Log In

Reviews

Review: Everwood – Getting to Know You (episódio 76)

Pin it

cena de Getting to Know YouSérie: Everwood
Episódio: Getting to Know You
Temporada:
Número do Episódio: 76
Data de Exibição nos EUA: 8/12/2005
Data de Exibição no Brasil: 23/2/2006
Emissora no Brasil: Warner

Getting to Know You foi o 9º e último episódio exibido de Everwood nos EUA na sua atual temporada. Foi ao ar em dezembro e desde então a série está em uma longa pausa, prevista para voltar no dia 27 de março com dois episódios inéditos em seguida, novamente nas suas habituais noites de segunda – e torcemos que a audiência melhore e muito com isso. Sendo este o último episódio eu imaginei um episódio mais forte, mais tenso ou com ganchos que nos deixassem mais curiosos para o retorno, porém ele foi dosado. Soube agradar aos fãs colocando Amy e Ephram juntos e jogando Nina nos braços de Andy, mesmo que numa simples amizade. Foram apresentados novos fatos e novas perspectivas que prometem boas histórias no decorrer da temporada.

No episódio Rose continua numa fase de mudança, numa busca de um rumo para sua vida após o drama que viveu com sua doença e pela perda do cargo de prefeita de Everwood. Com Amy e Bright já crescidos e após ver de perto o drama de crianças mal-nutridas na África, neste episódio ela fala a Harold sobre uma forma de ajudá-las, seja em instituições ou escrevendo sobre o tema, mas Harold não é tomado da mesma motivação de sua esposa. Após uma conversa com Edna e Irv, Harold acha que Rose está passando por uma fase pós-traumática e de acordo com o ponto de vista de Irv, com o tempo a vida assumirá seu lugar novamente e ela voltará ao normal.

Gostei muito desse tema, e de fato somos levados por alguns instantes na vida a ter atitudes, medidas ou comportamentos mais humanitários. Seria o ideal se isso fosse constante, mas nem sempre é assim e na maioria das vezes, após um período nossos problemas reassumem seu lugar e por vezes abandonamos essas idéias ou planos. Porém isso não se faz porque somos egoístas mas sim pelo próprio ciclo da vida. Com Rose ainda não sabemos se isso permanecerá ou não, o que sabemos é que no final do episódio Rose revela a Harold que não desistiu de ajudar crianças carentes e sim mudou sua idéia. Quando ele pensa que a mulher havia se restabelecido ela diz que resolveu adotar uma criança.

Andy descobre que Delia junto com suas amigas estão se fazendo passar por um garoto interessado em uma menina gordinha da escola. A idéia de Delia ajudar o pai a encontrar alguma namorada na internet, já que ele se sente sozinho desde que Nina escolheu Jake, fez com que ele descobrisse esse comportamento errado de Delia. Mas em conversa com Nina, ela faz Andy perceber que Delia pode apenas estar sendo influenciada por essas más companhias, como Brittany – aliás nunca gostei dessa Brittany, sempre a achei fútil. Só posso dizer que nos próximos episódios veremos esses problemas com Delia se tornarem maiores e também os motivos que a levam isso. Há tempos imaginávamos que um dia ela ia se rebelar.

Bright e Hannah nos dois últimos episódios nos deram momentos emocionantes, e não foi diferente dessa vez. A participação deles no episódio foi perfeita, linda.. Quando Hannah percebe os olhares de Bright para uma garota atraente na lanchonete ela se sente meio abalada por não ser como ela. E numa conversa com ele ressalta que embora não seja assim linda também tem suas qualidades, talvez não no corpo ou beleza, mas em outros aspectos. Hannah também conta o seu receio ou pudor em aparecer nua em frente a outras pessoas. Porém aí percebemos o quanto Bright amadurece com ela a cada episódio: no final ele a tranca no banheiro, não a deixa impedi-lo de falar e então ele vai dizendo todas as qualidades dela, descrevendo sua beleza, seu encanto e a manda se olhar no espelho e ver isso.. Foi uma cena linda, impossível não ter se emocionar ou colocar um sorrido no rosto e ficar com aquela cara de bobão alegre vendo Everwood. Foi incrível! E não é só Bright que amadurece, ali ocorre uma troca, ambos aprendem um com o outro. E Hannah, num gesto doce, abre a porta do banheiro e diz a Bright que se ela precisa se ver como realmente é, ela não fará isso sozinha e sim com ele junto. Assim Hannah convida Bright para entrar com ela embaixo do chuveiro.. O que aconteceu aí?? Agora a imaginação é com vocês, só digo que a cena não poderia ter sido mais doce e bela para tratar desse momento da vida de Hannah.

cena de Getting to Know YouOutro grande momento do episódio, vocês já devem imaginar qual foi não é?? Isso mesmo, Amy e Ephram. Com os dois mais próximos como amigos, trocando conselhos e tudo mais, Ephram começa se incomodar com a posição de “melhor amiga” de Amy, tendo que ouvir sobre os garotos que chamam a atenção dela, ou sobre os garotos que não dão certo, sendo ele apaixonado por Amy. Então uma aproximação maior entre os dois acaba resultando num beijo e em um grande momento íntimo. Após isso, Ephram dá um presente de Natal a Amy e ela encontra cartões postais que ele escreveu na Europa mas nunca enviou. Ela pede para leva-los para poder ler. Ephram, após toda essa carga de emoção, de dormirem juntos, dos cartões, revela a Amy que ainda a ama. Muito interessante a construção desse momento pelos autores, onde cabe aquele ditado, só damos valor a algo após perdermos. Sempre achei Ephram extremamente apaixonado por Amy, porém aos meus olhos quando ele namorou Madison, achei ele mais apaixonado e disposto nessa relação. E quando ele namorou Amy não o senti dessa forma. Achei Amy envolvida, fazendo tudo pela relação e Ephram não tão apaixonado como antes, porém nessa temporada os autores conseguiram mostrar o quando ele a ama, o quando Amy significa e o quanto luta para tê-la de volta. Aliás Everwood segue a coerência em tudo, sempre com um texto impecável pois Ephram fala a Amy que quando chegou em Londres ele pensou que diabos fazia na Europa, não podia mais ligar pra casa, não sabia se Amy o atenderia também então a única maneira de encontrar conforto foi escrever para ela. Isso foi lindo, mostrou o quanto Ephram apesar de tudo, tinha noção do erro que cometeu ao partir. Encerrando essa parte, toda a cena de amor entre os dois, ocorreu ao som de Lifehouse com “You and Me”. Não poderiam ter escolhido música melhor para os dois, foi perfeita, a letra diz tudo sobre o momento deles:

Cause it’s you and me and all of the people,
With nothing to do, nothing to prove,
And it’s you and me and all of the people and
I don’t why I can’t keep my eyes off you .

E o tema principal do episódio foi a separação de Jake e Nina. O episódio começou ao som de DeVotchka – “How It Ends”, com Jake e seu drama sobre seu vício em remédios e encerrou com a mesma música e Nina chorando nos braços de Andy após descobrir toda a verdade. O irmão de Jake voltou a Everwood para ver como ele estava, achei isso interessante e mostra como os autores tentam manter esses laços – mesmo com os dois irmãos tão longe, num momento de dificuldade acabam se unindo e se procurando. Jake decide contar a verdade a Nina, onde diz que o motivo dele estar em Everwood não foi apenas devido a morte de um paciente, mas também porque ele era viciado em certos medicamentos e os sócios de sua clínica mandaram ele se curar desse vício para poder voltar. Ele então vai para uma clínica de reabilitação perto de Everwood e acaba se mudando para a cidade. Nina fica revoltada por ele ter mentido todo esse tempo e o manda embora. Justifica-se o comportamento dela, devido ao ex-marido ter mentido em grande parte de sua relação.

Nunca me interessei muito por Jake na história e por isto as cenas com ele e Nina, seus assuntos e problemas nunca me chamaram a atenção. Talvez por isso este episódio não tenha sido como esperava ou, corrigind,o eu tenha achado tudo isto muito pouco com gancho para uma série que ficará tanto tempo fora do ar. Mas não levem isso em consideração é apenas meu gosto pessoal interferindo no episódio e por baixo do problema com Jake temos muita coisa. Envolve Andy na vida de Nina novamente, envolve toda a decisão de Nina com relação a Jake, seja em sua vida pessoal ou profissional. Ainda tivemos as grandes cenas entre Bright e Hannah e também Amy e Ephram e também os conselhos de Irv a Harold (que sempre me traz lembranças de suas narrações nas primeiras temporadas da série, das quais ainda sinto falta).

Enfim agora é esperar os demais episódios, e dizem por aí que serão mais intensos. Isso segue o padrão da temporada passada, calma até o 15º episódio e tensa e dramática após o mesmo. A nós fãs fica a torcida de que Everwood volte com uma audiência melhor, o ideal seria fazer os 6 milhões, quase 7 milhões que já fez na sua primeira temporada e por vezes na segunda – não estou exagerando, pesquisem na net e encontraram esses valores. Talvez só isso possa manter Everwood nos projetos do novo canal ou nem isso, já que a CW já aumentou de 9h para 12h a programação já confirmada, segundo especulações na Internet. É triste dizer isso, mas as chances diminuem a cada dia. Se nos serve de consolo, os autores pretendem escrever dois episódios finais, um com ganchos para uma nova temporada e outro encerrando a série. Eu não sei quando ocorre a gravação do episódio final, se em abril ou maio, e se antes ou não do anúncio da grade do novo canal, então não sei qual final será gravado. Por enquanto só podemos dizer: boa sorte Everwood!

Séries citadas:

4 Comments

  1. Eudes

    Esse eppy de Everwood foi muito bom.Assiti ele tres vezes.Espero que na proxima semana seja inédito.Gosto muito dessa coluna.

  2. Anderson M. Vidoni

    Marquinho sou fã dos seus textos e esse foi outro ótimo. O episódio foi muito bom principalmente a parte da Hanna e do Bright e a parte da Amy e do Ephram. Sei que a volta de Everwood as segundas-feiras com o episódio de 2 horas não foi tão bom quanto deveria para a sobrevivencia da série, mas só nos resta torcer.

  3. Viviane Gomes

    A parte de Epham e Amy neste Episódio foi magnífica,depois daquele momento todo entre os dois e fazerem amor,foi lindo!Uma grande prova de amor que todas as meninas queriam ter um dia,é as coisas estão evoluindo e bota sorte nisso,muita sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account