Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – Parasite

Pin it

Criminal Minds - Parasite

Série: Criminal Minds
Episódios: Parasite
Temporada:
Número dos Episódios: 105 (5×14)
Data de Exibição nos EUA: 3/2/2010
Data de Exibição no Brasil: 26/4/2010
Emissora no Brasil: AXN

Primeiro uma tentativa de explicação: alguns leitores do site levantaram a questão do AXN não ter exibido o episódio 13 desta temporada, Risky Business. Bem, a resposta da assessoria de imprensa do canal foi a mesma dada aqueles que questionaram diretamente ao canal: o AXN não possui os direitos de exibição deste episódio. Infelizmente não foi apresentada nenhuma razão maior.

Uma pesquisa mais demorada na internet nos permite verificar que a mesma coisa aconteceu na Austrália e em Portugal. O que tem no episódio? Bem, ele aborda casos de adolescentes morrendo em supostos suicídios, ligados a uma competição de internet criada por um assassino. Confesso que o episódio é bastante perturbador e não sei se após sua exibição nos EUA algo aconteceu.

Para a continuidade da série o único detalhe importante a ser citado é que, em função do caso, aprendemos que JJ teve uma irmã mais velha, que se suicidou quando ela ainda era criança.

Falando de Parasite: um excelente episódio, bastante tenso, e que começou de forma bastante diferente. Dessa vez quem pede a ajuda da equipe da BAU é um agente do departamento de crimes do “colarinho branco”: no caso que ele investiga o culpado por uma série de fraudes pode ter se tornado um assassino ao ser descoberto.

Se eu sou o que eu tenho, e se eu perder o que eu tenho, quem sou eu então? – psicanalista alemão Erich Fromm.

Eu achei bastante interessante a comparação feita por Morgan entre criminosos como Willian, o desconhecido da noite que tem mais de dez nomes, e psicopatas. Ao avaliarmos realmente o perfil do que fazem, depois de cinco temporadas assistindo a Criminal Minds acho que podemos nos arriscar, é realmente impressionante como todos eles tratam as pessoas apenas como peças para que consigam o que quer, não é mesmo?

Meu elogio vai para Victor Webster (ele melhorou bastante como ator desde uma ponta em CSI:Miami, ou ser canastrão era exigência do papel? Fiquei na dúvida agora) como assassino: ele soube mostrar muito bem o stress pelo qual passava ao ter de administrar tantas personas. É possível dizer em que momentos ele perdia o controle apenas olhando suas expressões.

Criminal Minds - Parasite

De resto foi um episódio em que nenhum dos membros da equipe teve destaques, todos contribuindo bastante para a investigação. Talvez vale lembrar o momento em que Morgan mostra que ainda se surpreende com Spencer e suas “manias”.

Fiquei só com uma dúvida: será que Will chegou a sua esposa também para realizar fraudes, afinal ela também era uma corretora, como sua primeira vítima de assassinato? Acho que se encaixaria bem no padrão: se aproximou por interesse, ela acaba engravidando e então ele tem mais trabalho para manter seu padrão de vida, única coisa realmente importante.

Oh, que trama complicada nós tecemos. Quando primeiramente praticamos para ludibriar. – Sir Walter Scott.

* * *

Texto foi publicado originalmente no weblog Só Seriados de TV.

Séries citadas:

12 Comments

  1. Tati Siqueira

    Esse episodio que “faltou” acabei de assisti, e justo no episodio em que a JJ e Garcia Brilham (demais a interação dela como o suposto assassino) ele não passa aqui. Realmente é um episodio pesado(principalmente para mentes adolescentes – um perigo),mas não achei tudo isso, um bom episodio.

    Sobre esse episodio, o cara criou tantos nomes que ele mesmo se perdeu a eles. Não sabia mais quem ele era. Uma outra duvida? Qual seria o nome verdadeiro dele?????

  2. mazinha

    Bom episódio…adorei ver o Reid se “divertindo” com a papelada…rsrsrs….muito tenso mas com um final surpreendente…adorei.

  3. claudia braga

    Não entendi porque na chamada do AXN eles falam: ” No episódio de estreia de Criminal Minds…”
    Que espisodio de estreia???

    obrigada!

  4. bia mafra

    otimo episodio. acho que sim, viu que ele fica confuso e se compromete a cuidar da outra criança. acredito que ficou faltando uma análise masi profunda da infância do william, acho que provavelmente foi abandonado pelo pai.
    Quanto a proibição, quero saber quantos não vao baixar, porque os que vão eh incontável. esse tipo de coisa so faz com que todo mundo queira ver.

  5. Lu

    “Não entendi porque na chamada do AXN eles falam: ” No episódio de estreia de Criminal Minds…” (2)

    Pois é, agora o AXN deu pra isso. Acho isso muito confuso. A temporada nem acabou.

    Ótima review, Simone! Minha impressão é que ser canastrão é um pré requisito pra participações no CSI:Miami. Mas ele tbm não era lá uma Brastemp em Mutant X (alguém se lembra dessa série). Imagno que ele tenha estudado mais e melhorado. O resultado ficou muito bom no episódio.

    Acho que o Morgan gosta de implicar um pouco com o Reid pra ajudar o colega. Senão o Reid se fecha no mundo dele e se esquece do mundo. Não vejo como uma coisa ruim e o Morgan tem essa coisa de cuidar dos outros.

  6. natalia

    poxa o melhor episodio do ano o AXN nao passou, o que os garotos se suicidam.

  7. Célia Regina

    Interessante! Eu odiei a interpretação do tal Victor!! Criminal Minds é meu seriado predileto! Entretanto, achei que este foi o episódio mais fraco da temporada.

  8. Fernando dos Santos

    Gostei desse episódio, achei que teve um ritmo bem ágil.
    Ao assistir Parasite eu lembrei que já li algumas materias onde era dito que a mente de um golpista possui um perfil parecido com a de um psicopata.

  9. Fernando dos Santos

    Gostei desse episódio, achei que teve um ritmo bem ágil.
    Ao assistir Parasite eu lembrei que li algumas matérias onde diziam que a mente de um golpista muitas vezes tem perfil semelhante a de um psicopata.

  10. Roberta

    Concordo com a célia, na minha opinião foi o episódio mais fraco até aqui. Mas como o nível da série é altíssimo, ainda assim foi bem legal.
    Acho que eles falaram algo sobre a esposa, ela era alguém que existia para serví-lo, cuidar da casa e procriar. Nada mais que isso.

    Ainda não vi este episódio 13, mas acho que tanta coisa ruím acontece nessa série (e em outras várias), o que será de tão terrível que rolou nesse episódio?

  11. Fernando dos Santos

    O meu comentário saiu duas vezes porque me pareceu que na primeira tentativa não havia postado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account