Log In

Reviews

Review: ER – If Not Now (episódio 256)

Pin it

cena de If Not NowSérie: ER
Episódio: If Not Now
Temporada: 12ª
Número do Episódio: 256
Data de Exibição nos EUA: 5/1/2006
Data de Exibição no Brasil: 16/2/2006
Emissora no Brasil: Warner

Me enrolei todo nessa semana. Meu HD foi pro espaço, tive que esperar meu PC voltar e só agora deu pra fazer o review de If Not Now, porque senão agora, quando? Meu HD deu adeus, assim como a ótima fase que vinha passando a 12ª temporada. Desde o Human Shield, tivemos uma boa seqüência de episódios que balanceavam comédia, drama, trauma e histórias pessoais sem ficar novelesca. Na última quinta, a série impecável brecou um pouquinho, mas ER continua bem, obrigado.

A audiência já foi melhor, é verdade. Daí alguns fatos extraordinários como acidentes de avião e gravidez de última hora ocorrerem. Com 12 anos no ar, ER ficou velho e tá precisando exagerar na dose pra aumentar o número de telespectadores, que está menos da metade do que já foi – inclusive, era maior até que Grey’s Anatomy pós-Superbowl. Foi rápida a sintonia entre Luka e Abby… principalmente a mudança de caráter de ambos, que hoje estão mais leves. Abby por exemplo, está tendo momentos muito “fofos”, como quando testou milhares de vezes a gravidez. Eventos exagerados e mudança nos personagens é um pedido pra taxação de ‘jump the shark’.

Acho que mesmo indiretamente, todos sabem quem é o Fonzie. Ele era o personagem da série Happy Days, cujo médico que fez o parto dos trigêmeos de Phoebe em Friends era fã. Happy Days era uma comédia de sucesso estrondoso, mas estava ficando no ar mais tempo do que devia. Henry Winkler, patriarca de Out of Practice, e ator que interpretava Fonzie protagonizou uma cena que negativamente entrou pra história: fazendo ski aquático, Fonzie saltou um tubarão. A mídia e os fãs odiaram a cena, e saltar o tubarão foi uma evidência clara de que o show havia se esgotado, abandonado suas premissas e forçado nas histórias pra ganhar audiência. Parece familiar?

ER passou por algumas fases e em todas viu sua audiência cair: saída de Doug (audiência colossoal cai); morte de Mark (fãs param de ver); morte de Romano (a cena absurda foi gota-d’agua pra muitos); saída de Carter (último remanescente, fora Susan que.., deixa pra lá). Hoje a série está com uma audiência baixa pros seus padrões – média de 14 milhões por episódios – e vem levando surras de Without a Trace – com mais de 21 milhões – e parece não ter mais forças pra recuperar sua média de 30, 35 milhões. O ‘jump the shark’ derradeiro pareceu ter sido o acidente estaparfúdio de Romano. Mas após a saída de um descaracterizado Carter, a série vem encontrando um rumo, mas não na audiência.

cena de If Not NowSem audiência, uma série velha precisa se esforçar: um acidente de avião é um bom começo. Até excesso de cenas pra personagens convidados é considerado um salto. Clemente é legal, mas ele vem tomando espaço de gente como Kerry. Laura Innes pode ser quarentona, mas é linda pra caramba. Não sei porque inventaram esse “acidente-de-idoso” pra ela. Me perdoem, mas a Weaver quebrar a bacia? Se for pra ela aparecer mais, legal, mas eu prefiro é que ela encontre alguém pra ficar no lugar de Sandy – deu dó dela. Pelo menos teve cenas cômicas ao lado de Neela e principalmente Ray. Esse quebrou a cara, e não ficou nem lá, nem cá.

O roteiro foi de Zabel, e de praxe, ele vem usando de todas maneiras possíveis a melodia usada nos últimos dias de Mark. Mas dessa vez até que se encaixou, afinal é covardia dizer não ter gostado da conversa de Luka e Abby atravéz da garota estuprada. Aliás, estranho o enredo desse episódio: aborto. Ele é ilegal no Brasil, Abby foi fazer um à esmo, mas quanto ao caso da garota… Não sei, polêmico demais se formos falar de acordo com nossas leis. Até coisas como o DNR (não ressucitar) são ilegais por aqui.

Voltando ao salto do tubarão. Quero dizer, gravidez de Abby. Há quem diga que esse evento possa ser um exemplo claro de desespero pra que a audiência veja um ou outro episódio. Foi cansativo… algumas vezes até muito meloso… mas não foi um jump the shark. Concordo que ER extrapolou algumas vezes, mas com o possível término na 14ª temporada (Maura e Goran afirmaram que não renovam depois da 14ª) é possível que o destino do casal esteja traçado. Como em todo os relacionamentos da série, eles vão passar por ótimos momentos de alegria, tragédias incomensuráveis, mais alegria, mais desgraça… mas terão um final feliz. Anotem o que eu estou falando: o bebê croatinha que está por vir significa o destino traçado de Abby e Luka. Sem salto no tubarão, apenas o ínicio de um longo fechamente de capítulo.

Esse foi o episódio de meio de temporada, mas como demorei demais pra mandar o texto, dou uma passada geral na 12ª temporada, falando dos personagens e do invariável rouba cena casal Luby no próximo review, que será do epi antes da temporada de reprises. Se você achou esse lento, vai detestar o próximo.

E como a Warner já mandou ver na promo… tem a ver com Neela e Gallant. Por que diabos eles passam a última cena? Tinha uma tão legal com o Morris.

Ah, pra quem vê Arrested Development: Henry Winkler interpretava o advogado da família Bluth. Em uma cena, quando ele estava no cais ao lado de um tubarão e… examente. Ironicamente, ele saltou o tubarão e seguiu caminho.

Séries citadas:

19 Comments

  1. Pingback: TeleSéries » Vídeo da Semana: Fonzie pula o tubarão

  2. Rosi L.O.

    Sou totalmente apaixonada por ER, acho a série de muito bom gosto,muito bem feita, dirigida e idealizada. Entretanto esta na hora de algum casal ser feliz nesta série. Deixa Luka e Abby serem felizes !!!

  3. Luby 4ever

    Luka & Abby = casal perfeitamente perfeito. Estou louca para que comece logo a 13 temporada, so para saber qual vai ser o rumo desses 2.
    100% doente por ER e Luby

  4. Ian

    Concordo plenamente que a série E.R é muito bem feita, dirigida e idealizada.
    Conconrdo também… que está na hora de um casal ter um final feliz…
    Como por exemplo Abby e luka,
    eles são muitos lindo juntos, um casal 100% perfeito… igual a série!!

    Eu Realmente amo E.R!!

  5. Ane

    Sou apaixonada por essa série , já assisti todos episódios desde o ínicio e até as temporadas antigas. O melhor é que a warner tem tres horários.Estou super ansiosa pra saber o q aconteceu com abby e o bebe.
    quero saber se existe alguma noticia de quando comeca a 13 temporada de E.R .
    Estou sem tempo de assistir tv e sempre que posso ñ passa nada em relação a isso.
    Obrigado!

  6. Mari

    Thiago, é verdade que a Maura e o Goran falaram que não renovam mais para uma 15 temporada (se houver)? ah, só para esclarecer, nesse “até a 14” inclui a 14 não é?
    beijos e obrigada =)

  7. Thiago

    Pode usar o e-mail pra fazer perguntas, Mari
    Esse texto é meio velho =)
    Sim, tudo indica que eles NÃO ficam além da 14ªtemporada (até o final dela). E eu não acredito q ER seja renovada além da 14ª.

  8. Ana Paula

    Muitos fãs estavam esperando episódios felizes de alguns personagens, a série precisava disso, mas não juntaram o Luka Kovac com Abby Lockhart de uma hora pra outra por desespero de conseguir mais telespectadores. Na minha opinião, decidiram colocar eles dois juntos NOVAMENTE, porque na primeira vez que se envolveram a química foi legal e agora eles voltaram e constituiram uma família, não tem nada de desespero…

    Obrigada…

  9. Paula

    Oi… Gostaria de saber se alguém sabe o nome da música que toca no final deste episódio….?Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account