Log In

Reviews

Review: ER – Heart of the Matter

Pin it

cena de Heart of the Matter
Série: ER
Episódio: Heart of the Matter
Temporada: 13ª
Número do Episódio: 273br>
Data de Exibição nos EUA: 2/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 14/12/2006
Emissora no Brasil: Warner

No fim da review passada fiz uma ressalva dizendo que esse episódio fugiria das características de ER. Perdão, não foi dessa vez (ainda). Heart of the Matter acabou sendo mais uma agradável surpresa da temporada, e compartilhando tempo para todos os seus personagens (até Weaver, quem diria), tensão médica, comédica e um pouco de romance. A ressalva que eu fiz foi pela cena da promo da Warner, que mostrava o que acabou sendo o início do episódio… e uma bela duma forçação de barra.

O fator que mais ajudou nos romances de ER foi o platonismo. Mark e Susan nunca chegaram às vias de fato, apesar de um “eu te amo” e um beijo, mas viraram um dos melhores casais do seriado. Doug e Carol formaram o melhor casal, mas por três temporadas inteiras não namoraram nenhuma vez, e as brigas eram várias até o reencontro final, quando Carol se une à Doug um ano e meio depois da saída de George Clooney. A melhor fase de Carter com Abby foi exatamente nos flertes antes do 9ª ano. E hoje o casal principal, antes separados por mais de quatro anos, vivem seus melhores dias.

Eu não estou defendendo o platonismo. Ele é péssimo na vida real! Mas em ER acabou se tornando a melhor preliminar. Excessão do romance entre Carter e Abby, todos os casais que demoraram a nascer tiveram ótimas fases e os que nasceram rápido demais acabaram não sendo bem quistos (Carter e Makemba?). O platonismo da vez era protagonizado por Neela e Ray mas acabou antes de minha teoria ser provada, porque Gates entrou no seriado pra partir logo pras vias de fato.

Ainda não aconteceu pra valer, mas os dois se beijaram logo em seu primeiro episódio e eu ainda tive que engolir essa cena do sonho erótico. Que diabos? Além de Neela ter uma grande falta de imaginação (isso lá é erótico?) os dois não funcionam. A expressão de Neela fica esquisita e… os beijos parecem apenas longos selinhos. Pobre Barnett que visitou a amiga justo nessa hora. E porque diabos eu estou falando desse casal? Teve pouco disso e muito mais de ER em si.

Mudando de caráter toda temporada, Neela agora é cirurgiã do County. Depois de uma época de ressaca após a troca, finalmente a mudança gerou alguns frutos como a grande dura que Dubenko deu quando ela desobedeceu Crenshaw pra entrar na sala de cirurgia. Mas o melhor de tudo foi o emocionante salvamento da paciente na sala de traumas. Em ER todo mundo morre e Neela salvar a mulher depois do infarto foi muito, muito bom! Acompanhada da boa trilha original de Marty Davich – não precisa ser melodia pop – a cena já figura como uma das melhores no campo médico.

O campo médico desse episódio foi em torno do acidente de carro e na omissão do câncer de um homem. Kovac só conduziu bem esse caso porque venceu no tribunal diante de Ames, pois no começo estava meio alterado. A amiga Weaver resolveu aparecer com destaque e convenceu o croata a ir pro júri ver o resultado do julgamento. Pobre Curtis Ames. Se ferrou bonito e foi desesperadamente tirar satisfação com Luka no PS, gerando uma ótima cena – assim como na díficil conversa entre os dois na frente do Lago Michigan.

Mais despreocupado com isso, Kovac volta à sorrir com Lockhart e a alegria reina pro casal novamente. Gosto dos dois, mas não quando extrapolam. Um episódio 100% centrado com cenas românticas seria um porre; pelo menos pra mim. Além do platonismo, em ER um casal só funciona se não aparecer demais – olha o que aconteceu com Carby. Após cancelarem o festival de cinema croata (na cena mais natural possível) Abby vai com as mulheres do PS relaxar no Ike’s.

cena de Heart of the MatterSam bêbada e Hope defendendo Morris foi muito engraçado. A cena das mulheres foi de uma naturalidade sem tamanho e Andrew Bernstein, diretor estreante no seriado, fez um ótimo trabalho prum calouro. A mesa de bar é dividida em duas quando Lockhart e Rasgotra ficam sozinhas retomando os bons tempos de amizade e as outras vão ver Kerry Weaver na televisão. Pobre Archie. Depois de clandestinamente se maquiar durante o trabalho pra fazer uma boa apresentação, a Dra. Judas rouba a cena e agrada a produtora de TV. Weaver trabalhando numa emissora? Oh-oh..

De “resto”, Pratt dá uma descansada de suas boas participações pra vermos a entrada de seu irmão em casa. E tem o Gates. Depois de ser gente fina com a nova enfermeira (pra que uma nova? eu quero as clássicas de volta!), dividiu várias cenas com Neela e tratou de uma garota hipersexuada. O caso não é muito nos padrões de ER, mas minha nossa, como aquela atriz era uma graça. E teve a cena final onde a companheira de Gates atende a chamada de Neela. Talvez se esses dois se unissem de vez eu não teria que aturar esses “sonhos eróticos”…

Semana que vem o episódio tem a direção de John Wells, retornando à ER depois do fracasso de Smith. E com destaque pra Morris – isso é bom – e com Neela e Gates se beijando – continuarei vendo apesar disso.

Séries citadas:

42 Comments

  1. Cristiano (Highlander_Master)

    Tá bom pra caramba!! Eu sou meio tradicionalista com séries, eu dou mas chance a séries que tão a mas de 4 temporadas no ar do que as novatas, as novatas são tiros no escuro, as outras se tão 4 temporadas no ar, é pq existem boas chances de serem muito boas.

    No meu caso, E.R eu voltei a assistir depois de muitas temporadas sem acompanhar certinho, e Cold Case, que sempre me interessou mas por um ou outro motivos, nunca tinha visto antes dessa temporada.

    Me desculpe quem gosta de ver um monte de novata, mas as velhinhas e que são boas…

  2. Carol

    Hey, Thiago!

    Esse foi um epi bem ER não é?
    Bem equilibrado!

    Eu ainda prefiro o Ames v. Kovac, mas esse foi super cool.

    Agora, se na próxima semana, focar COMPLETAMENTE em Gates e Neela, aaaaaaaaaf >

  3. Victor Hugo

    To sem sorte pra assistir a ER semana passada dormi… e qdo tentei ver domingo não deu certo…
    nesta quinta caiu um raio que quebrou a fibra ótica da rede bem na hora do programa e só voltou ontem a noite…. vou tentar ver a reprise domingo….espero ver…pois gosto de ER…

  4. Morgana

    ah!!
    eu tbm axeii esse episodioo bom!!
    huahuahauhau…e apesar de gostar do casal lubby!!!toh a favor da naum muitxa exposição dles!!!pq se for de maix vira um sacoo!!
    aiii neela e gates!!putz sei lá casalzinhu estranhuu viu!!e ainda cotinuooo aum gostando do gates!!ah kerry apareceuuu!!!e como vc disse com destaque!!!huahuahuhau…ameiiii!!morris!!putzzz sem noção!!!hahahahahah…e as meninas no reunidas foi muitxo baum!!ameiii!!esse episodioo foi basicamente bom!!agora esperar pra ver o proximooo!!

    ;*

  5. Danilo

    O episodio foi muito bom, o problema que eu tenho é mesmo com o Gates, mal chegou e ja ta botando banca de bonzã. Ele e a Neela pessimo, e ela ainda vai quebrar a cara pq o cara tem outra, tomara que assim ela de valor ao Ray pq até agora ela so menospreza ele.

  6. Thá

    Gates+Neela=péssimooooo

    Aquela de intubação-extubação da Neela foi hilário! haahah mas epi fraco afffff

  7. Victor Hugo

    Muito bom episodio…. espero que continue assim pelo resto da temporada…apesar de ouvir que o episodio City of Mercy é uma bomba…..

  8. Douglas

    O episódio foi acima da média, faz tempo que não víamos o ER tão eclético.
    Apenas a cena do sonho de Neela poderia ser mais caprichada, ainda bem que Ray chegou e cortou logo.

  9. Thiago Sampaio

    Laís e à todo mundo que lê e comenta: obrigado pela passagem =) Nessa quinta tem a exibição do último ano e nova review.
    E parabéns, Victor. Finalmente conseguiu ver!
    Huhuahauhauhauhauahuah

    E eu tô ansioso pra falar mal de City of Mercy =p

  10. valéria

    na minha opinão a única coisa chata dos últimos tempos é esse casalzinho insosso e sem graça q estão tentando empurrar garganta abaixo dos telespectadores: Gates e Neela. Estão forçando muito tentando o q? Criar mais um casal sensação, super sexy? Outro Lubby? Afinal depois do bebê Luka e Abby agora são comportados pais de familia… mais um simples beijo no pescoço do nosso casal Lubby pode ser muito mais hot do q a cena toda de Gates e Neela nesse episódio (e ficou anos luz em matéria de sensualidade se comparado a I do) mais isso é outra história… afinal Gates e Neela não tem quimica nenhuma e não da, por mais q eu tente não gosto do Gates….
    Q o Luka seria absolvido não restava dúvidas mais deu até uma certa pena do Ames (mais só um pouquinho). As cenas do Luka e Ames foram ótimas, principalmente no hospital qdo o Luka meio q deixa escapar sua irritação e frustração (poucas vezes temos o prazer de ve-lo demostrando isso, afinal dr. Kovac é sempre muito contido). Otimas cenas Lubbys… A Kerry depois de se ferrar pra defender o Luka agora foi super amiga e o convenseu a ir ao tribunal (o q será q está acontecendo com a nossa querida Bich? finalmente há um coração batendo nakele peito rsrsrs em Graduation day ela foi super fofa com a Sam, agora isso, pois é milagres acontecem mesmo). Morris como sempre roubando a cena… As garotas no bar, fazia muito tempo q não viamos isso em Er tava fazendo falta, Abby e Neela muito amigas (depois da saida de Susan a Neela foi uma ótima opção) as duas funcionam muito bem juntas.

    é isso ai to gostando muito da 13ª temporada. Não suporto o Gates, mas até ai tudo bem tbem odiava o Pratt e o Morris e hj não imagino ER sem eles…

  11. Valéria

    Ah Thiago, pega leve tá City of Mercy foi episódio de Natal… natal só nos traz coisas e sentimentos bons… tem q ser meloso sim… rsrsrs

    City of Mercy: foi muito familia… ótimo episódio pra ver com a familia e relaxar…
    bjos

  12. Vanessa

    Hoje assisti o DVD da primeira temporada, em especial um episódio chamado Love´s Labor Lost, em que Dr. Greene luta para salvar uma paciente grávida, com a participação de Bradley Whitiford… Fiquei de boca aberta, sensacional! Bota qualquer série médica no chinelo!

    Por isso que exigo mais de ER hoje, uma série tão sensacional não pode ter se perdido tanto assim…

    E quero Mimi Leder de volta!

  13. Vanessa,
    Este ep que você citou é maravilhoso. A luta do Mark, a impotência da equipe quando percebem que não há mais nada e o amigo deles tá lá desesperado tentando fazer alguma coisa. E a dor do marido é de cortar.
    E como já citatam também, a cena da despedida da Susamn na estação quando o Mark chega correndo a tempo de dizer a a ama, mas mesmo assim ela vai embora. Amei esta cena. Fazia a maior torcida pelos dois, e mesmo com tudo a levando a imaginar que iria terminar num clichezão: estação de trem, mocinho atrasado, trem já andando … e a cena foi surpreendente. Achei um grande desperdício a saída da Susan naquela época, como achei um absurdo ela ter saído pela 2ª vez. Mas pelo mesos da primeria foi mais bem feito.

  14. Danilo

    Hj eu acordei cedo (pela primeira vez em muito tempo), e assisti ER que passa as 10 da manha na Warner, e estava passando um episodio bem antigo, eu nunca tinha visto nenhum episodio antes do que a Warner costuma passar, acho que é da 8º temporada em diante. Esse episodio que passo hj de manha foi um que ainda tinha o Doug Ross, tinha o Mark, uma medica que eu não conheço que chamavam ela de Dr.Lee, Mark não estava com a Cordey ainda. Nesse episodio Carter estava tentando convencer uma mãe a doar os orgãos do filho com morte cerebral para um amenina da mesma idade que tinha acabado de chegar no PS.

    Queria saber que temporada é essa, e des de quando a warner esta passando. Pq eu assisti ER das 11 da noite ainda essa semana e estava passando o episodio que a Neela volta ao PS depois de ter trabalhado no mercado na frente do hospital. Eu achava que o que passava de noite era o mesmo que passava de manha.

  15. Vanessa

    Danilo, tem certeza que vc viu isso? Que eu saiba a Warner tá reprisando (como sempre, infelizmente) a 11° temporada, ela está reprisando da 9° para cima. E o Doug saiu de ER na 5° temporada, portanto deve ser bem antigo… e eu tô perdendo isso?

    Danilo, tem certeza que não foi um sonho?

  16. Valéria

    Vanessa

    hj a Warner está reprisando o episódio de natal da 5ª temporada, mais ninguem sabe ainda se é só um especial de natal ou outra coisa, até pq acho q a Warner não cometeria a sandisse de parar a 11ª no meio e começar a reprisar a 5ª sem os primeiros episódios… mais vai saber o q passa na cabeça dessa gente…

  17. Vanessa

    Valeu, Valéria. Mas mesmo se for isso, não ligaria muito não. Já não aguento mais ver sempre os mesmo episódios, se eles pulassem e passassem a exibir a 5° temporada eu ficaria feliz…

  18. Thiago Sampaio

    Como corrigido, foi o epi de Natal da 5ªtemp.
    Segundo o guia da SKY, amanhã será exibido o natal da 8ªtemp(?!?)

    Nada a ver essa da Warner

  19. Danilo

    Po que pena que são so especiais, ja estava até feliz por ver personogens “novos” (pq nunca tinha visto varios que passaram nesse episodio que eu vi). Mas fazer o q né? Quem sabe a warner não ve que esses episodios velhos fizeram sucesso e começa a passa-los em sequencia. Posso sonhar né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account