Log In

Reviews

Review: CSI – For Gedda

Pin it

CSI - For Gedda
Série: CSI
Episódio: For Gedda
Temporada:
Número do Episódio: 182 (8×17)
Data de Exibição nos EUA: 15/5/2008
Data de Exibição no Brasil: 30/6/2008
Emissora no Brasil: AXN

A verdade é que For Gedda, episódio final da oitava temporada de CSI, é um bom resumo do que foi este oitavo ano da série. Foi confuso, difícil de digerir, perturbador e alternou bons e maus momentos.

Não foi um bom ano para CSI e For Gedda sintetiza isto. O seriado deixou mais alguns milhões de telespectadores para trás e depois de um longo reinado deixou de ser o programa de ficção número um da televisão. Podia ser diferente? A verdade é que a CSI como todos nós conhecíamos terminou no episódio 8×07, Goodbye and Good Luck, com a partida de Jorja Fox. O que veremos a partir de agora são alguns bons casos policiais, interpretados por alguns atores que nós gostamos, até que eles partam, todos eles, um a um. E eis que 10 episódios após Sara Sidle se mudar de Las Vegas é Warrick Brown que se despede desta vida.

E há algo muito perturbador neste oitavo ano de CSI, que é algo que poucas vezes eu vi em uma série de televisão. Parece que as fronteiras entre ficção e realidade se romperam e um invade e alimenta a outra. Falou-se que a carta de despedida de Sara para Grissom em Goodbye and Good Luck, teria sido escrita pela própria Jorja Fox. E talvez seja verdade, tendo em vista que as insatisfações que levaram a atriz a sair do show foram muito semelhantes as que levaram Sara a se afastar da perícia, da cidade e de Grissom.

CSI - For GeddaEm For Gedda, este sentimento é amplificado. Warrick Brown passeia como um zumbi no episódio, perturbado, insone, confuso e no fim com amnésia. Parece sujo. E é difícil neste momento perceber o quanto daquilo é interpretação, o quanto daquilo é real. No fim, Warrick Brown é assassinato em seu carro e em circunstâncias não muito diferentes da forma que a carreira de sucesso de Gary Dourdan parece ter acabado – quando o ator foi encontrado por um policial dormindo em um carro, encostado na contramão, desorientado, de posse de três ou quatro tipos diferentes de drogas.

Tecnicamente o episódio não foi bom. E é preciso relevar isto, porque pode não ter sido um planejamento mal feito e sim culpa da greve de roteiristas. Diferente da partida da Sara, que aconteceu em um arco muito bem planejado, o adeus de Warrick ficou com uma sensação de ter sido apressado. Tivesse a série tido uma ou duas semanas extras (vale lembrar que esta foi a menor temporada da história de CSI, com apenas 17 episódios) ou talvez uma finale dupla as coisas poderiam ter sido melhores.

A parte da investigação, onde os CSIs fazem sua mágica acabou apressada. Foi bizarro não vemos nenhum conflito entre Grissom e Ecklie. Aliás, foi bizarro ver Ecklie fazendo toda a perícia sozinho. Como fã de The Shield, achei maravilhoso ver Jay Karnes na série, incorporando um detetive completamente diferente daquele que está acostumado a fazer. Ainda assim, ele caiu de pára-quedas ali. Faltou contexto ao episódio.

CSI - For GeddaMas eu sei que nove entre 10 fãs de CSI, apesar da tristeza, gostaram For Gedda. Porque o episódio nos dá pequenas recompensas: a cena inicial no cemitério, onde Grissom fica em silêncio (pela primeira vez!), diante do coral de Igreja; ou durante o interrogatório, quando o detetive responsabiliza Warrick pela morte da CSI Holly Gribbs, remetendo lá ao piloto do seriado.

E eu também gostei. Tudo porque, todo o desenvolvimento confuso do episódio fica de lado, em segundo plano, no momento em que os CSIs aparecem tomando café no restaurante. Aquela cena é muito sensível, traduzindo de forma única a cumplicidade e a alegria de todos. Sim, eles estão alegres porque Warrick está livre. Mas, voltando a falar da realidade, toda esta alegria e a cumplicidade não parece ser também pela percepção de que este é o último momento em que todos estes cinco fabulosos atores estarão juntos diante de uma câmera?

Em outros tempos eu diria que venha a nona temporada e bradaria pelas respostas que For Gedda não deu. Mas por ora estas cenas finais me bastam. Descanse em paz, Warrick. Boa sorte, Gary.

Paulo Antunes está substituindo interinamente a colunista Thaís Afonso.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

40 Comments

  1. Simone Miletic

    É Paulo… Você fez uma ótima avaliação da temporada como um todo. Foi a mais fraca das temporadas do seriado e eu passei a maior parte dela incomodada com o cansaço aparente de Warrick.

    Diferente de D’Onofrio, que coloca tanta tensão e cansaço e confusão em seu personagem, uma coisa de cada vez, o cansaço e frustração de Warrick vinham de seu ator, e por isso não sumiam mesmo em cenas mais leves.

    O episódio para mim valeu, valeu pela despedida, valeu pela maneira que a morte ocorreu, valeu pela lembrança do episódio piloto, valeu por vê-los todos juntos.

    Talvez seja a hora de pensar em parar, pois não sei quantas finales ainda teremos gostando de alguma coisa se os roteiristas levarem o seriado muito longe.

  2. Rô Floripa

    A partir da cena dos CSIs no restaurante eu esqueci o que teve de fraco na temporada e no episódio. A partir desta cena foi tudo muito bonito e emocionante sem ser piegas. Apesar de de já saber da morte do Warrick, foi muito impactante a cena do carro. Eu não gostei da idéia da saída dele da série, mas acho que fizerem bem feito (a partir da cena do restaurante).
    Muito boa sorte Gary, espero vê-lo em breve na TV ou cinema fazendo sucesso.

  3. Luiz Alexandre

    Confesso que gostei do episódio. É bem verdade que a temporada alterou episódios bons e ruins(o da saída da Sara ótimo, o episódio seguinte, talvez o pior da série), mas como um todo continua sendo um dos melhores seriados da tv.
    Não penso que o último episódio foi apressado, até mesmo porque foi apenas o desfecho de outros episódios. De qualquer sorte, o que mais me chamou a atenção, foi o descompasso entre os CSI e os ratos de laboratório, os primeiros tentando não acreditar na culpa de Warrick, já os outros…
    Creio que CSI pode e deve se renovar(ano passado, com a saída temporária de Grissom,um novo CSI foi revitalizante, mas preferiram matá-lo, ao invés de fazê-lo agir ao lado do Gil) mas o problema da audiência não é só dela, Grey´s também caiu, assim como House, Lost etc.

  4. Fernando dos Santos

    Eu acho que CSI ainda pode permanecer muitos anos no ar.Para isso acontecer é claro que será necessário que as novas aquisições do elenco sejam carismáticas e competentes.E acredito que a série ainda pode recuperar o título de drama mais assistido da tevê americana, pois ela caiu apenas para segundo lugar.
    Quanto a saída do Gary eu acho que ela era inevitável depois do escandalo envolvendo drogas e detenção.

  5. Raquel

    Triste, pesado, sem comentários..
    Primeiro a Sarah, agora o Warrick. CSI já não é a mesma. Isso me entristece tanto, pq criamos laços com as séries, com os personagens.
    Agora, para mim ao menos, só restam o Grissom e o Nick. Mas ainda assim, a sensação de coisa incompleta, vazia, não passa.

  6. Rodrigo Eduardo

    Apesar de tudo eu confio na equipe que faz o CSI, acho que a 9ª temporada vai ser boa.

    Quando Grissom tirou férias, veio o Mike Keppler com uma estória a parte e uma das melhores de CSI, todos os eps foram bons, Willian Petersen teria um substituo a altura.

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30909270

    Resta ao CSI trazer substitutos a altura de Sara e Warrick, pode ser dificil mas não é impossível. Oque não pode ocorrer é a saída de Grissom, Catherine e Nick, pelo menos não tão cedo.

    Abraços.

  7. Rodolfo Milet

    Eu acho que, não só CSI, mas outras séries tiveram suas season finale meio que apressadas devido à greve dos roteiristas. É bom lembrar tambem que talvez os episódios que deveriam ir ao ar foram cancelados e/ou readaptados para se encaixarem aos episódios a menos desta temporada, e isso pesou em CSI como um todo.
    Concordo que a oitava temporada não foi um primor como foi a 7ª, mas quando se tem uma greve que atrapalhou todo um trabalho de roteiros e episódios pela frente, é perfeitamente justificável sua qualidade este ano. A nona temporada vai ser bem diferente de todas as outras porque o grupo de Grissom não será mais o mesmo, uma situação nunca vista antes, nem mesmo no piloto da série, onde o chefe era o Jim e tinha a Holly Gribbs como novata antes da Sara chegar.

  8. Rodrigo Eduardo

    Eu tenho pega do Warrick, mas não do Gary, como disse em outra oportunidade “…pena eu só tenho de pessoas que passam por problemas que não procuraram.”

  9. Crisleny de Fátima Rosa

    Sou fã numero 1 de todos os seriados dos CSI,ñ tenho nada a reclamar.Somente gostaria de saber como vai ser de agora para frente sobre a morte do personagen WARRICK BROWN.Afinal tem que dar continuidade para entendermos o prosseguimento do seriado.Peso quem pesem nisto e me envie a resposta,ou deixe aqui para nois o resumo dos acontecimentos e se vai ao ar esta continuação.

  10. Paulo Antunes

    Crileny, nós sabemos tanto quanto você. Só em setembro, quando o seriado voltar nos EUA saberemos o que vai acontecer. Com certeza, o crime não ficará sem solução – mas tenho minhas dúvidas que isto aconteceça no primeiro episódio, talvez seja o grande arco da temporada a investigação até chegar ao subxerife.

    Rodrigo, com certeza, a garçonete não é a Lauren Lee Smith. Peguei o nome dela num site de fãs da série. A atriz que apareceu neste episódio se chama Deborah Ann Woll. Mas elas são realmente parecidas.

  11. Giselle

    Acho que CSI alternou bons e maus momentos. Foi uma temporada irregular mas eu gostei do episódio.
    Concordo com o comentário do Rodolfo Milet acho que a greve dos roteiristas atrapalhou muito várias séries foram poucas que tiveram um final bom ou ótimo. Estou confiante para a próxima temporada mesmo com as perdas da Sarah e do Warrick.

  12. francisco koller

    A temporada anterior foi como uma música de Mozart, bela, lírica e emocionante. A temporada atual é como uma música de Ivete Sangalo, horrorosa, desarmônica e decepcionante. A propósito de música, na temporada anterior, o compositor Jonh M. Keane fez um trabalho magistral, profundo e envolvente. Para mim, como músico é o que o seriado tem de melhor.

  13. Rodolfo Milet

    Quem viu a cena final onde Warrick leva dois tiros deve ter reparado que o subdelegado tocou no vidro do carro antes do Warrick abaixar. Essa deve ser a deixa para que a equipe de Grissom descubra a autoria do crime. Mas eu particularmente não acredito que essa investigação dure toda ou grande parte da nona temporada, acho que de 3 a 5 episódios está de bom tamanho porque o público já sabe quem foi o autor; porque se ninguém soubesse ai seria outra estória.

  14. Vitor

    Só pela cena inicial e pela cena do restaurante já valeu a pena ver o episódio, eu não achei essa temporada tão ruim assim, talvez seja por que eu sou fã, e quando se é fã até os erros viram acertos…..ou pelo menos são suavizados….

  15. lulyy*

    Eu gostei do episódio, apesar de tê-lo achado tbém mt complicado e apressado.
    Eu tbém já estava irritada com a fisionomia pesado do Warrick, nossa, mas ele tava com um peso, um fardo, que eu ficava agoniada de vê-lo em cena. Repararam como CSI está cada vez mais dark? cenas ultra escuras, às vezes em tom azul, mas sempre escuro, muito escuro que às vezes mal dar pra eu ver alguma coisa!

    Enfim, achei a temporada bem chatinha e cansativa em vista das anteriores. Fiquei chateada com a saída da Sara, e mesmo não sendo lá muito fã do Warrick, tbém me chateei, na verdade fiquei chocada! Foi tudo tão rápido que quando ele levou aquele tiro eu quase pulei do sofá!

    Pow, perdi a parte inicial do episódio, nem sei que cena de cemitério é essa…

    Ah, sabe o que me deu mais raiva pelo Warrick ter morrido/ saído da série??? Foi que finalmente eu vi que todo o peso que ele carregava, finalmente tinha dado lugar a uma face mais leve, uma proposta de mudar de atitude com a vida. Aí vai e aparece akele cara pra matá-lo, ah, fiquei com muita raiva!
    Como o Nick vai se comportar com isso? Tadinho, talvez ele seja o mais sensível e próximo ao Warrick! Tô doida pra ver o desenrolar dessa história!

  16. Sônia Gonçalves

    Acho que vc esta pegando pesado demais com esta temporada, ela já valeria não por este episodio final, mas por uma anterior ,a morte de uma garotinha e Brass e Catherine acusando um inocente, por mim a serie terminaria ai e desenvolveria mais o tema, quanto Warrick? O que fazer? está claro que ele saiu por probemas pessoais, torcer para que venha um CSI carismático, pois a serie parece ter muito ainda a ser explorado

  17. Mel

    Eu lembro de sentir como se tivesse levado um soco no estomago no final do episódio.

    Embora eu soubesse que alguma coisa iria acontecer por causa da saida dele da série, eu não estava preparada. Quando começou a cena na lanchonete eu já comecei a chorar (é uma coisa absurda o que eu choro nesses seriados), tava com muita cara de despedida aquilo. Ai quando ele sai pela porta fiquei esperando os tiros, que nao vieram, ai quando ele chega no carro eu continuo esperando pelos tiros que nao acontecem de novo, ele senta no carro ai eu pensei: vai explodir! Nao aconteceu e quando o sub-delegado aparece já comecei a chamar de filha da p**** e implorar pra nao atirar. Mas ai ninguém me ouviu e aconteceu o que todo mundo viu. E eu fiquei parada olhando pra tela completamente chocada.

    Depois disso eu nem lembro o que aconteceu na temporada, exceto pela menininha morta. O resto se tornou um borrão.

  18. Ivonete

    Será que o Warrick pode não ter morrido? A exemplo do que aconteceu com o Delko em CSI Miami e vai acontecer com o Horatio? Se bem que CSI Miami ultrapassa o limite em se falando de absurdos.

  19. Célia Lemos

    Ainda acho que Warrick não morreu, que o tiro só atravessou e não rompeu nada de mortal.O episódio foi ótimo e embora fora do caso a equipe do Grissom resolveu a trama,tambem não acho que csi acabou quando a Sara se despediu, CSI é uma série que mostra a ciência forense e não um tomance de amor.A cena na lanchonete que foi emocionante de despedida mesmo.

  20. Célia Lemos

    Ainda acho que Warrick não morreu, que o tiro só atravessou e não rompeu nada de mortal.O episódio foi ótimo e embora fora do caso a equipe do Grissom resolveu a trama,tambem não acho que csi acabou quando a Sara se despediu, CSI é uma série que mostra a ciência forense e não um romance de amor.A cena na lanchonete foi emocionante de despedida mesmo.

  21. Ana Maria

    Em que pese o choque pela cena final, achei o ano de CSI absolutamente “dark”, mais do que o comum (afinal é à noite, com as luzes das cenas sempre sombrias…), e gosto deste aspecto… mas alguns roteiros foram de amargar,porém, o mesmo ocorreu nas outras séries, com histórias supérflua… Assim, estou esperando a próxima temporada como uma fã que acredita em uma série revigorada, bons roteiros e não com atores dawns na vida pessoal que acabaram por contaminar seus personagens.

  22. Carla S.

    Olha sinceramente não gostei da oitava temporada, acho que foram acontecimentos demais para tempo de menos, fico triste em perceber que para definir hoje CSI em uma palavra, seria incerteza, fiquei desapontada, não apenas pela saida desses dois ótimos atores, personagens, mas sei lá dá uma impressão de que uma estrada tão bem trilhada como a dá série se desmanchou em 17 episódios!!!
    Espero que o meu negativismo não se confirme, amo CSI quero ver essa série terminando por cima, onde sempre esteve…

  23. Simone

    Fiquei triste com a saída de Warrick e Sara da série, é como se ão fosse mais ser CSI Las Vegas, vais er diferente com certeza uma próxima temporada…

  24. Tamires Fernandes

    Eu gostei de todos os episodios de C.S.I.,principalmente esse da morte do Warrick,coitadinho eu fiquei com “dó” dele isso porque eu ñ gostava dele;imagine se eu gostasse

  25. Hugo

    vai se ferrar essa do warrick morrer e foda eu adoro ele quero trabalhar na criminaslistica poxa amo amo y love you warrick brown!!!!

    BY Hugo

  26. andré

    Alguém sabe me dizer qual o nome das músicas tocadas no episódio 01 da 9ª temporada? Da morte do Warrick? Obrigado.

  27. Flávia

    Por mais que a serie não esteja lá essas coisas desde a saida da Sara,a morte do Warrick foi pior ja que nós sabemos que não iremos mais ve-lo na serie…E com certeza vai fazer falta

  28. Ivyna

    O CSI precisa do Warrick e agora como é que vai ficar isso ai?
    ele morre e pronto nao tem mais nada que conversa é essa.
    Eu tbm acho que CSI tem que durar anos mais pra isso precisa do Warrick.
    Eu nao aceito!

  29. Daniel Sam Gama-DF

    Acabei de assistir o episódio com a morte do warrick,e, é muito lamentável pela sua perda na série,também concordo que o roteirista deveria dar uma chance para ele sobreviver,mas, isso prova que a polícia assím como outros orgãos que deveriam cuidar da sociedade estão “podres”.Sem dúvida CSI ficará vago ,pois, daqui á pouco sairá o Gil Grisson ………

  30. Sam_hermes

    Adorei seu relato do ultimo episodio. Fiquei triste tb…
    abraço
    Samantha

  31. Lucas95123

    cara ele nao poderia ter morrido,
    ele poderia ser afastado , dai ele podia voltar depois.

  32. Dsp280310

    Também fiquei triste com a morte de Warrick. Vi o vídeo com cenas aqui e, em um outro site, e achei que deixou muito a desejar em interpretação, principalmente dos colegas CSI: Nick,Sara, e em vários momentos de Grissom. O que emociona um pouco é o choro de Catherine quando vê Warrick morto no chão. Esperava mais emoção por parte dos CSI. Não é que devessem ficar com aquela choradeira, mas acho que mesclaram na cena ficção e realidade como exposto pelo texto deste site: a saída de Warrick pela sua morte com a saída do ator pela posse de drogas. Sendo mais clara: quando gravavam me parece que focaram, demonstraram, e estavam sentindo pela saída do ator Gary e, não pela MORTE de um amigo de trabalho, não pela morte de Warrick.
    De qualquer forma, fiquei triste pela saída (morte) do personagem, pelo rumo que o seriado está tomando, e pela queda talvez, fatal, da carreira de Gary.

  33. Adilsonsteenbock2008

    então ele saio do seriado por ser flagrado com posse de drogas, pelo que entendi

  34. monica

    adoro csi, e não vi nada ruim na oitava temporada, só não esperava a morte de warrick!!!

  35. Debergbard

    O que eu quero saber é como Gary está agora? Se le está recuperado e de volta a sua carreira.

  36. I Aguisoliveira

    Não acreditei que Warrick Braw morreu…
    Mais triste ainda é saber o verdadeiro motivo, podiam ter afastado ele, assim qd melhorasse podia voltar, vai ficar muito estranho sem ele, sem comentário…
    Mais espero que GARY DOURDN, se recupere e volte a trabalhar.
    JESUS O ABENÇOE!

  37. ss

    Gente como fã de CSI Las Vegas, não consigo encontrar palavras para descrever a minha decepção com a série. Pois a morte do personagem Warrick Brow, nos alude a um fim. Além de admirar todos os atores da série, tenho muita admiração pelo trabalho do Gary Dourdn, pena que nem todo mundo consegue ser forte o bastante para não deixar se iludir com o fascinio enganador e destrutivo das dogras. Força para esse ator super querido, pena que a morte do personagem não deixa margem para uma possível volta. Pra mim CSI perde não um personagem, mas um pedaço de si mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account