Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – The Perfect Storm

Pin it

Cena de The Perfect Storm
Série: Criminal Minds
Episódio: The Perfect Storm
Temporada:
Número do Episódio: 25
Data de Exibição nos EUA: 4/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 20/2/2007
Emissora no Brasil: AXN

Criminal Minds engrena de vez, e mostra porque consegue bater, na audiência americana, seriados bem mais badalados.

Neste episódio a equipe é envolvida na investigação de cinco crimes que envolvem jovens garotas que são seqüestradas, torturadas, estupradas, mortas e abandonadas nas mais chocantes maneiras. Em dois crimes a tortura é filmada e o DVD enviado as famílias das vítimas.

Garcia recebe a dura missão de conseguir separar, nos vídeos das torturas, a música existente no vídeo, de maneira a permitir a audição da voz do torturador. Ou torturadores, conforme Gideon corretamente observa: a câmera se move, demonstrando mais uma pessoa envolvida nos crimes, o que a polícia não havia percebido.

Pelo histórico dos casos, a equipe acredita que a moça possa estar viva, já que as demais foram torturadas por muito tempo e ela está desaparecida a menos de cinco dias.

Identificando a dupla como mestre e escravo, onde um tem a personalidade dominante, a equipe parte para Jacksonville, e Hotch faz uma citação bastante significativa de Mark Twain:

De todos os animais, o homem é o único que é cruel. Ele é o único que inflige dor pelo prazer de fazê-lo.

Ainda no avião Gideon explica sobre este fenômeno psicológico em que duas ou mais pessoas dividem a mesma desilusão psicótica, onde uma pessoa traz a tona o pior que a outra tem em si.

Antes mesmo de chegar à delegacia a equipe é informada que o corpo de Laura, última vítima, foi encontrado. Enquanto Gideon e Morgan seguem para a delegacia, Elle e Hotch parte para encontrar a mãe da menina.

Vemos claramente que Elle cada vez mais demonstra empatia com as vítimas e não sei realmente o quanto isso afetará seu trabalho, enquanto Hotch mantém-se frio e distante. Isso continua me surpreendendo, porque no início do seriado, Hotch foi o personagem que mais teve sua vida pessoal demonstrada.

Reid passa a fazer o que sabe melhor: analisar as vítimas, tentando buscar quais ligações existem e, assim, identificar os agressores. Com ajuda de Garcia ele identifica mais dois casos, além dos cinco, em que as características são similares, mas o DNA é diferente e as vítimas foram estranguladas manualmente.

As montagens apresentadas durante as explicações e discussões da equipe sobre os agressores são um show a parte, além de mostrarem outros casos similares, demonstram como estes agressores se encontram e agem.

Vemos mais uma garota sendo seqüestrada, e, em seguida, uma mãe na televisão falando sobre o desaparecimento. O seqüestro ocorreu em outra cidade e JJ sai em busca da mãe para obter o novo DVD o quanto antes. Tudo demonstra que os agressores têm mais pressa e o tempo está contra a equipe.

Morgan liga para Garcia. Fico sempre feliz de ver a interação entre os dois, eles são tão opostos e tão complementares. Ao perguntar se ela está bem, o que mostra que ele conhece o tom de sua voz, Garcia é agressiva pela primeira vez no seriado:

Como posso estar bem se as imagens de uma garota sendo torturada estão gravadas em minha cabeça, enquanto tento separar as trilhas de som do DVD.

Com sua ajuda a equipe identifica que a pista das peças dos carros de algumas das vítimas leva a um mesmo rapaz: Joey Davin, que já esteve na cadeia. Em sua casa eles confrontam o pai do rapaz, que está em uma cadeira de rodas e chegam ao rapaz, que acaba morrendo na fuga, dizendo que na terceira condenação ele estaria acabado. Com a morte do rapaz a equipe parte em busca de seu parceiro, primeiro entre seus colegas de prisão.

Na ligação da noite, Garcia atende ao telefone de maneira impaciente, ao que descobre ser Gideon do outro lado. Totalmente atrapalhada identifica o colega de cela de Joey, Tony Carnado, passando seu endereço para Gideon, que encerra a ligação:

Você fez um ótimo trabalho.

Finalmente minha personagem favorita foi perdoada.

Na casa de Tony Carnado, Morgan, Gideon e o delegado conhecem sua esposa, que os deixa entrar. Ela confirma a relação entre Joey e Tony, e afirma que tem medo quando os dois estão juntos. Depois de pedir que ela vá a outro lugar, Gideon volta com o delegado para a delegacia e Morgan fica aguardando o retorno de Tony.

Após algum tempo a esposa de Tony procura por Gideon na delegacia e diz que avisou ao marido que o FBI estava à procura dele. Ela tem um olho roxo, afirma ter apanhado, e usa um anel idêntico ao descrito como pertencente a uma das vítimas.

Chegando em casa Tony é surpreendido por Morgan, que no embate com o agressor derruba-o e acaba o imobilizando. Estou cada dia mais gostando do Morgan, acho que ele encontrou seu tom, e fico sempre torcendo por ele.

Entrando na casa eles encontram vários DVDs, incluindo o da última vítima. Quando Tony se recusa a falar, Gideon resolve fazer com que a esposa entre na sala. Ele dá um endereço, para o qual Morgan parte. Mas Gideon e Reid percebem, tardiamente, que as atitudes da esposa não combinam com o de uma mulher abusada, mas sim de uma mulher que domina o marido. Neste momento Garcia identifica que a voz no vídeo é de uma mulher. Mas é tarde demais: a garota já saiu da delegacia.

Ao buscarem o histórico da esposa, descobrem que a mesma foi estuprada e torturada pelo pai e pelo irmão, mas que o processo não foi em frente, pois a própria mãe afirmou que ela estava mentindo, o que explica seu hábito de enviar os DVDs às mães das vítimas.

Gideon entra na sala de interrogatório e parte para cima de Tony, afirmando que este é descartável para Amber, a esposa e que ela vai continuar matando, com outro homem, enquanto ele vai apodrecer na cadeia.

Cena de The Perfect StormTony finalmente revela onde a garota está, e a equipe chega justamente quando Amber tenta matá-la. Ao ser presa Amber afirma que pode não tê-la matado, mas que ela nunca mais seria a mesma.

Nem Garcia será a mesma: sua cena final, após saber que a garota foi encontrada viva, ela tira seus óculos, desliga seu monitor e fica, no escuro, chorando.

A citação final fica com Hotch:

Kahlil Gibran escreveu: ‘Do sofrimento emergem as mais fortes almas; os mais sólidos caracteres são selados com cicatrizes’.

13 Comments

  1. Rô Floripa

    Parabésn Simone, ótima review de úm ótimo ep.
    Por mais abusurda que possa parecer a ficção, a realidade é pior, na década de 80 teve um caso semelhante numa região rural do Rio de Janeiro. Dois irmãos se completavam neste tipo de crime, um era o ‘cabeça’ e levava o outro a cometer os crimes enquanto assistia por perto. O cabeça nem tocava nas vítimas.
    Na minha opinião a Garcia não foi agressiva com o Morgan qdo respondeu que não está bem tendo que analizar aquelas cenas. Achei que ali mostrou que tem uma relacionamento muito legal entre os dois, aquela resposta dela foi um desabafo que ela faria somente a um amigo e não para um colega de trabalho que poderia achar que ela estaria fraquejando naquela missão tão difícil e eu acho que ele não peruntaria aquilo para outro colega no meio de uma missão.

  2. Leonidas

    Mais um EXCELENTE review, para uma EXCELENTE episódio, para uma série que vai se tornando cada vez mais ECXELENTE!!!… Parabéns Simone… Nada mais a acrescentar…

  3. Prue**

    Oi Simone…mais uma vez adorei seu review!!! e esse episodio foi o maximo…adorei o Gideon elogiando a Garcia…ela precisava disso…e vindo dele, q foi o q crucificou ela até entaum…qdo ele elogiou ela fez uma carinha de satisfeita….foi bem legal!
    Fortissimo o tema,mas foi abordado muito bem…mais uma vez achei o Hotch apagadissimo…alias ele ainda nao “acendeu” nessa nova temporada….tambem nao achei ruim a forma q a Garcia falou com o Morgan,eles são amigos e ela tava com a missão complicada de ver e rever akelas fitas….entaum o emocional tava em frangalhos mesmo…tanto q no final ela demonstrou o qto feriu ela essa missão….
    Palavras sabias na citação final….
    Mais um ótemo episodio..dessa otema serie :))

  4. Edu

    Pessoal, vocês estão pegando pesado com o Hotch. Lembrem-se que ele é o lado racional da série…
    Ele tem o peso certo!
    Mas opinião é opinião e eu só estou contribuindo com a minha para enriquecer a discussão :)

    À propósito, Simone, você que também é super fã da série, tenho uma novidade. Entrei em contato com o pessoal da Paramount (Produtora responsável pela distribuição de várias séries da CBS) e fui informado que Criminal Minds já está nos planos de ser lançada em DVD no Brasil.
    Não há previsão ainda, mas será lançada e provavelmente, ainda neste ano!

    Nota: Tomara que um dia alguém resolva fazer o mesmo com Law & Order SVU. Não me conformo que até hj não saiu nenhuma temporada em DVD por aqui.

    Abs!

  5. Marcus Eloy

    Quanto ao Hotch ser frio… esperem mais um ou dois episodios! :)

  6. Simone Miletic

    Oi Edu!

    Adorei a notícia!

    Para me deixar mais feliz só saindo Coupling, Rastros da Maldade e NCIS em DVD por aqui.

  7. Paulo Antunes

    Simone,
    Acho que este episódio teve um sério problema de casting. Adoro a Nicki Linn Aycox, mas acho que foi um erro escalarem ela para o papel da assassina da semana. Quem a viu no papel de Mrs B. em Over There e do demônio Meg em Supernatural sabe que sua especialidade é fazer o papel da mulher de aparência frágil que na verdade é muito forte. No que ela entrou em cena ficou claro que ela era a mandante dos estupros.

  8. Simone Miletic

    Paulo,

    Também achei que ela foi muito descarada na cena do interrogatório, a questão virou: quando eles vão descobrir.

    Corrigindo meu último comentário: NCIS já teve a primeira temporada lançada por aqui. Estou a espera da segunda.

  9. Prue**

    Marcus…agora to curiosa pra saber o q vai mudar o Hotch hahahahahaha

  10. Marcus Eloy

    Só não cria muita expectativa… não é nada demais nao! :]

  11. André

    Ótima noticia o CRIMINAL MINDS ser lançado em dvd aqui no Brasil,só espero que a Paramount lance ele com os extras do importado já que todos os lançamentos deles no Brasil,com exceção do Star Trek não tem os extras,inclusive as 2 temporadas do NAVY NCIS,com isso e com o dólar barato é melhor comprar o importado.
    PS:Tambêm acho o seriado WIRE IN THE BLOOD da HBO um dos melhores da atualidade.

  12. Edu

    André,

    Tb espero que eles lancem o box completo. Mas pior do que ficar sem os extras é ver a série ser dividida em 3, como no casos dos CSI’s.

    À propósito. Vcs notaram que mesmo mantém a audiència na casa dos 16 milhões, CM caiu bastante no ranking (tanto que não figura mais entre os 10 primeiros). E a explicação não está no desempenho da série que parece manter o seu público cativo, mas nos altos índices de audiência de outras séries (a volta do American Idol), a surpreendente (mas merecida) audiència de House e etc…
    A concorrência está fervendo…bom para nós que vemos os produtores das séries “obrigados” a produzirem episódios cada vez melhor.

    Obs.:Apesar de gostar do Lost, acho que a tendência agora é queda…já era, ninguém mandou enrolarem tanto para revelar os mistérios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account