um amor pra mim por ai perdida, por isso desejo q ela n seja cancelada. o final com amy e brigth foi perfeito, como os dois se entendem, realmente um combina com o outro

  5. Verena

    Show d+. Evewood tem algo magico…Talvez seja o fato de ser fiel as emocoes de cada personagem ou pelo simples fato de ser singela e direta qdo fala de amor,amizade e perda.Linda serie,perfeita naquilo que pretende passar para as pessoas,torco para que tenha continuidade.Bjos.

  6. Heitor

    Acabei de ler na coluna do Ausiello, que Everwood teve audiencia de 3,8 milhões. Melhorando da semana passada onde teve 3,5.
    Ótima noticia.

  7. Luciana

    sou uma nova espectadora de evewood,,,, mas acabei de ficar triste, pois há indícios q o seriado vai acabar……….. NAO NAO NAO !!!!

    além de assistir o seriado nas quintas. assisto o 1. episódio que passa todos os dias de manha….

    FORÇA AÍ GALERA, E NAO DEIXEM ACABAR…….

  8. Monica

    Alguém saberia dizer qual a música tem de andy e Nina na 4 temporada, acho inclusive que é a mesma que a warner mostrava nas suas ultimas propagandas de everwood???? Queria mto saber o nome dessa musica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account