Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – Risky Business

Pin it

Criminal Minds - Risky Business

Série: Criminal Minds
Episódios: Risky Business
Temporada:
Número dos Episódios: 104 (5×13)
Data de Exibição nos EUA: 20/1/2010
Data de Exibição no Brasil: 28/6/2010
Emissora no Brasil: AXN

A vida é um jogo. Jogue-o.
A vida é muito preciosa. Não a destrua.
– Madre Teresa.

Confesso que tive uma imensa dificuldade em escrever sobre este episódio. Primeiro porque já fazia um bom tempo que eu havia assistido a ele, segundo porque, graças a esta ideia de passá-lo fora de ordem acabou por criar uma expectativa muito grande sobre seu conteúdo. Expectativa que não pôde ser atendida.

Não que Risk Business seja um episódio ruim, na verdade, acho que nesta temporada, que se encerra hoje, não podemos dizer que um episódio foi realmente ruim. Sim, existiu um ou outro que ficou abaixo da média, mas, a questão aqui é que a média é de escola do primeiro mundo. Eu diria que a temporada foi irretocável.

O principal ponto positivo do episódio é nos contar um pouco da história de JJ. Acho que Criminal Minds é dos poucos seriados que consegue acertar o tom quando resolve tornar um caso mais pessoal. Acho que isso acontece muito porque, mesmo quando é um que sai “à caça” o espírito de equipe permanece.

O que assusta dessa vez? Bom, eu já havia visto várias abordagens para a Síndrome de Munchausen, normalmente por conta de seriados médicos, mas jamais havia imaginado algo levado tão ao extremo, tão longe.

E aqui ele vai tão longe por dois motivos tão diferentes: o envolvimento de adolescentes em uma competição que poderia até parecer boba, usando a Internet como veículo, e um homem em posição de salvar pessoas e escolhendo matá-las – confesso que peguei tanta birra do ator John Pyper-Ferguson em Brothers and Sisters que eu já apostava nele como bandido desde que o vi pela primeira vez no episódio.

De tudo ficam duas coisas: a cena na igreja, com um pai tentando matar seu filho apenas por conta de sua loucura, e JJ e a lembrança de sua irmã.

Criminal Minds - Risky Business

Ou melhor, ficam três coisas, já que é necessário algo que alivie a tensão: como esquecer de Prentiss toda romântica contando sua história de amor relacionada ao quebra cabeça tridimensional e a falta de noção de nosso querido Spencer?

A experiência é um professor brutal. Mas você aprende… meu Deus, você aprende. – C. S. Lewis.

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Só Seriados de TV.

Séries citadas:

8 Comments

  1. bia mafra

    mais uma, a importancia de Garcia no seriado, ao interrogar o rapaz. lembro que naquele dia eu achei que na proxima temporada a garcia teria mais destaque, mais participação, até aquela palhaçada de notícia.
    E o pior, um episódio como esse pode mais alertar os adolecentes a não entrar numa roubada dessa do que induzir.

  2. Fernando dos Santos

    A exibição de Risky Business acabou provocando uma coincidência.Por duas semanas consecutivas tivemos episódios onde a internet foi um elemento central na trama.Na semana anterior o AXN havia exibido The Internet is Forever.

    Confesso que não entendi a motivação do canal ao guardar o episódio na gaveta durante tanto tempo.Alguém disse que foi por causa do conteúdo pesado.Se esse foi o motivo real então o argumento não se justifica pois Criminal Minds já teve varios outros episódios contando histórias tão perturbadoras quanto essa e nem por isso o AXN deixou de exibir na ordem correta.

    Quanto a trama do episódio, também achei que ficou apenas na média da série.A exibição fora de ordem acabou dando à Risky Business alguma relevância mas de forma involuntária por dar destaque a JJ personagem que agora já tem a saída confirmada.

    Semana passada muitos sites anunciaram a entrada de Jeanene Garofalo no elenco do spin-off.Gosto dela e portanto essa notícia me agradou.

  3. Bruno Gomes

    Fernando… Não foi culpa do AXN… Esse episodio, por alguma motivo, não estava disponivel internacionamente.

    Eu particularmente acho que deva ser alguma briga de direitos de imagem, de algum ator que participou do episodio… mas isso é so um chute…

  4. mazinha

    Como ja havia comentado não achei o conteúdo tão forte…já tiveram outros episódios de CM muito mais fortes que esse. Gostei do finalzinho onde a JJ lembrou do suícidio de sua irmã e ai conseguimos entender porque esse caso mexeu tanto com ela, me deu uma dor no coração saber que logo não veremos mais ela na equipe…
    Mass é claro, que para rirmos um pouco temos o Reid acabando com a graça da Prentiss…hilário….

  5. Carol

    eu li em algum lugar que o episódio foi proibido de passar nos EUA, por causa do conteúdo, acho que por isso eles tiveram que guardar o episódio até ele ser liberado.

  6. Margarete

    Criminal Minds é mais que demais, com começo, meio fim. É a melhor série que eu conheço ou assisti até hoje. É uma peninha a JJ sair, tomara que não haja mais nenhuma baixa no elenco, pois todos são perfeitos e se completam.

  7. Tati Siqueira

    Bruno acho estranho essa informação,pois como não sabia se a AXN iria exibir o episodio, eu assisti pela net e estava disponivel normal; Gostei do episodio,como não sabia do que se tratava não criei expectativa, agora só falta o final que eu gravei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account